Contente
Tornou-se muito popular nos últimos anos criação de codornizes... Tamanho compacto, crescimento rápido, carne de excelente qualidade e ovos muito saudáveis são apenas as vantagens gerais da criação desta ave. Devido à crescente popularidade das codornizes, muitas raças foram criadas como eu noe postura de ovos. Uma das raças de carne mais fortes é a codorna branca do Texas.
Descrição da raça
A raça de codorniz branca do Texas recebeu o nome do local de sua criação. Foram os cientistas do estado do Texas cruzando raças japonesas de carne e codorna raça branco inglês, tenho esta raça.
Como o nome indica, a cor das penas desta ave é branca, mas existem pequenas manchas de penas pretas.
Eles têm uma constituição forte: pernas poderosas, costas largas e peito largo.
O peso de uma fêmea adulta da raça Texas White Pharaoh chega a 400-450 gramas, e de um galo - 300-360 gramas.
Uma característica distintiva do comportamento da raça de codorniz do Texas é a calma, até mesmo um pouco de apatia. Em vista disso, a reprodução é possível com um número maior do que o normal de machos. Cerca de um homem para cada duas mulheres.
Peso do pássaro por tempo
Os números mostrados podem flutuar ligeiramente e são apenas uma orientação aproximada para comparar o peso de codornas de frango.
Idade por semana | Machos | Mulheres | ||
Peso vivo, g | Peso da carcaça acabada, g | Peso vivo, g | Peso da carcaça acabada, g | |
1 2 3 4 5 6 7 | 36-37 94-95 146-148 247-251 300-304 335-340 350-355 |
142 175 220 236 | 36-37 94-95 148-150 244-247 320-325 360-365 400-405 |
132 180 222 282 |
Características do cultivo de codornizes do Texas
Com o equipamento adequado do espaço de trabalho e o cumprimento de todas as regras de manutenção, a criação de codornizes da raça Texas Faraó Branco não será tão difícil quanto um processo interessante.
Regime de temperatura
Este é um aspecto muito importante, cuja observância determinará a qualidade do ganho de peso. São as condições da primeira semana de vida que preparam o terreno para um bom crescimento.
Ao eclodir dos ovos, os pintinhos são cuidadosamente colocados em caixas ou gaiolas com temperatura de 36-38 graus. Na sala onde as células estão localizadas, também é importante observar o regime de temperatura de 26-28 graus. Tais condições são observadas desde o nascimento até 10 dias de vida.
Na semana seguinte, ou seja, até os 17 dias de idade, a temperatura na gaiola é reduzida gradativamente para 30-32 graus, e a temperatura ambiente para 25 graus.
No período de 17 a 25 dias, a temperatura na gaiola é de 25 graus, na sala é de 22 graus. Após 25 dias, um regime de temperatura favorável é mantido na faixa de 18 a 22 graus.
Umidade do ar
Uma condição muito importante para manter codornas do Texas é a umidade correta do ar - 60-70%. Como regra, os quartos aquecidos têm ar seco. Você pode resolver este problema instalando um grande recipiente com água na sala.
Comida
Hoje em dia, não é necessário pensar na dieta dos animais, existe uma vasta seleção de alimentos, selecionados tendo em conta as necessidades da raça e uma idade específica. Você só precisa encontrar um bom fabricante cuja ração seja de alta qualidade e composição competente.No entanto, existem aspectos da alimentação da codorna Faraó Branco do Texas que você precisa saber:
- Na primeira semana de vida codorna de frango são necessários suplementos alimentares na forma de ovos cozidos, farinha de carne e ossos, iogurte, queijo cottage ou outros produtos que contenham uma grande quantidade de proteínas. Em geral, os alimentos devem ser muito bem triturados no início;
- Além dos alimentos compostos, é imprescindível adicionar verduras; no inverno, vegetais ralados podem substituí-los: batata cozida, beterraba, cenoura, nabo etc.
- É importante monitorar a presença de aditivos minerais na ração, mas é melhor cuidar deles você mesmo. Para todas as aves, especialmente aquelas que ganham peso rapidamente, são necessários suplementos de cálcio na forma de casca de ovo triturada, giz ou farinha de ossos. O cascalho será outra fonte de minerais;
- A adição de ração animal, como insetos e peixes, tem um efeito muito benéfico no ganho de peso.
A codorna do Texas deve sempre ter acesso à água doce, ela precisa ser trocada diariamente, pois quando aquecida, ela se deteriora, prejudicando o sistema digestivo.
Iluminação
A peculiaridade da raça dos faraós brancos do Texas é que eles não gostam de iluminação forte. Uma lâmpada de 60 W é suficiente para um pequeno cômodo; com luz forte, as aves tornam-se agressivas e podem bicar umas às outras, diminuindo a produção de ovos das codornas. As horas de luz do dia na idade de 0 a 2 semanas são mantidas por todas as 24 horas, de 2 a 4 semanas - 20 horas, depois - 17 horas.
Lugar de contenção
De grande importância no desenvolvimento de frangos de corte codorna da raça Texas Pharaoh possui equipamento competente de gaiolas, densidade de lotação de aves.
Você pode comprar gaiolas de codornas especiais, mas nem sempre existe essa oportunidade, portanto, os seguintes parâmetros serão importantes na fabricação:
- É desejável fazer o piso das gaiolas de malha fina com uma bandeja sob ele. Os excrementos cairão no palete, facilitando a limpeza das gaiolas e melhorando os parâmetros de higiene da contenção.
- O chão deve ter uma ligeira inclinação com o coletor voltado para o fundo, caso contrário os ovos serão simplesmente bicados e pisoteados.
- Alimentadores e copos com canudinho estão localizados do lado de fora ao longo de toda a gaiola para facilidade de uso.
- A densidade de estocagem é determinada levando-se em consideração o fato de que uma codorna adulta necessita de 50 cm2 de sexo.
- As células nas paredes laterais devem ser tais que a cabeça da codorna passe livremente. Um exemplo na foto.
Como fazer o gênero de um frango branco do Texas
Quais são as características que distinguem uma mulher de um homem? Os gaviões experientes podem distingui-los por diferentes propriedades: cor, físico e até voz, mas isso é para profissionais.
Você pode determinar o sexo por um período de 3 semanas da seguinte maneira: vire-o de cabeça para baixo, mova as penas sob a cauda, se sentir um tubérculo ali, ao ser pressionado sobre qual espuma é liberada, então é um macho.
Você pode ver claramente como distinguir uma fêmea de um macho da raça Texas White Pharaoh em um vídeo do YouTube sobre este tópico: