Contente
A vaca da estepe vermelha não tem uma história muito longa em comparação com muitas raças leiteiras ocidentais. Começaram a criá-lo no final do século XVIII, cruzando o gado ocidental com uma antiga raça de gado de tração, criada na época na Ucrânia. "Aborígene" da Ucrânia - raça de gado cinza da estepe destinava-se mais ao uso em arreios. Em bois poderosos e resistentes desta raça, os Chumaks foram para a Crimeia em busca de sal. Mas após a conquista da Crimeia em 1783 por Catarina a Grande e o estabelecimento da comunicação entre a península e o continente, bem como a eliminação da ameaça militar do sul, os cavalos tomaram firmemente seu lugar "legítimo" como animais de tração.
Bois fortes e resistentes, mas muito lentos, da raça cinza das estepes não eram mais necessários, e gado leiteiro estrangeiro começou a ser importado para a Ucrânia. Isso foi feito, é claro, não pelos camponeses, mas pelos colonos alemães. Como resultado do cruzamento absortivo de vacas cinzentas da estepe com touros produtores das raças Ost-Friesian, Simental, Angeln e outras raças vermelhas, surgiu uma nova raça de gado leiteiro, que recebeu o nome da cor e área de criação da estepe.
Oficialmente, a raça da estepe vermelha foi reconhecida no início do século XIX. Na década de 70 do mesmo século, como resultado de processos de migração, a raça de vacas da estepe vermelha das estepes do Mar Negro penetrou nas partes mais orientais do Império Russo: a região do Volga, Kuban, Kalmykia, Stavropol, Sibéria Ocidental. Em cada um dos distritos, a raça da estepe vermelha foi misturada com o gado local, alterando as características produtivas e exteriores. Como resultado, vários tipos de vacas vermelhas "alemãs" foram formados.
Na foto há um produtor de touros do tipo Kulunda.
Descrição da raça
Impressão geral: gado de constituição forte, por vezes rude. O esqueleto é leve, mas forte. A cabeça não é grande, geralmente leve e graciosa. Mas dependendo do tipo, pode ser um pouco áspero. O nariz está escuro. A raça tem chifres, os chifres são de cor cinza claro.
Ao lutar em um rebanho pela hierarquia, uma vaca pode chicotear um rival com um chifre. O gado da estepe vermelha é melhor degradado com bezerros, se possível.
O pescoço é fino, de comprimento médio. O corpo é comprido. A linha superior é irregular, com diferenças distintas entre as seções da coluna vertebral. A cernelha é alta e larga. As costas são estreitas. O lombo é longo e estreito. O sacro é elevado e largo. A garupa é de comprimento médio. As pernas são curtas e bem inseridas.
Bovinos da raça estepe vermelha de tamanho médio. Altura na cernelha 127,5 ± 1,5 cm, comprimento oblíquo 154 ± 2 cm, índice de alongamento 121. Profundidade torácica 67 ± 1 cm, largura 39,5 ± 2,5 cm. Cilha do carpo 18 ± 1 cm, índice ósseo 14 ...
O úbere é bem desenvolvido, pequeno e arredondado. Os mamilos são cilíndricos.
A cor da raça vermelha da estepe corresponde ao seu nome. As vacas são vermelhas. Pode haver pequenas marcas brancas na testa, úbere, abdômen e membros.
Desvantagens externas
Infelizmente, as vacas desta raça também têm desvantagens suficientes. Na verdade, não havia um trabalho de seleção completo, e os camponeses podiam acontecer com vacas com qualquer deficiência apenas para obter leite. Portanto, a raça contém:
- esqueleto fino;
- garupa estreita ou inclinada;
- pouco peso;
- defeitos do úbere;
- muscularidade pobre;
- posicionamento impróprio das pernas.
Ao escolher uma vaca para comprar, preste atenção à presença de defeitos na parte externa e no úbere. Freqüentemente, afetam a saúde da vaca, o bem-estar do parto ou a produção de leite. Em particular, a ordenha malformada do úbere resulta em mastite.
Características produtivas da raça de vacas da estepe vermelha
O peso de uma vaca adulta varia de 400 a 650 kg. Os touros podem chegar a 900 kg. Ao nascer, as novilhas pesam de 27 a 30 kg, os touros de 35 a 40 kg. Com uma alimentação bem organizada, os bezerros ganham peso de até 200 kg em seis meses. Com um ano, o bezerro pode pesar até 300 kg. Rendimento de carne de abate 53%.
A produção de leite depende da zona de reprodução climática. Com alimentação abundante e suculenta, uma vaca da estepe vermelha pode produzir mais de 5.000 litros de leite por lactação. Mas os indicadores médios são de 4 a 5 toneladas de leite para o período de lactação.
O teor de gordura do leite em vacas desta raça é "médio": 3,6 - 3,7%.
Benefícios da raça
Criada nas áridas estepes do Mar Negro da Ucrânia, a estepe vermelha tem altas qualidades de adaptação e se adapta facilmente a quaisquer condições climáticas. Ela é pouco exigente com as condições de detenção. Na região do Mar Negro, a grama verde cresce apenas na primavera e no outono. No verão, a estepe queima completamente sob o sol quente, e no inverno o solo congelado fica coberto de neve. A estepe vermelha é capaz de ganhar peso rapidamente na grama até que esta se queime. Durante os períodos de seca, o gado retém seu peso consumindo capim seco que tem pouco valor nutritivo.
O gado desta raça tolera o calor do verão acima de 30 ° C e os ventos frios da estepe no inverno. As vacas podem pastar ao sol o dia todo sem água. Além dessas vantagens, a raça Red Steppe possui uma imunidade muito forte.
Zonas de reprodução recomendadas para a estepe vermelha: Ural, Transcaucásia, Stavropol, Território de Krasnodar, Região de Volga, Regiões de Omsk e Rostov, Moldávia, Uzbequistão e Cazaquistão.
Características de reprodução
A raça se distingue por sua maturidade precoce. Em média, as novilhas ocorrem pela primeira vez com um ano e meio. Ao selecionar os fabricantes, você deve ter cuidado e levar em consideração possíveis defeitos hereditários no exterior. Se uma novilha tiver alguma falha, ela deve ser combinada com um touro sem defeitos hereditários. É verdade que isso não garante o nascimento de bezerros de boa qualidade, mas aumenta as chances de isso acontecer.
Avaliações dos proprietários de vacas da raça estepe vermelha
Conclusão
Dada a capacidade das vacas vermelhas da estepe de dar boa produção de leite, mesmo com a escassa forragem nas regiões das estepes, elas podem ser criadas em regiões onde ocorrem frequentemente secas. A raça requer mais seleção, mas esta questão está sendo tratada hoje nas fazendas de reprodução das regiões do sul da Rússia. Devido à sua despretensão na alimentação, resistência ao calor e geada, a vaca da estepe vermelha é bem adequada para ser mantida em quintais privados.