Contente
Muitas pessoas no campo criam galinhas. Esta é uma atividade lucrativa, mas, ao mesmo tempo, pode ser muito trabalhosa. Você precisa conhecer as nuances de cultivo, cuidado, alimentação e manutenção. Além disso, as galinhas, como qualquer outro animal, são suscetíveis a várias doenças. Portanto, os proprietários de galinhas precisam conhecer os sintomas de doenças nas pernas e como fornecer ajuda e tratamento para as galinhas.
Entre os problemas frequentemente encontrados na criação de aves - doença pés de galinhas. Galinhas doentes param de botar ovos. Se você não tomar medidas para tratar as aves, pode perder parte do gado. No artigo tentaremos falar sobre as doenças mais comuns das pernas, as características de prevenção e tratamento.
Causas de doenças nas pernas
Freqüentemente, as galinhas, incluindo os frangos, sentam-se em pé, sua atividade motora é limitada. Por que o sistema musculoesquelético falha nas aves, qual é a causa da doença? É impossível responder a esta pergunta de forma inequívoca, uma vez que existem muitas razões.
Fatores etiológicos:
- Erros de conteúdo. As galinhas precisam se mover muito. Se o cômodo for pequeno, a ave não tem oportunidade de se "aquecer", podendo surgir crescimentos ou, como dizem os avicultores, uma perna calcária nas pernas.
- Dieta compilada incorretamente, quando não há vitaminas B, A, E, D. suficientes na ração. Neste caso, as patas das galinhas podem doer devido à deficiência de vitaminas - raquitismo.
- O início da gota.
- Claudicação de frango.
- Problemas nas articulações - artrite, artrose, tendovaginite.
- Curvatura e dedos tortos.
- Knemidocoptose.
Vamos agora falar sobre algumas doenças dos pés das galinhas.
Gota de pássaro
A gota também é chamada de diátese urolitíase. Em galinhas e galos, por algum motivo, e principalmente devido à alimentação inadequada, os sais de ácido úrico são depositados nas articulações e nos músculos das pernas.
Sintomas
- Com a gota, o frango fica letárgico, fraco, porque praticamente para de comer. Como resultado, o corpo está esgotado.
- As pernas incham, crescimentos aparecem primeiro nas articulações, depois as articulações se deformam e se tornam inativas.
- A gota, além das articulações das pernas, afeta os rins, o fígado e os intestinos.
Prevenção
Se as galinhas caírem de pé, medidas urgentes devem ser tomadas:
- dê vitamina A na ração;
- reduza a quantidade de proteína;
- para aumentar o tempo e a área de caminhada do frango.
Tratamento
Você pode tratar galinhas com gota por conta própria:
- Beba refrigerante por pelo menos 14 dias. Para cada frango, 10 gramas.
- Para remover os sais, os frangos devem receber atofan na quantidade de meio grama por cabeça durante dois dias.
Knemidocoptose
Freqüentemente, a doença das patas em galinhas está associada à knemidocoptose. As pessoas chamam essa doença de galinha de sarna ou pés calcários. Você pode curar uma galinha em um estágio inicial.
Uma ave com knemidocoptose deve ser isolada imediatamente, pois a infecção pode ser transmitida a outras galinhas. As instalações são desinfetadas, o lixo é removido. Comedouros, ninhos para postura de ovos, equipamentos que serviam para limpar o galinheiro são submetidos a tratamento para knemidoctose.
A escabiose é a causa mais comum de knemidocoptose em galinhas. Ácaro, instalando-se no corpo de uma ave, é capaz de roer passagens nas patas, imperceptíveis ao olho humano, para a postura de ovos. Após um curto período de tempo, as larvas eclodirão deles.
Na knemidocoptose, a pele coça constante e insuportavelmente, as galinhas ou caem de pé ou correm pelo galinheiro sem parar. É necessário determinar a doença o mais cedo possível, caso contrário, ela entrará em estado crônico.
Sintomas da doença
- Na knemidocoptose, as pernas do frango ficam cobertas de protuberâncias feias, que eventualmente se transformam em feridas longas que não cicatrizam.
- Uma flor branca aparece nas escamas, com o tempo, as escamas começam a cair. De longe, parece que as galinhas treparam com as patas na cal.
- As galinhas com knemidocoptose sentem-se desconfortáveis e ansiosas. As galinhas são especialmente difíceis de tolerar a doença à noite, quando os carrapatos são mais ativos.
Como tratar
No estágio inicial, a doença da perna (knemidocoptose) em galinhas é tratada. Você não precisa de nenhum medicamento caro.
Para destruir o ácaro da galinha, o sabão em pó é simplesmente diluído em água quente (até que esteja completamente dissolvido). Os membros de uma galinha ou de um galo, afetados pela cnemidocoptose, são colocados na solução resfriada resultante e mantidos por cerca de meia hora. Se houver um por cento de creolim, depois do banho, as pernas das galinhas são tratadas com essa solução. Mas hoje em dia é difícil obter tal medicamento, então você pode comprar alcatrão de bétula na farmácia para o tratamento de knemidocoptose.
Tratamos as doenças dos pés das galinhas com as nossas próprias mãos:
Claudicação de frango
Às vezes, depois de soltar as galinhas para passear, os donos percebem que elas estão mancando. Na maioria das vezes, as galinhas poedeiras sofrem desta doença. As galinhas podem mancar em uma ou ambas as pernas devido a danos mecânicos:
- cortes nos dedos ou pés com vidro ou pedras afiadas;
- entorses;
- deslocamentos;
- contusões;
- nervos de aperto;
- dano muscular;
- deficiência alimentar.
Já para os frangos de corte, a claudicação ocorre devido ao intenso crescimento e ganho de peso. As galinhas adultas começam a ficar agachadas se tiverem problemas renais.
Sintomas
- Uma doença como a claudicação pode começar repentina ou imperceptivelmente, e às vezes um frango coxo apenas em uma perna.
- O edema aparece nas articulações das pernas, é aumentado, deformado de forma não natural.
- As pernas tremem de claudicação de frango.
- Mesmo corridas curtas são difíceis, geralmente terminando em uma queda.
- É difícil para um pássaro com claudicação de galinha não apenas ficar em pé, mas também ficar de pé.
Como tratar
Ao ver uma galinha manca, os criadores novatos pensam em um método de tratamento. O que fazer? Primeiro, todas as galinhas devem ser examinadas, especialmente se elas caírem de pé. Em segundo lugar, você não pode deixar um frango manco no mesmo cercado com pássaros saudáveis - eles bicarão. Essa é a natureza dos animais: eles não podem ver os doentes ao lado deles.
Às vezes, não são os cortes que deixam os frangos coxos, mas o fio usual que fica enrolado nas pernas. Deve ser removido com cuidado.
Os frangos aleijados são separados e bem alimentados para aliviar o estresse. Se houver cortes nas pernas, o peróxido de hidrogênio, o verde brilhante e o iodo podem ser usados para o tratamento.
Se o frango se sentar em pé e nenhum dano mecânico for encontrado, o problema de claudicação nas pernas pode ser uma infecção. Apenas um especialista pode diagnosticar e prescrever o tratamento.
Artrite, tendovaginite
As galinhas caem de pé com artrite, quando a cápsula articular e os tecidos adjacentes a elas ficam inflamados. Esta doença da perna é comum em frangos de corte.
Existe outra doença nas pernas - tendovaginite, associada à inflamação dos tendões. Na maioria das vezes, as galinhas velhas sofrem com isso. Eles se sentam de pé, não conseguem ficar em pé por muito tempo. A causa da tendovaginite pode ser não apenas dano mecânico, mas também patógenos de galinhas (vírus ou bactérias). Na maioria das vezes, doenças nas pernas ocorrem em galinheiros sujos, bem como quando as galinhas estão superlotadas.
Sintomas
- galinhas com artrite ou tendovaginite apresentam claudicação;
- as articulações aumentam, a temperatura sobe nelas;
- por causa do inchaço nas pernas, as galinhas não saem de um lugar o dia todo.
Características de tratamento
Doenças de artrite e tendovaginite em galinhas são tratadas com antibióticos e medicamentos antivirais:
- Sulfadimetoxina;
- Sulfato de polimixina M;
- Ampicilina;
- Benzilpenicilina.
Durante o tratamento de doenças nas pernas (artrite e tendovaginite), os medicamentos devem ser injetados em galinhas por pelo menos 5 dias por via intramuscular ou adicionados à ração.
Dedos tortos
Outra doença nas pernas das galinhas que não responde bem ao tratamento são os dedos tortos, que ocorrem nas galinhas nos primeiros dias de vida. Aves afetadas por doenças diurnas andam na lateral do pé, como se estivessem na ponta dos pés. A causa de dedos tortos está mais frequentemente associada a cuidados inadequados, como a manutenção em local frio, sobre tela de metal. Os pássaros, via de regra, sobrevivem, mas a claudicação nunca vai acabar, o tratamento é impossível.
Dedos cacheados
Que outras doenças dos pés são encontradas em galinhas e como podem ser tratadas? As galinhas podem desenvolver enrugamento dos dedos dos pés se a ração não tiver riboflavina. Além da paralisia adquirida dos membros, as galinhas crescem mal e praticamente não se desenvolvem, caindo de pé. Manter os frangos com as pontas dos dedos dobradas para baixo, como na foto abaixo, não é prático.
Com relação ao tratamento dos dedos crespos, é bem-sucedido na fase inicial. As galinhas são alimentadas com multivitaminas com riboflavina.
Em vez de uma conclusão
Deve ser entendido que nenhum proprietário de ave tem seguro contra doenças nas pernas em galinhas e seu tratamento. Mas o sofrimento das galinhas pode ser minimizado seguindo as regras de criação de aves.
Isso se aplica não apenas à alimentação de galinhas com ração balanceada, apropriada para raças e idades, mas também à manutenção das aves em quartos limpos, iluminados e espaçosos. Além disso, apenas a atenção cuidadosa a galinhas e galos, o isolamento imediato de aves doentes permitirá a criação de galinhas saudáveis para carne e ovos.
um frango tem vermelhidão nas almofadas e nos dedos de uma perna ... parece mais quente ... a outra perna é normal ... o que fazer?
Não encontrei a resposta no artigo, os dedos do meu frango parecem meio cortados, não sei o que fazer, o frango não anda bem
Olá! A falta de dedos pode ser traumática ou genética (como nascimento de um ovo). E o esclarecimento dessa questão é muito importante para entender o que fazer a seguir com o frango.
Às vezes, em galinhas adultas, as primeiras falanges dos dedos morrem se forem mantidas em uma cama suja e grandes pedaços de fezes grudam nos dedos. As galinhas são especialmente vulneráveis com seus dedos finos e ossos delicados. Se a perda dos dedos for traumática, o frango pode ser guardado para o divórcio, mas pode precisar ser alimentado separadamente. É difícil para ela competir com outras aves.
A falta congênita dos dedos dos pés pode ser resultado de consanguinidade ou outro distúrbio genético. Nesse caso, o frango deve ser mandado para a sopa e depois a cada 2-3 anos o galo deve ser trocado por um “estranho”. Aquele que não está relacionado com galinhas. Se você sente pena do frango, pode deixá-lo para pegar ovos de mesa. Mas não deve haver descendência deste pássaro.