Vaca simental: prós e contras da raça

Uma das raças antigas da direção universal, por assim dizer sobre vacas. A origem da raça ainda é controversa. Está claro que ela não é natural dos Alpes suíços. Trazida para a Suíça no século 5 DC, a raça de vacas Simental era usada lá como animais de tração, bem como para a produção de leite e carne. O trabalho com a raça Simental foi realizado até o século XX.

Considerando que uma das principais fontes de renda da Suíça era a produção e comercialização de queijos, uma vaca Simental deveria produzir uma quantidade decente de leite. Ao mesmo tempo, ela precisava ter grande resistência para fazer as transições para as pastagens nas montanhas. E para transições longas, você precisa de músculos fortes. Portanto, o desenvolvimento da raça ao longo do caminho da direção combinada ocorreu de forma espontânea. Não havia nenhum objetivo específico de obter carne dos simmentais. A raça Simental foi obtida pelo método de seleção popular, quando as vacas eram levadas para as montanhas para pastar e os touros eram atrelados a carroças como força de tração.

As qualidades produtivas da raça foram notadas em outros países. Após a exportação da raça Simental para fora da Suíça, vários tipos de raça Simental surgiram em todo o mundo. Somente na URSS, o cruzamento com touros simmentais gerou 6 tipos de gado de carne e leite:

  • estepe simmental: gado russo + touros simmentais;
  • Simental ucraniano: gado estepe cinza + touros simental;
  • Volga Simental: Kalmyk e Gado do Cazaquistão + Touros Simmentais;
  • Ural Simental: gado siberiano e cazaque + touros simental;
  • Simental siberiano: gado Siberiano e Buryat + touros Simental;
  • Simental do Extremo Oriente: gado Transbaikal e Yakut + touros Simental.

Na URSS, os Simmentais desempenharam um papel significativo na criação de gado. Um quarto do número total de gado era a chamada simental russa ou "vaca simental".

Em outros países, a raça Simental desenvolveu-se em suas próprias direções. E nos Estados Unidos, até mesmo uma variedade negra de simental apareceu.

Em uma nota! O traje tradicional da raça Simental é vermelho: do monocromático ao malhado fortemente pronunciado.

Descrição da raça de vaca Simental

A principal direção da raça Simental hoje é a produção de leite e carne. O tipo simental é mais carne do que laticínios. O gado Simental não é alto, mas devido ao seu corpo maciço parece muito grande. A altura na cernelha nos Simmentais é de 136 - 148 cm com um comprimento oblíquo do corpo de 160 - 165 cm. O peito é largo, profundo, com uma barbela bem desenvolvida. As costas são retas e largas. A cernelha é mal expressa, transforma-se suavemente em uma nuca poderosa. O pescoço é curto, com músculos bem desenvolvidos, dando a impressão de uma corcunda nos touros. A cabeça é pequena. O comprimento da cabeça é igual à espessura do pescoço, desde a crista superior até a laringe. O lombo e o sacro são retos e largos. A cauda é poderosa. As pernas são curtas, poderosas e bem inseridas. O úbere das vacas é pequeno e arredondado.

As cores clássicas dos Simmentais são o vermelho e o vermelho malhado. As opções de cor vermelha variam do vermelho claro ao marrom. As manchas malhadas também podem ser muito pequenas ou cobrir quase todo o corpo, deixando apenas pequenas áreas da cor principal.

Na foto há um tipo inglês de simental de touro.

Atenção! Os touros não devem ser tratados como animais domésticos, mesmo que pareçam muito afetuosos.

Touros amadurecem aos 5 anos. Até aquele momento, eles podem ser "bezerros afetuosos", e então se tornarem verdadeiros assassinos.Se o touro for deixado para a tribo, o anel no septo nasal passa a ser um atributo obrigatório para ele. Esta é a única maneira de parar o touro, que decidiu descobrir quem é o chefe do rebanho.

Defeitos Externos

Costas flácidas, peito estreito. Posicionamento incorreto das patas traseiras. Mau desenvolvimento dos lobos anteriores do úbere em comparação com os posteriores. Úbere "gordo".

Características produtivas

A distribuição de peso nesta raça é bastante grande. Um simental adulto pode pesar de 550 a 900 kg, um touro - de 850 a 1300. Depende da direção em que a seleção de uma determinada população de simental foi realizada. Os bezerros recém-nascidos pesam entre 35 e 45 kg. Eles respondem bem à engorda e aos 6 meses o peso vivo do bezerro já é de 180 - 230 kg. A diferença entre uma novilha e um touro é de mais de 100 kg por ano. Os bezerros de um ano pesam entre 230 e 350 kg. Com uma engorda competente, o ganho de peso médio diário é de 0,85-1,1 kg por dia. No ano, touros e novilhas rejeitadas são encaminhados para abate.

Uma série de vídeos de touros de engorda de 21 dias a 2 meses

21 - 26 dias

26 - 41 dias

41 dias - 2 meses

Simmentais não podem se orgulhar de uma grande produção de leite. Em média, uma vaca dá 3,5 a 5 toneladas de leite por ano. Com uma boa produção de leite, pode render até 6 toneladas.Quanto leite pode ser obtido de um animal depende da produção de leite dos pais, da qualidade da ração e do empenho dos donos no preparo do leite.

Em uma nota! Para obter a quantidade máxima possível de leite, as vacas devem receber alimentos suculentos e não são limitadas a beber.

O teor de gordura do leite em simmentals pode ser de até 6%. Mas geralmente está dentro de 4%.

Mas parece que hoje, na presença de outras raças leiteiras, os Simmentais começaram a se reorientar exclusivamente para o tipo de carne e a questão "quanto leite você consegue do simental" não é mais relevante.

Raça de gado simental (novo tipo)

Prós e contras da raça

As vantagens incluem alta produtividade no setor de carnes e laticínios. Além disso, a produção de leite depende diretamente da massa muscular da vaca. Conseqüentemente, quanto maior for a massa muscular da vaca, maior será sua produção de leite. Boa resposta às mamadas com rápido ganho de peso vivo. Carne de excelente qualidade, baixo teor de gordura. A capacidade de usar um touro simental como força de tração também poderia ser atribuída às vantagens, se hoje alguém precisasse.

A produtividade do leite, que depende diretamente da qualidade da ração, já pertence às desvantagens da raça. Além de problemas frequentes no primeiro parto, já que o bezerro nasce grande e pode pesar 50 kg.

Avaliações de fazendeiros sobre a raça

Karen Ziyanov, a partir de. Volochkovoye
Eu não crio vacas, só levo touros para engordar. Na primavera eu peguei, no outono eu entreguei, no inverno não tenho que gastar dinheiro com ração. E você não precisa cuidar da geada. Nas condições russas, experimentei uma limusine e um simmental. Bem, a raça gentil francesa não é para o nosso ambiente hostil. Uma limusine não pode se alimentar de pasto; ela também deve receber grãos. E Simental masca grama no pasto durante todo o verão. Dou-lhes grãos apenas no final da engorda, para que possam trabalhar a gordura mais rapidamente. Então, no final, me decidi pelos touros Simmentais.

Igor Zasevich, a partir de. Kamenetskoe
Nós mantemos um simmental para nós mesmos. A vaca é boa, mas é difícil encontrarmos um touro para ela. Portanto, simplesmente o cortamos com um bicho-papão da aldeia e cortamos os bezerros no outono. Em geral, acredita-se que os Simmentais não são uma raça leiteira. Talvez as vacas de nossa aldeia tenham tantas peculiaridades que não dêem mais do que 20 litros por dia, mas nossa produção de leite é quase o dobro. E aqueles que provaram nosso leite dizem que ele tem um gosto muito melhor do que os outros.

Conclusão

A raça de vacas Simental é ideal para comerciantes privados que desejam obter sua própria carne e leite. Embora a quantidade de leite que uma vaca dá por dia não seja muito grande, logo até galinhas e porcos receberão um pouco do leite. Ao mesmo tempo, sempre haverá laticínios em casa.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção