Gaiolas de codorna DIY + desenhos grátis

Quando houver desejo de criar codornizes em casa, você terá que construir um alojamento para elas. Aviários não são adequados para essas aves. As gaiolas, é claro, são mais fáceis de comprar, mas nem todo avicultor pode arcar com os custos extras. Se você abordar este assunto de forma criativa, uma fazenda caseira de codornizes pode ser equipada com casas caseiras. Agora veremos como as gaiolas de codorna "faça você mesmo" são feitas de diferentes materiais.

Requisitos para células

Em primeiro lugar, uma gaiola de codorna feita em casa deve ser forte. Se uma tela de arame for usada, o tamanho da malha deve ser grande o suficiente para permitir que a cabeça da ave caiba no comedouro. Através dos grandes buracos presentes na estrutura, codornizes saltam instantaneamente.

Requisitos para células

Durante a produção independente de gaiolas de codorniz, é necessário levar em consideração o número de cabeças de gado. Um pássaro deve ter cerca de 200 cm2 espaço livre. Freqüentemente, as casas feitas por avicultores fornecem para um indivíduo de 150 cm2 espaço livre, que também é bom para uma codorna.

Atenção! A sala onde serão instaladas as gaiolas para codornas deve ser protegida da penetração de animais predadores e correntes de ar.

Codornizes selvagens vivem em áreas densamente cobertas de grama. Os pássaros adoram o crepúsculo e ocasionalmente saem para o sol. Eles precisarão fornecer um ambiente semelhante em casa.

Desenho de gaiola de codorniz

Uma vez que a decisão de construir células em casa foi tomada gratuitamente, os desenhos serão necessários para o trabalho. Em princípio, um diagrama de qualquer desenho representa uma caixa comum. A característica distintiva é a parte inferior. Para codornas adultas, é feito em uma inclinação de 12cerca de em direção ao coletor de ovos. Quando as fêmeas começam a botar, os ovos rolam pelo chão inclinado para uma bandeja fixada do lado de fora da gaiola.

Com base no fato de que um pássaro adulto precisa de cerca de 200 cm2 espaço livre, calculamos o tamanho da gaiola para codornas, levando em consideração o fato de a família ser composta por um macho e quatro fêmeas. Normalmente, a largura da casa é reduzida, de cerca de 30 a 50 cm, as codornizes ficam pequenas e um pé-direito de 25 cm é suficiente para elas. O comprimento da gaiola é calculado pelo número de codornizes vivas.

O desenho mostrado de uma gaiola de codorna mostra uma estrutura de três camadas. Esses modelos são mais adequados para uso doméstico, pois economizam espaço. Mais ou menos camadas podem ser feitas, se desejado.

Conselho! Ao fazer gaiolas de várias camadas, é necessário fornecer acesso conveniente à seção superior sem o uso de escadas e outras estruturas semelhantes.

Tamanhos de gaiolas para codornas de diferentes idades

Agora é a hora de considerar as gaiolas para criação de codornizes de diferentes idades. Se for tomada a decisão de se envolver seriamente na criação desta ave, será necessário fazer casas de diferentes idades, diferindo em seu design:

  • Os pintinhos recém-nascidos de até dez dias de idade precisarão de chocadeiras. Essa casa tem três paredes laterais feitas de aglomerado, de fibra ou de contraplacado. A quarta parede frontal, o piso e o teto são fechados com uma malha fina de 10x10 mm. Em vez de uma rede, o teto pode ser coberto com fibra ou papelão liso. Um comedouro com bebedouro é colocado dentro da gaiola, os pintos recebem iluminação e aquecimento.
  • O próximo modelo é projetado para codornas jovens de até 45 dias de idade. Em primeiro lugar, o projeto prevê um piso de malha com células maiores, mas não mais do que 16x24 mm. Todas as paredes laterais podem não ser sólidas. Aqui, é preferida uma rede para gaiolas de codorniz com uma malha de 24x24 mm.
  • Os galpões para codornas adultas podem ser totalmente de malha ou com três paredes laterais de compensado. Para reduzir o custo dos consumíveis, as redes laterais de metal são substituídas por contrapartes de plástico. O tamanho da malha das paredes laterais deve ser de 32x48 mm, e para a parte inferior será utilizada uma malha com células de 16x24 mm. Nos galpões onde as galinhas poedeiras vão morar, o fundo é feito com inclinação para a bandeja de coleta de ovos. A bandeja em si pode ser apenas uma continuação do fundo, mas sempre com um limitador na borda. Caso contrário, os ovos vão rolar e cair no chão.
  • Atenção especial deve ser dada às células que conterão codornizes para carne. As casas são feitas apenas de malha com células de 32x48 mm. Além disso, é importante limitar o espaço para as aves com gaiolas menores e pé-direito alto. Quanto menos a codorna se mover, mais rápido ela ganhará peso.

Tendo tratado os requisitos básicos, passamos a fazer uma gaiola para codornizes com nossas próprias mãos de diferentes materiais de acordo com as instruções passo a passo.

Casa feita de malha com moldura de madeira

A gaiola da codorna mostrada na foto tem uma moldura de madeira. Todas as laterais, teto e piso são revestidos com malha de metal. A montagem em fases da estrutura consiste nas seguintes etapas:

  • Elementos de madeira com ajuda de parafusos auto-roscantes são conectados perpendicularmente para que o contorno da caixa seja obtido. Nas juntas de canto, você pode aparafusar os cantos de metal aéreos com parafusos autoatarraxantes. Eles evitarão que o quadro se afrouxe.
  • Quando a moldura estiver completamente pronta, é aconselhável tratar a madeira com um anti-séptico e, em seguida, abrir com verniz. Este procedimento visa prolongar a vida útil da estrutura de madeira.
  • Os fragmentos são cortados da malha de metal no tamanho das laterais da moldura. A rede é pregada na moldura de madeira com pequenos pregos, dobrando-os. Com a última fileira de pregos, eles tentam puxar a tela para que ela não ceda.

Quando a moldura está completamente coberta, bandejas para coleta de ovos são fixadas sob o fundo e um pallet de chapa de aço é instalado sob a malha do piso. No final, é necessário inspecionar toda a estrutura para que não haja pontas afiadas da tela e pregos salientes que possam machucar a codorna.

O vídeo mostra gaiolas de codornas:

Gaiola de malha de metal sem moldura

A maneira mais fácil e rápida de montar uma codorna é dobrá-la com uma malha de metal. O design não prevê qualquer moldura. Você precisa fazer o seguinte:

  • Uma caixa retangular é dobrada a partir de uma malha de metal. Este projeto não possui duas paredes laterais. Eles são cortados separadamente e com a ajuda de um arame são fixados na caixa resultante. Além disso, um fragmento é fixado firmemente e uma porta é feita no segundo. Esta será a frente da gaiola.
  • Para a parte inferior, corte um fragmento de uma malha de malha fina e fixe-o em um ângulo de 12cerca de em direção à gaiola onde a porta está localizada. Haverá também um coletor de ovos. É uma continuação do fundo, apenas na borda um limitador é fixado a partir de qualquer prancha de madeira. Você pode simplesmente dobrar as bordas da malha.

A casa das codornizes está pronta. Resta instalar um palete sob a malha do piso e você pode povoar as aves.

Casa de madeira compensada

A fabricação de uma casa de compensado se justifica pela limpeza do cômodo onde será instalada. As penas e o pó que voam das codornizes vão se depositar no palete e não cair no chão, como é o caso das gaiolas de malha.

O procedimento para fazer uma casa de madeira compensada consiste nas seguintes etapas:

  • Uma moldura é feita de uma viga de madeira com uma seção de 50x50 mm. É aconselhável fazer uma estrutura de várias camadas com pernas. O quadro é feito usando o método de gaiola de quadro de malha.
  • O esqueleto resultante da estrutura deve ser revestido.Compensado fino ou placa de fibra são adequados aqui. Os fragmentos são cortados para caber nos três lados e no teto. Várias filas de orifícios de ventilação com um diâmetro de 30 mm são perfurados nas folhas. Cada peça é pregada na moldura.
  • A estrutura acabada é tratada com um anti-séptico, após o que é aberta com verniz. As molduras das portas são feitas de barras semelhantes para cada seção da gaiola. Fragmentos são cortados da malha de metal para caber nas armações e fixados com pregos. As portas acabadas são fixadas à moldura da frente da casa com a ajuda de toldos.

O chão, cuja extensão é o coletor de ovos, é recortado de uma malha fina e pregado na moldura. Um palete é instalado sob o piso de cada seção.

Casa de caixas plásticas

Isso não quer dizer que uma gaiola de codorna feita de caixas plásticas seja uma opção ideal, mas como uma saída da situação pela primeira vez, é aceitável. Para montar a estrutura, serão necessárias três caixas plásticas do mesmo tamanho, mas com alturas diferentes. Coloque os recipientes um em cima do outro de forma que a caixa alta fique entre as duas baixas. O recipiente inferior será a bandeja da gaiola. Uma abertura para a porta é cortada na gaveta superior com uma faca. Na prateleira lateral da gaveta do meio, os furos são aumentados para que a codorna possa enfiar a cabeça no comedouro.

No vídeo, faça você mesmo gaiolas de codorna em caixas:

O que são baterias de células

Em casa e na produção, as baterias de gaiola para codornas provaram ser boas, permitindo que você economize espaço utilizável. O que é isso? A resposta é simples. Uma bateria é um conjunto de células empilhadas umas sobre as outras. Ou seja, uma estrutura de várias camadas está sendo fabricada. Cada seção é equipada com seu próprio piso, bandeja e coletor de ovos. Os materiais e o método de fabricação das baterias de células não são diferentes dos designs considerados acima.

Então, vimos como fazer uma gaiola de codorna faça-você-mesmo com diferentes materiais. O negócio não é difícil, mas requer certas habilidades. Em qualquer caso, as casas feitas em casa custarão menos ao avicultor do que as compradas em lojas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção