Contente
Hoje em dia, uma raça de galinhas muito rara, quase extinta, foi criada na fronteira da Alemanha com a Holanda. Lakenfelder é uma raça de galinhas da direção do ovo. Ela já foi exigida por suas qualidades produtivas e aparência incomum. Com o surgimento de cruzamentos industriais mais produtivos, a demanda por Lackenfelders de industriais sérios caiu, e o número dessas belas galinhas começou a diminuir. Poucas fazendas grandes hoje em dia estão interessadas em preservar a raça como material genético. Como é difícil para os comerciantes privados obterem frangos de raça pura, o número de Lakenfelders nas fazendas privadas também é pequeno.
História da raça
As primeiras galinhas Lakenfelder apareceram em 1727. Por muito tempo foram "cozidos" na região de origem. E só em 1901 os primeiros indivíduos foram trazidos para a Grã-Bretanha. O padrão da raça foi adotado apenas em 1939, e pela American Poultry Association.
O nome da raça é traduzido como "preto em campo branco", o que reflete plenamente a peculiaridade da cor desta galinha.
Há uma descrição muito interessante da origem galinhas se reproduzem Lakenfelder. A lenda afirma que já no II milênio aC, um grupo de sábios indo-arianos migrou da Índia para a Mesopotâmia, que se tornaram conhecidos como os "santos do rio Brahmaputra" - os Ah-Brahmans. Os migrantes trouxeram suas primeiras galinhas domésticas com eles. Parte dos Ah-Brahmans se estabeleceram na cidade palestina de Armagedom, onde continuaram a criar galinhas, avaliando a prole principalmente pelo canto dos galos e pela qualidade dos ovos.
No primeiro ano de nossa era, um grupo de judeus de Tel Megiddo mudou-se para o território da moderna Holanda e Alemanha, trazendo galinhas com eles. Essas galinhas se tornaram os ancestrais dos Lakenfelders.
Descrição
Lakenfelders são pequenos frangos. Na descrição das galinhas Lakenfelder, é indicado que, pelos padrões atuais, sua produtividade de ovos é baixa: 160-190 ovos pequenos por ano. O peso de um ovo é de 50 G. A vantagem dos produtos Lakenfelder é uma atraente casca branca como porcelana.
As galinhas poedeiras pesam 1,5-1,8 kg, galos até 2,3 kg.
A foto mostra que a raça de galinhas Lakenfelder tem características pronunciadas de camadas. O frango tem uma cabeça pequena com uma crista semelhante a uma folha vermelha. Brincos vermelhos pequenos. Os lóbulos são brancos. Em um bom galo, o pente e os brincos devem ser muito grandes. Mas o pente não deve cair para o lado. Os olhos são vermelho-escuros. O bico é escuro.
O pescoço é fino e longo. O corpo é bem unido, alongado. O caso é colocado horizontalmente. O dorso e o lombo são muito longos e retos. A linha superior parece uma régua.
As asas são longas, ligeiramente abaixadas. O peito está cheio e saliente. O ventre é cheio, bem desenvolvido.
A cauda é fofa, inserida em um ângulo de 60 °. As tranças do galo são longas e curvas. As penas decorativas cobrem completamente as penas da cauda.
As pernas são de comprimento médio. Os metatarso não são franjados, de cor cinza escuro.
A cor mais comum é preto e branco. Nos Estados Unidos, é considerado o único válido. Em outros países, outras cores são possíveis, mas apenas três variantes são "legalizadas". O resto ainda está sendo trabalhado. Para descobrir como os representantes desta raça podem ser, abaixo está uma foto de todas as cores das galinhas Lakenfelder.
Preto e branco "clássico".
A cabeça e o pescoço são cobertos por uma pena preta sem qualquer mistura de cor estranha. A cauda deve ser da mesma cor do pescoço. No lombo, as penas tegumentares pretas são intercaladas com as brancas. Nas galinhas, o lombo é branco.
Prata.
A cor mais comum nos Estados Unidos. Mais perto do colombiano. Difere do clássico pela presença de penas brancas no pescoço e penas brancas cobrindo a pena da cauda preta.
Platina.
Na verdade, uma versão enfraquecida do clássico. Em outra raça, essa cor seria chamada de lavanda. Penas azuis no pescoço e cauda substituem as pretas que estão presentes na cor clássica. Os metacarpos do Lackenfelder de platina são mais leves do que os das galinhas pretas e brancas. Os jarretes não são cinza escuro, mas tão fumegantes quanto a pena do pescoço e da cauda.
Golden Lakenfelder
O pássaro tem uma cor muito bonita, mas o nome está errado. Na verdade, este é o Forwerk alemão, com o qual o Lakenfelder original está diretamente relacionado: um dos progenitores da raça. Mas Forverk é uma raça separada. A confusão surgiu devido a zonas de cores semelhantes.
Ter Forverkacomo o de Lackenfelder, o pescoço e a cauda são pretos, mas o corpo é de um belo vermelho brilhante que realmente parece dourado.
A descrição verbal de Forverk, e mesmo a foto, são semelhantes às das galinhas Lakenfelder. Forverkov fornece apenas a cor do corpo.
Características da raça
As galinhas têm um temperamento muito animado e alegre. São facilmente domesticados, o que não os impede de criar problemas aos seus donos, uma vez que a tranca não é para estas aves. Os Lackenfelders provaram com sucesso aos proprietários que não é do interesse deles trancar frangos pobres em um espaço apertado. Os pássaros são excelentes forrageadores e voam para fora do recinto o mais rápido possível em busca de comida no jardim. Para sua manutenção, você precisa não só de um espaçoso, mas também de um gabinete fechado por cima.
A raça é capaz de suportar o frio. Mesmo pintinhos muito pequenos lidam bem com mudanças de temperatura em uma chocadeira. Eles se dão bem em condições em que galinhas de outras raças começam a ficar doentes.
Essas galinhas vivem 7 anos. Eles são capazes de produzir o número máximo de ovos durante os primeiros 3 anos. Durante este tempo, você precisa de tempo para crescer jovem para substituir o antigo rebanho. E não se esqueça de refrescar o sangue, caso contrário não só cairá a produtividade, mas também o tamanho da ave. A pausa na postura dos ovos é de 2 meses. Este é o período da muda.
As galinhas são excelentes chocadeiras e galinhas. Eles próprios são capazes de chocar e criar galinhas.
A desvantagem é o crescimento lento: os pintinhos atingem metade do peso adulto em apenas 3 meses. As desvantagens incluem a dificuldade de criar aves de raça pura. Não se trata da sobrevivência do rebanho, mas sim da conformidade da cor com o padrão.
Problemas de reprodução
Os fãs de galinhas exóticas de raça pura fizeram uma descoberta desagradável para si próprios: o Ocidente está relutante em vender animais de raça pura de alta qualidade para a Europa Oriental. Motivação: Você não pode manter a raça. Isso é parcialmente verdade, pois devido ao pequeno número de galinhas exóticas raras, os criadores são forçados a misturar raças.
Os problemas com a criação de Lakenfelders na Rússia podem estar relacionados precisamente à venda de abates em vez de aves de elite. Por causa dessa abordagem, os russos quebram suas lanças sobre quando a cor das galinhas Lakenfelder é estabelecida: em um mês ou após a muda juvenil. Embora os criadores profissionais ocidentais também não estejam livres de certos problemas: a cor dos Lakenfelders é estabelecida tarde. Na foto, galinhas de um dia da raça Lakenfelder.
As galinhas são "ocidentais", mas a esta altura é impossível dizer exatamente de que cor serão. O abate dos Lakenfelders destinados ao show ocorre após a muda juvenil.
Os criadores ocidentais já acumularam alguma experiência que lhes permite determinar com antecedência qual será a cor das futuras galinhas. Pode não ser 100% garantido, mas permite que você descarte os pintinhos indesejados logo no início. O vídeo mostra como determinar a cor futura das galinhas. O autor do vídeo se concentra em alguns sinais. Como as fotos são fornecidas adicionalmente, o vídeo é compreensível para quem não sabe inglês.
problemas com a cor e possivelmente com a pureza da raça são claramente visíveis na foto de galinhas Lakenfelder jovens.
Mas há um pente pendurado no crochê. Pode ser uma galinha não pura dando pintos divididos por cor.
Na Rússia, apenas algumas fazendas criam essa raça, por isso é difícil obter um ovo de Lakenfelders de raça pura.
Testemunhos
Conclusão
Lakenfelder é uma raça que recentemente esteve à beira da extinção. Agora o interesse por ela está crescendo contra o pano de fundo da paixão por raras raças exóticas. Essas galinhas podem ser criadas para decorar o quintal, mas você não deve esperar uma alta produção de ovos delas, independentemente da orientação "oficial" dos ovos.