Contente
Os frutos da madressilva são ricos em vitaminas e minerais. Em termos de teor de magnésio, os frutos desta planta são geralmente superiores a todos os outros frutos. Se levarmos em conta que a madressilva amadurece mais cedo que o morango, ela se torna um produto indispensável para o corpo debilitado pela carência de vitaminas do inverno.
Descrição da variedade
A madressilva de Morena foi criada pelo Instituto Pavlovsk de Recursos Genéticos. Vavilov das espécies Kamchatskaya e Turchaninov. Em 1995, foi adotado pelo Cadastro Estadual e recomendado para cultivo em todas as regiões.
Especificações
O arbusto da moreia é oval, pode atingir 1,7 m de altura e os rebentos são grossos, castanho-esverdeados, com grandes folhas verdes, formando uma copa solta. A moraina, quando plantada no outono e em condições favoráveis, na primeira primavera pode dar um acréscimo de 20 cm.
As bagas são unidimensionais, azuis, por causa da flor de cera parecem azuis. A sua forma assemelha-se a um jarro alongado e o peso é de 1,0-1,2 g. O rendimento médio da variedade Morena é de 53 c / ha, até 1,9 kg de bagas são colhidas do mato.
A pontuação de degustação desta madressilva é de 4,5 pontos. O sabor dos frutos da Morena é doce e azedo, sem amargor, a polpa é macia, com aroma suave. A variedade é considerada sobremesa, não polvilhante e, em termos de maturação, pertence a meio precoce.
Polinizadores
A madressilva de Morena é autofértil. Se não houver outras variedades no local, mesmo após floração abundante e polinização oportuna por abelhas e zangões, o arbusto dará poucos frutos. É verdade que seu número será um pouco maior do que o de outras madressilvas em condições semelhantes, mas isso não pode ser chamado de colheita.
Os polinizadores recomendados para Morena são as variedades Blue Spindle e Viola.
Vantagens e desvantagens
Morena é difícil de competir com as variedades de madressilva comestíveis mais recentes, mas é considerada confiável e adequada para o cultivo em todas as regiões. As vantagens incluem:
- Estabilidade de frutificação.
- Alta resistência de inverno.
- Não se desprende e tem frutos grandes.
- Maior resistência da variedade à infestação de pulgões.
- Baixa demanda nas condições de cultivo.
- Resistência invernal da variedade Morena.
- Bom sabor a sobremesa sem amargor.
- A variedade Morena é recomendada para cultivo em todas as regiões.
- O alto teor de nutrientes nas bagas.
As deficiências do Morena podem ser atribuídas ao sabor insuficiente de frutos grandes e imperfeito, mas não se esqueça que a variedade já tem mais de 20 anos. Ao mesmo tempo, ele foi um verdadeiro avanço. A variedade Morena é autofértil, mas isso é inerente ao resto da madressilva comestível.
Alojamento no site
A madressilva da Morena é notável por poder ser cultivada em todas as regiões. Claro, no sul, não atingirá 1,7 m, mas vai se sentir melhor do que outras variedades.
A escolha do material de plantio
Os galhos da moreia estão ligeiramente tortos, considere isso ao comprar material de plantio. Os brotos devem ser firmes, os entrenós devem ser os mesmos e o sistema radicular deve estar intacto. Melhor ainda, compre mudas em recipientes. Não compre madressilvas com caule curto.
A condição do sistema radicular de uma planta em contêineres pode ser facilmente verificada. Sinta-se à vontade para pedir ao vendedor que retire a muda do vaso. O torrão de terra deve ser trançado com raízes com moderação, sem sinais de podridão ou mofo. O cheiro dele deve vir fresco, agradável - até mesmo um fedor leve serve como um sinal de problema.Você não deve comprar tal planta.
Escolher um local adequado e preparar o terreno
Em primeiro lugar, o local de plantio da Morena deve ser ensolarado - à sombra dará frutos, mas o rendimento será reduzido várias vezes. A madressilva não deve ser colocada em cavidades ou depressões - o ar frio se acumula ali, a umidade estagna após as chuvas e irrigação. É necessário proteger a planta dos ventos frios.
A madressilva da morena prefere solos soltos, levemente ácidos, bem cheios de matéria orgânica. No entanto, qualquer solo é adequado, apenas em arenitos o rendimento será muito reduzido. Solo excessivamente ácido deve ser desoxidado pela introdução de farinha de dolomita, calcário moído ou penugem na cova de plantio.
Cientistas biológicos e agrários não conseguem chegar a um consenso sobre os esquemas de plantio de madressilva. Colocar arbustos a uma distância de 1,5 m entre si com 2,0 m entre linhas é considerado padrão. É imperativo levar em consideração o tamanho de um arbusto adulto - algumas variedades crescem até 2,5 m aos 10 anos.
Uma cova de plantio para madressilva é cavada de 40x40x40 cm de tamanho, um balde de matéria orgânica e fertilizantes iniciais - potássio e fósforo - são adicionados ao solo. Para solos comuns, pegue 50 g de cobertura, os pobres enriquecem mais ou acrescente uma lata de cinzas.
Plantando madressilva
Já no final de julho, e mais cedo nas regiões do sul, a variedade Morena inicia um período de dormência. O início da estação de crescimento ocorre muito cedo. Portanto, é melhor plantar madressilva no outono ou no final do verão, para que os arbustos criem raízes com uma probabilidade de cerca de 95%. Na primavera, esse número cai para 80-85%.
A cova preparada é despejada com água e, quando ela é absorvida, eles começam a plantar. A madressilva é colocada em um monte de terra derramado no meio e coberto com terra. Neste caso, o colo da raiz deve ser enterrado cerca de 5 cm, a muda é regada abundantemente e o solo ao redor é coberto com cobertura morta. Os ramos da madressilva Morena não devem ser encurtados antes do plantio - isso piorará a taxa de sobrevivência do arbusto.
Crescendo
A madressilva é geralmente uma cultura despretensiosa se crescer em climas temperados. A variedade Morena se sente bem em todas as regiões, apenas no sul ela não cresce até o tamanho declarado, requer irrigação adicional.
Cuidados com plantas jovens
Preencher a cova de plantio com fertilizantes de fósforo e potássio permite que você não alimente a madressilva no verão ou no outono nos primeiros 2 anos. Somente na primavera, de preferência na neve, derrame os arbustos com uma solução de ureia ou nitrato de amônio.
A rega após o plantio deve ser regular - se o círculo do tronco secar, a madressilva doerá. Para um melhor suprimento de oxigênio ao sistema radicular, após umedecimento, o solo é solto a uma profundidade de 5 a 8 cm. As ervas daninhas são eliminadas à medida que aparecem.
Cuidados com plantas adultas
Muitos jardineiros amadores alimentam madressilvas com intervalos de alguns anos e depois queixam-se das más colheitas e dos pequenos frutos silvestres que não correspondem à descrição varietal. A planta dá frutos anualmente e tem um curto período de crescimento. Além disso, as cultivares são muito diferentes de seus parentes selvagens e precisam de alimentação regular. O cronograma de fertilização é mostrado na tabela.
Período de fertilização | Nutrientes | O propósito de alimentar |
O início da estação de crescimento, antes que a neve derreta ou imediatamente após ela ter derretido | Azoto | Fornecer à madressilva as substâncias necessárias para o desenvolvimento de brotos, folhas, flores |
Depois da colheita | Nitrogênio, fósforo, potássio | Reembolso de nutrientes gastos na floração e amadurecimento dos frutos |
Fim do verão - começo do outono | Fósforo, potássio | Colocando a colheita do próximo ano, preparando-se para o inverno |
A variedade Morena precisa de rega na ausência de chuva, solta do solo, capina.
Poda e inverno
A madressilva da Morena não é protegida para o inverno, ela, como outras variedades, tolera geadas severas. Nos primeiros 15 anos de vida, a poda consiste em retirar ramos secos ou partidos, depois uma parte da vegetação antiga é cortada anualmente. Quando o rendimento diminui (isso geralmente acontece após o 20º ano de presença no local), todo o arbusto é tosquiado, deixando 15-20 cm de cânhamo. A madressilva da Morena se recupera rapidamente e dá frutos por mais 5-10 anos.
Métodos de reprodução
As variedades de madressilva são propagadas por jardineiros amadores, dividindo os arbustos jovens e fazendo camadas. O método de sementes e estacas em fazendas privadas não dão um resultado satisfatório. O primeiro se deve ao desdobramento das características varietais das mudas, o segundo se deve à baixa sobrevivência do material de propagação. Como resultado, tantos arbustos de madressilva crescerão de dezenas de estacas quanto de vários ramos enterrados.
Problemas crescentes
A madressilva morena é resistente aos ataques de pulgões, mas curuquerê e cochonilhas podem incomodar a planta. Para neutralizá-los, são usados inseticidas ou produtos biológicos. Deve haver 2-3 tratamentos, com um intervalo de 10-14 dias. Durante o amadurecimento dos frutos e a colheita, é melhor usar apenas medicamentos biológicos ou remédios populares.
Das doenças, a madressilva afeta com mais frequência o oídio. Este fungo parece uma flor esbranquiçada nas folhas. Eles combatem o oídio com fungicidas ou Fitosporina.
Testemunhos