Contente
Cozinhar uma trufa em casa é fácil. Na maioria das vezes é usado fresco como tempero de pratos. Às vezes assado, adicionado a pastas e molhos. Qualquer prato com aroma de trufas é considerado uma iguaria entre os conhecedores sofisticados da culinária de cogumelos.
O que é trufa na culinária
Os aristocratas da Roma Antiga e do Egito aprenderam a cozinhar trufas. Cogumelos raros sempre foram muito caros, os romanos os trouxeram do oeste da Ásia e do norte da África, sem suspeitar que crescessem sob os pés. Nas florestas europeias da Itália e da França, esses cogumelos foram encontrados apenas no final da Idade Média. Várias receitas para o preparo de trufas são cuidadosamente preservadas pelos especialistas culinários desses países até os dias de hoje.
As trufas brancas são os cogumelos mais caros do mundo. Na Itália, eles são procurados na floresta com cães. Pessoas que possuem uma licença especial que lhes permite fazer negócios lucrativos partem para uma caçada silenciosa. Cães treinados ajudam a encontrar cogumelos valiosos crescendo no subsolo. As trufas têm um cheiro muito forte, difícil de descrever. Alguns foodies dizem que lembra o cheiro de uma adega úmida misturada com especiarias requintadas. Os cães, tendo encontrado um cogumelo, começam a cavar o solo, uma pessoa também continua este delicado trabalho para que os animais não danifiquem o valioso achado.
Quanto maior for a trufa branca, maior será o seu preço por grama. A colheita dos cogumelos é levada para a feira anual da cidade italiana de Alba. Aí, ao olhar para as etiquetas de preço, o mudo desaparece, uma iguaria de cogumelo é vendida por 400 euros o 100 g.
Onde a trufa é adicionada
A trufa é adicionada a todos os tipos de pratos. Na maioria das vezes, é preparado com massas italianas e ingredientes adicionais, como queijo, carne ou frutos do mar. A trufa branca é adicionada a pratos de carne fresca e vegetais. O preto é cozido com omeletes, pizza e arroz, e também é cozido com queijo, produtos cárneos ou vegetais.
Como comer trufa
Este não é um cogumelo no sentido usual, que é cozido no fogo, frito ou fervido. É usado fresco como especiaria para dar aos pratos um aroma e sabor especiais. O cheiro da trufa é muito forte, mas nem todo mundo gosta. Como é um cogumelo trufa e as receitas com sua adição, os gourmets ocidentais sabem com certeza. Na Rússia, após a revolução, as tradições de uso dessa iguaria se perderam, embora os próprios cogumelos possam ser encontrados nas florestas perto de Moscou, na Crimeia e em outras partes do país.
E gourmets de todas as regiões vizinhas da França, Suíça e outras cidades italianas acorrem à feira anual de trufas na cidade italiana de Alba. Eles se esforçam para comprar trufas para decorar sua comida. À venda na feira, além do branco, está também o look preto, que é um pouco mais barato. É cozinhado, mantendo o seu sabor específico. Portanto, todos os frascos com cogumelos em óleo são preparados a partir dele.
Com o que se come trufa
As trufas mais caras do mundo são consumidas com vários pratos - massas italianas, carnes grelhadas, arroz cozido, legumes cozidos, queijo, etc.
O aroma de trufas lembra uma adega úmida, uma crosta de queijo velho e nozes torradas. Ele dá um soco no nariz, o que por hábito pode não parecer muito agradável. Mas os gourmets encontram prazer nisso e benefícios especiais para o corpo: um cogumelo valioso é considerado um bom afrodisíaco.
Como preparar uma trufa de cogumelos em casa
As trufas, acessíveis ao cidadão comum, são preparadas adicionando vários molhos às omeletes. São assados, cozidos, fritos na manteiga e cortados em rodelas finas. As trufas de cogumelos frescas podem ser preparadas por você para o inverno, enchendo-as com óleo vegetal calcinado. A duração do tratamento térmico é curta - alguns segundos ou minutos. A pasta de trufas e a manteiga estão disponíveis comercialmente e também são usadas como aditivos aromatizantes em vários acompanhamentos.
Pratos de trufas mais populares
As receitas mais fáceis de usar em receitas são a pasta de trufa preta, como a mostrada na foto, e seu óleo. Estes molhos conferem às refeições prontas um sabor excepcional a trufas e não são muito caros.
Macarrão com molho de trufas
Alimentos para duas porções:
- pimenta - 1 unid .;
- alho - 1 dente;
- um pequeno ramo de salsa - 1 pc .;
- tomate cereja - 5-6 unidades;
- Queijo parmesão - 100 g;
- azeite - 2 colheres de sopa eu .;
- espaguete - 100 g;
- purê de trufas negras - 50 g.
Descrição culinária:
- As pimentas são limpas de sementes, cortadas em pedaços pequenos.
- Coloque uma panela com água no fogo.
- Pique um dente de alho, salsa.
- O queijo é ralado.
- O azeite de oliva é colocado em uma frigideira, alho, salsa e pimentão são enviados para ela.
- O espaguete é colocado em água fervente, fervido até ficar meio cozido e jogado em uma peneira.
- Os tomates cereja são cortados ao meio e adicionados à panela com alho e salsa. Eles devem dourar bem.
- Adicione o purê de trufas aos vegetais e temperos em uma frigideira, misture e despeje água fervente.
- O espaguete é colocado em uma frigideira, cozido em molho de trufas aromáticas por 5-10 minutos. Em seguida, deixe por 2-3 minutos para que absorvam água.
- Desligue o fogo e coloque o queijo na frigideira. Misture tudo um pouco. Nenhum outro tempero é necessário para manter o aroma da trufa.
Coloque a massa pronta nos pratos.
Omelete com lascas de trufa
Produtos:
- ovos - 5 pcs .;
- trufas pretas - 20 g;
- manteiga - 50 g;
- sal e pimenta branca moída - conforme necessário.
Preparação:
- Bata os ovos com um batedor de arame sem separar as gemas das claras.
- Corte o cogumelo em rodelas finas em forma de aparas e acrescente à massa de ovo.
- A panela é aquecida, a manteiga derrete, não deixando esquentar.
- Colocando os temperos, despeje a massa de ovo em uma frigideira.
- Quando a omelete estiver assada nas bordas, vire-a suavemente com uma espátula para o outro lado. Não vale a pena fritar demais o prato, sua superfície deve ficar macia e levemente rosada. O tempo total de cozimento é de cerca de um minuto.
Arroz com cogumelos porcini, filé de frango e trufas
Produtos:
- peito de frango - 300 g;
- pequenas trufas pretas - 2 unid .;
- cenouras - 1 un .;
- cogumelos porcini pequenos - 500 g;
- suco de limão - 2 ml;
- farinha - 2 colheres de sopa. eu .;
- gema de ovo - 2 unid .;
- sal - conforme necessário;
- alho-poró - 1 unidade;
- folha de louro - 1 pc .;
- arroz (grão longo) - 500 g;
- manteiga - 125 g;
- azeite - 40 ml;
- leite - 450 ml.
Preparação:
- Corte o alho-poró lavado no sentido do comprimento, descasque e pique as cenouras.
- As trufas são cortadas em fatias finas e os cogumelos porcini são lavados e descascados das tampas. O arroz é bem lavado.
- Filé com cenoura e folhas de louro são despejados com água fria, cozidos até ficarem cozidos por cerca de 20 minutos. Em seguida, a carne é resfriada e cortada em pedaços pequenos.
- O arroz é mergulhado em água fervente sem sal e cozido por 15 minutos, até ficar macio. Transfira o cereal pronto para uma peneira e enxágue bem em água fria.
- Cogumelos Porcini são cortados em fatias, coloque em uma panela com 1 colher de sopa. eu. manteiga, suco de limão e uma pitada de sal. Cozinhe em fogo baixo por cinco minutos.
- Faça o molho bechamel. Misturando 25 g de manteiga com azeite, frite a farinha por dois minutos. Despeje o leite e 1 colher de sopa. caldo de galinha em que o filé foi cozido. Salgado, cozinhe em fogo por 10 minutos. com agitação constante.
- Os cogumelos porcini são adicionados ao molho bechamel, juntamente com o azeite e o sumo que isolaram, bem como as trufas picadas e os pedaços de filé.
- Bata as gemas com um pouco de molho, junte à frigideira ao frango e aos frutos do bosque. Remova do fogo.
- Em uma tigela, derreta a manteiga restante, coloque o arroz cozido ali e, mexendo com uma espátula de madeira, aqueça, sal a gosto.
- Deite o arroz redondo, vire-o num prato de servir e cubra com um molho bechamel quente com frango e frutos silvestres.
Pizza com trufas brancas e pretas
Produtos:
- farinha - 400 g;
- água mineral - 200 ml;
- fermento fresco - 6 g;
- óleo vegetal - 30 ml;
- açúcar - 8 g;
- creme gorduroso - 20 g;
- óleo de trufas - 6 ml;
- trufas brancas - 20 g;
- pasta de trufa negra - 150 g;
- alho - 2 dentes;
- mussarela - 300 g.
Descrição do processo de cozimento:
- Levedura, açúcar e 2 colheres de sopa são produzidos em água mineral. l farinha. Deixe repousar por 10-15 minutos.
- O fermento fermentado é adicionado à farinha, e a massa é preparada, amassando até ficar homogênea, temperada com óleo vegetal.
- Cubra a bola de massa com uma toalha e deixe descansar por meia hora. Em seguida, é dividido em porções de 150 ge deixadas por mais uma hora.
- De um pedaço de massa desenrola-se um círculo com 30-35 cm de diâmetro, coloca-se sobre ele um molho de natas, alho e pasta de trufas e distribui-se uniformemente os pedaços de mussarela na superfície.
- A pizza é cozida em um forno a 350 ° C. Os produtos assados são temperados com óleo de trufas e lascas de trufas brancas.
Lombo de boi com trufas e foie gras
Produtos:
- manteiga - 20 g;
- foie gras - 80 g;
- lombo de vaca - 600 g;
- molho demi-glace (ou caldo de carne forte) - 40 g;
- tomates pequenos - 40 g;
- creme de gordura - 40 ml;
- vinho branco seco - 20 ml;
- pasta de trufa preta - 80 g;
- trufa preta - 10 g;
- rúcula - 30 g;
- óleo de trufas - 10 ml.
Descrição do processo:
- Preparam-se os bifes de carne cortados em rodelas de 2 cm de espessura, para fritar utilize uma grelha A carne é untada preliminarmente com manteiga e embrulhada em pergaminho.
- Fatias finas de trufa são levemente douradas em uma frigideira na manteiga. Adicione a carne pronta, o vinho e um pouco de água e refogue por alguns minutos.
- Em seguida, coloque o molho, a pasta de trufas, o creme e um pouco de água em uma frigideira para a carne, pimenta e sal a gosto.
- O fígado de ganso é cortado em duas camadas de 20-30 ml de espessura, empanado com farinha e frito em uma assadeira com pergaminho por dois minutos.
Recolha o prato pronto para um prato: coloque um bife no centro, regue com o molho, coloque o foie gras e os pratos de trufas por cima. Decore tudo com folhas de rúcula e flores de fatias de tomate cereja, regue com óleo de trufas.
Conclusão
Cozinhar uma trufa em casa é uma experiência interessante e emocionante. Você pode experimentar os sabores e cheiros de especiarias combinados com um aroma de trufa. Os verdadeiros conhecedores desses cogumelos caros afirmam que eles são de grande benefício para o corpo e, portanto, têm um preço alto.