Codornizes incubando em uma incubadora em casa

Processar incubação de codorna nas condições da sua própria fazenda - uma ocupação não muito pesada, se você seguir regras simples. Os pintos são sempre procurados no mercado e a carne de codorna está em constante procura. É muito saboroso e tem qualidades dietéticas. Se desejar, você pode criar pássaros em uma incubadora e multiplicar seu próprio gado dez vezes durante o ano.

Obtenção de material reprodutivo de alta qualidade

Uma das vantagens de criar codornas é que elas põem ovos 1,5 mês após a eclosão. No entanto, nem todo material reprodutivo é adequado para incubação. Precisa ser fertilizado, fresco e com boa informação genética. Se você quiser criar codornizes para formar seu próprio rebanho, há de 3 a 4 fêmeas por macho. Nesse caso, você pode contar com o fato de que as fêmeas estarão cobertas e haverá material suficiente para incubação.

Importante! Se houver muitos machos no rebanho, esse pode ser um dos motivos para a presença de ovos de codorna inadequados para incubação.

Em nossa mini granja avícola própria, é possível atingir um aumento de produtividade de até 80%. Codornizes e codornizes são mantidos em compartimentos separados. Para o acasalamento, a codorna é deixada em um pequeno aviário com dois machos por meia hora. Quais regras devem ser seguidas para que o material reprodutivo para incubação seja de alta qualidade?

A idade ideal para poedeiras é de 2,5 a 9,0 meses. Os machos para acasalamento não devem ser usados ​​com mais de 3 meses de idade. Se a codorna tiver mais de 3 meses, deve ser descartada e substituída por um touro de 2 meses.

Os critérios para a adequação dos ovos para a criação de codornizes em uma incubadora são os seguintes:

  • O ovo fertilizado para incubação não deve ser muito grande ou pequeno.
  • A massa de um ovo é: para raças de ovo - de 9 a 11 g, para raças de carne - de 12 a 16 g.
  • A concha não é muito opaca nem excessivamente colorida.
  • A concha não é áspera ao toque.
  • Outro ponto importante é a forma correta. Nem os ovos pontiagudos nem os esféricos são adequados para incubação.

É possível tirar conclusões finais sobre a adequação de um ovo para ser colocado em uma incubadora usando um ovoscópio feito por você. Faça um cilindro de papelão, corte uma janela no centro para encaixar o ovo. Insira uma lâmpada conectada a uma fonte de alimentação elétrica na parte final.

Não incubamos o material nos seguintes casos.

  • Rachaduras na casca.
  • Câmara de ar na lateral do ovo ou na lateral da ponta afiada.
  • A gema não está centrada.
  • A presença de duas gemas.
  • Branco e gema com manchas.

Armazenamento de material de incubação

Você pode armazenar os ovos fertilizados até que sejam colocados na incubadora por no máximo 1 semana. Cada dia subsequente reduz a probabilidade de uma colcha completa nascer por um terço. Isso se deve ao fato de a viabilidade do embrião não ultrapassar quatro semanas.

Antes de ser colocado na incubadora, o material reprodutivo é mantido em uma sala bem ventilada, com temperatura do ar de 10 a 12 graus e umidade relativa do ar em torno de 80%. Um recipiente aberto cheio de água pode ser usado para umidificar o ar interno.

É necessário proteger os ovos dos raios solares. Duas vezes por dia eles são virados. Nesse caso, você deve agir com muito cuidado para evitar danos aos cabos.

Colocamos ovos na incubadora

Primeiro, preparamos a incubadora para incubação. Os ovos são colocados em uma incubadora cuidadosamente lavada e desinfetada. A incubadora pode ser desinfetada por irradiação com uma lâmpada de quartzo ou Ecocida dissolvido por 8 minutos.

Conselho! Despeje água no reservatório designado com antecedência. Deixe o aparelho funcionar por 3 horas de operação a seco. Isso é necessário para garantir que o termostato esteja funcionando corretamente.

Uma questão polêmica: você precisa lavar os ovos antes de colocá-los na incubadora? Os especialistas não recomendam fazer isso, pois a membrana supra-casca pode ser danificada. Mas muitos avicultores ainda ignoram essa regra. Eles os enxáguam e os tratam com uma solução de manganês a 3%. A irradiação ultravioleta de 5 a 8 minutos é muito mais eficaz do que esse tratamento. Ao mesmo tempo, a lâmpada é mantida a uma distância de 40 cm da superfície.

Os ovos são colocados na incubadora de duas maneiras: verticalmente e horizontalmente. Na postura horizontal, os ovos são rolados periodicamente em diferentes direções e, na postura vertical, são inclinados para a esquerda e para a direita (incubação das codornas sem tombamento). O método vertical tem menor capacidade, mas maior porcentagem de incubação (cerca de 75%).

Marcador vertical

Se a incubadora não for adaptada para postura vertical de ovos e não estiver equipada com dispositivo para viragem automática de ovos, você pode fazer um molde com suas próprias mãos. Bandejas dobradas regulares para ovos funcionam bem para isso. Corte um orifício de 3 mm na parte inferior das células. Organize os ovos verticalmente nas células, inclinando-os quarenta e cinco graus.

Importante! Mesmo se a incubadora estiver equipada com um termômetro elétrico, é aconselhável monitorar adicionalmente a temperatura do ar na incubadora usando um termômetro de álcool.

Desdobramento horizontal

Com este método de incubação, os ovos simplesmente precisam ser colocados na rede. Nesse caso, deve-se primeiro delinear o lado que fica de cima para não se confundir ao virar.

Modo de incubação

As condições de incubação são alteradas várias vezes.

  • Dia 1-7: temperatura do ar 37,8 graus, umidade relativa 50-55%. Vire os ovos a cada 6 horas.
  • 8-14 dias. O regime de temperatura permanece o mesmo. A umidade relativa é reduzida para 45%. Os ovos devem ser virados a cada 4 horas. Além disso, 2 vezes ao dia, você precisa ventilar a incubadora por 15-20 minutos para resfriar os ovos. Virar ajuda a evitar que o embrião grude na casca.
  • 15-17 dias: o nível de umidade relativa sobe para 70%. A temperatura do ar é de 37,5 graus.

O tempo de incubação é de 17 a 18 dias. Após a incubação, as codornas devem ser mantidas na incubadora até que estejam completamente secas. Após cerca de dois dias, os filhotes de codorna podem ser colocados em condições mais "adultas": um quarto separado, pré-aquecido.

Importante! É possível preservar embriões viáveis ​​e incubar codornizes com sucesso, mesmo se a incubadora quebrar repentinamente.

É importante ver e consertar o dano a tempo. Para evitar que os embriões sejam danificados, eles devem ser resfriados a 15-17 graus.

Resultado do trabalho

A produtividade da incubação de codornas em uma incubadora pode ser estimada pelo cálculo aritmético mais simples. Se o número de animais jovens for ¾ ou mais do número total de ovos, tudo está em ordem. Se menos, então você precisa analisar a causa desse fenômeno e usar a ajuda de um ovoscópio.

  • Um ovo sem fecundação tem a mesma aparência de antes de ser colocado na incubadora, com a diferença de que a câmara de ar é ampliada.
  • Se um anel de sangue carmesim for visível, isso é um sinal da morte do embrião durante os primeiros cinco dias de permanência do ovo na incubadora.
  • Se o embrião congelou por 6 a 14 dias, ele ocupa cerca de ½ de todo o recipiente.
  • Codornizes que morreram antes ou durante a eclosão ocupam todo o volume.Quando visto em um ovoscópio, o lúmen está completamente ausente ou ligeiramente perceptível.

Também é necessário saber o que exatamente causou a diminuição da produtividade na criação de codornas: violação do regime de temperatura, nível de umidade desfavorável ou viragem irregular dos ovos. As razões para a baixa produtividade da incubação podem ser.

  1. Nutrição desequilibrada, falta de minerais, oligoelementos e vitaminas. O resultado é a formação de embriões fracos e inicialmente inviáveis. Os pintinhos nascidos têm malformações, imunidade fraca. Alguns bebês morrem, sendo incapazes de romper a casca com o bico.
  2. O modo de incubação não está correto. Isso pode ser uma violação do regime de umidade e temperatura do ar, bem como ventilação insuficiente. Os embriões morrem por falta de oxigênio.
  3. Troca gasosa interrompida. É necessário monitorar a temperatura e, de acordo com o regime de incubação, resfriar os ovos periodicamente.

Antes de adquirir uma incubadora, é necessário familiarizar-se com suas características técnicas e a disponibilidade de funções adicionais (viragem automática de ovos, caixa para colocação de pintinhos nascidos, controle de umidade do ar).

É aconselhável comprar material para incubação em granjas comprovadas. Mas se desejar, você pode começar a cultivar sua cria. Você tanto economizará dinheiro quanto ganhará experiência. O procedimento de incubação de codornas é bastante trabalhoso, mas interessante e estimulante. Sua perseverança e paciência serão recompensadas!

O processo de incubação é mostrado no vídeo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção