Contente
Existem muitas maneiras de determinar a gestação de uma vaca por conta própria, sem nenhum equipamento especial e testes de laboratório. Claro, sempre é melhor confiar esse assunto a um profissional, mas às vezes isso não é possível. Além disso, todos esses métodos populares para determinar a gravidez são absolutamente seguros, portanto não há necessidade de temer possíveis danos à saúde do animal. Por outro lado, eles não podem garantir 100% de precisão dos resultados.
O que é gravidez
A gravidez de uma vaca é um estado de gravidez em um animal que ocorre após a ovulação, ovulação e inseminação artificial ou natural bem-sucedida. O período de fertilização no gado dura cerca de um mês e nem sempre traz os resultados desejados - nesses casos, a vaca permanece primaveril, o que acarreta alguns problemas.
Determinar visualmente a gestação de um animal não é tão fácil, porém, isso deve ser feito o mais cedo possível, pois as gestantes precisam de cuidados especiais. Eles são transferidos para uma dieta diferente, incluindo um complexo de suplementos vitamínicos e rações de melhor qualidade, e também monitoram cuidadosamente a higiene dos próprios animais e dos estábulos. Além disso, cada estágio da gestação em uma vaca envolve um determinado conjunto de procedimentos para cuidar de um animal, ignorando o que pode levar ao desenvolvimento de patologias no bezerro por nascer. Por outro lado, todos os esforços serão em vão se a vaca permanecer na primavera após uma inseminação malsucedida.
Por isso é tão importante saber a gestação de uma vaca desde cedo, de preferência no primeiro mês. Para facilitar o trabalho de cuidado do gado durante a gestação, recomenda-se manter um calendário individual de gestação e parto dos bovinos.
Como determinar se uma vaca está grávida em casa
Existem vários métodos para determinar a gravidez de um primeiro bezerro em casa. Para obter resultados mais precisos, recomenda-se a utilização não de um, mas de vários, combinando a inspeção visual com o estudo do comportamento animal. Além disso, você pode realizar testes simples que não requerem equipamentos laboratoriais especiais.
Os resultados mais precisos são mostrados por métodos clínicos para diagnosticar a gravidez, no entanto, com a experiência adequada, você pode conduzir estudos externos razoavelmente confiáveis por conta própria.
Como identificar visualmente a gravidez de uma vaca
Determinar a gravidez em vacas em casa apenas por sinais externos não é uma tarefa fácil, mas é perfeitamente possível fazê-lo, especialmente se você observar adicionalmente o comportamento do animal. Os seguintes sinais indicam que uma vaca está prenhe:
- A pelagem da vaca torna-se lisa e sedosa. Isso se deve a mudanças hormonais no corpo do animal durante a gravidez.
- Nos primeiros estágios da gravidez, o corrimento escuro começa a aparecer nos órgãos genitais.Posteriormente, eles se tornam mais viscosos e transparentes.
- Crostas transparentes se formam na pele na área genital, que permanecem após a descarga de líquido da vagina.
- No primeiro mês após a fertilização nos órgãos genitais da vaca e na parte interna da cauda, pode-se notar um sangramento abundante.
- Nos estágios finais da gravidez, a gravidez de uma vaca torna-se óbvia até para uma pessoa inexperiente que não trabalha com gado - o contorno geral do abdômen muda em um animal fertilizado. O lado direito da cavidade abdominal está visivelmente aumentado.
- Começando no meio da gravidez, o úbere de uma vaca grávida aumenta gradualmente. Perto do final do mandato, ele se torna mais elástico e até mesmo firme, o que é especialmente perceptível em vacas primíparas.
- Em uma vaca grávida no meio da gestação, as pernas e a parede abdominal começam a inchar.
O comportamento da vaca após uma fertilização bem-sucedida também muda. De acordo com os presságios populares sobre a gravidez de novilhas, as fêmeas grávidas tornam-se visivelmente mais calmas e mais cuidadosas, param de pular e levantam as caudas. O movimento geralmente fica mais lento e a marcha torna-se desajeitada. O animal tende a se separar do resto do rebanho e pastar sozinho, a alguma distância. Ao mesmo tempo, o apetite de uma vaca prenhe aumenta muito.
Para leite
Existem duas maneiras de verificar a gravidez de uma vaca em casa de acordo com o estado do leite:
- Uma gota de leite é adicionada a um copo de água limpa e fria. Se se espalhar pela superfície, significa que a vaca ainda está na primavera após o acasalamento. Leite totalmente dissolvido indica que o animal está prenhe.
- 5 ml de álcool são misturados com a mesma quantidade de leite fresco. Se a vaca estiver grávida, o leite deve ser coalhado.
Como descobrir se uma vaca está grávida em casa usando um teste
Você também pode determinar a gravidez de uma vaca usando um teste expresso especial, que fornece resultados mais precisos do que uma variedade de remédios populares. Você pode comprá-lo em pecuárias especializadas, o que facilita muito o diagnóstico do animal - não é necessário chamar um veterinário profissional para isso. As vantagens desse método também incluem seu desempenho - o tempo médio de pesquisa é de apenas 15-20 minutos.
Um teste rápido em vacas é usado, principalmente para determinar a gravidez precoce (2-3 semanas). O teste é realizado da seguinte forma:
- Um pó especial é derramado em um tubo de ensaio ou uma solução de teste é derramada.
- Em seguida, adicione 10 ml de urina de vaca à substância e observe a reação.
- Se a cor da urina mudar e os sedimentos se depositarem no fundo do tubo, isso significa que a vaca foi fertilizada com sucesso.
Método retal e manual para determinar a gestação de bovinos
O método retal para o diagnóstico de gravidez em vacas é mais adequado para estudar animais nos estágios iniciais, mas não antes de um mês. Procedimentos de diagnóstico muito cedo podem desencadear um aborto espontâneo no gado. É mais seguro confiar a análise da gravidez a um veterinário profissional, mas em geral o método retal pode ser usado de forma independente. O principal é observar todas as precauções de segurança.
O método retal é a palpação do útero através da parede retal. Durante todo o processo, o ajudante deve segurar a vaca pelos chifres. Você também pode colocar o animal em uma gaiola especial para restringir seus movimentos.
O procedimento é parecido com este:
- Antes de iniciar o estudo, as mãos devem ser bem ensaboadas, após o que uma é injetada no reto.
- Em seguida, você precisa sentir suavemente o colo do útero, que está na parte inferior da região pélvica. É bastante denso e alongado. Apenas nos últimos estágios da gravidez o colo do útero está localizado atrás da borda púbica da pelve.
- Com base na localização do útero, outras partes dele são encontradas, incluindo os ovários.Em uma novilha na primavera, o corpo do útero está na cavidade pélvica e seus chifres têm o mesmo tamanho. Um sulco característico é claramente sentido entre os chifres do útero. Todo o útero pode ser colocado na mão e reage ao toque com uma pulsação fraca.
- No primeiro mês de gravidez, um corno uterino aumenta notavelmente de tamanho. As extremidades dos cornos uterinos são deslocadas para a cavidade abdominal. No terceiro mês de gravidez, o sulco entre os chifres do útero desaparece.
O método manual de pesquisa é sondar a barriga de uma vaca prenhe no lado direito. O procedimento é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Um punho é levado para o lado direito do abdômen e aplicado na pele 40-50 cm abaixo da fossa faminta. Este local está localizado logo atrás do arco costal.
- Depois disso, você precisa dar algumas estocadas perfeitas, sem aplicar muita força.
Desta forma, a localização do embrião é determinada e a gravidez da vaca é confirmada. A precisão do procedimento depende do momento do teste - o teste deve ser organizado no início da manhã, antes que a vaca comece a comer. Caso contrário, os movimentos fetais podem ser facilmente confundidos com o trabalho do trato gastrointestinal, ao longo do qual o alimento se move.
Também é importante lembrar que alguns dias antes do parto, o feto move-se para o canal do parto e é difícil palpar durante este período.
Métodos clínicos para determinar a gravidez da vaca
Os métodos clínicos para determinar a gravidez de uma vaca são usados a partir do 30º dia após o acasalamento. Na maioria das vezes, pesquisas laboratoriais bioquímicas ou análises de ultrassom são usadas para esses fins.
No primeiro caso, é examinada a composição hormonal do sangue do animal. Nesse caso, é importante esperar pelo menos três meses a partir da data da gravidez anterior. Caso contrário, a análise mostrará o resultado da última gravidez.
O equipamento de ultra-som para determinar a gravidez em uma vaca não pode ser usado antes de um mês a partir do início da gravidez. O dispositivo pode causar aborto na novilha.
Sinais de gravidez em uma vaca por mês
É possível determinar a gestação de uma vaca em momentos diferentes pelos seguintes critérios:
- No primeiro mês, a gravidez é indicada por corrimento vaginal claro e sangrento, pelagem brilhante e lisa e comportamento mais calmo. Ao mesmo tempo, não há vazamento. No primeiro mês, o útero pode ser agarrado com a mão durante o exame retal; durante o procedimento, o corpo lúteo é claramente sentido.
- No segundo mês, o útero se move para a entrada da região pélvica. O chifre, no qual o saco amniótico está localizado, aumenta acentuadamente.
- No terceiro mês de gravidez, o corno com a bexiga amniótica continua a crescer. Durante o exame, você pode sentir o feto no útero.
- No quarto mês, o útero se move para a cavidade abdominal, durante o exame, a localização e a forma do feto são claramente determinadas, assim como a placenta, que nessa época atinge 2 a 3 cm. Os vasos sanguíneos pulsam claramente.
- No quinto mês de gravidez, o colo do útero está visivelmente aumentado, ocupando a maior parte da cavidade abdominal. A placenta também cresce, atingindo 4-5 cm. O abdômen aumenta visualmente de tamanho, o úbere se enche de leite.
- No sexto mês, o útero desce para o peritônio e, nesta fase da gravidez, já é difícil sondar o feto.
- No oitavo mês de gestação, a vaca é palpada em várias partes do bezerro durante a palpação. O útero está localizado na região pélvica.
- No nono mês, um claro inchaço do úbere torna-se visualmente perceptível. A parede abdominal inferior também incha. O tamanho da placenta é de 8 cm. O feto se move para a região pélvica.
Conclusão
Para determinar de forma inequívoca a gravidez de uma vaca, os sinais folclóricos podem não ser suficientes. É importante levar em consideração todos os sinais de gestação em bovinos: uma mudança no comportamento do animal, a aparência da pelagem, o contorno do abdômen, etc. Se for difícil estabelecer visualmente a gestação de uma vaca , você sempre pode realizar um teste caseiro no leite ou na urina do animal. Se isso não ajudar, eles mudam para métodos de pesquisa mais completos - retal e manual. Recomenda-se que esses procedimentos sejam realizados por especialistas, porém, com cuidado, você pode fazer tudo sozinho.
É muito importante verificar se a vaca está grávida o mais cedo possível. Isso permitirá que você se prepare com antecedência para a gestação do animal e tome todas as medidas para garantir que a vaca durante este período se sinta o mais confortável possível e não fique exausta após a gestação.
Para obter mais informações sobre como determinar a gravidez em uma vaca em casa, veja o vídeo abaixo: