Contente
A hipotrofia da panturrilha é uma doença não transmissível comum que ocorre por vários motivos. A desnutrição é mais comum em grandes fazendas leiteiras, onde a principal preocupação do proprietário é a produção de leite. Os bezerros nessas fazendas são tratados como um subproduto de sua produção. Se uma vaca, após um parto, desse leite para o resto de sua vida, ela só seria coberta pela primeira vez.
Mas o período de lactação nas vacas é limitado no tempo. O animal dará leite novamente somente após o parto. Uma dieta que forneça a quantidade máxima de leite e uma redução artificial do período de seca em uma fazenda leiteira favorece o nascimento de bezerros desnutridos.
Esta doença não é apenas um flagelo das grandes fazendas leiteiras. Os proprietários privados também podem enfrentar a desnutrição, uma vez que as causas da doença são bastante numerosas.
O que é hipotrofia
O prefixo "hipo" significa falta de algo quando se trata da saúde de um ser vivo. Mas se na vida cotidiana os termos "hipovitaminose" e "deficiência de vitaminas" forem usados como equivalentes, não será mais possível dizer "atrofia" em vez de "hipotrofia". O primeiro termo geralmente se refere à degradação dos tecidos moles devido a uma doença. A atrofia pode ocorrer em qualquer idade.
O termo "hipertrofia" é usado quando nasce um bebê fraco e abaixo do peso. Com hipotrofia de gravidade moderada, o bezerro pesa 25-30% menos do que o normal, ou seja, indivíduos com peso normal. Na desnutrição grave, o baixo peso pode chegar a 50%.
Após o nascimento, a desnutrição não pode se desenvolver. Mas, devido à semelhança dos sintomas, a doença da proteína caseína é frequentemente confundida com a hipotrofia, que ocorre alguns dias após o nascimento e tem uma etiologia semelhante. O vídeo mostra uma autópsia em um bezerro com doença da proteína caseína. Normalmente, esse procedimento não é necessário, a menos que o proprietário tenha decidido deliberadamente matá-los de fome.
As razões para o desenvolvimento de desnutrição em bezerros
Entre as razões para o desenvolvimento da desnutrição em primeiro lugar está a violação da dieta de uma vaca prenhe. Em segundo lugar está a falta de movimento e as más condições de vida. Com a manutenção inadequada, o metabolismo piora, o que leva à desnutrição do recém-nascido. A superexploração da vaca leiteira e a redução artificial dos períodos de seca são a terceira causa da desnutrição.
Outras razões são possíveis, mas têm a natureza de um erro estatístico:
- consanguinidade;
- infecções: neste caso, o aborto fetal ou o nascimento de uma aberração é muito mais comum;
- patologia da gravidez: assim como as infecções geralmente levam ao aborto ou perda de gravidez.
O acasalamento precoce de uma vaca, aos 8-9 meses em vez de 15-16, também geralmente leva não à desnutrição, mas ao nascimento de um bezerro prematuro ou morte do útero durante o parto.
Sintomas de hipotrofia
O principal sintoma externo da doença é a falta de peso. Além disso, bezerros hipotróficos são observados:
- pele enrugada, seca e inelástica;
- falta ou ausência de tecido adiposo subcutâneo;
- respiração frequente e superficial;
- pulso fraco;
- membranas mucosas pálidas ou azuladas;
- sons cardíacos abafados;
- baixa ou no limite inferior da norma, a temperatura corporal;
- frio na perna;
- sensibilidade à dor ausente ou leve.
Um bezerro normal se levanta uma hora após o parto.Em pacientes hipotróficos, esse tempo dura de 2,5 a 3 horas. Às vezes, pode levar de 6 a 7 horas.
O hipotrófico cansa rapidamente, tentando sugar a mãe. A sensibilidade à dor é verificada com uma pinça na garupa. O normotrópico, neste caso, salta para trás. A reação hipotrófica está ausente.
Tratamento para desnutrição de bezerros
Hipotrófico é um bezerro de baixo peso a termo. O tratamento para esses bebês é a alimentação oportuna e uma dose adicional de vitaminas e minerais.
Como a temperatura corporal desses recém-nascidos é baixa, o primeiro passo é colocá-los em um local aquecido para que não congelem. Se o bezerro não consegue mamar, o colostro é geralmente soldado a ele, mas em pequenas porções.
Nas fazendas, para tratar a desnutrição, bezerros são injetados por via subcutânea com o sangue de uma vaca saudável. Mas estudos realizados no Krasnodar Research Veterinary Institute mostraram que o uso de vitaminas complexas é mais eficaz.
Bezerros desnutridos, recebendo complexo de Abiopeptídeo e Dipromonium-M, um mês depois pesavam 21,7% a mais que o restante dos indivíduos. O grupo controle recebeu o tratamento praticado nas fazendas industriais: injeções de sangue de vacas saudáveis.
A recuperação dos bezerros do grupo experimental, que recebeu preparações complexas, vitaminas e glicose, ocorreu em média no 26º dia. A segurança dos animais neste grupo foi de 90%: 20% maior do que no controle. A resistência a doenças de bezerros jovens do grupo experimental também foi maior do que nos animais do grupo controle.
Qual dos métodos de tratamento escolher depende do dono da vaca. O método antigo com injeção de sangue é mais barato, mas mais problemático e o resultado será pior. O novo método pode assustar o alto custo: o custo de um frasco de Abiopeptide é de 700 rublos, e o Dipromonium-M deve ser prescrito por um veterinário. Em caso de sobredosagem, Dipromonium pode causar intoxicação.
Previsão e prevenção
O prognóstico para desnutrição em bezerros é favorável. Se o tratamento for iniciado imediatamente, o filhote estará totalmente recuperado após um mês.
Mas não é possível prescindir de consequências em caso de hipotrofia. Um bezerro nascido com desnutrição permanecerá para sempre menor em comparação com indivíduos normotróficos. O proprietário de tal bezerro perde vários quilos de carne de um touro e a oportunidade de deixar a novilha para reprodução ou para venda. Isso sem contar os custos de mão-de-obra significativos no primeiro mês de vida do bezerro.
Visto que a principal causa da desnutrição é a dieta inadequada de uma vaca prenhe, a prevenção da doença está na alimentação adequada. A gravidez dura em média 9,5 meses. O crescimento ativo do feto começa no último trimestre. É durante este período que a desnutrição se desenvolve com a manutenção inadequada do gado.
O mesmo período é denominado seco. A vaca não dá mais leite, direcionando todas as forças de seu corpo para o desenvolvimento do feto. Em caso de redução do período de seca ou dieta inadequada, o feto não recebe os nutrientes de que necessita. São esses bezerros que nascem hipotróficos.
A prevenção é bastante simples aqui:
- não encurte a duração do período de seca;
- fornecer uma quantidade suficiente de proteína na dieta: 110-130 g por 1 refeição. unidades, bem como uma quantidade suficiente de vitaminas, minerais e carboidratos de fácil digestão;
- monitorar a proporção normal de açúcar-proteína, 0,9: 1,2, adicionando melaço e raízes à ração;
- limitar a silagem eliminando-a completamente 2 semanas antes do parto;
- excluir a vinhaça, os grãos de cerveja e a polpa azeda da dieta;
- não alimente alimentos estragados;
- fornecer aos animais exercícios diários.
2-3 dias antes do parto, os concentrados são excluídos da dieta. Isso não afetará a presença ou ausência de desnutrição, mas contribuirá para um parto sem problemas.
Uma dieta aproximada durante o período de seca deve incluir:
- 25-35% de feno e farinha de grama;
- 25-35% de concentrados;
- 30-35% de silagem e silagem de silagem;
- 8-10% de raízes.
Essa dieta tem uma proporção ideal de todos os nutrientes, o que reduz as chances de desnutrição dos bezerros.
Conclusão
Hipotrofia de bezerros não é incomum hoje, mesmo em bovinos de corte. Em fazendas onde o gado é criado, a porcentagem de bezerros com a doença pode chegar a 30%. E a causa da hipotrofia, neste caso, na maioria das vezes também reside na violação do regime de detenção e em uma dieta inadequada. Um comerciante privado geralmente pode evitar dar à luz um bezerro fraco em uma vaca leiteira, seguindo as regras de criação e alimentação.