Contente
Uma das melhores raças de codornas produtoras de ovos, a codorna japonesa, veio do Japão para a URSS em meados do século passado. Foi do país de onde esta raça foi trazida para a União que a codorna recebeu o seu nome.
A raça de codornas japonesas, descendente da espécie comum de codornas, é ancestral de todas as demais raças cultivadas, que surgiram seja pela fixação de mutações aleatórias, seja pela seleção de acordo com a característica desejada.
Descrição da codorna japonesa
As codornizes japonesas são pássaros muito grandes em comparação com seu ancestral selvagem. Se o "selvagem" chega a pesar 145 g, o "japonês" já chega a 200 g. É verdade, em casos excepcionais. Normalmente a codorna pesa 120 g, a codorna 140 g.
A seleção de codornas japonesas teve como objetivo aumentar a produção de ovos e o peso corporal para a obtenção de carne dietética, de forma que a cor da codorna selvagem não pode ser distinguida da “japonesa” domesticada.
A cor da codorna japonesa varia um pouco do mais escuro ao mais claro, o que possibilitou o seu retrocesso. raças de codornizes com plumagem colorida.
Anteriormente, as codornizes japonesas eram criadas em escala industrial, não apenas por causa dos ovos, mas também por causa da carne. Hoje, com o advento de raças maiores de codornizes, eu no a importância das codornas japonesas diminuiu.
Depois que surgiu a necessidade de obter uma carcaça maior de uma codorna, como resultado do trabalho de criação nos Estados Unidos, uma raça de codorna chamada de faraó foi criada. O peso da carcaça de uma codorna Faraó é superior a 300 G. Muitos especialistas consideram a plumagem, que não difere da forma selvagem de uma codorna, uma desvantagem da raça Faraó. Mas os golpistas, pelo contrário, são uma dádiva.
Nas avaliações de muitos compradores de codornas Faraó, ouviram-se reclamações de que a ave acabaria sendo pequena. Aqueles que têm mais experiência em termos de taxa de crescimento e ganho de peso das codornas, rapidamente adivinham que, em vez dos faraós, foram vendidas codornas da raça japonesa. Via de regra, as situações "vice-versa" não acontecem. Quail Faraó - o pássaro é mais caprichoso e põe menos ovos que o "japonês", é mais difícil e mais caro criá-lo do que a raça de codorna original.
Características de produtividade
japonês a codorna começa a voar já no segundo mês de vida e é capaz de botar até 250 ovos por ano. O peso dos ovos da codorna japonesa é de até 10 G. Com um peso baixo hoje, as carcaças de carne da codorna japonesa não são mais relevantes, embora isso dependa muito do sabor. O peso das carcaças dos pombos selvagens é inferior ao peso das carcaças das codornizes. E em um tordo depenado e eviscerado, e mais ainda, não há nada. No entanto, tanto o tordo como o pombo selvagem são caçados.
A codorna japonesa domesticada põe ovos diretamente no chão, sempre ao mesmo tempo. Mas fazê-la comer ovos é uma tarefa impossível. Após a domesticação, as codornas japonesas perderam completamente o instinto de incubação.
Manutenção de pássaros
É melhor manter codornas em gaiolas, para depois não perseguir a gata pelo quintal, que decidiu que as codornizes foram compradas especificamente para o beneficiamento do seu corpo. E as aves de rapina consideram logicamente a codorna selvagem como sua presa, sem compreender completamente as nuances das raças.
A gaiola das codornizes deve ter pelo menos 20 cm de altura.As codornizes têm o hábito de decolar com uma "vela" em caso de perigo.Para evitar que atinjam o teto, a tela de ferro pode ser substituída por uma tela de náilon elástica. O tamanho da gaiola pode variar dependendo do número de codornizes. Para 15 aves, uma gaiola de 50x45 cm será suficiente, nas granjas as gaiolas para codornizes podem ser feitas em várias fileiras.
Portanto, geralmente obtém ovo não fertilizado comestível.
Criação de codornas japonesas
Para obter ovos fertilizados, as codornizes podem ser reassentadas em famílias de um macho e três fêmeas em gaiolas diferentes. Mas há uma nuance interessante: as fêmeas fertilizarão melhor se forem plantadas com um macho por 15 minutos alternadamente após 2 horas a cada três dias. É melhor fazer essa manipulação pela manhã. No entanto, um homem ainda está limitado a três mulheres.
Incubação de ovos
Os ovos são colocados para incubação com um prazo de validade de 5 dias. Quanto mais longa for a vida útil do ovo, menor será a eclodibilidade.
Isso se explica pelo fato da água contida no ovo evaporar pela casca. Quanto menos umidade no ovo, menor a chance de eclodir um filhote. Como os ovos são geralmente armazenados em uma geladeira a uma temperatura de 8-12 ° C antes da incubadora, isso agrava o problema. O compartimento do refrigerador seca praticamente qualquer alimento armazenado lá sem embalagem. É a geladeira que explica a pequena vida de prateleira permissível dos ovos.
Na natureza, a ninhada pode esperar nas asas por algumas semanas e, ao mesmo tempo, os filhotes nascerão de quase todos os ovos. Mas na natureza, o solo úmido, as chuvas e o orvalho matinal diminuem a evaporação da umidade dos ovos.
O pequeno segredo para manter melhor os ovos na geladeira
- Coletamos os ovos em um recipiente com orifícios. Se ao mesmo tempo seu fundo não ficar próximo à mesa, então é absolutamente maravilhoso.
- Despeje água limpa em um saco plástico sem furos no fundo. Pode ser destilado ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Colocamos um recipiente no saco e amarramos.
- Para a troca de ar, fazemos furos na parte superior da bolsa.
O aumento da umidade ao redor do recipiente impedirá que o conteúdo dos ovos seque muito rapidamente.
Você pode identificar facilmente quais ovos são adequados para incubação, colocando-os na água. Ovos frescos vão se afogar. Além disso, os ovos diferem na aparência: os ovos frescos têm uma casca fosca devido ao filme antibacteriano que os cobre.
Algumas horas após a postura e antes da incubação, é aconselhável desinfetar os ovos, mas não com uma solução líquida, mas com vapor de formaldeído ou radiação ultravioleta.
A incubação é realizada a uma temperatura de 37,6 ° e uma umidade do ar de 80-90%. Vire o marcador pelo menos 4 vezes por dia. Melhor conseguir uma incubadora automática.
Um padrão interessante de taxa de eclosão de codornas em temperatura e umidade é observado:
- t - 37,5; umidade do ar 50-60% - incubação após 12 dias;
- t - 37,2; umidade 54-55% - incubação após 13-15 dias;
- t - 37,0; umidade 65-90% - incubação após 16-18 dias.
Pareceria benéfico aumentar a temperatura, diminuir a umidade e obter ninhadas mais rapidamente. Na verdade, nem tudo é tão simples.
Com o desenvolvimento inicial, as codornas não têm tempo para retirar todos os nutrientes contidos no ovo, e eclodem subdesenvolvidas e fracas. O cordão umbilical não cicatriza bem e a gema fica no lado interno da casca, que, durante o desenvolvimento normal, deve ser totalmente utilizada.
Criação de pintinhos
Codornizes recém-nascidos recebem um ovo cozido amassado, verduras finamente picadas: penas de cebola, urtigas, cenouras, queijo cottage e óleo de peixe. A partir do 3º dia, adicione multivitaminas, peixe magro cozido. Você pode dar um pouco de leite coalhado ou leite.
Na primeira semana, a codorna deve ser alimentada 5 vezes ao dia, então a frequência de alimentação é reduzida para 3-4 vezes. A partir de dez dias eles dão:
- milho amarelo - 30% da dieta total;
- trigo - 29,8%;
- leite em pó - 6%;
- farinha de carne e ossos - 12%;
- farinha de peixe - 12%;
- bolo de girassol - 3,8%;
- farinha de ervas - 3%;
- conchas no solo - 2%;
- vitaminas - 0,7%;
- cálcio - 0,5%;
- sal - 0,2%.
Os primeiros dias da codorna não serão diferentes uns dos outros na aparência.
Mas por um mês, quando eles crescerem e crescerem, a diferença se tornará perceptível. Neste momento, será necessário separar a codorna da codorna para evitar o cruzamento descontrolado.
Comentários sobre a raça de codornas japonesas
Conclusão
Embora as codornas japonesas tenham perdido sua relevância como fonte de carne, elas continuam sendo uma raça ideal para iniciantes devido às suas condições pouco exigentes de criação. Depois de ganhar experiência, você pode tentar obter outras raças de codornizes ou parar nesta.