Contente
A criação de codornizes é uma atividade muito popular para os residentes de verão. Algumas raças são criadas para obter carne nutritiva, outras para ovos. Dentre as raças conhecidas, destaca-se a codorna da Estônia.
Sua singularidade se deve à capacidade de obter os dois produtos. Os estonianos ganham bem peso e têm alta produção de ovos. Retirado codorna de raça estoniana cruzando três raças de qualidade:
- Brancos ingleses;
- Japonês;
- Faraó.
As duas primeiras raças são ovos, o Faraó é criado como carne. As principais características que serviram para o cruzamento destas raças foram o período de postura, a longevidade das codornizes e o nível de sobrevivência nas várias condições de criação. A homologação oficial da raça, criada por criadores, ocorreu em 1989 na Estônia. As principais vantagens das codornizes da Estônia são:
- Facilidade de atendimento. O cultivo de estonianos está ao alcance até de agricultores novatos. Eles não exigem muita experiência e conhecimento.
- Alta vitalidade. A raça criada reúne as melhores qualidades de seus antecessores.
- Crescimento rápido. Em um mês, os filhotes atingem a massa "adulta".
- Período de incubação curto. Dura apenas 17 dias, o que é benéfico quando os estonianos estão sendo criados em grande escala.
- Alta taxa de sobrevivência. Os pintos de codorna da Estônia apresentam uma taxa de sobrevivência de 95%.
- Excelente produção de ovos. Após 40 dias, as fêmeas põem ovos. No primeiro ano de vida, uma fêmea é capaz de produzir 3 kg de ovos, e a produção média anual de ovos varia de 170 a 285 ovos.
Como criar um pássaro sem problemas
O pássaro tem sinais de seus ancestrais, principalmente na cor.
A coloração das codornizes da Estônia é expressa em tons de marrom-amarelo com listras de cor marrom brilhante. As bochechas e a mandíbula inferior também são marrons, mas o bócio é um pouco mais claro. Na cabeça existem três faixas em tons de amarelo claro. As mesmas listras claras estão localizadas nas penas de vôo. As fêmeas são um pouco mais claras, por isso muitas pessoas avaliam sua cor como empoeirada. Os animais jovens são muito mais claros do que as codornizes adultas.
Para obter o efeito máximo da ave, é necessário fornecer uma manutenção adequada e cuidados competentes. Embora criar "estonianos" não exija muito esforço, você precisa saber em que prestar atenção?
Alojamento
A ave é colocada em gaiolas com altura máxima de 20 cm. Para calcular corretamente a área da gaiola, proceda dos 2 metros quadrados recomendados. m para uma codorna. Se você tiver um pouco de espaço para colocar células, coloque uma em cima da outra. As codornizes são extremamente ativas. Em caso de perigo, eles saltam alto o suficiente. Portanto, a fim de evitar possíveis ferimentos às aves, uma malha de tecido é levada para a parte superior das gaiolas.
Condições
As gaiolas são colocadas em uma sala seca e bem ventilada.
O regime de temperatura é mantido na faixa de 20 ° C a 22 ° C. A umidade ideal para aves é de 65%.
Alimentação
A composição depende da finalidade para a qual as codornas da Estônia são cultivadas. O uso de carne requer uma ração especial com alto teor de proteína e reposição oportuna de água nos bebedouros.
Quais são as regras para cuidar de codornas da Estônia
- Alimentação de pássaros... Para os adultos, duas ou três refeições por dia são suficientes. O tempo é mantido constante. Os bebedouros são colocados atrás dos comedouros e os comedouros ficam na frente. Os alimentadores são fixados na parte externa das gaiolas.Com um grande número de aves, são utilizadas as automáticas, para as quais a ração é fornecida a partir de um bunker comum. A dieta das codornas da Estônia consiste em alimentos compostos com proteínas, grãos triturados, verduras finamente picadas e ração com ovos. Codornizes da Estônia comem vegetais (beterraba, cenoura), maçãs e besouros de maio também. Recomenda-se incluir carne, fígado cozido e requeijão no cardápio semanalmente.
- Limpeza de gaiolas... As paletes são lavadas regularmente. Para uma colheita completa, as codornizes da Estônia são transferidas para outro lugar durante este período. As paletes são lavadas com água e sabão e bem secas.
- Iluminação... As horas de luz do dia são fornecidas por 16 horas. Exceder este indicador leva a um aumento da agressividade da ave.
Cuidado de inverno
Durante este período, as aves ficam com temperatura confortável e umidade média. Recomenda-se cobrir as aberturas de ventilação e fornecer iluminação adicional ao ambiente. É bom usar lâmpadas infravermelhas, que aquecem adicionalmente a casa.
Como distinguir uma mulher de um homem
Você pode determinar o sexo por características secundárias - cor do corpo e estrutura. Já com um mês de idade, a plumagem do peito da codorna é diferente. Os machos têm uma plumagem monocromática amarelo-ocre ou avermelhada sem manchas. O bico e toda a cabeça do macho são mais massivos em relação ao corpo do que o das fêmeas. As fêmeas são graciosas e proporcionais em sua estrutura. A cor da plumagem do peito das fêmeas é mais desfocada, com manchas escuras.
Eles tentam reconhecer o sexo do pássaro pela presença de uma glândula secretora nos machos próximos à cloaca. Para fazer isso, o pássaro é segurado na mão e virado de cabeça para baixo. Existe uma cloaca na base da cauda. Nas mulheres, não apresenta protuberâncias e tubérculos. O homem possui uma glândula secretora acima da cloaca, pressão sobre a qual leva à liberação de uma secreção branca. Este método é adequado para aves adultas, a codorniz jovem ainda não possui uma glândula secretora desenvolvida, o que o torna impossível determinar gênero portanto.
Agricultores experientes recomendam criar machos e fêmeas separadamente. E, ao mesmo tempo, equipar seções para vários indivíduos nas gaiolas.
Comprar codornizes da Estônia não é problemático.
Conclusão
A raça é popular e difundida, por isso será fácil criar pássaros. Afinal, os residentes de verão e os agricultores compartilham de bom grado sua experiência no cultivo de codornizes da Estônia.