Raça de galinhas Borkovskaya Barvy: foto, produtividade

Em 2005, em uma das aldeias de Borki, localizada não muito longe de Kharkov, os criadores do Instituto de Avicultura da Ucrânia criaram uma nova raça de ovos de galinhas. A raça de galinhas Borkovskaya Barvy, em termos de produção de ovos, fica um pouco aquém dos cruzamentos industriais, mas carrega ovos grandes e permite que os avicultores criem essas aves por conta própria. Os cientistas estão posicionando essas galinhas como uma raça, não como um cruzamento. Mas alguns criadores de galinhas cruzam galinhas Borkowski com Rhode Islands para obter um híbrido de carne.

Que tipo de raça

Embora esta seja uma raça bastante rara e pouco conhecida, mas, de acordo com os sortudos, as galinhas Borkovsky Barvy têm uma alta taxa de sobrevivência e boa produção de ovos. Eles foram criados por cruzamentos complexos de cores e brancas Leghorns, portanto, a alta produção de ovos não é surpreendente. Mas as informações sobre a natureza pacífica desta raça variam muito. Alguns proprietários confirmam esses dados, outros dizem que os galos são muito belicosos. Até matar um oponente e atacar o dono. Aqui o problema pode estar no fato de que esta raça é muito jovem e a seleção para boa vontade ainda não foi concluída. Galos agressivos são rapidamente mandados para a sopa, então a belicosidade será claramente eliminada em breve.

As galinhas são realmente muito calmas. Eles confiam no dono, não tentam fugir deles.

Em uma nota! Raça de galinhas Borkovskaya é um nome incorreto para esta galinha do ovo.

Borki também criava ovo e carne Poltava, barro e carne e ovo Hércules. No próprio Borki, esta galinha é indicada como a raça de galinhas da cor Borkovsky. De uma das variantes do nome ucraniano da tinta - "barva". Dada a origem da raça de Leghorns, a estação Borkovskaya também pode classificar as galinhas Borkowski Barvy como Leghorns prateadas.

Padrão

Aspecto geral: frango de tamanho médio e ossatura leve. O peso do galo não excede 2,7 kg, frango - 2,1 kg. A cabeça é de tamanho médio, com bico amarelo. Os olhos são laranja. A crista é vermelha brilhante, em forma de folha. A crista tem 6 a 8 dentes longos e bem definidos. A crista é grande mesmo nas galinhas, mas os dentes são muito mais curtos do que nos galos.

O pescoço é longo e fino. O corpo é de ossatura delgada e alongado, as costas e o lombo são retos. A cauda é longa, fofa, inserida alta, mas não vertical. As tranças na cauda do galo são longas. Os galos têm anéis escuros nas penas da cauda. Os seios dos galos são bem musculosos e projetam-se para a frente. A barriga é esgalgada. No frango, o ventre é bem desenvolvido, cheio.

As asas são pequenas, bem pressionadas ao corpo. Contra o fundo colorido, a fronteira entre o corpo e a asa é invisível. As pernas são de comprimento médio. O metatarso não tem penas, é amarelo.

Em uma nota! A pele das galinhas da raça Barvy também é amarelada.

Eles tentam criar uma cor de cuco, o que permite distinguir um galo de uma galinha por galinhas paradas. As galinhas costumam ser mais escuras. Mas a cor fica mais clara e a barriga das galinhas Borkowski pode ficar branca.

Uma barriga branca não é um pré-requisito para pertencer ao barvy de Borkovsky. É sempre mais claro no dorso, mas também pode ser vermelho claro. Na foto abaixo, uma galinha poedeira da raça Borkovsky Barvy na companhia de um galo.

Em uma nota! Além do cuco, os Barkovskys barvy ainda estão presentes nas cores branca, vermelha e vermelha.

Vícios

A presença de um colar sólido no pescoço atesta a impureza de Barvysty. Os galos são rejeitados na criação, no caso de pequenos favos e brincos. Esse recurso envia automaticamente um galo de uma raça com ovos para a engorda antes do abate.Esses sinais indicam que o macho não conseguirá fertilizar bem as galinhas.

Características produtivas

Na descrição das galinhas Barkovsky Barkovsky, argumenta-se que as aves são leves, mas têm uma carne saborosa e tenra. Com a idade de 2 meses, os jovens estão ganhando peso de 1,1-1,2 kg. As frangas começam a disparar aos 4 meses de idade. A produção de ovos dessas galinhas é de 255-265 ovos por ano após a postura. A produção de ovos atinge o pico na 29ª semana de vida. Aos 7 meses de idade, as frangas põem ovos pesando 52-53 g, com 58-59 g.

Avaliações dos proprietários da raça de galinhas barvy Borkovskaya estão em desacordo com os dados da estação. Os proprietários afirmam que essas galinhas põem ovos pesando 65 ge maiores. No início da postura, o peso pode ser de 57-59 g.

Os ovos são de cor creme ou castanho claro e têm sabor semelhante aos caseiros. A característica do ovo das galinhas Borkovsky é tão boa que os comerciantes privados substituem seus animais por galinhas da cor Borkovsky.

Importante! Esta raça "dura" mais do que os ovos normais, mas depois de 2 anos a produtividade do Borkovsky Barvy começa a cair.

Vantagens e desvantagens da raça

Da descrição da raça de galinhas Borkovskaya barvy no local da estação de criação, conclui-se que existem duas vantagens muito sérias desta raça: autossexualidade e alta incubação e sobrevivência das galinhas.

Os galos diurnos têm uma cor cinza claro e uma mancha branca na cabeça. As fêmeas têm uma cor cinza escuro. No dorso, as listras são mais escuras que a cor principal e uma pequena mancha branca na cabeça.

Em galinhas da raça barvy Borkovskaya, você pode ver manchas brancas na foto. Mas a penugem clara nos galos e a escura nas galinhas podem ser vistas bem.

Em uma nota! Frangos não selecionados de raças de ovos são frequentemente vendidos na estação de Borkovskaya.

Mas, neste caso, esta é a fotografia de um proprietário privado que não tem motivos para enganar ninguém. Pintinhos apenas da incubadora.

E galinhas mais velhas, nas quais o sexo também é claramente distinguível. O frango é escuro, o galo é claro.

Criar pintinhos em uma incubadora permite que você obtenha 92% do número total de pintinhos definidos. Dos jovens, 94-95% sobrevivem até 2 meses. A segurança de uma ave adulta é de 93-95%. Do ponto de vista dos pequenos negócios privados, a raça revelou-se muito lucrativa.

Tudo a partir da mesma descrição da raça Barvy de frangos da estação de criação, conclui-se que, além de boas características de criação, as aves apresentam boa adaptabilidade às várias condições de criação e resistência à geada. As galinhas têm um instinto maternal bem desenvolvido.

As desvantagens incluem menos ovos em comparação com cruzamentos de ovos comerciais e machos agressivos.

Contente

Estas aves não requerem condições especiais de manutenção. Mas mesmo a partir da descrição da raça de galinhas Borkovskaya, fica claro que esse pássaro adora voar. Com isso, ou você terá que aceitar e pré-posicionar a "contração-contração" no cálculo das galinhas perdidas ou apanhadas por alguém, ou precisará construir uma gaiola a céu aberto fechada em cima para passear.

Mas no galinheiro você pode economizar espaço organizando poleiros não apenas a uma altura de 0,7-0,8 m, mas também muito mais alta. No caso do Barvysty, os poleiros podem ser feitos em várias camadas. Essas galinhas, voando de um poleiro alto, não se machucarão.

Para o inverno, é necessário isolar o galinheiro apenas se houver geadas fortes na região. Porém, agora já é impossível dizer com certeza onde as geadas serão severas e onde não. O principal requisito é a ausência de rascunhos. Caso contrário, o conteúdo não difere de outras raças de galinhas.

É bom se houver cama funda... Também no galinheiro é necessário colocar bandejas com cinzas e areia para o banho de galinhas.

Se o barvy da Borkovskaya tiver horas de luz do dia suficientes, os ovos podem ser obtidos mesmo no inverno. Mas o horário de verão no inverno deve ser de 12 a 14 horas.

Alimentar Barvysty também não difere de outras raças. Eles também precisam de grãos, legumes, ervas, vegetais, suplementos minerais e vitaminas.Foi constatado que os Barvysty são propensos à obesidade quando há uma grande porcentagem de milho na ração.

As galinhas adoram espalhar comida com os pés. Uma pequena galinha consegue fazer isso até em um comedouro, querido por muitos criadores de galinhas, feito de um tubo de plástico de grande diâmetro. Portanto, é melhor instalar um comedouro no galinheiro, no qual os frangos podem enfiar a cabeça, mas não vão passar completamente.

Esta é uma boa opção para poedeiras já adultas, mas para galinhas pequenas como barbies jovens, é necessário um comedouro separado, feito para seu tamanho.

Testemunhos

Karina Vodina, smt. Koktebel
Eu confirmo sobre a resistência à geada. Eu tenho um Barvystaya. Muito independente. Certa noite, no inverno, não voltei de um passeio ao galinheiro. E então houve geada. Embora pequeno, apenas -3, mas não uma vantagem. De manhã, fui acordado por gritos de galinha. Acontece que a gulena voltou e exige que ela possa entrar no galinheiro fechado. A pernoite de inverno ao ar livre não a afetou de forma alguma. A propósito, ela é a única em Barvysty que bota ovos para 80 G. Sim, eu pesei. O resto é mais modesto, apenas 65-70 g. Ao mesmo tempo, eles comem muito menos do que Redbroughs e Rhode Islands que eu comia antes. Estes comiam como se não comessem dentro de si.

Vladislav Dokin, a partir de. Morozovka
Quando decidi substituir minhas galinhas poedeiras exangues por um pássaro puro-sangue e estava procurando a raça certa, no começo eu nem entendi como distinguir galinhas Barvy Borovsky das mesmas pela foto e descrição Master Grey ou Hércules. Exceto pelo peso. Além disso, alguns argumentaram que os pássaros dessa cor são azuis Leghorn. Então, fui para Borki para fazer um seguro. Comprei uma dúzia de galos e 30 galinhas lá. Quando as galinhas cresceram e começaram a botar, cheguei à conclusão de que não precisava de raça melhor. Além disso, essas galinhas podem ser criadas independentemente. Põem muito bem e os ovos são muito grandes. E que seu peso é pequeno, em uma boa galinha poedeira não deve ser grande.

Conclusão

Atualmente, os frangos barvy Borkovsky estão cada vez mais substituindo as galinhas poedeiras em fazendas particulares, em vez de cruzamentos de ovos industriais, que geralmente requerem ração especial e condições de manutenção para alta produtividade.

Comentários (1)
  1. E se você cruzar galinhas vira-latas com um galo barvy? A produção de ovos em animais jovens melhora e o instinto de incubação é preservado?

    01/09/2019 às 09:09
    Artyom
    1. Uma pergunta interessante. Além disso, a “segunda metade” é um rebanho exangue com origem e genótipo desconhecidos. Infelizmente, a genética não é direta. Você não pode adicionar 100 ovos de uma galinha mestiça, adicionar 220 de uma galinha barvy, dividir tudo por 2 e terminar com 160 ovos postos por um mestiço.
      O número de ovos e o tamanho de uma camada hachurada depende de um grande número de alelos. Freqüentemente, os genes também estão ligados uns aos outros. Portanto, o número de ovos pode permanecer no mesmo nível ou pode aumentar. Podemos apenas dizer com certeza que é improvável que seja igual ao dos frangos Borki puro-sangue.
      Já o instinto de incubação depende diretamente da produtividade dos ovos. Ao criar raças e cruzamentos de ovos, ninguém remove especificamente esse instinto. Mas se uma galinha põe 300 ovos por ano e todos os dias ela está estourando com um novo ovo de dentro, ela simplesmente não tem tempo para sentar sobre os ovos.
      Ao mesmo tempo, uma galinha põe ovos, botando de 20 a 30 ovos (geralmente até menos) e fica neles por um mês, e depois conduz as galinhas por mais um mês. Ela não tem tempo para botar ovos, então a produção de ovos é muito baixa. A propósito, mesmo que os ovos sejam retirados, a galinha choca ainda vai "sentar". Mesmo em um ninho vazio.
      No seu caso, você precisa decidir o que precisa: ovos ou incubação. Com um alto grau de probabilidade, os híbridos da primeira geração terão uma produtividade de ovos bastante baixa, mas com instinto de incubação.
      Se você precisa de galinhas, pode tentar criar híbridos "em você" e ver que tipo de divisão ocorrerá na segunda ou terceira geração. Se os ovos forem necessários, você pode aplicar 2-3 anos de retrocruzamento com um galo Borkovsky puro-sangue.
      Retrocruzamento não significa consanguinidade. Isso significa que o cruzamento é cruzado novamente com a raça desejada. Assim, a porcentagem de raças aumenta e, mesmo que o rebanho original de galinhas seja consanguíneo, depois de alguns anos os híbridos não podem mais ser distinguidos dos indivíduos de raça pura. Talvez com a ajuda da análise genética. E, claro, é melhor usar galos diferentes para que não haja cruzamento estreitamente relacionado.

      02/09/2019 às 06:09
      Alena Valerievna
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção