Contente
Mais cedo ou mais tarde, todo fazendeiro se depara com o fato de os animais de sua fazenda começarem a adoecer. A diarreia nas vacas pode ser o resultado de problemas do trato digestivo, o resultado de doenças infecciosas. Nesse caso, a principal tarefa de uma pessoa é evitar a desidratação do animal o mais rápido possível.
Possíveis causas de diarreia em bovinos
A diarreia é um indicador de que uma vaca tem problemas gastrointestinais. Mas vale lembrar que existem outros motivos que podem causar diarreia em touros. As variantes mais comuns do início da doença incluem:
- Disbacteriose, que pode se desenvolver devido a uma mudança brusca na alimentação. Devem ser evitadas transições abruptas de feno seco para grama fresca e vice-versa. Além disso, a disbiose pode ocorrer devido à falta de fibras no corpo. Na maioria das vezes, o problema é típico de jovens gobies. Comer vegetais e raízes insuficientemente puros pode ser outra causa da doença.
- Envenenamento. As vacas são indiscriminadas na comida que comem, por isso podem comer facilmente uma planta venenosa ou vegetais mofados.
- Danos ao corpo por helmintos ou outros parasitas. A diarreia, neste caso, será o resultado de intoxicação.
- Intolerância a alguns tipos de alimentos. Na maioria das vezes, é explicado pela presença de quaisquer componentes que são rejeitados pelo sistema digestivo da vaca.
- Fermentação de alimentos no estômago. Na maioria das vezes, esse fenômeno ocorre na baixa temporada, quando as temperaturas caem à noite. A grama congelada começa a fermentar e, como resultado, causa inchaço e diarréia.
- Falta de vitaminas e micronutrientes. Um animal faminto começa a lamber literalmente tudo que vê. A ingestão de produtos ou objetos inadequados perturba o trato digestivo.
- Infecções virais que causam a incapacidade de absorção normal de água no intestino. Na maioria das vezes, as vacas sofrem de infecção por rotavírus, gastroenterite e enterite por coronavírus.
Existem casos em que o aparecimento de diarreia pode ser um sintoma de doenças mais graves no gado. As vacas são suscetíveis a doenças do sistema cardiovascular, fígado e rins. Nesses casos, diagnósticos adicionais são necessários em centros veterinários especializados.
Por que as fezes líquidas em uma vaca são perigosas?
A diarreia é caracterizada pela absorção insuficiente de água no intestino, portanto, sua limpeza das fezes ocorre com muito mais frequência do que o normal. A diarréia prolongada levará gradualmente o animal à desidratação, o que pode levar a sérios problemas de saúde. A falta de água nos tecidos leva à inflamação e pode causar a destruição de alguns órgãos internos.
Se, na diarreia, a vaca sai com fezes junto com as fezes, a vaca precisa de um exame urgente do veterinário. Na maioria das vezes, o sangue é evidência de danos às paredes intestinais ou da presença de um grande número de parasitas no animal. Em casos de ferimentos graves, uma operação urgente pode ser necessária para evitar a morte do animal doente.
A diarreia é considerada a mais perigosa em touros jovens, especialmente nos casos de corrimento sanguinolento.Os animais jovens são desidratados muito mais rápido do que os adultos. Uma diarreia observada prematuramente e um início tardio do tratamento deixam os pequenos touros com uma chance de sobrevivência.
O que dar a uma vaca para diarréia
A principal coisa a fazer ao primeiro sinal de diarreia é certificar-se de que a vaca está bebendo bastante líquido. Além da grande quantidade de água, é necessário melhorar sua absorção natural. Para fazer isso, adicione uma pequena quantidade de sal de cozinha.
Um pré-requisito para o tratamento da diarreia em animais é a restrição alimentar. A desnutrição reduzirá a produção de fezes e aliviará o sistema digestivo por um tempo. Para consolidar o tratamento, é aconselhável adicionar à água diversos preparados adstringentes.
Tratamento tradicional da diarreia do gado
A diarreia da vaca pode ser um sintoma de uma doença mais grave. A primeira prioridade no tratamento de um animal é precisamente a eliminação da diarreia e da desidratação. Depois de parar completamente as fezes moles, é necessário passar nos testes para continuar a luta contra a doença. O tratamento tradicional para diarreia em gado é a seguinte sequência de medicamentos:
- Reposição do equilíbrio de sais e fluidos do corpo. Para estes fins, são usados cloridrato de sódio, Rehydron, Orasan, Gastrolit e Reosolan. Estas preparações são criadas de acordo com as instruções da embalagem e vacas doentes são soldadas com elas. Você pode usar um análogo caseiro de tais medicamentos - 3 colheres de sopa diluídos em 1 litro de água. eu. açúcar, 1 colher de sopa. eu. sal e 1 colher de chá. refrigerante.
- O próximo passo é limpar o corpo da vaca de toxinas. Nesta fase, é recomendado dar absorventes - Polysorb, Polypefam e Sorbik.
- Além disso, é necessário reduzir o peristaltismo intestinal. Para isso, Domperidona ou Metroproclamida é injetada por via intramuscular. Esses medicamentos podem ajudar a reduzir a frequência dos movimentos intestinais.
- Restauração do correto funcionamento do trato gastrointestinal. A vaca recebe preparações contendo um complexo de enzimas - Finzim, Oltek ou Fidland.
- O resultado deve ser a consolidação da microflora intestinal normal. A melhor solução é usar probióticos complexos especiais para vacas - Biomastin ou Emporobio.
Com o tratamento correto, a diarreia cessa rapidamente. Se, após 3 dias, a vaca continuar com diarreia, vale a pena procurar ajuda veterinária o mais rápido possível. Na maioria das vezes, esses casos indicam alguma doença mais séria.
Durante a diarréia, o corpo da vaca fica gravemente enfraquecido, então ela pode se recusar a comer. Nesses casos, é necessário injetar uma solução de glicose por via intravenosa. Isso aumentará o apetite do animal e o energizará.
Métodos tradicionais de tratamento da diarreia em vacas
Há momentos em que é impossível obter ajuda veterinária rapidamente. O agricultor deve recorrer à medicina tradicional, repetidamente testada pelos ancestrais. Esses tratamentos são transmitidos de geração em geração e têm se mostrado excelentes no tratamento da diarreia em touros. Em casa, acredita-se que as seguintes formas sejam as melhores para parar a diarreia:
- Decocções à base de linho, arroz e aveia. Pode ser usado como alimento para vacas na forma pura ou diluído em água. Essas decocções ajudam a consertar as fezes moles e a eliminar a diarreia.
- O carvão ativado se liga a toxinas e absorve microorganismos prejudiciais. Na ausência de comprimidos, você pode usar carvão triturado.
- Para melhorar a microflora com diarréia, as vacas são aconselhadas a dar pão de centeio cozido demais. Deve ser triturado em pó e diluído em água.
- Uma decocção à base de banana da terra e roseira brava tem excelentes propriedades antitóxicas que podem aliviar o estado de choque do corpo em caso de envenenamento por parasita.
- Para restaurar a microflora intestinal, recomenda-se alimentar as vacas com produtos lácteos fermentados. Pequenas porções de kefir ou iogurte ajudam a restaurar as fezes.
Acredita-se que a base mais importante para o tratamento da diarreia em vacas com remédios populares é o uso de decocções adstringentes. A ingestão de líquido de hora em hora para a erva de São João, o burnet e as bagas de cereja de pássaro ajuda a normalizar o funcionamento do trato gastrointestinal. Não se esqueça da casca de carvalho - há muito tempo ela é um dos principais componentes dos medicamentos destinados a restaurar o bom funcionamento do intestino.
Ações preventivas
O tratamento da diarreia em vacas é bastante problemático. Para evitar doenças, é necessário observar rigorosamente um conjunto de medidas destinadas a prevenir possíveis doenças. Na maioria das vezes, esses aspectos se relacionam especificamente com a criação de vacas. Para evitar que o gado contraia diarreia, você deve:
- manutenção da limpeza do estábulo em que as vacas são mantidas e remoção oportuna do estrume;
- refeições balanceadas frescas de boa qualidade;
- a limpeza do pasto e a ausência de plantas venenosas;
- usar bebedouros portáteis para vacas e evitar regar em rios e riachos;
- evitando que o gado coma plantas após as geadas noturnas.
Para prevenir doenças do trato gastrointestinal, recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de carvão ativado ou de grãos aos alimentos. Ajuda a escapar do excesso de gases e também auxilia na absorção de bactérias nocivas acumuladas. O carvão é diluído em água fervida resfriada na proporção de 1:10. Acredita-se que a dose ótima seja de 10 ml dessa infusão por 1 kg de peso do animal. Tomar essa mistura uma vez por mês minimiza a possibilidade de desenvolver disbiose e outras doenças do sistema digestivo.
Conclusão
A diarreia nas vacas é uma doença que, se detectada tardiamente ou com cuidados médicos inadequados, pode causar enormes danos ao organismo do animal e pode ser fatal. O correto conjunto de medidas para o tratamento e prevenção de doenças do aparelho digestivo evitará o aparecimento de diarreias nos rebanhos.
Veterinario. o médico colocou conta-gotas e deu suporte cardíaco, o que pode ser feito com remédios populares?