Contente
- 1 História das galinhas Maran
- 2 Galinhas marana modernas: foto e descrição
- 2.1 Requisitos gerais para frangos da raça Maran
- 2.1.1 Raça de galinhas Maran preto-cobre
- 2.1.2 Descrição da raça de frangos maranov, cor do trigo
- 2.1.3 Cuco prateado
- 2.1.4 Cuco dourado
- 2.1.5 Raça de Frangos Maran cor preta
- 2.1.6 Maran branco
- 2.1.7 Cor lavanda
- 2.1.8 Maran de cauda preta
- 2.1.9 Cor salpicada
- 2.1.10 Cor preta prateada
- 2.1.11 Cor colombiana
- 2.2 Característica produtiva de frangos Maran
- 2.1 Requisitos gerais para frangos da raça Maran
- 3 Criação de galinhas maran
- 4 Criação de galinhas Maran
- 5 Avaliações de galinhas Maran
- 6 Conclusão
A raça de frangos que botam ovos com belas cascas cor de chocolate só foi registrada na Europa no século XX, embora suas raízes remontem ao século XIII. Galinhas Maran apareceram na área pantanosa que se estende ao redor da cidade portuária francesa de Marens. A raça tem o nome desta cidade.
História das galinhas Maran
No século 19, quando as raças indianas entraram em voga galinhas brama e Lanshan, French Maran foram cruzados com essas galinhas. O maran francês é uma raça de galinhas com patas emplumadas. Os primeiros pássaros foram apresentados na exposição em 1914. Em 1929, o “Clube de Reprodução Maran” foi organizado na França. O padrão foi adotado em 1931, onde o maran é uma raça de galinhas, cuja descrição indica claramente que os cascos da ave devem ser emplumados. Em 1934, os marans foram exibidos em uma exposição na Inglaterra. Não se sabe por que os criadores ingleses não ficaram satisfeitos com o pequeno número de penas nos metatarsos das galinhas, mas para a criação selecionaram apenas marans com pernas "limpas".
Marans "descalços" foram criados na Inglaterra em número suficiente, mas a França não reconheceu esta linha na raça. Em 1950, o Reino Unido estabeleceu seu próprio Maran Club. E daquele momento em diante, outra "guerra de cem anos" começou entre a França e a Inglaterra.
Galinhas francesas da raça Maran na foto (com plumagem no metatarso).
Já no início do século 21, três clubes de criação de maran ingleses foram criados e novamente dissolvidos. Os criadores da América acompanharam o Velho Mundo, e a Associação originalmente criada desmoronou como resultado de visões divergentes sobre o padrão Maran. Sobre suas ruínas, foi criado um novo Maran Club of America, reconhecendo o padrão da raça francesa. O padrão francês é reconhecido pela maioria dos países. A única questão é se devemos "legitimar" ambas as variantes de Maranov no padrão nacional ou apenas uma delas.
Variegado e hoje a cor mais comum em marans, mas na Rússia, os frangos maran cobre preto são mais conhecidos.
Galinhas marana modernas: foto e descrição
As tentativas de criar outras cores, exceto o cuco, foram bastante difíceis. Freqüentemente, as aves resultantes não atendiam aos padrões desejados. Em particular, as galinhas podem ter olhos castanhos em vez de vermelhos. As caudas dos galos foram levantadas a 75 graus em relação ao horizonte, em vez de 45. As galinhas eram muito rasas para marans. Pior de tudo, os ovos eram muito leves.
Como resultado de um longo trabalho de seleção, ainda era possível criar marans de outras cores que não a original. Para quase todas as cores, seu próprio padrão foi desenvolvido hoje. Mas, primeiro, sobre as características comuns a todos os marans.
Requisitos gerais para frangos da raça Maran
A cabeça é de tamanho médio e longa. A crista é em forma de folha, média, vermelha. A textura da crista é áspera. Não deve tocar a nuca. Os lóbulos são macios, de tamanho médio, vermelhos. Os brincos são longos, vermelhos, de textura fina. O rosto está vermelho.Os olhos são brilhantes, de cor vermelho-laranja. O bico é poderoso, ligeiramente curvo.
O pescoço é longo, forte, com uma curva na parte superior. Coberto com penas longas e grossas descendo até os ombros.
O corpo é poderoso, bastante longo e largo. A ave está "bem abatida" por isso não dá a impressão de ser grande, embora tenha um peso relativamente grande.
As costas são longas e planas. Curvas ligeiramente na parte inferior. O lombo é largo e ligeiramente levantado. Coberto com penas longas e grossas.
O peito é largo e bem musculoso. As asas são curtas, firmemente presas ao corpo. O ventre é cheio e bem desenvolvido. A cauda é fofa, curta. Em um ângulo de 45 °.
As canelas são grandes. O metatarso é de tamanho médio, branco ou rosado. Em galinhas de cor escura, os jarretes podem ser cinza ou cinza escuro. As unhas são brancas ou rosa. A presença de um pequeno número de penas nos metatarsos e dedos depende do padrão adotado em um determinado país: na França e nos EUA, apenas marans com metatarsos emplumados são reconhecidos; A Austrália permite ambas as opções; na Grã-Bretanha, os marans só podem ter metatarsos sem penas.
A American Poultry Association permite marans: branco, trigo e preto-cobre.
Não permitido, mas existe:
- cuco;
- prata preta;
- lavanda;
- salmão;
- salmão lavanda prata;
- cuco de prata;
- cuco dourado.
Ao mesmo tempo, o American Maran Lovers Club reconhece não apenas essas cores, mas também adiciona cores pretas, salpicadas, colombianas e de cauda preta a elas.
Hoje, em todo o mundo, a raça mais comum de frangos é o maran cobre-preto, e a descrição da cor na maioria das vezes se refere a esta variedade em particular.
Raça de galinhas Maran preto-cobre
Plumagem preta do corpo e cauda. As penas na cabeça, na crina e na região lombar devem ser cor de cobre. A tonalidade cobre pode ser de diferentes intensidades, mas é obrigatória.
A cor da crina permitida pelo padrão para o galo-maran preto-cobre.
No dorso e lombo do galo, pode haver penas mais ou menos pretas.
Os requisitos de cor para um frango são os mesmos que para um galo: apenas duas cores. Preto e cobre. A descrição do frango Maran pelos padrões do clube americano diz que a cabeça e a crina têm uma cor cobre bastante pronunciada. Nos ombros e na parte inferior das costas, a pena é preta com um tom esmeralda.
Descrição da raça de frangos maranov, cor do trigo
Em um galo, a cor da cabeça, crina e lombo varia do vermelho dourado ao vermelho acastanhado. As penas que cobrem são longas, sem uma borda perceptível. O dorso e o lombo são vermelho-escuros. Os ombros e as penas da asa são de um vermelho profundo.
As penas de voo de primeira ordem são pretas com um brilho esmeralda. A pena de segunda ordem é marrom-alaranjada. A garganta e o peito são pretos. A barriga e a parte interna das coxas são pretas com penugem cinza. A cauda é preta com uma tonalidade verde. As tranças grandes são pretas. A pena nas laterais pode ter uma tonalidade vermelha.
No frango, a cor da cabeça, pescoço e costas varia do vermelho dourado ao vermelho escuro. A foto mostra bem a cor do trigo das galinhas maran. A parte inferior do corpo é da cor de um grão de trigo. Cada pena tem uma pequena faixa e borda. A penugem é esbranquiçada. A cauda e as penas de voo são escuras com bordas avermelhadas ou pretas. As penas de segunda ordem parecem marrom-avermelhadas. A cor da plumagem pode variar, mas o requisito básico é que todas as três cores - trigo, creme e vermelho escuro - estejam presentes.
Um pouco sobre a criação de marans de trigo
É melhor não cruzar a marã do trigo com as variedades marrom-avermelhada ou cuco prateado. A cor deste último é baseada em outro gene "e". Quando cruzada, uma ave de cor não padronizada será obtida.
O segundo ponto dos marans "wheaten": galinhas autosex.Já com 2 a 3 semanas, você pode determinar qual das galinhas é a galinha e qual é o galo.
Na foto acima, os carneiros de trigo começaram a emplumar. As penas escuras no pintinho de cima indicam que se trata de um galo. Penas vermelhas são um sinal de uma galinha.
Na foto abaixo, os frangos são mais velhos, com uma clara divisão em galinha e galo.
Cuco prateado
A raça Maran, mostrada na foto, corresponde ao padrão francês de cor prata-cuco. De acordo com as exigências francesas, o galo é mais leve que o frango. A plumagem é igualmente variada em todo o corpo e pode ter uma tonalidade avermelhada.
Pelo British Standard, o pescoço e a parte superior do peito do galo são mais claros do que o resto do corpo.
Em francês: plumagem escura com padrão rugoso; linhas sutis; cor cinza.
Em inglês: o pescoço e a parte superior do tórax são mais leves que o corpo.
Isso significa que pintos pretos podem aparecer em seus filhotes. Silvery Cuckoo Maranos podem ser combinados com a variedade preta. Quando um galo cuco prateado acasala com uma galinha preta, a prole terá galos escuros e galinhas cuco prateadas mais claras. Ao acasalar um galo preto com uma galinha cuco prateada, galos escuros e galinhas pretas serão obtidos na prole.
Marans cuco prateados:
Cuco dourado
Às vezes, os cuco-cuco-dourados são chamados de "cuco-dourado" à raça das galinhas, embora ainda não seja uma raça, mas apenas uma variação da cor.
O galo cuco dourado tem penas amarelas brilhantes na cabeça, crina e lombo. Os ombros são marrom-avermelhados. O resto em cor corresponde aos padrões dos cuco marans prateados.
O frango é "mais modesto" nela, o amarelado na pena está presente apenas na cabeça e no pescoço.
Raça de Frangos Maran cor preta
O frango e o galo são totalmente pretos. A tonalidade esmeralda é opcional. A pena pode ter uma tonalidade avermelhada. Essa variedade de cores no maran é bastante rara, embora os cucos também sejam geneticamente pretos.
Maran branco
Galinhas com plumagem de um branco puro. Nos galos, o padrão permite uma coloração amarela nas penas da crina, lombo e cauda, embora isso seja contrário à lógica. Os genes brancos da maran são recessivos. A presença de até mesmo um pigmento fraco na pena indica a presença de genes de uma cor diferente.
Os jarretes do maran branco devem ser estritamente rosados. Se o pintinho tem um metatarso cinza ou azul-acinzentado, trata-se de um maran lavanda que ainda não se transformou em uma pena adulta.
Cor lavanda
A cor lavanda pode ter diversas variações, pois é baseada em pigmentos básicos pretos e vermelhos. O gene que causa o clareamento desses pigmentos para a cor "café com leite" ou azul nas maranas é dominante. Portanto, de galinhas dessa cor, você pode obter marans pretos ou vermelhos. Caso contrário, a cor das maranas lavanda corresponde às variantes com pigmento não clarificado.
Galo cuco lavanda
Maran de cauda preta
Corpo vermelho com cauda preta. As tranças dos galos são moldadas em esmeralda. Em galinhas, as penas da cauda podem ter uma tonalidade marrom.
Cor salpicada
Corpo totalmente branco intercalado por penas de outra cor. Uma caneta colorida pode ser preta ou vermelha. A frequência das inclusões também varia.
Marans padrão francês branco e salpicado:
Cor preta prateada
Um análogo de uma cor preto cobre, mas a cor marrom-avermelhada das penas no pescoço e lombo deste tipo de marans é substituída por "prata".
Maranov com tal plumagem pode ser obtido cruzando-se galinhas cuco prateado com galinhas pretas cobre.
Cor colombiana
O corpo é branco puro com penugem branca. No pescoço, uma juba de penas pretas com uma orla branca. O peito é branco. As penas da cauda são pretas. As pequenas tranças são pretas com uma borda branca.As penas de voo têm a parte inferior preta e a parte superior branca. Portanto, quando as asas estão dobradas, o preto não é visível. Metatarso branco rosado.
Característica produtiva de frangos Maran
Maranás pertencem às chamadas "galinhas que botam ovos de Páscoa". O padrão da raça é um ovo de maran, cuja cor não é inferior ao quarto número da escala acima. Mas a cor mínima desejada do ovo é 5-6.
A coloração da casca depende do número e da intensidade do funcionamento das glândulas no oviduto. Na verdade, o muco seco secretado pelas glândulas do oviduto dá ao ovo da maran sua cor marrom. A verdadeira cor do ovo em marans é branco.
A idade em que as galinhas marana começam a botar é de 5 a 6 meses. Nesse momento, as glândulas do oviduto ainda não funcionam com força total e a cor do ovo é um pouco mais clara do que o normal. A intensidade máxima de coloração dos ovos em galinhas poedeiras é observada por volta de um ano de idade. A cor dura cerca de um ano, depois a casca do ovo começa a desbotar.
A produção de ovos da raça, segundo as análises das galinhas maran, chega a 140 ovos por ano. Não se sabe se é necessário acreditar nessas avaliações, pois também há afirmações de que os ovos de marans podem pesar 85 ge até chegar a 100 g. Enquanto um ovo de 65 g é considerado grande. É bem possível que 100 gramas ovos, mas eles têm duas gemas. Uma vez que as descrições não comerciais dos ovos da raça Maran com a foto em anexo, mostram que o ovo do Maran não difere em tamanho dos ovos de outras galinhas poedeiras. Você pode ver isso claramente na foto abaixo. A linha do meio é composta por ovos de maran.
Na verdade, os marans carregam ovos grandes, mas não maiores do que o normal.
Marans têm boas características de carne. Galos adultos podem pesar até 4 kg, galinhas até 3,2 kg. O peso dos machos de um ano é de 3 a 3,5 kg, as frangas 2,2 a 2,6 kg. A carne é saborosa. Devido à pele branca, a carcaça do maran tem uma apresentação atraente.
Praticamente não há desvantagens na raça de frangos Maran. Isso inclui apenas baixa produção de ovos e casca de ovo muito espessa, por causa da qual as galinhas às vezes não conseguem passar. Uma certa dificuldade para criadores amadores pode apresentar um padrão complexo de herança de cores. Mas será ainda mais interessante estudar a genética das galinhas Maran.
As vantagens da raça podem ser chamadas de natureza tranquila, o que permite mantê-los juntos com outra ave.
Criação de galinhas maran
A manutenção desta raça não é fundamentalmente diferente das condições de qualquer outro frango. Como em outros lugares, as galinhas precisam andar toda a luz do dia. A umidade não deve ser permitida no galinheiro. A temperatura da casa deve ser de + 15 ° C. Maranam está satisfeito com poleiros padrão. Se as galinhas forem mantidas no chão, uma camada suficiente de forro deve ser fornecida para permitir que as aves façam uma soneca na cama.
A alimentação também é semelhante a outras raças. Embora os agricultores estrangeiros acreditem que adicionar corante à comida de maraname melhora a cor da casca do ovo. Esses alimentos podem ser quaisquer plantas que contenham grandes quantidades de vitamina A:
- cenoura;
- beterraba;
- urtiga;
- verdes.
O quão verdadeiro isso é pode ser verificado experimentalmente.
Criar marans cria muito mais dificuldades.
Criação de galinhas Maran
Para reprodução, ovos de tamanho médio são selecionados.
Portanto, os ovos também são selecionados para incubação por cor. As cascas grossas, por outro lado, são boas para o frango, pois a salmonela não consegue penetrá-las. Por outro lado, os pintinhos geralmente não conseguem quebrar os ovos por conta própria e precisam de ajuda.
Durante a incubação, devido à casca grossa, o ar não penetra profundamente no ovo.Portanto, a incubadora precisa ser ventilada com mais frequência do que o normal para manter oxigênio suficiente no ar.
2 dias antes da eclosão, a umidade na incubadora é elevada para 75% para facilitar a eclosão dos pintinhos. Após a incubação, os corvos precisam dos mesmos cuidados que as galinhas de qualquer outra raça. Em geral, a raça é despretensiosa e resistente, as galinhas apresentam uma boa taxa de sobrevivência.
Avaliações de galinhas Maran
Conclusão
Os maranás na Rússia são ainda mais propensos a serem classificados como raças decorativas do que como uma galinha para seu quintal pessoal. A baixa produção de ovos torna difícil para os proprietários produzirem ovos para venda. E poucas pessoas vão comprar ovos mais caros só por causa da cor da casca. Embora você possa conseguir algum dinheiro antes da Páscoa. Enquanto isso, os marans são mantidos por avicultores amadores, para quem as galinhas são um hobby, não um meio de vida. Ou aqueles que estão tentando ganhar dinheiro com ovos coloridos cruzando diferentes raças de galinhas.