Vinho Blackberry em casa: uma receita

É muito difícil encontrar vinho de amora nas lojas. Portanto, muitas pessoas fazem essa bebida em casa. Aqueles que já fizeram vinho de amora o fazem todos os anos. Tem um gosto ótimo e cor. A bebida translúcida e ligeiramente azeda não deixa ninguém indiferente. Além disso, só fica melhor com o tempo. Todos podem fazer um vinho assim. Para fazer isso, você pode usar não apenas amoras caseiras, mas também frutas silvestres. O principal é seguir a tecnologia de cozimento. Vamos dar uma olhada em como o vinho caseiro de amora é feito.

Tecnologia de cozinha

Se você se familiarizar com o processo de fabricação do vinho de amora, nenhuma curiosidade deve ocorrer. Você pode fazer essa bebida facilmente e com o menor custo. Amoras silvestres e cultivadas são adequadas para vinho. Mesmo assim, é melhor usá-lo cultivado em casa. Essas frutas farão o sabor da bebida mais pronunciado e brilhante.

Um papel significativo é desempenhado pelo local onde são cultivadas amoras-pretas. As bagas que crescem numa zona ensolarada conferem ao vinho um sabor mais doce. Além disso, são mais suculentos e maiores. Onde quer que a baga cresça, é necessário escolher apenas amoras maduras.

Atenção! Depois da chuva, as bagas não podem ser colhidas. Todas as bactérias vivas são eliminadas dele e o fermento terá de ser adicionado para que a bebida comece a fermentar.

Pelo mesmo motivo, as bagas para o vinho nunca são lavadas. Se a reação não for tão violenta quanto você gostaria ou se você precisar acelerar o processo de fermentação, você pode adicionar passas regulares ao vinho durante o processo de preparação. Para fazer vinho a partir de amoras silvestres lavadas, você terá que adicionar um fermento especial para vinho. Também para isso, eles usam uma massa fermentada de vinho preparada pela própria empresa.

O fermento é preparado com os seguintes ingredientes:

  • 200 gramas de framboesas sujas (pode ser substituído por groselha branca);
  • 50 gramas de açúcar granulado;
  • 50 gramas de água;

Dissolva todo o açúcar necessário na água. Esta mistura deve ser derramada sobre framboesas pré-esmagadas. A massa é colocada em local aquecido por 2 dias. Em seguida, as framboesas são extraídas do suco e recheiam a polpa com água. As framboesas são colocadas novamente em local aquecido por 2 dias. Os frutos são espremidos novamente e combinados com a porção anterior do suco. Este será o fermento para o nosso vinho.

Importante! Sobremesa e vinho semidoce são mais deliciosos com amoras.

Receita de vinho blackberry sem fermento

Para fazer vinho de amora em casa, precisamos:

  • amoras frescas (não lavadas) - 3 quilos;
  • açúcar granulado - 2 quilogramas;
  • água - 3 litros.

Preparação do vinho:

  1. Primeiro, você precisa ferver a calda de água (3 litros) e açúcar granulado (1 kg). O líquido é levado à fervura e resfriado a uma temperatura de cerca de 60 ° C.
  2. As bagas são separadas e bem esfregadas com um garfo. Em seguida, é derramado com calda e coberto com um pano. O recipiente com o vinho é colocado em um local escuro e quente, longe da luz solar direta. A temperatura do ar deve ser de pelo menos 20 ° C. Caso contrário, as amoras não fermentam.
  3. Duas vezes ao dia, a massa deve ser misturada com uma vara de madeira. Nesse caso, você precisa abaixar a polpa até o fundo.
  4. Depois de uma semana, o suco é colocado em uma garrafa limpa. A polpa deve ser espremida com cuidado, e o líquido resultante é misturado ao açúcar (500 gramas) e também colocado em uma garrafa. Isso é feito para que a baga não fique azeda e bolorenta.
  5. O frasco cheio é coberto com uma luva de borracha. É necessário fazer um furo com uma agulha. É muito mais conveniente usar um selo d'água para isso.
  6. Após quatro dias, é necessário abaixar o tubo na garrafa e com a ajuda dele despejar cerca de meio litro de vinho em um recipiente limpo.
  7. Todo o açúcar restante é despejado nessa quantidade de líquido, bem misturado até que esteja completamente dissolvido e despejado de volta na garrafa.
  8. O frasco é fechado novamente com uma luva ou selo d'água.
  9. Após uma semana, o vinho irá parar de fermentar ativamente. A luva vai cair um pouco e a armadilha de odores não vai mais gorgolejar. Nesse ponto, começa um período de fermentação "silenciosa". Isso pode levar várias semanas.
  10. Quando o vinho clareia e uma quantidade decente de sedimentos se acumula no fundo, significa que o processo de fermentação acabou. Agora você pode usar um canudo para derramar vinho limpo em outro recipiente. Neste caso, não deve mover a garrafa para que o sedimento não volte a subir. Em seguida, o vinho é filtrado e colocado em garrafas de vidro.
  11. Os frascos são bem fechados e transferidos para um local com temperatura de 16 - 19 ° C.
Atenção! As garrafas devem ser armazenadas horizontalmente.

Este vinho só melhora com o tempo. Pode ficar na adega por até 5 anos. Esta bebida tem um sabor agridoce e um gosto amargo leve. Todos os anos a adstringência vai embora e o vinho torna-se mais doce. O teor máximo da bebida é cerca de 12 graus. Provavelmente será mais fácil encontrar uma receita.

Receita de vinho caseiro de amora e uva passa

Agora considere uma receita igualmente simples de vinho de amora em casa. Para preparar uma bebida nobre, precisamos:

  • 2 quilos de amoras;
  • 1 quilo de açúcar granulado;
  • 1 litro de água;
  • 50 gramas de passas.

O vinho é preparado em casa da seguinte forma:

  1. As bagas devem ser separadas e raladas com um garfo ou esmagamento de batata. Em seguida, a massa de baga é coberta com açúcar granulado (400 gramas), todas as passas preparadas e um litro de água são adicionados. Cubra o recipiente com gaze.
  2. Duas vezes ao dia, a gaze é levantada e a massa dos frutos é misturada.
  3. Quando começa a fermentação ativa, que será acompanhada por um cheiro azedo, sibilo e espuma, deve-se espremer todo o suco na prensa.
  4. 300 gramas de açúcar granulado são adicionados a esse suco, e tudo é colocado em uma garrafa preparada. Em seguida, você mesmo pode fazer um selo d'água para a garrafa. Para isso, o recipiente é coberto com uma tampa de plástico. Um orifício é feito para que o tubo possa caber nele. As juntas devem ser seladas e a outra extremidade do tubo deve ser mergulhada em uma jarra com água. Por meio desse tubo, será liberado dióxido de carbono, que é liberado durante o processo de fermentação. Neste caso, a garrafa não deve ser completamente cheia para que haja espaço para fermentação.
  5. Após 7 dias, você precisará despejar uma pequena quantidade de suco, diluir o açúcar restante e despejar a mistura de volta na garrafa. O recipiente é novamente fechado com selo d'água.
  6. O vinho ficará totalmente pronto em um mês. Nesse momento, o processo de fermentação não estará mais ativo. A bebida ficará visivelmente mais clara e todos os sedimentos irão para o fundo. A seguir, o vinho é drenado com canudo, filtrado e colocado em garrafas de vidro.
Atenção! O vinho preparado de acordo com esta receita será mais forte (de 11 a 14 graus).

Conclusão

Quem não gosta de vinhos caseiros deliciosos e aromáticos ?! Agora você tem a oportunidade de fazer você mesmo em casa.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção