Contente
A carpa prateada é um peixe de água doce amado por muitos. As donas de casa preparam diferentes pratos com base nela. A carpa prateada é frita, em conserva, assada no forno e usada para fazer miscelânea. Mas o sabor mais requintado do peixe é obtido fumando-o. Isso permite preparar uma iguaria saudável em casa com custo mínimo. Mas para obter carpa prateada defumada a quente e fria, é necessário pré-preparar o peixe e aderir à tecnologia no processo de cozimento. Caso contrário, o resultado final pode não ser o esperado.
É possível fumar carpa prateada
Este tipo de peixe de água doce é ideal para defumar porque tem um teor de gordura suficiente e a sua carne é macia e suculenta.
Acredita-se que a carpa prateada contenha um grande número de ossos. Portanto, amostras grandes devem ser selecionadas para este método de cozimento, que são menos ósseas.
Os benefícios e o conteúdo calórico do produto
A carpa prateada contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais que são benéficos para a saúde humana. Além disso, quando fumados, são conservados o máximo possível no peixe, uma vez que durante o processo de cozedura o produto é submetido a um tratamento térmico moderado.
O consumo regular de carpa prateada fumada tem um efeito benéfico sobre o funcionamento do sistema circulatório e nervoso, melhora o funcionamento do sistema digestivo e aumenta a resistência do corpo a doenças.
O maior teor de ácidos graxos poliinsaturados na carne da carpa prateada melhora a estrutura do cabelo, unhas e pele.
Este prato é considerado um produto dietético, pelo que pode ser consumido sem receio pelas pessoas que observam a sua figura. O conteúdo calórico de 100 g de carpa prateada fumada a frio é 117 kcal e quente - 86 kcal. Isso se deve ao baixo teor de carboidratos do produto, cuja fração de massa não ultrapassa 0,6%.
Princípios e métodos de fumar carpa prateada
Você pode usar dois métodos para preparar um prato: frio e quente. A diferença entre eles está apenas na temperatura de exposição ao produto. O processo de fumagem envolve o uso de madeira, que, quando aquecida, não queima, mas arde sem chama. Como resultado, é emitida uma grande quantidade de fumaça, que penetra nas fibras da carne e lhe confere sabor e aroma agradáveis.
A tecnologia de cozimento envolve a adesão a uma determinada temperatura durante todo o tempo. No caso de redução do regime, a carne da carpa prateada torna-se seca e sem graça. Quando sobe, surge a fuligem, que posteriormente se instala na superfície dos peixes.
Para tornar a carpa prateada defumada saborosa, você também precisa escolher as aparas de madeira certas.As melhores opções são amieiros, freixos, árvores frutíferas e arbustos. Você também pode usar bétula, mas primeiro remova a casca da madeira, pois ela contém uma grande quantidade de alcatrão.
Seleção e preparação de peixes
Na hora de comprar uma carpa prateada, é preciso estar atento à qualidade do produto, pois o sabor final do prato depende diretamente disso.
Os principais critérios de seleção:
- leve cheiro de algas, inerente aos peixes de água doce;
- os olhos são brilhantes, transparentes, protuberantes;
- cauda da forma correta;
- brânquias de cor vermelha uniforme;
- quando você pressiona o peixe, a superfície deve se recuperar rapidamente.
Antes de começar a fumar, você precisa primeiro preparar a carcaça. Esta etapa é considerada decisiva, pois é a base para o sabor e a textura da carne do produto final.
O peixe deve primeiro ser limpo de entranhas e guelras removidas. As escamas não devem ser removidas, pois ajudam a preservar a suculência da carne e prevenir a possível entrada de carcinógenos. Em seguida, enxágue bem a carcaça com água e limpe o resto com uma toalha de papel. No futuro, você precisará fazer pickle ou pickle de carpa prateada para defumação quente e fria, a fim de obter o sabor necessário. Portanto, ambas as opções devem ser consideradas.
Como conservar carpa prateada para fumar
Este método envolve esfregar abundantemente com sal em todos os lados da carcaça. Além disso, você também pode usar especiarias e ervas. A carpa prateada salgada antes da defumação fria e quente deve ser igual à taxa de 50 g por 1 kg de carne. Depois disso, a carpa prateada deve ser dobrada em uma panela de esmalte sob opressão e refrigerada por 12-24 horas.
No final do período de espera, coloque a carcaça em água limpa por 15-20 minutos para retirar o excesso de sal. Em seguida, limpe bem por dentro e por fora com uma toalha de papel.
Como conservar carpa prateada para fumar
Este método de preparação permite um sabor mais refinado no produto final. Para fazer isso, você precisa coletar a água em um recipiente e adicionar sal na proporção de 40 g por 1 litro de líquido. Em seguida, aqueça até dissolver completamente e esfriar. Além disso, adicione pimenta do reino e cinco ervilhas pimenta da Jamaica à marinada. Em seguida, despeje sobre o peixe para que o líquido cubra completamente.
Marinar carpas prateadas para fumar a quente ou a frio não será difícil, mesmo para cozinheiros novatos. O principal é manter o peixe por pelo menos seis horas na mistura resultante para que possa embeber bem a carne. Em seguida, a carcaça deve ser umedecida com papel toalha para remover a umidade remanescente.
Receitas de carpa prateada fumada a quente
A tecnologia para cozinhar carpa prateada defumada a quente em casa requer a secagem preliminar do peixe ao ar livre por 3-4 horas. Como resultado, uma película fina deve se formar na superfície do peixe. Esta etapa remove o excesso de umidade da carcaça e melhora a qualidade do produto final.
Fumando carpa prateada em um fumeiro quente
Este método requer um dispositivo especial com um regulador de fumaça. Esse fumeiro permite automatizar o processo de fornecimento de fumaça e controle da temperatura.
Guia de culinária passo a passo:
- Configure o fumante de forma constante.
- Lubrifique a superfície da grelha com óleo vegetal.
- Coloque-os uniformemente a uma distância de 1 cm.
- Em seguida, cubra o fumante com uma tampa.
- Umedeça as aparas de madeira para que soltem bastante fumaça e não queimem.
- Coloque no regulador de fumaça.
- Defina a temperatura em torno de + 70-80 graus.
- Nesse modo, a carpa prateada é defumada por 60 minutos.
No final, o peixe não deve ser retirado quente do fumeiro, deve arrefecer aí. Em seguida, ventile o produto ao ar livre por 4 a 12 horas para que o sabor e o aroma estejam equilibrados.
Como fumar rapidamente uma carpa prateada fumada a quente
Você também pode preparar um prato de forma acelerada no fogo. Em vez de um fumeiro, neste caso, você pode usar um balde com tampa.
Para fumar, é necessário preparar ramos de framboesas, groselhas e macieiras. Devem ser picados finamente, misturados com 2-3 litros de folhas de chá preto e 50 g de açúcar adicionado. Coloque a mistura resultante no fundo do balde em uma camada de 1-2 cm. Enquanto isso, faça uma fogueira. Coloque um fumeiro caseiro nele. Quando aquecida, a fumaça branca começará a se desenvolver abundantemente. Coloque o peixe no fumeiro por 25-30 minutos. e cubra com uma tampa em cima. Durante todo o tempo, você precisa manter o fogo constantemente.
Como fumar carpa prateada em Odessa
Esta receita é baseada no uso de uma mistura especial de temperos. Dá à carpa prateada seu sabor e aroma especiais.
Para preparar 1 kg de peixe, você precisa preparar os seguintes componentes:
- 50-80 g de sal;
- 100 g de alho;
- 2-3 folhas de louro;
- uma mistura de pimentas;
- 50 g de endro, salsa;
- as raspas de limão.
Processo de cozimento:
- Pré-estripar e preparar a carcaça prateada.
- Em seguida, esfregue generosamente com sal, pimenta e alho picado.
- Coloque as raspas de limão e as ervas no meio da carcaça e nas fendas das guelras.
- Deixe marinar o peixe por quatro horas e depois seque.
- Coloque lascas de madeira umedecidas no fundo do fumeiro e cubra-o com papel alumínio.
- Em seguida, coloque a carpa prateada.
- Defina a temperatura em + 80-90 graus.
- Fume carpa prateada fumada a quente durante 40-50 minutos.
No final do cozimento, o peixe deve esfriar e, em seguida, deve ser ventilado por mais 2-3 horas.
Fathead escandinavo quente fumado
Para preparar de acordo com esta receita, você deve primeiro limpar a carcaça por dentro, escama e retirar a cabeça. Em seguida, corte ao longo da crista e descarte os ossos.
Processo de cozimento:
- Rale as partes do filé resultantes com sal e temperos, deixe marinar por 40 minutos. na geladeira.
- Em seguida, pregue o peixe ao longo do perímetro em coníferas ou tábuas de corte.
- Faça uma fogueira com galhos de frutas.
- Assim que a fumaça sair, você precisa colocar as tábuas com os peixes ao lado dela.
- Durante o cozimento, eles devem ser constantemente reorganizados na direção do vento.
- Quando a madeira queimar, você precisa jogar os galhos de pinheiro umedecidos no fogo.
- Espere 20 minutos para que o peixe absorva o aroma.
Como fumar carpa prateada fumada a quente no forno
Você pode cozinhar o prato sem fumeiro. Nesse caso, pode muito bem ser substituído por um forno elétrico, que deve primeiro ser colocado ao ar livre, sob uma cobertura. Coloque o peixe preparado embrulhado em papel alumínio em uma grade untada e coloque uma bandeja coletora um pouco mais abaixo.
Em seguida, ligue o forno e coloque lascas de madeira úmidas no fundo. Defina a temperatura para 190 graus.
A primeira amostra pode ser coletada após 40-50 minutos. Se necessário, o peixe deve ser preparado.
Receitas de carpa prateada defumada a frio
Com esse método, o peixe é cozido em temperatura baixa por vários dias. Portanto, você deve primeiro preparar uma quantidade suficiente de chips, o que permitirá que você mantenha o modo necessário constantemente.
Carpa prateada fumando frio em um fumeiro
Para preparar uma carpa prateada defumada a frio, como na foto, será necessário um dispositivo especial no qual o aquário e o regulador de fumaça são conectados por um cano. Quando a fumaça passa por ele, a temperatura cai para 30-35 graus. Este modo é considerado ideal para fumar a frio.
Algoritmo de cozimento:
- As carcaças de prata preparadas devem ser penduradas em ganchos localizados na parte superior do defumador.
- Coloque lascas de madeira umedecidas no regulador de fumaça.
- Defina a temperatura para 30-35 graus.
- Fume de dois a quatro dias.
- Ao final, os peixes devem ser ventilados ao ar livre por 24 horas.
Fathead fumado a frio no estilo do Mar Negro
Para cozinhar peixe de acordo com esta receita, você precisa estripá-lo e remover a crista. Pode ser cortado em pedaços, se desejar.
Processo de cozimento:
- Polvilhe a carpa prateada com bastante sal.
- Coloque em um recipiente de esmalte sob pressão.
- Deixe marinar na geladeira por 2-3 dias.
- No final, mergulhe a carpa prateada por 3-6 horas em água fria.
- Seque por 12-20 horas até que uma crosta fina apareça na superfície.
- Fume de acordo com o esquema padrão (36 horas) a uma temperatura de 30-35 graus.
No final do processo, os peixes devem ser resfriados no fumeiro e, em seguida, ventilados ao ar livre e mantidos na geladeira por 2 a 3 horas.
Hora de fumar
A duração do processo de cozimento da carpa prateada depende diretamente do método escolhido. Para fumar a quente, demorará 20-60 minutos, dependendo do tamanho da carpa prateada, e para fumar a frio - 1,5-3 dias.
Regras de armazenamento
Guarde a carpa prateada cozida na geladeira longe de alimentos que absorvem odores. O peixe fumado a quente é perecível. Portanto, seu prazo de validade a uma temperatura de + 2-6 graus é de dois dias. A carpa prateada defumada a frio pode manter sua qualidade por dez dias.
Para aumentar a vida útil de um prato, é necessário congelá-lo. Nesse caso, o pescado pode ser armazenado por até 30 dias.
Conclusão
Não é difícil cozinhar carpa prateada fumada a frio e a quente em casa se seguir rigorosamente todas as recomendações. É importante respeitar todas as etapas de preparação e tecnologia de cozimento. Somente neste caso podemos esperar que o resultado atenda a todas as expectativas.
https://youtu.be/nzCFfNsMrqE