Contente
No início do século 19, os louros do Conde Orlov assombravam muitos grandes proprietários de terras. Muitos deles correram para comprar gado e cavalos, na esperança de criar uma nova raça e se tornarem famosos. Mas sem conhecimento, talento natural e uma abordagem sistemática, ninguém alcançou o sucesso. Além do proprietário de terras Boris Makarovich Bestuzhev, que vivia na aldeia de Repyevka no distrito de Syzran. Bestuzhev possuía os mesmos talentos do Conde Orlov, fornecendo aos seus vizinhos cavalos de alta qualidade de seu estábulo. Mas ele não começou a trilhar o mesmo caminho que Orlov, mas começou a criar uma nova raça de gado: sua "própria" vaca Bestuzhev. E o fazendeiro, como o Conde Orlov, realmente conseguiu deixar sua marca na história.
A origem da raça de vacas Bestuzhev
No final do século 18 Bestuzhev trouxe carne Shorthorns, gado leiteiro holandês e raça simental carnes e laticínios. Ao cruzar o gado descarregado do exterior com o gado local e selecionar cuidadosamente os híbridos resultantes em termos de produtividade, Bestuzhev obteve uma nova raça de gado grande, despretensiosa e resistente a doenças.
Essa política permitia ao proprietário de terras, não possuindo a enorme fortuna de Orlov, criar sua própria raça. Levando-se em consideração o gado camponês, o rebanho reprodutor Bestuzhev em número de cabeças poderia até ser maior do que o rebanho Oriol.
A raça criada rapidamente ganhou popularidade na região do Médio Volga. Pouco antes da revolução, em 1910, o plantel de Bestuzhev foi comprado pelo zemstvo provincial para criação em suas próprias estações experimentais.
Descrição da raça de vacas bestuzhevskaya
Mesmo assim, o trabalho sério com a raça começou em 1918, após a organização das granjas de criação na região do Médio Volga. Em 1928, o primeiro volume do Livro Tribal do Estado foi publicado. O principal rebanho da raça de vacas Bestuzhev ainda está concentrado na região do Médio Volga e em 1990 chegava a quase 1 milhão de indivíduos.
A população de vacas Bestuzhev ainda não é uniforme. O principal tipo da raça Bestuzhev é o leite e a carne. Existem também animais de leite e de carne e leite.
O gado é grande e de constituição forte. Altura na cernelha 130 - 135 cm, comprimento oblíquo 154 - 159 cm. Índice de alongamento 118. Circunferência do metacarpo 20 cm. Índice ósseo 15. Circunferência torácica 194.
A cabeça é de tamanho médio, em proporção ao corpo. Difere em leveza e secura. A parte da frente é alongada, os ganaches são largos, a testa é estreita. Os chifres são brancos.
A foto mostra claramente a forma da cabeça da vaca Bestuzhev.
O pescoço é de comprimento e espessura médios. A pele do pescoço está dobrada. O peito é profundo com barbelas proeminentes.
A linha superior é irregular. A cernelha é baixa, quase se fundindo com o dorso. O dorso e o lombo são retos e largos. O sacro é levantado. A garupa é longa e reta. As pernas são curtas e bem inseridas. O úbere é redondo, de tamanho médio. Os lóbulos são desenvolvidos uniformemente. Os mamilos são cilíndricos.
As desvantagens do exterior incluem a rara frouxidão.
Graças às exigências do proprietário, hoje a raça de vacas da raça Bestuzhev apresenta apenas a cor vermelha, na qual apenas pequenas manchas brancas são permitidas. Os tons de cores variam do vermelho claro ao marrom (cereja).
Características produtivas da raça de vacas Bestuzhevskaya
As características da carne do gado Bestuzhevsky são bastante elevadas. O peso vivo dos animais varia muito em diferentes fontes. Às vezes é indicado que o peso de uma vaca adulta pode chegar a 800 kg e de um touro até 1200 kg. Mas, provavelmente, trata-se de gado mestiço. Os dados do GPC indicam um peso significativamente menor: uma vaca 480 - 560, os maiores indivíduos 710 kg; touros 790 - 950, máximo 1000 kg. Com um peso relativamente baixo, os bezerros Bestuzhev nascem grandes: 30-34 kg. Com alimentação abundante, o ganho de peso médio diário dos bezerros é de 700 a 850 g Em seis meses, os bezerros pesam de 155 a 180 kg. Com a idade de um ano, os gobies chegam a pesar 500 kg. De um touro bem alimentado, o rendimento de abate de carne é de 58 - 60%. A média é de 54 - 59%.
A produtividade do leite não é tão alta quanto gostaríamos e o trabalho nessa direção ainda precisa ser continuado. Em rebanhos de reprodução de elite, a produção média de leite é de 4,3 toneladas por ano com um teor de gordura de 4%. Em um rebanho comercial, a produtividade média é de 3 toneladas por ano com um teor de gordura de 3,8 - 4%. Com alimentação completa em uma fazenda de criação na região de Kuibyshev, era possível obter em média 5,5 toneladas de leite das vacas. As melhores vacas deram 7 toneladas e o teor de gordura do leite variou de 3,8%. Os recordistas deram mais de 10 toneladas de leite por lactação. Em um banco de esperma, você pode comprar doses de sêmen de touros cujas mães tiveram uma produtividade de 5 a 8 toneladas de leite com um teor de gordura de 4 a 5,2%.
Vantagens da raça de vacas Bestuzhevskaya
Para a pecuária russa, a raça de vacas Bestuzhev é valiosa por sua despretensão e resistência a doenças, especialmente leucemia e tuberculose. A raça também carece de anomalias congênitas, como úbere de "cabra", conjunto de pernas em forma de X ou marcas. A vantagem da raça é a sua boa adaptabilidade às condições da região do Médio Volga e a facilidade de ganhar peso.
Comentários dos proprietários da raça de vacas Bestuzhevskaya
Conclusão
Como antes da revolução, a raça de vacas Bestuzhev é ideal para se manter nas fazendas particulares dos residentes rurais. A pequena quantidade de leite em comparação com as raças industriais de vacas é compensada por seu alto teor de gordura. Além disso, todos os anos você pode obter um bezerro de uma vaca, que no outono, em grama livre, ganhará cerca de 200 kg de peso vivo. Ou seja, para o inverno haverá pelo menos 100 kg de carne grátis.