Contente
Um touro com argola no nariz é uma ocorrência bastante comum e não é considerado algo fora do comum. A imagem do animal já é praticamente inseparável do anel enfiado no septo nasal, porém, as origens dessa característica de criação de touros para muitos permanecem desconhecidas. Poucas pessoas pensam sobre por que um touro precisa de um piercing no nariz. A resposta a esta pergunta é simples - o anel torna mais fácil controlar esses animais rebeldes.
Por que uma argola no nariz de touro
O touro é um animal de grande porte e disposição resistente. A obediência é difícil de obter deles, o que deixa sua marca na forma como os touros são mantidos na fazenda. Via de regra, são colocados separados do rebanho e não caminham com as vacas, pois é difícil acalmar os touros se eles se tornarem teimosos ou agressivos repentinamente. Em última análise, outros animais e a própria pessoa podem sofrer, se possíveis medidas de influência sobre o touro zangado não forem fornecidas.
Além disso, às vezes o animal deve ser fixado com segurança no local para inspeção ou para realizar qualquer outra manipulação. Para isso, você precisa de uma argola no nariz de touro.
Na maioria dos casos, um animal pode ser pacificado apenas com a ajuda da síndrome da dor. Isso requer um impacto nas áreas sensíveis do touro, que incluem:
- ouvidos;
- olhos;
- nariz.
Nesses locais, o gado tem zonas com baixo limiar de dor. Assim, a tensão do anel, que passa pelo sensível septo nasal, obriga o animal a seguir na direção indicada, facilitando muito o controle sobre ele e reduzindo o risco de lesões a terceiros.
Não só os adultos, mas também os bezerros passam pelo piercing. A única diferença é que os jovens não precisam de muita supervisão. Nesse caso, o procedimento é necessário para desmamar os filhotes da mãe. O fato é que um anel é inserido no nariz dos bezerros, equipado com espinhos voltados para fora. Quando um jovem góbio pressiona o nariz contra o úbere, o contato fere a vaca, e como resultado ela é forçada a afastar seus filhotes dela. Quando o bezerro para de extrair leite, o anel é removido do nariz.
O procedimento de piercing é aplicado principalmente para criar animais com um caráter absurdo, que não pode ser controlado de outras maneiras. Os touros calmos e equilibrados geralmente evitam esse procedimento.
Como é realizado o procedimento de piercing?
A idade ideal para a perfuração do septo nasal é de 7 a 10 meses. A campainha pode ser realizada tanto por um veterinário como por pessoa sem conhecimento médico especial, com estudo adequado das instruções.
Um anel para gado é escolhido forte, confiável. Sua superfície deve ser lisa, sem saliências e irregularidades. A seção recomendada é de 1 cm, o material é aço inoxidável.
O procedimento de toque é o seguinte:
- O touro é preso com cordas, prestando atenção especial à posição da cabeça.
- Em seguida, o macho é injetado na veia jugular "Xilazina", não mais do que 0,5 ml. Este medicamento reduz a atividade física e facilita a operação.
- O próximo passo é limpar a cavidade nasal do touro de quaisquer secreções. Para fazer isso, use um cotonete.
- Uma injeção de novocaína é feita no septo nasal (2%).
- Com a ponta afiada do anel, previamente desinfetado, perfure o septo nasal, prenda-o com uma pinça e encaixe uma fechadura especial.
- Depois disso, você pode realizar uma desinfecção adicional da ferida.
- Assim que o animal se recupera da anestesia, o anestésico é injetado nele. Para estes fins, o medicamento "Meloxicam" é adequado. A anestesia repetida é realizada novamente 10-12 horas após o procedimento de toque.
Após a operação, o touro é deixado sozinho por 10-15 dias. Durante este tempo, a ferida não é tocada, mas regularmente examinada. Se necessário, se o furo começar a inflamar, ele deve ser desinfetado várias vezes. Quando a ferida cicatriza, o touro é gradualmente conduzido pelo ringue. Para maior comodidade, é ligeiramente levantado, fixando-o com um cinto nos chifres. Então, não vai interferir no animal. A pressão no anel é feita por meio de um porta-palitos especial, que termina em um gancho. Antes de tirar o touro da baia para uma caminhada ou exame por um veterinário, ele é fisgado com uma vara de transporte na arena. Somente quando o animal está sob controle confiável, ele pode ser levado para fora.
Apesar da aparente facilidade de enfaixamento, recomenda-se que o procedimento seja realizado por um veterinário. Há várias razões para isso:
- Uma pessoa sem experiência pode danificar acidentalmente o septo nasal. Como resultado, a inflamação e a deterioração dos tecidos podem começar se o dano não for tratado a tempo.
- Movimentos descuidados podem causar dor desnecessária ao touro, o que causará uma reação completamente natural - o animal começará a resistir e, provavelmente, ferirá outras pessoas.
- O touro lembra bem algumas cores. Em particular, ele se lembrará de como a pessoa que realizou a operação estava vestida e, no futuro, poderá reagir agressivamente à abordagem do proprietário com roupas da mesma cor. Portanto, é melhor confiar o piercing a uma pessoa que não tenha contato regular com o homem.
Além disso, você pode aprender mais sobre por que um touro precisa de uma argola no nariz no vídeo abaixo:
Conclusão
Um touro com argola no nariz é uma visão comum na fazenda. Para uma pessoa não iniciada, tal "piercing" pode parecer desumano, no entanto, é uma das poucas maneiras pelas quais você pode forçar um animal a obedecer. Sem a passagem de um anel pelo septo nasal, é impossível transferir o touro para outra sala para exame de um especialista ou encaminhá-lo para transporte. Gritos e violência só vão enfurecer ainda mais o homem, o que pode causar ferimentos na equipe que o acompanha. Sensações leves e dolorosas da tensão do anel forçam o touro a obedecer e seguir a pessoa.