Contente
As baias para bezerros, touros adultos, vacas leiteiras e vacas prenhes variam em tamanho. O animal tem amplo espaço para ficar acordado e descansar. Além disso, eles criam um estoque de espaço necessário para uma pessoa servir o gado.
Como um cercado para bezerros e vacas são diferentes
Em primeiro lugar, todas as baias variam em tamanho. O parâmetro depende do tipo de gado, sexo, características da raça. De acordo com as normas estabelecidas da NTP 1-99, as baias para bezerros e animais adultos são construídas levando-se em consideração os padrões estabelecidos:
- ordenha, vacas novas, mortas, indivíduos em gestação profunda, a largura da baia está equipada até 1,2 m, o comprimento é de 1,7 a 2 m;
- um estábulo para vacas de corte e bezerros jovens de até 20 meses de idade com 1 m de largura e 1,7 m de comprimento.
Ao organizar um curral, os bezerros recebem exatamente o espaço necessário para descansar, comer e acordar. Já na categoria adulta, estão considerando reservar espaço para instalações de ordenha para vacas leiteiras em estábulos, bem como para outras necessidades.
Requisitos para baias de gado
Ao organizar um curral para bezerros, além do tamanho, eles levam em consideração o tipo de material de construção, que muitas vezes depende do método de criação escolhido. Além disso, também existem requisitos padrão:
- a ventilação para um pequeno número de cabeças é feita de um tipo natural para que não haja correntes de ar;
- os tubos são colocados para aquecimento ou tentam isolar todos os elementos do celeiro ao máximo, colocando isolamento térmico;
- a iluminação é fornecida pelas janelas, mas são necessárias luzes elétricas adicionais;
- os bebedouros são colocados com um abastecimento de água autônomo ou despejados manualmente;
- bezerros e vacas adultas devem ser mantidos limpos, para que eles pensem em um sistema eficaz de remoção de esterco.
Os requisitos ajudam a garantir condições de vida ideais para os bezerros no estábulo. Os animais não adoecem, ganham peso rapidamente e é muito mais agradável servir vacas limpas.
No vídeo, a disposição da barraca:
Com sistema de estábulo para criação de gado
O ano é convencionalmente dividido em 2 períodos: pasto no verão e estábulo no inverno. A duração de cada um depende das condições meteorológicas. Na verdade, o período de estol das vacas é um passatempo constante no celeiro. A duração média é de 180 a 240 dias.
As principais condições para a manutenção bem-sucedida de vacas sem pastejo são:
- estábulos isolados bem equipados;
- uma ração alimentar completa;
- disponibilidade de abastecimento de água;
- organização cuidadosa do trabalho.
Se houver poucos bezerros na fazenda, a baia geralmente é construída com uma estrutura de metal. Freqüentemente, uma placa é usada para construção. O estábulo é o habitat permanente do animal quando está amarrado. A saúde do animal, a produtividade depende de seu arranjo de alta qualidade. É importante cuidar do correto posicionamento da vaca. Ele deve ficar com a cabeça voltada para o alimentador e as costas para a sarjeta.
Se for suposta a criação de gado, a largura do curral para bezerros é de 1 m, para vacas adultas - 1,2 m, para novilhas prenhes - 1,5 m. Em fazendas particulares, o valor médio é geralmente respeitado. Uma tenda universal é erguida com uma largura de 1,2 m.
Normalmente, a criação de vacas em estábulos é praticada em fazendas industriais. Os currais são erguidos em tijolo ou concreto. Para um grande número de cabeças, um arranjo de várias filas de baias é usado. As duas filas são unidas na frente com um comedouro ou nas costas com uma passagem de esterco. Cada linha contém até 50 canetas. Entre cada duas baias para touros adultos, uma passagem de 60-75 cm de largura é organizada.
Com sistema de pasto para criação de gado
Em alojamentos avulsos, o curral serve de local de descanso para bezerros. É aqui que eles geralmente se encontram. A baia se assemelha a uma área cercada, cujo tamanho corresponde às dimensões do animal. Se for praticado um sistema de marcha em estábulo para a criação de gado, a largura do local é de 1,25 m, o comprimento é de 2,8 m. Os currais localizados perto da parede são estendidos a 3 m.
As baias curtas são adequadas para bezerros pequenos e, para uma vaca adulta, o úbere e os quartos traseiros projetam-se para dentro da passagem. Conseguir sujeira e micróbios constantemente pode causar doenças e diminuir a produção de leite.
No curral, uma cama grossa é necessária. Os bezerros não devem deitar no concreto. A cama é feita de feno, palha ou serragem.
Como fazer um estábulo de gado com as próprias mãos
Antes de iniciar a construção, escolha primeiro o melhor local. O curral para bezerros está localizado a uma distância de alojamentos e fontes de água potável pelo menos 15-20 m. Um bom local para construção é uma seção distante da horta ou horta. A remoção de estrume é simplificada. Também pode ser armazenado aqui para compostagem.
As dimensões da baia são mantidas de acordo com as normas. Se for decidido construir uma seção dupla-face para os bezerros, então uma passagem de 1,5 m de largura é organizada. A altura do teto é de 2,5 a 3 m.
O piso da vaca é a parte mais importante da baia. Para evitar que o animal adoeça, é necessária uma área seca e quente. Eleve o piso 100 mm acima do nível do solo. Certifique-se de fornecer uma inclinação de cerca de 30 mm em direção à sarjeta para evitar o acúmulo de esterco e urina. Você não pode fazer um grande preconceito. As pernas do animal estarão em tensão constante e a vaca que está parindo pode sofrer um aborto espontâneo.
Existem dois requisitos importantes para um revestimento de piso: resistência e resistência à água. Para o arranjo, são utilizadas placas de madeira dura. Eles são forçados a formar uma camada de argila com a adição de concreto. Você pode fazer pisos removíveis para bezerros de painéis de madeira. Se necessário, eles são retirados do curral, limpos, desinfetados, secos. O piso de concreto é considerado o mais prático, mas é prejudicial para bezerros.
Juntamente com o piso, eles equipam uma vala para a coleta de chorume. O comprimento depende do comprimento do celeiro. A largura da vala é de 1,2 m, a profundidade é de cerca de 80 cm. De cada box até a vala é feito um sulco de 20 cm de largura e 10 cm de profundidade.
Para isolar o chão, use uma maca. Deita-se palha ou serradura sobre uma camada espessa de cerca de 30 cm, ideal para usar turfa. O material natural é anti-séptico e absorve bem a umidade. O bezerro estará sempre seco e limpo. À medida que fica suja, a cama é limpa e substituída por um novo material. A frequência ideal de mudança é considerada a cada 2-3 dias. Se a contaminação for rápida, deverá ser trocado diariamente.
Conclusão
O estábulo de bezerros é como uma cama humana. Se a cama está seca, limpa, é agradável dormir nela. Condições úmidas e lamacentas fazem com que a vaca se sinta desconfortável. Além do risco de doenças, a produção de leite diminui. Os bezerros lentamente ganham peso, enfraquecem.