Contente
Alguém sob a influência da propaganda dos "ecoprodutos", alguém por necessidade, alguém apenas por curiosidade, mas hoje muitas pessoas, até cidadãos da cidade, pensam em criar codornizes em casa. Os principais argumentos para os habitantes da cidade são o pequeno tamanho e a despretensão promovida pela codorna. Mas é assim mesmo? Aqui você deve dar uma olhada mais de perto.
Criação de codornizes em casa para iniciantes
Se não havia codornizes na fazenda antes, pode não valer a pena começar com várias centenas de codornizes de uma vez. Embora, em princípio, as codornas não sejam tão diferentes das galinhas comuns, elas apresentam certas peculiaridades, pelo menos no fato de que o rebanho principal deve ser renovado já aos 8 meses, enquanto as galinhas poedeiras são mantidas por até um ano. Caminhar também é muito desejável para galinhas, codornizes podem viver constantemente em uma gaiola.
Também importa onde a codorna será mantida. Um celeiro em uma casa particular e um apartamento em uma casa na cidade não são a mesma coisa.
Uma vez que a frase "condições de casa" geralmente significa exatamente criação de codornizes em um apartamento, então esta opção vale a pena considerar primeiro.
Mantendo codornizes em casa
Se você vai ter codornizes em um apartamento, deve levar em consideração não apenas a área que será destinada às aves, mas também a reação dos vizinhos.
Primeiro você precisa decidir sobre o número desejado de codornizes. Se você só precisa de 5 a 6 codornas para obter os ovos, uma grande gaiola de papagaio é suficiente. O principal: a gaiola deve ser baixa e com uma grande área de fundo. Uma área de 0,5x0,7 m é adequada. Você pode escolher ou fazer uma gaiola mais adequada para a criação de codornizes.
É improvável que uma família de codornizes desagrade os vizinhos. E se o seu objetivo é obter um ovo de codorna na dieta, você só pode comer codorna. Então os vizinhos nem sabem da presença de codornizes no apartamento ao lado. Codornizes não gritam.
Cerca de 20 cabeças de codorniz podem ser iniciadas com segurança, sem medo de vizinhos briguentos. Mesmo que eles descubram, você sempre pode reclamar de problemas de saúde e das recomendações dos médicos quanto ao uso de ovos e carne de codorna.
Essa bateria pode acomodar mais de 20 cabeças.
É outra questão se você quer viver em uma granja.
Da experiência de Odessa conclui-se que 50 cabeças do rebanho principal de codornizes são suficientes para sustentar a família. A dona do apartamento fazenda Odessa não quer aumentar o gado, pois com o aumento do número de codornas, o cheiro delas aumenta.
Para a autorreparação de um rebanho de codornas, uma incubadora e machos também são necessários.
Na Internet, você encontra afirmações de que até 200 codornizes podem ser colocadas na varanda.
Essa é a aparência de uma bateria de células em uma varanda. Mas com duzentas codornizes, você deve estar preparado para receber a atenção redobrada de seus vizinhos. Nesse caso, não será possível se livrar de histórias sobre saúde precária e apoio anticrise da família.
Portanto, a varanda deve ser bem fechada de olhares indiscretos e ter um bom isolamento acústico. Não conte com a boa atitude de seus vizinhos. Geralmente termina assim que as pessoas percebem que você encontrou uma maneira de ganhar dinheiro.
Além disso, para alguns brigões, a mini-fazenda de codornizes vai cheirar mal, mesmo que esteja localizada em um apartamento no 16º andar de um prédio de 16 andares, e briguentos moram no primeiro.
Se você planeja alocar um quarto inteiro para uma mini-fazenda de codornizes, como neste vídeo, é melhor fazer amizade com o policial distrital e com os inspetores de várias organizações regulatórias com antecedência. Por exemplo, estações sanitárias e epidemiológicas. As reclamações são inevitáveis. E não se pode dizer que não serão justificados.
Foi na década de 90 que até mesmo um cavalo podia ser mantido em um apartamento. Agora as autoridades estão colocando as coisas em ordem.
Depois de decidir sobre o número estimado de codornas, você precisa decidir sobre o objetivo Reprodução e uma raça de codorna.
Como escolher uma raça de codorna para reprodução em um apartamento
Se você pretende receber apenas ovos, sem focar na quantidade de carne, é melhor levar codornas japonesas. Esta menor raça de todas as domesticadas pertence à direção do ovo e dá o número máximo de ovos. O tamanho do ovo se correlaciona com o tamanho da codorna. Os ovos do "Japonês" pesam de 7 a 10 G. A raça é a menos caprichosa de todas disponíveis e é ideal para iniciantes.
Se a família não consome tantos ovos, mas adora carne, é melhor ter codornas de corte: Faraó ou branco do Texas. A codorna dessas raças é mais de duas vezes maior do que a codorna japonesa. A produção de ovos nessas raças não é tão ruim a ponto de deixar o dono sem ovos. E os próprios ovos são os maiores de todas as outras raças e podem pesar até 20 G. A desvantagem dessas raças de codornizes está em suas demandas de alimentação e condições de manutenção. Se você começar sua carreira de codornas com raças de frangos de corte, ficará para sempre desapontado com esta lição.
Todas as outras raças são versáteis, direcionadas para carne e ovos. A codorna da Estônia é mais adequada para um iniciante, que é um pouco maior do que a japonesa e tem a mesma cor.
Entre as raças de carne e ovo, a mais ampla seleção de codornizes de várias cores. Você pode escolher não apenas pelas características produtivas, mas também pela cor que mais gosta.
A codorna dourada Manchu tem uma camisa muito bonita.
As codornas de smoking são fáceis de distinguir umas das outras devido à sua maleabilidade, embora isso possa não importar para o proprietário de uma mini fazenda de codornizes.
Codornizes ingleses vêm em duas variações de cores: branco e preto.
A codorna inglesa negra, apesar do nome, não é negra pura. Em vez disso, está muito escuro.
A cor da codorna inglesa branca é a mesma da codorna branca do Texas. Mais precisamente, pelo contrário, já que o Texas White foi criado em inglês e herdou sua camisa.
Seleção de células
As gaiolas deverão ser selecionadas após a seleção da raça de codorniz, uma vez que as raças de frangos requerem gaiolas 10 cm mais altas do que as outras raças. Este é o caso quando se trata de grandes rebanhos e baterias de gaiola.
Os artesãos criam células por conta própria.
O principal requisito para todas as gaiolas de codorniz é um piso sólido (mas será difícil de limpar) ou uma grade de malha fina.
Uma malha com um tamanho de malha de 1x1 cm é bem adequada.Gaiolas para pássaros voando são absolutamente inadequadas. Por exemplo, aqui está esta gaiola, onde o fundo não difere em design das paredes laterais.
Existem muitas opções de gaiolas onde as codornizes podem ser colocadas. Quem tem imaginação e habilidade para isso.
Opção de gaiola totalmente grátis.
E um vídeo com instruções sobre como fazer essas gaiolas com caixas.
Depois das raças, do tamanho do rebanho e das gaiolas, o próximo passo será cuidar das codornizes, já que são poucas para comprar. Eles ainda precisam ser alimentados e mantidos adequadamente.
Cuidado de codorniz em casa
Em geral, cuidar de codornas não é mais difícil do que cuidar de outras aves ou pequenos roedores: limpar gaiolas e alimentar-se. A única diferença é a coleta obrigatória de ovos de codorna todos os dias.
Feed e alimentadores
O que considerar ao cuidar de codornas: a base da ração para codornas é a alimentação composta. Qualquer adição de verduras e vermes é apenas cobertura. O alimento composto para uma ave é necessário 30 g por dia se for uma codorna de tamanho médio e 40 g por dia se a raça for frangos de corte.
Atenção! Antes de comprar codornas, você também precisa pensar sobre onde a ração das codornas será armazenada, uma vez que é melhor comprar ração em grandes lotes. Ao mesmo tempo, o local onde o alimento é armazenado deve ser seco, o alimento absorve bem a umidade.
Codornizes têm o hábito de espalhar ração, então elas devem ter um comedouro com travas ou um comedouro externo e um coletor de ração embaixo dele.
Alimentadores faça você mesmo com limitadores.
Opção de comedouro em uma fazenda de codornizes equipada profissionalmente.
Para uma melhor digestão da ração, as codornas precisam dos chamados gastrólitos no estômago - pequenas pedras que ajudam a triturar alimentos sólidos, então codornas na gaiola devem ter um recipiente com areia ou areia pode ser misturada ao comedouro. Se as codornizes precisarem, escolherão seixos.
Taças de beber
Muitas vezes, em vídeos de fazendas de codornas, você pode ver bebedores de mamilo, às vezes com um coletor de gotas. A vantagem de tais bebedouros é que a água não é desperdiçada e permanece sempre limpa. Menos custos financeiros.
Bebedores de mamilo com coletor de gotejamento
Bebedores comuns também podem ser usados.
Esses bebedouros podem ser feitos de materiais de sucata, mas restrições de arame grosso devem ser instaladas para que as codornas não pulem nos bebedouros.
Iluminação
Como a codorna é uma ave que busca abrigo na grama densa, onde a luz do sol é reduzida, a iluminação intensa causa desconforto e ansiedade nelas. Instintivamente, as codornizes acreditam que estão em um espaço aberto, acessível à visão de um predador. A crescente tensão nervosa provoca a luta da codorna.
A sala onde as gaiolas das codornas estão localizadas deve ser sombreada. Se a gaiola da codorna estiver no fundo da sala, isso é o suficiente. Nenhum sombreamento adicional é necessário. No caso de colocar codornizes em uma sala sem janelas, uma pequena lâmpada fluorescente ou uma lâmpada incandescente comum será suficiente para elas. O espaço para o conforto da codorna deve ser crepúsculo.
O vídeo mostra o dispositivo de gaiolas de codornas sem sobras. Lá você pode ver claramente qual deve ser o nível de iluminação ao cuidar das codornizes.
Criação e manutenção de codornizes em casa particular
É muito mais fácil criar codornizes em uma casa particular do que em um apartamento. Em primeiro lugar, as codornizes não incomodam ninguém ali, e os vizinhos muitas vezes criam eles próprios vários animais. Em segundo lugar, neste caso não é absolutamente necessário viver entre as gaiolas de codornizes. Um anexo no pátio distingue-se por uma mini-quinta de codornizes.
No vídeo, uma mini fazenda de codornizes é montada em uma sala sem aquecimento.
Ao manter codornas em casa, você pode ignorar a temperatura. Em apartamentos, geralmente não cai abaixo de 18 graus. Quando mantida em um anexo no pátio de uma casa particular, a extensão deve ser aquecida ou atender à falta de ovos de codorna no inverno.Você também precisa proteger a extensão da codorna de correntes de ar, mas ao mesmo tempo fornecer uma boa ventilação.
Se você fizer a ventilação de baixo para cima, a amônia vai subir e se dissipar no ar, envenenando a sala e prejudicando a saúde das codornizes.
Como criar codornizes
A criação de codornizes em um apartamento e em uma casa particular será diferente apenas no número de codornizes chocadas.
Para a reprodução de raças com ovos, famílias de 3-4 codornizes e 1 codorniz são criadas. Ao criar frangos de corte, existem apenas 2 codornizes para 1 codorna.
Uma vez que codornas domesticadas perderam seu instinto de incubação, uma incubadora é necessária para criar codornas.
Para proprietários novatos de um pequeno rebanho de codornas, uma incubadora como esta é adequada.
Que ovos colocar para incubação
Ovos não padronizados não são colocados na incubadora. Ovos de codorna muito grandes são bons para a alimentação, mas não devem ser incubados. Existe uma grande probabilidade de uma gema dupla no ovo. Ninguém vai eclodir desses ovos. A imagem mostra ovos de codorna adequados e não adequados para incubação.
O peso médio dos ovos de codorna deve estar na faixa de 10-14 g, dependendo da raça da codorna. Ovos pequenos não são incubados, as codornas deles são muito fracas.
Mas ao mesmo tempo, o incubação Os ovos de codorna devem estar limpos, livres de fezes e outras contaminações. Isso é conseguido mantendo as gaiolas das codornas limpas.
18 dias em incubação de ovos de codorna e 2 meses para crescer a substituição do rebanho principal de codornas. Não se esqueça de fornecer chocadeiras para codornizes e gaiolas para codornizes jovens.
É melhor comprar uma incubadora automática com condições de temperatura e umidade do ar controladas, pois nas duas primeiras semanas de incubação dos ovos de codorna, a temperatura na incubadora deve ser mantida em 37,8 graus. A umidade na primeira semana é de 50-55%, na segunda - 45%. Na primeira semana, os ovos são virados 4 vezes ao dia, na segunda - 6. De 8 a 14 dias, os ovos são resfriados duas vezes ao dia por 20 minutos. Do 15º dia até a eclosão, a temperatura da codorna é reduzida para 37,5 graus, a umidade é aumentada para 65-70%, o revolvimento e o resfriamento dos ovos são cancelados.
É necessário colocar 3 vezes mais ovos para incubação do que o número de cabeças de codorna a serem substituídas está planejado, uma vez que 25% dos ovos não serão fertilizados ou as codornas não eclodirão, algumas codornas serão defeituosas, algumas das codornizes morrerão. Do resto, metade das codornizes serão machos.
Você pode coletar ovos de codorna para incubação dentro de 5 dias se os ovos coletados forem armazenados a uma temperatura de 18 ° C. Neste caso, a eclodibilidade da codorna será máxima. A vida útil mais longa dos ovos de codorna é de 10 dias. Além disso, a porcentagem de eclodibilidade das codornas cai rapidamente.
Crescendo codorna em casa
Depois de receber uma massa de caroços rangentes e a extinção de emoções alegres, um criador de codornizes novato pode muito bem agarrar sua cabeça: como fazer codornizes crescerem até o estado adulto em tais quantidades?
Na verdade, cultivar codornas não é tão difícil, mas você precisa obter uma chocadeira para codornas em crescimento, na qual você possa manter a temperatura entre 25 - 28 ° C, e iniciar um alimento composto para codornas.
A prática mostra que é mais fácil para um criador novato de codornas começar a alimentar codornas jovens com ração composta especial para codornas, e é mais fácil para codornas começarem suas vidas e sobreviver comendo esse alimento composto.
Nesse caso, não será necessário adicionar cebolas picadas à comida da codorna, supostamente para destruir a microflora prejudicial, enquanto a codorna ainda não tem microflora nenhuma, mas há um distúrbio intestinal devido a alimentos não naturais para a codorna.
Não se deve esquecer que na natureza as codornas começariam a se alimentar de pequenas sementes, que hoje são substituídas por alimentos compostos.
Se houver um problema com a alimentação composta na região, codornas podem receber milho cozido, queijo cottage não azedo (melhor calcinado) e ovo de codorna cozido ralado.
É imprescindível que o ovo de codorna seja o único, já que alimentando com ovos de galinha, você pode infectar a codorna com salmonelose.
À medida que crescem, a temperatura na chocadeira é reduzida e as codornizes totalmente crescidas são transplantadas para gaiolas e crescidas até a idade adulta.
Características de codornizes em crescimento podem ser vistas no vídeo. Infelizmente, este vídeo mostra o cultivo de codornizes em um ambiente semi-industrial.
De tudo o que foi exposto, podemos concluir que a criação direta e a manutenção de codornas em casa não requerem esforços sobre-humanos e os principais investimentos deverão ser feitos não em codornas, mas na infraestrutura de uma minifenda de codornas.