Contente
O grosso do dinheiro do dono da codorna é gasto na compra de ração. Uma alimentação mal organizada pode transformar um negócio lucrativo em deficitário. Freqüentemente, esses problemas surgem de alimentadores deficientes. Os pássaros conseguem espalhar até 35% da ração, e isso já é um custo extra, mais a sujeira dentro das gaiolas. Consertar a situação vai ajudar alimentador de bunker para codornizes, coloque fora células... Os pássaros que passam pela grelha só alcançam a popa com a cabeça para comer, não tendo a menor chance de espalhá-la.
Requisitos básicos para alimentadores
O desenvolvimento de pintinhos e adultos dependerá de como a higiene é mantida. Ao criar codornas, os seguintes requisitos são impostos aos comedouros:
- É aconselhável escolher o material para a fabricação de dosadores ecologicamente corretos e não corrosivos. Se for de metal, é melhor usar aço inoxidável ou ligas não ferrosas. Vidro ou porcelana servem, mas serão frágeis. O uso de plástico de qualidade alimentar é permitido. Idealmente, qualquer material para um alimentador deve ser bem lavado.
- O tamanho do cocho depende do número de animais na gaiola. Em termos de volume, a tremonha deve conter um pouco mais de ração para alimentar a ave inteira na gaiola de uma vez.
- O design do produto deve fornecer à codorna fácil acesso à ração, mas ao mesmo tempo, a altura dos lados deve ser escolhida de forma que a ave não arranque o alimento composto para fora dela.
É importante cuidar do acesso humano conveniente ao bunker, porque a ração deverá ser servida pelo menos três vezes ao dia.
Os designs dos comedouros para codornizes diferem na forma como são alimentados. Os modelos mais comuns são:
- Alimentadores tipo bandeja pode ser instalado dentro e fora da gaiola. O arranjo externo não dá às codornizes a oportunidade de espalhar alimentos. Os modelos de cocho são adequados para o mesmo tipo de alimento e são instalados apenas para pintos.
- Alimentadores tipo calha adequado para alimentar pintos e codornizes adultas. A fixação da estrutura é feita do lado de fora da gaiola. Ao usar um comedouro de cocho, você precisa cuidar da largura mínima de aproximação para cada codorna a uma taxa de 50 mm para cada indivíduo.
- Alimentadores do tipo Hopper são considerados a melhor invenção para alimentação de codornas. Pode ser instalado fora e dentro da gaiola. Apenas alimentos secos são despejados no funil, que é gradualmente despejado na bandeja inferior. À medida que a codorna come o alimento composto no palete, uma nova porção é despejada do bunker.
- Alimentadores automáticos É uma modificação aprimorada do modelo de bunker. Eles raramente são usados em casa. Na maioria das vezes, esses projetos são usados em uma fazenda de codornas para simplificar a alimentação de um grande número de codornas. O alimentador automático consiste na mesma bandeja com o funil, apenas um distribuidor operado por temporizador é adicionado. O alimento é colocado automaticamente na bandeja na hora definida, sem intervenção humana.
Cada um dos alimentadores tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas um modelo de bunker é a escolha ideal para uma casa.
Auto-produção da estrutura do bunker
Fazer um alimentador de abrigo para codornas com suas próprias mãos é muito fácil. Você nem mesmo precisa construir um desenho complexo aqui. Começaremos imediatamente o trabalho cortando o perfil galvanizado. Ele servirá como uma bandeja onde a alimentação será alimentada.O comprimento do perfil depende do tamanho da gaiola e do número de pássaros. Cada codorna deve ter espaço suficiente para se aproximar livremente da bandeja.
Os próximos elementos serão as paredes laterais da tremonha e ao mesmo tempo as tampas das extremidades do perfil. Duas placas idênticas são cortadas em compensado, lembrando o número sete. Se você virá-los, obterá uma figura semelhante a uma bota. A parte superior dos espaços em branco se expande para a conveniência de preencher o alimento. A largura da parte inferior do sete invertido deve corresponder à distância entre os flanges laterais do perfil.
Os dois setes, de cabeça para baixo, são inseridos nas laterais do perfil de corte e fixados com parafusos auto-roscantes. Em seguida, duas placas retangulares são cortadas de uma folha de madeira compensada ao longo do comprimento do perfil. Essas serão as paredes principais do bunker. Ambos os espaços em branco são fixados de forma semelhante com parafusos auto-roscantes com prateleiras de perfil e laterais de funil em forma de bota.
Com isso, o alimentador está quase pronto. O fundo é uma bandeja, na lateral há um bunker alto em forma de V. Você pode fixar o produto dentro da gaiola, mas é melhor instalá-lo fora. As codornizes através da rede chegarão à bandeja, e é mais conveniente para o proprietário colocar a ração no bunker.
Essa estrutura não precisa ser feita de compensado. Se você tiver uma máquina de solda, o alimentador de codorniz pode ser soldado em aço inoxidável.
A propósito, examinamos o processo de fabricação de um alimentador, mas não descobrimos quanto volume do bunker é necessário. Aqui você deve fazer os cálculos mais simples. Uma codorna adulta come cerca de 30 g de alimento composto em uma alimentação. Você precisa alimentar o pássaro 3 vezes ao dia. Se codornas forem alimentadas com carne, a ração diária é aumentada em até quatro vezes. A quantidade de comida ingerida por dia deve ser multiplicada pelo número de codornizes que vivem na gaiola. Esta será a ração diária de ração para todas as codornas alimentadas com o alimentador do bunker. Agora resta calcular o volume da tremonha para que toda essa alimentação caiba. É aconselhável adicionar uma pequena margem ao resultado obtido.
Se a disponibilidade de material e o tamanho da gaiola permitirem aumentar o bunker, isso será uma grande vantagem. Nesse comedouro, será possível encher a comida por vários dias.
O vídeo mostra o alimentador do perfil:
O alimentador de tremonha de garrafa PET mais simples
Em casa, muitos estão acostumados a fazer comedouros e bebedores para aves em garrafas de plástico. Não vamos quebrar a tradição e faremos um modelo de bunker em 30 minutos. Para trabalhar, você precisa de uma garrafa de plástico de dois litros, uma faca afiada e parafusos de madeira.
Vamos dar alguns passos:
- Pegamos uma garrafa e, recuando 100 mm do gargalo, cortamos buracos com um diâmetro de 20 mm em um círculo. Você deve obter janelas redondas de 5-6.
- Agora, com uma faca afiada acima dos furos feitos, é necessário cortar a parte superior afilada da garrafa. Aqui, em vez de uma faca, você pode usar uma tesoura.
- O branco resultante é virado e colocado na segunda parte da garrafa, tendo previamente cortado o seu fundo.
- A tremonha pronta é colocada em um palete, onde é aparafusada com um parafuso auto-roscante na tampa da garrafa.
O alimentador para codornas de uma garrafa PET está pronto, você pode despejar a ração e vê-la escorrer pelos orifícios.
Como você pode ver, fazer um comedouro de codornizes em casa é bastante simples. Inicialmente, você só precisa calcular corretamente o seu volume e, em seguida, proceder ao corte dos fragmentos.