Contente
O vinho feito com madressilva em casa é feito de diferentes formas - com e sem fermento, com mel, sem água, de frutas frescas ou congeladas. A bebida finalizada tem um aroma agradável e delicado, um sabor incrível com um ligeiro azedume e uma bela cor granada rubi. Todas as propriedades benéficas da madressilva são preservadas no vinho feito à mão, portanto, quando usado com moderação, irá beneficiar o corpo humano.
Como fazer vinho de madressilva
Para que a bebida seja saborosa, bonita e aromática, é necessário ter uma atitude responsável na escolha do ingrediente principal. Os bagos devem estar maduros e só podem ser colhidos em tempo seco. Em seguida, eles precisam ser cuidadosamente separados, removendo os podres e mofados. Mesmo um ou dois frutos estragados podem piorar parcialmente ou estragar completamente o futuro vinho.
Recomenda-se não lavar a madressilva limpa e madura antes de fazer o vinho, mas se houver necessidade, ela deverá ser bem seca. Além dos frutos maduros, os congelados podem ser usados para fazer vinho.
Os recipientes em que a bebida fermenta são pré-esterilizados com alta qualidade para que o mosto não infeccione com mofo ou outros microorganismos. Para cozinhar, são adequados pratos de vidro, plástico ou madeira. Não é recomendado o uso de metal sem revestimento.
Para secar a loiça rapidamente, pode enxaguá-la ou limpá-la com álcool.
Receitas caseiras de vinho de madressilva
Existem muitas receitas para fazer vinho caseiro de madressilva. Para iniciantes, o mais simples, sem fermento, é adequado. Os enólogos mais experientes podem fazer bebidas com fermento, sem água, com mel e também com frutos silvestres congelados.
Uma receita simples de vinho de madressilva sem fermento
Esta receita é perfeita para iniciantes. Sua vantagem é que uma bebida saborosa e aromática pode ser obtida com uma quantidade mínima de ingredientes. Nenhum fermento, vodka ou outro álcool forte é usado.
Composição:
- 3 kg de bagas;
- 3 kg de açúcar granulado;
- 2,5 litros de água.
Preparação:
- Separe os bagos, lave, seque, pique e coloque no tanque de fermentação. Cubra com açúcar.
- Feche bem a loiça e coloque ao abrigo da luz durante três dias.
- Após o início da fermentação, adicionar 600 g de açúcar granulado.
- Coloque um selo d'água. Deixe para fermentação adicional em quarto escuro com temperatura constante por 3-4 semanas.
- Coe o vinho várias vezes para obter uma transparência adequada. Despeje em garrafas.
- A bebida jovem deve ser deixada por mais 30 dias, após os quais está pronta para beber.
Vinho de madressilva com fermento
Se o fermento for usado durante a preparação do vinho de madressilva, o processo de fermentação é significativamente reduzido, o procedimento em si torna-se mais fácil e a bebida final fica mais forte. Esta receita é relevante se os frutos estiverem muito azedos, pois o ácido interfere no processo de fermentação.
Ingredientes:
- 3 kg de bagas;
- 300 g de açúcar;
- 1 litro de água;
- 1 colher de chá levedura.
Receita:
- Faça a entrada: misture o fermento de acordo com as instruções com o açúcar granulado e coloque em local aquecido.
- Prepare a madressilva: separe, lave, pique, coloque no fermentador e deixe até obter o suco.
- Adicione água e açúcar.
- Retire a polpa, deixando apenas o suco puro. Após algumas horas, passe pelo filtro.
- Adicione a massa fermentada pronta ao suco.
- Instale um selo d'água ou uma luva, coloque em um local escuro para fermentação.
- Após três meses, o líquido é filtrado e o selo d'água é reinstalado.
- Espere mais três meses, escorra e engarrafe.
Vinho caseiro de madressilva congelada
Para preparar uma deliciosa e aromática bebida alcoólica de madressilva, você pode usar não só frutas frescas, mas também frutas silvestres congeladas. Assim, o vinho caseiro pode ser feito em qualquer época do ano. O processo praticamente não difere do usual, mas primeiro é preciso fazer suco com ingredientes congelados.
Composição:
- 3 litros de suco;
- 300 g de açúcar;
- 100 g de passas.
Preparação:
- Adicione água ao suco acabado e aqueça o líquido a 35 graus.
- Adicione o açúcar, mexa bem, adicione as passas.
- Feche bem o recipiente e coloque em local aquecido para iniciar a fermentação.
- Quando o processo estiver concluído, coar o líquido e a garrafa.
- O vinho de madressilva jovem deve ser colocado em local frio e envelhecido por 3 meses antes de ser consumido. Durante este tempo, vai adquirir um sabor e aroma excelentes. Se houver formação de sedimentos, a bebida é derramada novamente para evitar amargor.
Nesta receita, as passas são usadas para acelerar a fermentação. Você pode substituí-lo por uvas não lavadas, mas limpas.
Vinho de madressilva com mel
Alguns produtores de vinho adicionam mel à bebida. Neste caso, adquire um sabor brilhante característico e um novo aroma. Recomendamos o uso de barris de carvalho de qualquer tamanho para esta receita.
Composição:
- 5 kg de madressilva;
- 10 litros de água;
- 3 kg de açúcar;
- 0,5 kg de mel.
Preparação da bebida:
- Prepare os bagos: selecione os estragados, pique-os à mão, coloque-os no recipiente de fermentação. Despeje 6 litros de água.
- Infundir por quatro dias, mexendo a polpa periodicamente para evitar mofo.
- Escorra o suco e coloque o restante da água no recipiente. Após seis horas, esprema a polpa e descarte e misture o líquido.
- Adicione o mel, adicione o açúcar granulado.
- Deixe o suco fermentar por seis meses. Após seis meses, o vinho está pronto para beber.
É difícil fazer vinho de madressilva de acordo com essa receita, portanto, é recomendável ganhar experiência com métodos mais simples de fazer esta bebida alcoólica.
Vinho de madressilva sem adição de água
Para uma bebida mais forte e com sabor mais rico, pode ser preparada sem água. Os bagos contêm sumo suficiente para não o diluir com outros líquidos. Esta receita é muito simples e, portanto, adequada para vinicultores novatos.
Composição:
- madressilva - 2 kg;
- açúcar granulado - 500 g.
Receita:
- Separe os bagos, retire os estragados e verdes, lave, moa num moedor de carne e deixe alguns dias numa sala quente para que o sumo saia.
- Esprema o líquido da polpa e deixe em local fresco.
- Introduzir na polpa 200 g de açúcar granulado e deixar em infusão.
- Aperte novamente o conteúdo dos pratos, misture o primeiro e o segundo sucos, acrescente o açúcar restante.
- Deixe fermentar 30 dias em local escuro.
- Despeje, coe o líquido, deixe por mais 30 dias.
Se a bebida for azeda, acompanha bem pratos de carne, podendo também ser usada como base para fazer molhos.
Termos e condições de armazenamento
Se o vinho caseiro for guardado na geladeira ou em uma sala fria, pode ser consumido por vários anos. Para aumentar este período, é permitido fixá-lo com vodka antes de despejá-lo em recipientes preparados.
Recomenda-se armazenar a bebida, despejada em frascos de vidro e lacrados com rolhas de madeira, na horizontal. Neste caso, as rolhas são umedecidas por dentro com um líquido, o que evita o ressecamento e a perda de estanqueidade, levando à evaporação do álcool e deterioração do sabor da bebida.
Não deixe vinho caseiro em recipientes de plástico por muito tempo. Ele permite que o oxigênio passe, começa a oxidação, a bebida fermenta novamente e se deteriora. Além disso, não é permitido o armazenamento em recipientes de vidro fechados com tampas de plástico ou metal. Após dois meses, o vinho estará inutilizável.
Conclusão
O vinho de madressilva caseiro é uma bebida deliciosa e aromática com um ligeiro azedume, cujo uso com moderação beneficiará uma pessoa. Os enólogos inexperientes são aconselhados a começar por preparar bebidas sem fermento ou sem adição de água, para os mais experientes convêm receitas com fermento ou mel, bem como com frutos silvestres congelados. O vinho acabado pode ser armazenado por vários anos se for colocado em um recipiente adequado e armazenado em um quarto escuro e fresco ou na geladeira.
Críticas de vinhos de madressilva