Contente
Ovo raças de frango, criados especificamente para obter não carne, mas ovos, são conhecidos desde os tempos antigos. Alguns deles foram obtidos "pelo método de seleção popular". Tais, por exemplo, são o Ushanka, criado no território da Ucrânia e nas regiões do sul da Rússia. Seus outros nomes são "Ushanka russo", "Ushanka ucraniano", "Ushanka do sul da Rússia". A origem de Ushanka não é conhecida ao certo.
No século 19, a raça italiana Leghorn, que não perdeu popularidade até agora, também apareceu pelo método de seleção popular.
Mas o mais interessante, do ponto de vista da antiguidade e da seleção folclórica, é a raça egípcia Fayumi, criada no Egito Antigo. Não é nem tão interessante pela sua antiguidade de origem, como pelo seu próprio aparecimento nesta área e pelos contactos da humanidade há vários milénios.
Antepassado frango caseiro considerado uma galinha selvagem do banco, ainda vive selvagem no sudeste da Ásia... Em relação à África, atrás até da Índia, nas regiões de Birmânia, Tailândia e Vietnã.
É improvável que a galinha selvagem tenha sido dominada pelo desejo de ver o mundo e ela foi para o Egito sozinha. Isso significa que foi trazido para lá por pessoas. Provavelmente, Fayumi está escondendo algo de nós.
Frango Fayumi
Frango de cor agradavelmente variada praticamente não é encontrado na Rússia, embora seja muito difundido nos países da Ásia Ocidental e desde o Império Romano tenha conseguido se tornar o ancestral de várias raças de ovos na Itália e na França.
Adaptada a um clima quente e seco, Fayumi, talvez, seria adequada para reprodução nas regiões do sul da Rússia, embora seus ovos sejam pequenos, como outro resultado de seleção popular - Ushanki.
O frango não é muito pesado. O peso de um galo adulto é de 2 kg, as galinhas pesam pouco mais de 1,5.
Qualquer ovo de galinha não tem uma grande massa muscular, pois esta ave tem uma relação interessante: ou alta produção de ovos e baixo peso corporal, ou alto peso e baixíssima produção de ovos. E essa dependência é geneticamente inerente. Portanto, mesmo existindo frango com ovo e carne são simplesmente algo entre dois extremos.
Outro produto, já doméstico, de seleção popular: o Ushanka, também é um pequeno ovo.
Frango Ushanka
Às vezes, Ushanka é chamado de carne e ovo. Com um galo pesando 2,8 kg, uma galinha - 2 kg e uma produção de ovos de 170 pequenos ovos por ano, o proprietário provavelmente terá que decidir se esta raça pertence à direção do ovo ou da carne com ovo.
O peso do ovo raramente ultrapassa 50 g. O Ushanka, em comparação com outras galinhas de ovo, tem maturação tardia. Os protetores auriculares começam a aumentar aos seis meses, enquanto o resto entre 4,5 e 5 meses.
Muito provavelmente, o propósito da raça começou na mente das pessoas a mudar para "carne e ovo" após o aparecimento de cruzamentos de ovos industriais com uma produção de 300 ovos grandes por ano. Mas um cruzamento é um cruzamento, você não pode obter a mesma descendência produtiva com ele, e alguns cruzamentos, em geral, só podem ser obtidos em condições de laboratório. A produção normal de ovos de uma galinha da raça ovo é de 1 ovo a cada dois dias. A exceção é Leghorn, mas esta raça era originalmente de ovos pequenos e com produtividade normal. Produtividade aumentada leghorn já estava atrás do árduo trabalho dos criadores na raça.
Ushanka tem esse nome devido às costeletas características que cobrem os lóbulos. A barba sob o bico também é uma característica da raça.
A cor principal é o castanho, o preto e, menos frequentemente, o branco.Como quase ninguém se dedica à criação direcionada de Ushanka e, quando cruzado com animais não consanguíneos, o Ushanka transmite suas características - "orelhas", a paleta de cores já foi um pouco expandida.
Ushanka é despretensioso e tolera bem a geada, o que é um fator importante na criação de aves em quintais privados, uma vez que os mesmos cruzamentos produtivos necessariamente requerem rações de alta qualidade e condições especiais que serão difíceis para um comerciante privado criar em seu quintal, especialmente em regiões relativamente frias.
Infelizmente, apenas alguns entusiastas estão envolvidos na criação de Ushanka, e já foi classificado como ameaçado de extinção.
Frango Leghorn
Normalmente, quando falam sobre Leghorn, eles imaginam exatamente essas galinhas brancas, embora também existam variantes coloridas com o mesmo nome com o mesmo nome.
Leghorn marrom (também conhecido como leghorn marrom, perdiz italiana)
Golden Leghorn
Perdiz cuco leghorn
Leghorn manchada
Uma característica de todos os Leghorns é um grande pente de frango que cai para um lado.
Leghorn também foi criado na Itália pelo método de seleção popular e inicialmente não brilhou com a produção especial de ovos. Após um trabalho dirigido com a raça de criadores de diversos países, formaram-se várias linhas, que hoje permitem a confecção de cruzamentos industriais.
A moderna galinha Leghorn põe mais de 200 ovos por ano. Ele começa a se espalhar com a idade de 4,5 meses. No primeiro ano após a puberdade, a produção de ovos de Leghorns não é alta e os ovos pesam 55-58 g.
Galo Leghorn pesa cerca de 2,5 kg, frango de 1,5 a 2 kg.
A importação em grande escala de Leghorns, facilmente adaptável a várias condições, para a União Soviética foi realizada na segunda metade do século 20, quando a indústria avícola soviética foi transferida para uma base industrial.
Hoje, Leghorn é a base para a criação de cruzamentos de ovos comerciais com uma produção de 300 ovos por ano. Devido ao fato de esta raça ter sido exportada para vários países, apesar de sua raça pura, as linhagens de Leghorns já divergiram o suficiente para criar cruzamentos industriais de raça pura de duas ou mais linhagens. Devido ao efeito da heterose, a produtividade mesmo de Leghorns de raça pura aumenta de 200 para 300 ovos por ano.
A vida útil das galinhas Leghorn industriais é de 1 ano. Depois de um ano, a produtividade da avicultura industrial diminui e ela é abatida.
Com base no Leghorn, uma raça russa foi criada.
Branco russo
Criado pelo cruzamento de galos Leghorn de diferentes linhagens com galinhas locais exangues.
As galinhas poedeiras herdaram do traço da raça Leghorn na forma de uma crista suspensa. Nas vantagens da raça, pode-se escrever a despretensão às condições de detenção, às desvantagens, aos pequenos ovos e à falta de instinto de incubação, também herdado dos Leghorns.
Os ovos russos brancos pesam 55 G. No primeiro ano, as galinhas põem cerca de 215 ovos. Nas linhagens selecionadas, a produção de ovos no primeiro ano pode chegar a 244 ovos, então a produção de ovos diminui em média 15% ao ano, embora um único ovo aumente de tamanho até 60 g. Por este motivo, após o primeiro ano de vida , as galinhas poedeiras são abatidas.
As galinhas brancas russas foram criadas para resistir ao frio, leucemia, carcinomas e são de interesse da indústria farmacêutica que fabrica medicamentos.
Esta raça de galinhas é criada em granjas não especializadas e particulares.
Para os criadores de frango amadores, o frango azul andaluz criado na Espanha ficará muito original no quintal.
Azul andaluz
A coloração invulgar chama a atenção, mas o azul andaluz é bastante raro e os criadores estão a tentar obter pelo menos alguns frangos desta raça. Nem todo mundo consegue.
A raça, embora pertença ao ovo, não é industrial. As galinhas jovens começam a pôr a partir dos 5 meses, dando ovos com peso de 60 G. A produção de ovos desta raça é de 180 ovos por ano. As galinhas também podem fornecer carne. Peso do frango 2 - 2,5 kg, galo - 2,5 - 3 kg.
Teoricamente, os azuis andaluzes podem incubar ovos, mas seu instinto de incubação é pouco desenvolvido. Para obter descendentes, é melhor usar uma incubadora ou uma galinha de raça diferente.
Quando duas galinhas azuis são cruzadas, a cor da prole é dividida em 50% azul, 25% preta e 25% branca. E, de acordo com todas as leis da genética, deveria haver 12,5% dos ovos contendo o gene letal azul em estado homozigoto, do qual ninguém nasceria.
Frangos de cor preta e branca não podem ser exibidos como raça pura, mas não faz sentido rejeitá-los da reprodução. Quando cruzado com o azul, o gene azul é adicionado ao genoma das galinhas dessas cores e os descendentes são azuis.
Mais e mais popularidade na Rússia está ganhando galinhas araucano, cuja pátria é a América do Sul.
Araucano
Recurso de pedigree arauco é a ausência de cauda e de ovo com casca azul-esverdeada.
O peso do galo araucano é de 2 kg e o do frango de 1,8 kg. Em um ano, essas galinhas põem 160 ovos de 57 g, sem o instinto de incubação de Araucan.
Curiosamente, se você cruzar Araucana com galinhas que põem ovos marrons, a prole colocará um ovo verde oliva e, quando cruzada com galinhas com ovo branco, você pode obter ovos azulados.
Mini raças de ovo
Como resultado da mutação, surgiram mini-ovos de galinhas das raças: anão Rhode Island ou P-11 e anão Leghorn ou B-33.
Estes não são cruzamentos, mas raças com um gene anão. Além disso, seu peso corporal é igual ao de galinhas grandes. Eles parecem pequenos apenas devido às suas pernas curtas. Os anões não precisam de muito espaço e põem ovos da mesma forma que as galinhas altas. O peso dos ovos de galinhas anãs é de 60 g. A produção de ovos é de 180 a 230 ovos por ano.
A pátria desses anões é a Rússia. Mas hoje essas raças estão marchando vitoriosamente em todo o mundo.
Anão de Rhode Island
Anão Leghorn
Conclusão
Além dessas, existem, é claro, muitas outras raças de ovos. As camadas podem ser escolhidas para todos os gostos, não apenas pelo peso do ovo, produção, cor e tamanho do ovo, mas também pela cor do ovo. Há galinhas botando ovos de chocolate, cores preto, azul, verde. Você também pode se envolver na criação amadora, tentando cruzar raças com diferentes cores de casca de ovo para obter seu ovo original.