Contente
Alguns residentes de verão se deparam com o fato de que a madressilva não cresce no local ou que o arbusto dá pequenos brotos, flores insuficientes ou coleta insuficiente de frutos. Tendo analisado os atrasos de desenvolvimento, os jardineiros corrigem as deficiências com os devidos cuidados ou com o transplante de arbustos.
Por que a madressilva cresce mal?
Uma cultura despretensiosa e resistente ao frio é popular na faixa do meio, como uma das primeiras frutas e arbustos de baga. Agora, muitas variedades de madressilva de jardim com características diferentes foram criadas, o que amplia significativamente a área de sua distribuição. Ao mesmo tempo, a espécie é considerada uma cultura relativamente nova, ainda não foram estudadas todas as doenças e pragas que podem retardar significativamente o desenvolvimento da mata e reduzir a produtividade.
Se a madressilva comestível crescer mal, vários fatores podem ser a causa:
- local de pouso errado;
- solo inadequado em composição e estrutura;
- plantar um único arbusto ou um grupo de plantas da mesma variedade;
- falta de cuidados adequados com a cultura;
- tentativas de cultivar uma safra resistente ao frio originária do Extremo Oriente nas regiões do sul com um período de inverno quente;
- danos à planta por pássaros, doenças ou insetos.
Problemas populares por que o arbusto de madressilva cresce mal
Frutas resistentes e arbustos de baga, caindo em condições inadequadas, crescem com um atraso perceptível. Os jardineiros analisam o quão bem atendem aos requisitos agronômicos e definem novas tarefas no cuidado.
Compra de variedades frutíferas
O rendimento, tamanho, consistência e sabor dos frutos da madressilva variam de acordo com o cultivar. Seus números aumentaram significativamente nos últimos anos. Uma característica dos novos cultivares criados para a zona média e outras regiões é a ausência de queda de baga. Frutos de vários sabores - sobremesa, doce e azedo ou com amargor.
Variedade varietal
A madressilva é uma cultura de polinização cruzada e dá uma boa colheita se 4-7 arbustos de diferentes variedades crescerem nas proximidades do local. Uma condição importante para a frutificação é a presença de insetos polinizadores, mais frequentemente abelhas e abelhas. As bagas são pulverizadas no início da floração com uma solução doce: 2 colheres de sopa. eu. açúcar ou mel é diluído em 10 litros de água e pulverizado nos arbustos, atraindo insetos.
Seleção de local
O desenvolvimento da madressilva depende da localização. O arbusto cresce bem e dá frutos em uma área aberta ao sol e protegida de ventos fortes constantes. Mesmo a sombra parcial afeta a produtividade em áreas com verões curtos e frios, pois menos botões reprodutivos são formados.
Um arbusto despretensioso cresce em vários tipos de solo. As seguintes características são obrigatórias para o solo:
- ligeiramente ácido;
- bem estruturado - solto e leve;
- fertil.
A madressilva pode tolerar a estagnação de água a curto prazo, mas não cresce em áreas úmidas.
Cuidado
O círculo do tronco da madressilva é coberto com cobertura morta, protegendo o arbusto de ervas daninhas e retendo a umidade. Nos meses quentes de maio e junho, se notar que a madressilva não cresce, regue-a 4 a 6 vezes com 20 litros de água debaixo dos arbustos.
É necessário alimentar, o que para a madressilva é feito a cada 3-4 anos na primavera - matéria orgânica e fertilizantes de nitrogênio. E em agosto, as preparações de fósforo-potássio são introduzidas.
Poda oportuna
Em solo fértil, no início do verão, a madressilva forma muito rápida e vigorosamente os rebentos e engrossa. Todos os anos, um arbusto velho com mais de 5 anos é desbastado, removendo completamente os troncos mais antigos. Restam brotos novos, botões de frutas são criados neles para a próxima temporada. Após o plantio, é realizada apenas a poda sanitária.
Plantar plantas zoneadas
Os jardineiros notaram que a madressilva de jardim cresce mal no sul. Muitas variedades criadas para regiões com longos invernos gelados morrem logo nas regiões do sul. Durante o degelo, a madressilva responde rapidamente ao aumento da temperatura, acordam os botões que, após o retorno das geadas ou chuvas frias transformando-se em gelo, morrem. Nas regiões do sul, as espécies zoneadas de madressilva são cultivadas com um longo período de dormência.
Nas regiões central e noroeste, variedades frutíferas criadas por cientistas com base no instituto de Michurinsk, bem como cultivadas na região de Leningrado, crescem bem. Na região do Volga, a madressilva zoneada é distribuída a partir de um viveiro na região de Nizhny Novgorod, que dá frutos com grandes bagas. Entre os residentes de verão dos Urais, as variedades da estação de frutas e vegetais de Chelyabinsk são populares. Os jardineiros siberianos cultivam mudas em viveiros no Território de Krasnoyarsk e no Extremo Oriente.
Proteção contra pragas e doenças
Entre as pragas da cultura, o escudo falso e o peixinho dourado são freqüentemente chamados. As larvas invernadas do pseudo-escudo alimentam-se das folhas jovens e do topo dos rebentos e deixam para trás a melada. Os esporos de vários fungos, especialmente a fuligem, instalam-se nas lâminas das folhas pegajosas. Em folhas danificadas, a nutrição é perturbada, o que afeta negativamente a planta. Os ramos tornam-se quebradiços, os arbustos não crescem, secam gradualmente.
Outra praga dos arbustos é o peixe dourado. O inseto põe ovos nos caules jovens, as larvas se alimentam e crescem dentro do broto. Por causa disso, observa-se murcha das folhas e, em seguida, ressecamento de todos os brotos apicais. Não existem meios eficazes contra um inseto. O pico de seu desenvolvimento ocorre na frutificação da cultura, quando é indesejável a pulverização das plantas. Além disso, os brotos danificados são removidos, capturando a maior parte do tronco.
O que fazer se a madressilva não crescer
Tendo determinado a causa do fraco desenvolvimento da planta, eles selecionam soluções para o problema:
- várias novas variedades cuidadosamente selecionadas são plantadas em um único arbusto;
- se o arbusto cresce mal na área mal selecionada, é fácil transplantar, porque as raízes da cultura são fibrosas, superficiais, enraízam-se rapidamente;
- os cuidados incluem regar e alimentar regularmente quando a madressilva não cresce bem na primavera;
- a cobertura morta dos círculos do caule próximo se o arbusto crescer em um local ensolarado;
- Ao remover as folhas caídas e pulverizar ramos e troncos com fungicidas, evitam o desenvolvimento de doenças e insetos.
Conclusão
Existem vários motivos pelos quais a madressilva não cresce no local. Um arbusto plantado incorretamente é movido, novas variedades produtivas são adicionadas e a polinização é fornecida. Uma planta bem cuidada irá deliciá-lo com frutos silvestres precoces.