Galinhas Welsummer

Welzumer é uma raça de frangos criada na Holanda por volta dos mesmos anos que Barnevelder, nos anos 1900-1913 do século passado. A criação da raça contou principalmente com a participação de Galinhas perdizes: Cochinchins, Wyandot, Leghorns e Barnevelders. Eles também derramaram em vermelho Rhode Island.

A tarefa dos criadores era obter galinhas que botassem ovos grandes com cascas coloridas. E esse objetivo foi alcançado. A nova raça foi batizada em homenagem ao pequeno vilarejo de Velzum, no leste da Holanda.

No final da década de 1920, essas aves entraram no Reino Unido e foram adicionadas ao British Standard em 1930.

Os Beelzumers eram especialmente apreciados por seus ovos grandes e lindamente coloridos. Eles foram criados como uma raça produtiva de carne e ovo e assim permanecem até hoje. E hoje, juízes e especialistas em exposições se preocupam antes de mais nada com a produtividade do frango e só depois com a aparência e a cor. Mais tarde, a forma anã de Welzumer foi criada.

Descrição

O aparecimento dos representantes da raça Welsumer corresponde plenamente às ideias de muitas pessoas sobre como deve ser uma galinha poedeira numa aldeia. Este pássaro tem uma cor modesta em tons de marrom. Somente os especialistas serão capazes de descobrir como a cor prateada difere da dourada e ambas são da perdiz vermelha. O galo fica com uma cor mais clara. A cor principal da pena do galo é o tijolo. Mas como uma raça de carne e ovo, o Velzumer é maior do que camadas especializadas. Um frango adulto pesa de 2 a 2,5 kg. Galo - 3-3,5 kg. Na versão anã, o galo pesa 960 g, a galinha poedeira 850 g.

Padrão

Na Holanda, o padrão Welsumer é bastante rígido, com descrições de artigos separadas para camadas e machos. A cor, neste caso, é fornecida apenas para perdiz vermelha.

A impressão geral das galinhas é de pássaros leves e móveis. Em termos de luz, as impressões enganam. Esta é uma raça de peso médio. A impressão de um corpo leve aparece devido à figura um tanto "esportiva" em pernas longas. A plumagem densa também reduz visualmente o volume em comparação com a pena solta em algumas outras raças.

Galo

A cabeça é de tamanho médio com uma crista vermelha grande e ereta em forma de folha. Os brincos são longos, ovais, vermelhos. Os lóbulos e o rosto são vermelhos. O bico é de comprimento médio, amarelo escuro. Os olhos são laranja-avermelhados.

Em uma nota! A cor dos olhos pode variar de acordo com a cor.

Em pássaros de cores douradas e prateadas, os olhos podem ser laranja.

O pescoço é de comprimento médio com desenvolvimento satisfatório da crina. O corpo está sentado horizontalmente. A silhueta do corpo é oval alongada.

O dorso é longo, moderadamente largo. O lombo é bem franjado. A cauda é inserida em um ângulo vertical, esplendor médio. Tranças pretas de comprimento médio.

O peito é largo, musculoso e arqueado. Os ombros são poderosos. As asas são pressionadas firmemente contra o corpo.

As pernas são de comprimento médio, bem musculosas. Metatarso amarelo ou branco-rosado, de comprimento médio. A maioria do gado tem metatarsos sem penas, mas às vezes o legado dos Cochinchins pode aparecer: feixes individuais de penas no metatarso.

Frango

As principais características da raça são as mesmas dos galos. A vieira é pequena e de formato regular. O corpo é grande e largo, horizontal. As costas são largas e compridas. O ventre é bem desenvolvido e cheio. A cauda forma um ângulo obtuso em relação ao corpo.

Defeitos exteriores:

  • corpo pouco desenvolvido;
  • barriga pouco desenvolvida;
  • posição muito vertical do corpo;
  • cabeça áspera;
  • lóbulos brancos;
  • cauda de esquilo;
  • muito branco no pescoço;
  • muito preto em camadas.

Mas com a cor, pode haver situações diferentes, já que nos padrões americanos três descrições da cor das galinhas da raça Velzumer são fornecidas de uma vez.

Interessante! Das três opções de cores existentes na terra natal da raça Welsumer, na Holanda, apenas a perdiz vermelha é reconhecida.

Cores

A cor mais comum é a perdiz vermelha.

O galo tem a cabeça castanho-avermelhada e crina no pescoço. No peito está uma pena preta. Ombros e costas com uma pena marrom-avermelhada escura. Penas de vôo da primeira ordem são marrom escuro, o segundo - preto com manchas marrons nas pontas. A pena longa na parte inferior das costas é da mesma cor que as lancetas na crina. Abaixo é cinza-escuro. As penas da cauda são pretas com uma tonalidade verde.

A cabeça é marrom-avermelhada, as penas do pescoço são mais claras com tonalidade dourada e pretas no meio da pena. O corpo e as asas são marrons com manchas pretas. Penas de vôo de primeira ordem nas asas são marrons, de segunda ordem - pretas. A cauda é preta. O peito e a barriga são castanhos sem manchas.

Prata

Nas descrições americanas de galinhas Velzumer, essa cor é chamada Silver Duckwing. Como o dourado, é mais comum entre as galinhas anãs da raça Velzumer, embora também seja encontrado em uma forma grande.

Em galos dessa cor, a cor marrom está completamente ausente na plumagem. Uma pena branca tomou seu lugar.

Em camadas, as penas vermelhas são substituídas por brancas apenas no pescoço, mas a cor do resto do corpo é muito mais pálida do que a do vermelho. Esta diferença é claramente visível na foto de galinhas prateadas da raça Welsomer.

Dourado

Uma galinha desta cor às vezes é difícil de distinguir de uma camada com uma cor vermelha. A pena do pescoço pode ser mais clara e mais "dourada" do que as vermelhas. O corpo é um pouco mais claro, mas em geral as duas cores são muito semelhantes em camadas. Como evidenciado pela foto da raça de frangos Velzumer com uma cor dourada.

Não é difícil distinguir um galo. Em vez de uma juba marrom-avermelhada, o Golden Duckwing tem penas douradas como este galo Velzomer. O mesmo se aplica às costas e à região lombar. As penas do corpo e dos ombros, que deveriam ser marrom-escuras no vermelho, são marrom-claras no dourado. As penas de voo de primeira ordem são muito leves, quase brancas.

De acordo com as críticas dos proprietários americanos de frangos Velzumer, em suas exposições os jurados prestam atenção não tanto na cor quanto nos produtos e na versão americana do Welsumer os tipos de cores podem ser misturados.

Ovos

A produtividade da grande forma de Velzumer é de 160 ovos por ano. O peso varia de 60 a 70 g. A "produtividade" da versão anã é de 180 unidades. por ano com peso médio de 47g.

Esta é a única informação em que não há discrepância. O ovo Welzumer era apreciado não só pelo tamanho, mas também pela cor. Em sites estrangeiros e de publicidade russos, as descrições e fotos dos ovos de galinhas Velzumer mostram produtos de uma bela cor marrom escuro com manchas mais escuras na casca. A cor dos ovos é tão intensa que, ao remover o ovo ainda molhado, você pode limpar um pouco da tinta.

Além disso, os criadores americanos afirmam que as manchas nos ovos são análogas às impressões digitais, mas para a galinha poedeira. Uma galinha específica põe ovos com um padrão estritamente definido de manchas que não muda durante a vida da ave. Esse momento pode facilitar a seleção, pois possibilita a seleção de ovos de aves específicas para incubação.

Na foto da fileira superior há ovos brancos de Leghorn, no meio de Araucan e à esquerda das galinhas de Delaware.

A versão anã da raça de galinhas Velzumer carrega ovos de uma cor menos intensa.

Aviso! A intensidade da cor diminui no final do ciclo.

A descrição e a foto dos ovos da raça de frango Velzumer de criadores europeus e russos já são muito mais tristes. Dos comentários de "Bratislava" conclui-se que a foto e a descrição dos ovos da raça de galinha Velzumer não correspondem à realidade.

O peso dos ovos de Welsummer da Eslováquia corresponde ao declarado, mas a cor não é marrom, mas bege. Embora as manchas ainda sejam visíveis.

O peso dos ovos da raça anã das galinhas Welsumer é um pouco maior do que o descrito, mas a cor também está longe de ser marrom.

De acordo com o dono dessas galinhas, a questão aqui é que os juízes europeus nas exposições prestem atenção na cor e no exterior das galinhas, e não nos produtos que elas produzem. Mas, a partir das avaliações dos proprietários russos, conclui-se que os Velzumers "russos" põem ovos com peso inferior a 60 g. Mas a cor está de acordo com o padrão. Os ovos para incubação foram adquiridos no Gene Pool. Mas existe a suposição de que o ovo descartado foi vendido a um particular.

Galinhas

Welzumer é uma raça autosex. É fácil distinguir um galo de uma galinha pela cor. A foto mostra galinhas da raça Velzumer.

À esquerda está o frango, à direita está o galo. Na descrição está indicado, e isso pode ser visto na foto, que as fêmeas da raça de frango Velzumer possuem um "eyeliner" escuro nos olhos. Nos galos, esta tira é mais clara e mais desfocada.

As fêmeas também têm uma coloração mais escura da mancha em forma de V na cabeça e listras no dorso. Ao comparar galinhas heterossexuais, como na foto, isso é claramente visível. Mas se você tiver apenas um frango, é preciso focar no "delineador".

No vídeo, o dono do Velzumerov mostra claramente a diferença entre uma galinha e um galo. O vídeo está em língua estrangeira, mas a imagem mostra que ele mostra primeiro a galinha.

Personagem

Beelzumers são pássaros muito calmos, mas ao mesmo tempo curiosos. Eles são fáceis de domar e adoram participar de todas as aventuras que encontrarem no pátio. Eles reconhecem bem as pessoas e se apegam aos donos na tentativa de implorar por um pedaço extra.

Testemunhos

Tatiana Toropova, Lipetsk
Compramos ovos para incubação dessa raça no Gene Pool. A cor era a descrita. O peso não foi verificado. Os filhotes eclodiram normalmente. Notamos que, além da cor, os machos crescem mais devagar do que as fêmeas. Não sei se é porque eles estavam constantemente brincando com as galinhas, ou é realmente uma característica da raça, mas as galinhas são muito calmas e domesticadas. Os ovos são relativamente poucos, mas realmente grandes.

Evgeny Ustinov, a partir de. Kichkiri
A verdade sobre eles é que se parecem com simples galinhas poedeiras vira-latas. É verdade que é muito maior do que um vira-lata. Mas os ovos do Velzumera são grandes, embora não tão marrons como nas fotos. Não sei se está faltando alguma coisa ou se a raça acabou de se deteriorar.

Conclusão

Inicialmente, o Velzumer é uma raça de qualidade, despretensiosa e produtiva, muito adequada para se manter em propriedades privadas. Mas seja por causa da endogamia, ou por causa da mistura com outras raças semelhantes, ou por causa do preconceito na linha de exibição, hoje é difícil encontrar um representante puro-sangue que tenha retido todas as qualidades produtivas originais. Mas se foi possível encontrar tal ave, no final o galinheiro se detém nesta raça.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção