Vinho viburno caseiro

Viburnum é uma baga incrível que só fica mais saborosa depois da geada. Pincéis brilhantes adornam os arbustos no inverno, se, é claro, eles não forem comidos pelos pássaros. E eles são grandes caçadores antes deles. E não sem razão: esta baga é um verdadeiro armazém de vitaminas e minerais, tem propriedades curativas. Você pode economizar tudo isso preparando vários brancos a partir dele, por exemplo, vinho viburnum caseiro. Seu sabor incomum, levemente ácido, aroma pronunciado, rica cor escura não deixará indiferente até mesmo os verdadeiros conhecedores de bebidas alcoólicas.

Existem muitas maneiras de fazer vinho caseiro a partir do viburnum. Cada um pode escolher a receita que mais lhe agrada.

Preparação de bagas

É melhor colher os frutos quando já estão presos na geada. A adstringência excessiva, inerente ao viburnum, irá embora e a doçura necessária para a fermentação será adicionada. Os frutos ficarão mais macios e darão um suco melhor cicatrizante. Utilizamos no dia da coleta, liberando-os dos galhos e retirando todos os estragados e danificados. Para fazer vinho de viburnum em casa, não é necessário lavá-los, caso contrário, o fermento selvagem que está presente na superfície será lavado.

Vinho seco de viburnum

Para aumentar a fermentação, adicione passas às matérias-primas da baga.

Nós vamos precisar:

  • bagas de viburnum - 2 kg;
  • açúcar - 600 g;
  • passas - 2 punhados;
  • água fervida - 3,4 litros.

Preparamos os bagos, moemos no liquidificador ou na picadora de carne, colocamos numa garrafa espaçosa com boca larga, adicionamos 0,2 kg de açúcar, todas as passas e 30 ml de água.

Atenção! As passas não são lavadas, o fermento selvagem na superfície ajuda a fermentar.

Eles formam uma flor azulada característica nas uvas secas. Apenas essas passas são adequadas para vinho.

Cubra o gargalo da garrafa com gaze e deixe fermentar em local quente e escuro.

Não feche a garrafa hermeticamente, pois o oxigênio deve estar disponível para fermentação.

O aparecimento de espuma, que ocorre após cerca de três dias, é um sinal do início da fermentação. Filtramos a infusão em outro prato.

Conselho! É conveniente usar uma meia de náilon para esse fim.

Adicione a água restante e 0,2 kg de açúcar. Deixe o mosto misturado fermentar sob o selo hidráulico. Do contrário, uma luva de borracha com dois orifícios perfurados por uma agulha serve. Após 3 dias, você precisa derramar alguns copos de mosto em outro prato, dissolva o açúcar restante nele, despeje a solução para a massa total.

A fermentação do vinho demora cerca de 30 dias. Deve passar sem acesso à luz e ao calor. A essa altura, a formação de gás deve praticamente terminar. Despeje delicadamente o vinho em garrafas de vidro limpas usando um canudo.

Conselho! É conveniente fazer isso com um tubo conta-gotas.

O vinho Viburnum amadurece em um mês. A sala deve estar fria.

Vinho com viburnum de sobremesa

É cada vez mais rico em açúcar.

Precisaria:

  • bagas de viburnum - 2 kg;
  • água - 3/4 l;
  • açúcar - cerca de 400 g

Moa os bagos preparados, acrescente 0,1 kg de açúcar, cubra o frasco com gaze e deixe aquecer até começar a fermentar. Depois de três dias, esprememos bem os bagos e diluímos o suco resultante com água. Adicione 0,1 kg de açúcar por cada litro de mosto de vinho. Fechamos a louça com selo d'água.

Atenção! O recipiente não deve ser completamente cheio com mosto. Para uma tampa de espuma, pelo menos 30% do volume é necessário.

Após o término da fermentação, acrescente açúcar na mesma proporção: 0,1 kg por litro. Se ainda não acabou, nós o adicionamos novamente em alguns dias. Para adicionar açúcar, despeje um pouco de vinho em uma tigela separada e limpa, mexa até dissolver e despeje de volta.

Mantemos o vinho em um prato com selo d'água por mais duas semanas após o término da fermentação. Despeje em garrafas sem perturbar o sedimento. Se isso acontecer, deixe o vinho repousar e escorrer novamente. Guarde em local fresco.

Licor viburnum

Este vinho doce viscoso é especialmente popular entre as mulheres. Devido à adição de álcool, a bebida acaba sendo bastante forte.

Para prepará-lo, você precisará de:

  • bagas - 2 kg;
  • açúcar -1,5 kg;
  • álcool ou vodka - 1l;
  • água - 0,5 l.

Despeje as bagas preparadas com água fervente por 30 minutos. Escoamos a água e colocamos as bagas no jarro, adicionamos um terço da taxa de açúcar, misturamos, tapamos o jarro com uma tampa para que fique bem colocado. Nós o mantemos aquecido por três dias. Adicione vodka ou álcool, feche novamente e coloque em uma janela ensolarada.

Atenção! O nível de vodka ou álcool deve estar pelo menos 2 cm acima das frutas vermelhas. Caso contrário, aumente a quantidade de álcool.

Preparamos xarope de açúcar da água na taxa e no resto do açúcar. Ele precisa ser dissolvido e o xarope resultante deve ser fervido. Desligue após 5 minutos. É imperativo remover a espuma. Adicione o xarope resfriado à tintura, misture bem. Nós o guardamos por mais um mês em um lugar escuro e quente.

Conselho! Agite a tintura a cada 3 dias.

Colocamos o licor coado preparado em lindas garrafas. Pode ser armazenado por até 3 anos.

Licor Viburnum com suco de limão

O licor Viburnum com suco de limão não tem apenas um sabor refrescante, mas também notas cítricas pronunciadas. É fácil fazer em casa um vinho assim com viburnum, pois a receita é bastante simples.

Isso exigirá:

  • bagas de viburnum - 700 g;
  • vodka - 1 litro;
  • xarope de açúcar de 150 g de açúcar e um copo de água;
  • 2-3 limões.

Lave as frutas preparadas, amasse e insista por uma semana em local escuro e fresco, despejando vodka. Filtramos por uma peneira frequente. Cozinhamos xarope de água e açúcar. Depois de preparada a calda, deixe esfriar e misture com o suco de limão.

Conselho! Para que o suco de limão seja bem espremido, ele deve ser mantido em água fervente por alguns minutos e regado com água fria.

Continuamos a infundir por algumas semanas. Então, finalmente filtramos o licor por meio de um filtro de gaze de algodão. Armazenamos o licor engarrafado na cave.

Conclusão

Fazer vinho caseiro é uma forma de conseguir bebidas que simplesmente não podem ser compradas na loja. Em termos de sabor, muitas vezes superam-nos e, em termos da variedade de componentes e da utilização de bagas e frutos pouco convencionais, estão muito à frente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção