Contente
A lascagem do gado é uma parte importante da contabilidade zootécnica em fazendas de gado. Nos primeiros estágios do desenvolvimento desse ramo da agricultura, o único propósito das etiquetas para gado era reconhecer os animais por pertencerem a uma determinada fazenda. Hoje, esses rótulos devem conter muito mais informações.
Importância da contabilidade para a pecuária
Hoje, as etiquetas em fazendas de gado modernas são uma medida obrigatória para o registro zootécnico. Imediatamente após o nascimento de um bezerro, é atribuído um número individual, bem como um apelido.
A identificação do gado permite:
- distinguir vacas em um rebanho durante o inventário;
- manter estatísticas ao acompanhar os principais indicadores de saúde animal (peso corporal, altura, produção de leite);
- registrar inseminação;
- levar em consideração as datas da pesquisa;
- planejar o consumo de ração, suplementos vitamínicos;
- registrar informações importantes durante o trabalho de criação.
A identificação do gado é útil para o serviço veterinário. Leva em consideração:
- doenças infecciosas de animais;
- dados de vacinação de gado;
- informações sobre exames laboratoriais;
- a formação de grupos de indivíduos com análises positivas para algumas doenças.
Além disso, a identificação do gado permite o racionamento e a contabilização dos salários dos trabalhadores rurais.
Métodos de identificação de gado
A identificação é um método de contabilização do gado e de outros animais agrícolas, que consiste em atribuir um número individual por marcação. Ao longo da história do desenvolvimento da pecuária, muitos métodos eficazes de marcação foram se acumulando, desde os mais primitivos até os modernos (lascar).
Os métodos mais populares para identificar gado:
- lascar;
- etiquetagem;
- branding;
- arrancando.
Cada um dos métodos tem vantagens e desvantagens.
Lascando gado
A picagem de gado é a identificação eletrônica de animais de fazenda. É o método de identificação mais moderno hoje. O chip apareceu há relativamente pouco tempo, no final do século XX. Quando o estilhaçamento começou a se espalhar, tornou-se imediatamente popular em muitas fazendas.
Lascar o gado fornece:
- procedimento rápido e indolor;
- simplicidade de execução (vantagem do método para o pessoal);
- proteção de informações individuais para o resto da vida;
- nenhuma possibilidade de perda ou alteração dos dados de identificação.
Há um enorme benefício econômico para a identificação da carne por picagem:
- não exige a repetição do procedimento em caso de perda ou dano;
- durante o procedimento de penhor, seguro, tratamento, alimentação, gado não podem ser confundidos;
- simplifica a busca de gado em caso de furto.
Chipping é o processo de implantar um pequeno dispositivo elétrico (microchip) sob a pele de um animal no pescoço. O chip consiste em um indutor e um microcircuito. O processo é realizado com uma seringa descartável, na qual é colocada uma cápsula com um microchip. O biovidro evita o desenvolvimento de rejeição ou qualquer outra reação do corpo a um corpo estranho após o lascamento. O procedimento de implantação do microchip é indolor para o gado e rápido, lembrando a vacinação usual. Seringa descartável, dispositivo, número de identificação exclusivo de 15 dígitos em 6 adesivos, incluídos no kit de picagem.
A identificação subsequente do gado é realizada por meio de um dispositivo de varredura.Para determinar o número individual, basta aproximar o scanner do local de implantação do microchip e as informações são exibidas na tela, o aparelho emite um sinal sonoro.
A desvantagem de lascar o gado é um método um tanto caro quando usado em pequenas fazendas.
Etiquetagem
A marcação também se refere a métodos de identificação simples. Este é um método bastante popular nas fazendas modernas. Os brincos para gado com aplicador especial são usados de maneira especial. A borda superior da orelha da vaca é perfurada com um aplicador, enquanto a etiqueta é fixada automaticamente, a agulha no aparelho é descartável.
A etiqueta pode ser dupla ou simples, de diferentes cores, formas, tamanhos, dependendo dos requisitos da contabilidade zootécnica.
A composição da etiqueta é poliuretano termoplástico. Não causa reações alérgicas e não irrita a pele de bezerros e adultos.
Há uma grande desvantagem desse método de identificação - muitas vezes o gado é arrancado das etiquetas durante um movimento descuidado. Uma alternativa são anéis e coleiras no nariz.
Branding
Marcar é uma forma tradicional milenar de marcar gado. Até agora, muitas pessoas usam um ferro em brasa para marcar. Mostra o número de identificação do indivíduo.
Para gado leiteiro, os fazendeiros preferem usar marca a frio.
O procedimento de estampagem a frio é realizado com nitrogênio líquido, no qual os números de metal são preliminarmente imersos e, em seguida, aplicados na pele do gado. O número de identificação do animal aparece após alguns dias.
Existem certas regras para realizar este procedimento:
- é necessária uma forte fixação;
- você deve decidir com antecedência sobre o local do selo;
- a lã nesta área é cortada;
- o local de colocação do contraste é lavado e desinfetado;
- o tempo de exposição deve ser fixo - 10 segundos para vacas jovens e 60 segundos para vacas adultas.
O não cumprimento dessas normas pode tornar os números individuais ilegíveis.
Dentre as vantagens desse método, os proprietários destacam a qualidade, durabilidade da marca e ausência de danos à pele. Também há desvantagens: é necessária uma fixação competente da vaca.
Arrancar
Pegar nas orelhas é um método clássico de etiquetagem, que tem sido usado com sucesso em fazendas por muito tempo. A popularidade do método é explicada pela boa visualização dos dados, a confiabilidade das tags e sua subsequente segurança. Além disso, as punções não são caras.
A depenagem é feita com ferramentas especiais - pinça ou furador, que deixam o número necessário de punções na pele, igual ao seu número único. As tags podem ser colocadas em vários formatos.
Essa marcação tem características próprias: o local da punção é selecionado levando-se em consideração a passagem dos vasos sanguíneos. Antes do procedimento, a pinça deve ser desinfetada e a seguir proceder à execução de punções de determinado formato.
Para complexos grandes e modernos, coleiras e tornozeleiras especiais são eficazes.
O respondedor serve para identificar o gado. Eles o prendem à vaca com coleiras. Um número é impresso no painel do aparelho, que é transmitido à operadora. Este dispositivo permite que você mantenha o rebanho sob controle.
Um contador de resgate é um dispositivo com uma gama muito mais ampla de funções. Ele identifica a vaca enquanto caminha, passando pela estrutura até a sala de ordenha ou sala de triagem. O dispositivo permite que você veja a produção de leite e monitore a alimentação.
Regras veterinárias para a identificação e registro de animais
O Ministério da Agricultura divulgou em seu portal o texto do anteprojeto de normas veterinárias para identificação e registro de animais. Os desenvolvedores levaram em consideração não apenas animais de fazenda, mas também peles, peixes, abelhas e animais domésticos.
Cada animal ao nascer ou importado para o país recebe imediatamente seu próprio número de identificação, esses dados serão inseridos em um banco de dados especial.
Ao se cadastrar, é recomendável inserir um apelido, pedigree, raça, naturalidade, local de internação, além de informações sobre o proprietário. Além disso, os dados serão reabastecidos com informações sobre vacinas, doenças, transporte. Propõe-se a emissão de um passaporte em papel, se desejado.
Para a marcação do gado, limites de tempo estritos devem ser estabelecidos - duas semanas a partir da data de nascimento ou importação para o território da Rússia. As etiquetas numeradas únicas devem ser colocadas nas orelhas, enquanto a etiqueta de informação adicional deve ser colocada apenas na orelha esquerda.
Conclusão
Lascar o gado é uma parte importante do trabalho do fazendeiro. Com o correto estabelecimento do processo de identificação, o evento traz enormes benefícios econômicos e facilita muito o trabalho dos especialistas em pecuária e veterinários.