A madressilva comestível de crescimento selvagem é pequena, insípida, além disso, quando madura, desaba no chão. É verdade que tem muitas propriedades úteis e quase não adoece. Em 1935, Michurin recomendou a introdução da madressilva na cultura, mas somente na segunda metade do século 20 surgiram as primeiras variedades.
Eles não eram nem impressionantes em tamanho, nem em gosto. Mas o tempo passa, os cultivares criados em nosso século produzem frutos que podem satisfazer os gourmets mais exigentes.
Descrição da variedade
Uma das mais novas variedades de madressilva comestível é a Yugana. Foi criado em 2010 pela Bakcharsky Federal State Unitary Enterprise a partir das espécies Kamchatskaya e Turchaninov, agora está em teste de variedade do Estado.
Especificações
Um arbusto adulto tem uma coroa semicircular de até 1,5 m de altura e 1,9 m de largura. Ao contrário da maioria das variedades, os rebentos jovens de Yugan são frequentemente cobertos por pêlos eriçados e são completamente desprovidos de coloração de antocianina.
As bagas são roxas escuras, quase pretas, com uma cobertura cerosa. O seu peso médio é de 1,4 g, em condições especialmente favoráveis - até 1,8 g.O formato do fruto assemelha-se a um jarro com um espessamento na parte superior, por vezes oval com bico redondo. O sabor da variedade de madressilva Yugan é sobremesa, doce com um leve azedume, pontuação de degustação - 4,9 pontos.
O rendimento de um arbusto adulto é de 3,5 kg, máximo - 6 kg. As bagas em Yugana têm um período de maturação médio, podem ficar nos ramos até um mês e meio, não se desintegram. Recomenda-se apenas a colheita manual duas vezes por temporada. Os frutos resistem bem ao transporte e, depois de congelados, o sabor permanece quase inalterado.
Polinizadores
Como outras madressilvas comestíveis, Yugana é autofértil. Isso significa que ele precisa de polinizadores para colher - outras variedades plantadas nas imediações. Qualquer cultivar pode desempenhar esse papel, mas a Filha do Gigante, Strezhevchanka, Bakcharsky Giant e Rapture são os melhores.
Vantagens e desvantagens
Yugana é a variedade mais nova e hoje é uma das melhores. Suas vantagens incluem:
- Bom gosto - 4,9 pontos.
- Alta resistência de inverno - Yugan resiste facilmente a geadas de 50 graus, flores - menos 7.
- Frutificação estável e alto rendimento.
- Resistência de Yugan a doenças e pragas.
- Variedade de frutos grandes.
- O formato do arbusto facilita a colheita.
- Os frutos da madressilva contêm uma grande quantidade de nutrientes.
- Na hora da colheita, os frutos não são danificados.
- As bagas aderem firmemente aos galhos e não caem por mais de um mês.
- Facilidade de manutenção.
- Quando congelados, o sabor dos frutos silvestres praticamente não se altera.
- Yugana pode dar frutos por 30 anos.
As desvantagens da variedade incluem apenas a autoinfertilidade característica de todas as madressilvas comestíveis.
Alojamento no site
Em regiões com clima frio, a madressilva é ótima, cria raízes com facilidade e não requer cuidados especiais. Para isso, basta escolher o local certo e plantar.
A escolha do material de plantio
É melhor comprar madressilva no final do verão ou início do outono de um fabricante confiável. Escolha uma muda de 2-3 anos, com vários ramos retos e os mesmos entrenós. As raízes devem ser flexíveis, não muito cortadas e livres de podridão ou manchas pretas. Não compre madressilva podada. A esfoliação da casca é uma característica específica, não um sintoma de doença.
Escolhendo um assento e aterrissagem adequados
O principal para o cultivo bem-sucedido da madressilva é escolher uma área ensolarada e protegida de ventos fortes. Qualquer solo é adequado, exceto arenito - lá a colheita será pobre. Devido à possível estagnação de água e acúmulo de ar frio, desfiladeiros ou outras baixadas não devem ser escolhidos para o plantio.
Existem vários pontos de vista diferentes sobre os esquemas de colocação de madressilva. O plantio é considerado padrão quando é observada uma distância de 1,5 m entre as plantas, e as linhas são colocadas a cada 2 m. Obviamente, este esquema não é adequado para a variedade Yugan. O arbusto, ao crescer, se espalhará em largura por quase 2 m e se sobreporá ao vizinho, por isso:
- A colheita é inconveniente.
- As plantas interferem umas nas outras, competindo por nutrientes e água.
- Galhos cruzados não receberão luz suficiente e o rendimento diminuirá.
A variedade Yugan exigirá mais espaço - a distância entre os arbustos de madressilva deve ser de pelo menos 2 m, no espaçamento entre linhas - pelo menos 2,5 m.
As covas de plantio são preparadas com o tamanho de 40x40x40 cm, um balde de matéria orgânica (húmus ou composto), 50 g cada de fertilizantes de fósforo e potássio são adicionados ao solo. Solo muito ácido é neutralizado com farinha de dolomita ou cal.
Ao contrário de outros arbustos, os brotos da madressilva não são encurtados antes do plantio - isso pode atrasar a entrada em frutificação por pelo menos um ano. A planta é plantada de forma que o colo da raiz tenha 3-5 cm de profundidade.O arbusto é abundantemente regado e o círculo do tronco é coberto com cobertura morta.
Madressilva em crescimento
Nas regiões do norte e climas temperados, a madressilva é uma planta sem problemas. Ela cresce mal no sul - é desconfortável com altas temperaturas, longos verões e outono quente.
Cuidados com plantas jovens
Se fertilizantes foram adicionados à cova de plantio, você não precisa alimentar a madressilva nos próximos dois anos. Somente no início da primavera um balde de água com nitrato de amônio dissolvido ou uréia deve ser derramado sob cada arbusto.
Ao longo da temporada, o círculo do tronco é liberado de ervas daninhas e afrouxado. Regue abundantemente imediatamente após o plantio e em tempo seco.
Cuidados com plantas adultas
A madressilva, plantada corretamente no lugar certo, não precisa de manutenção cuidadosa. A partir do terceiro ano, deve ser alimentado três vezes por temporada. A programação é mostrada na tabela.
Top curativo | Tempo | Ingredientes ativos | propósito |
O primeiro | No início da primavera, diretamente na neve ou imediatamente após ela ter derretido | Azoto | Ajude a madressilva a iniciar a vegetação, fornecendo-lhe as substâncias necessárias para o crescimento da massa verde e floração |
O segundo | Depois de frutificar | Complexo mineral completo | Restaurando o equilíbrio de nutrientes após a frutificação |
Terceiro | O final do verão, no sul - o início do outono | Fósforo, potássio | Fortalecendo a planta antes do inverno, colocando os nutrientes necessários para a colheita do próximo ano |
Alguns jardineiros fertilizam madressilva com nitrogênio na primavera e, no outono, colocam um balde de húmus e uma lata de cinzas sob a raiz.
Ao longo da temporada, o arbusto precisa de capina regular e afrouxamento do solo. Em tempo seco, a madressilva é regada ocasionalmente, gastando pelo menos 2 baldes de água para cada planta.
Poda e inverno
Até os 15 anos de idade, a madressilva não precisa ser cortada, apenas se retiram os brotos quebrados ou secos, bem como os que estão no chão ou crescendo no mato. Os ramos esqueléticos mais antigos são removidos anualmente. Se depois de 20 a madressilva começa a produzir mal, ela é cortada completamente no nível de 15-20 cm da superfície do solo - isso pode prolongar a frutificação por mais 10 anos.
A planta não precisa de abrigo para o inverno. A madressilva tolera geadas abaixo de 50 graus.
Métodos de reprodução
Para amadores, o melhor método de criação para madressilva é a estratificação horizontal ou vertical. Um arbusto jovem bem crescido no outono pode ser desenterrado e dividido em partes - se a raiz não estiver gravemente ferida, novas plantas começarão a dar frutos rapidamente.
Sementes frescas de madressilva germinam bem, mas as mudas não herdam características maternas devido à polinização cruzada. Este método de criação é interessante apenas para criadores.
Estacas verdes ou lenhosas de madressilva podem ser enraizadas, mas sua taxa de sobrevivência em fazendas amadoras é baixa. Mesmo com o uso de estufas e estimulantes de crescimento, cerca de 20% das mudas sobrevivem.
Problemas crescentes
A madressilva é resistente a doenças, mas o oídio aparece ocasionalmente em verões frios e chuvosos. É fácil lidar com isso usando os fungicidas adequados. Se a doença se manifesta durante o amadurecimento dos bagos, é melhor usar produtos biológicos, por exemplo, a Fitosporina.
As pragas preferem outras plantas à madressilva, mas ocasionalmente vermes da folha, pulgões ou insetos cochonilhas de salgueiro a infestam. Para se livrar dos insetos, o arbusto é tratado com inseticidas ou produtos biológicos, como Agrovertin, Fitoverm.
Testemunhos