Contente
É necessário podar a madressilva na primavera se esse procedimento não foi feito no outono. Sem poda, o arbusto perde o efeito decorativo, piorando a frutificação. Porém, o problema é o fato de a planta acordar no início da primavera. Se você não adivinhar o tempo, o procedimento causará ferimentos graves na bucha.
Preciso podar madressilva na primavera
Por si só, a madressilva é despretensiosa de cuidar. Isso é até mesmo evidenciado pelas críticas de muitos jardineiros. Pode ser decorativo e comestível. Os arbustos costumam atingir 1,5 m de altura e formam uma bela sebe verde. No entanto, para todos os tipos de culturas, a poda é necessária. A intensidade do evento está relacionada ao valor nutricional do solo onde a madressilva cresce, bem como à frequência das regas.
Para obter uma boa colheita, a madressilva é abundantemente alimentada e regada. Com falta de umidade e nutrientes, as bagas tornam-se menores, tornam-se menores a cada ano. No entanto, a água e a cobertura estimulam o crescimento dos ramos. Com o tempo, o arbusto fica muito espesso. Se não for cortado, o mesmo problema reaparecerá. Poucos frutos crescerão e todos serão pequenos.
Ao cultivar madressilva para decorar uma sebe verde, a poda é feita com menos frequência. O procedimento ajuda a formar arbustos. Você não pode fazer completamente sem cortar. Com o engrossamento, o arbusto perde o efeito decorativo. Muita folhagem seca, ramos quebrados irão aparecer.
Para a poda correta da madressilva na primavera, é necessário saber a localização dos botões dos frutos. Na parte inferior de todos os ramos existem botões de crescimento. Eles geralmente podem ser solitários. Do meio para o topo dos ramos localizam-se os botões, gerando brotos e flores. No primeiro e no segundo ano de vida da muda, o botão apical dá origem e geralmente morre. No novo ramo, brotos laterais crescem dos botões localizados acima e abaixo. Ramos esqueléticos são formados a partir deles no futuro.
Resumindo, resta descobrir os benefícios da poda:
- O procedimento promove o desbaste do arbusto. A luz do sol e o ar fresco fluem para a coroa. As bagas ganham doçura, tornam-se maiores e a quantidade de ovários aumenta.
- Um arbusto não espesso dá um crescimento poderoso mais rápido. Todos os ramos do esqueleto crescerão retos, apontando para cima em direção à luz do sol.
- É mais conveniente colher em um arbusto bem tratado.
Não há dúvida quanto à necessidade de poda. Se o procedimento pode ser feito na primavera é outra questão. Isso geralmente é feito no outono. Na primavera, os jardineiros realizam apenas podas sanitárias. Remova galhos congelados ou danificados. Se no outono não foi possível formar uma coroa, então esse trabalho deverá ser feito com o início do cio. É importante apenas adivinhar o tempo corretamente.
No vídeo, como podar a madressilva na primavera:
Momento da poda primaveril de madressilva
Com a chegada dos dias quentes, a madressilva começa a crescer cedo. Os botões podem começar a inchar enquanto ainda há neve.Nesse momento, já é tarde para fazer a poda. Mas o início da primavera com geadas não é a melhor época para o procedimento. É desejável que uma temperatura estável acima de zero seja estabelecida no exterior. Para a maioria das regiões frias, esse período ocorre em março.
Nas regiões do sul, o clima é quente. Mesmo em março, será tarde demais para podar. Aqui, o momento ideal é determinado individualmente, mas é melhor se envolver na formação de um arbusto no outono.
Esquema de poda de madressilva de primavera
Mudas de madressilva se desenvolvem lentamente após o plantio. Porém, desde o primeiro ano e ao longo de todos os anos de vida, o arbusto é podado. Mesmo quando a mola é selecionada para este procedimento, o diagrama se parece com este:
- A primeira poda de madressilva comestível na primavera é o encurtamento da muda durante o plantio. Na condição de dano severo ao sistema radicular, remova 1/3 dos brotos.
- A poda sanitária é obrigatória a cada primavera todos os anos. Galhos quebrados, congelados e roídos por animais são removidos.
- A poda detalhada é realizada ao longo da estação de crescimento. Rebentos pequenos, secos e subdesenvolvidos são removidos da madressilva.
- Eles começam a formar uma coroa em arbustos que atingiram a idade de três anos. Se houver galhos antigos e obsoletos, eles serão cortados no ponto mais novo de crescimento do novo rebento. Na primavera, são retirados os ramos que crescem dentro da copa e tocam o solo. Os rebentos com baixo crescimento são simplesmente encurtados.
- O rejuvenescimento parcial é realizado na madressilva aos 7 a 10 anos de idade. Os procedimentos a seguir são realizados a cada 5 anos. Do arbusto na primavera, remova o máximo possível de galhos velhos. Ao podar, deixa-se um toco com alguns centímetros de altura. Em uma planta rejuvenescida, 5 ramos esqueléticos poderosos permanecem.
- Se a madressilva não for cuidada por 15 anos, um arbusto negligenciado requer um rejuvenescimento radical. Todos os ramos são cortados, deixando-se pequenos tocos de 30-50 cm de altura, dos quais se formará uma nova coroa. No entanto, jardineiros experientes aconselham que esse procedimento não seja feito na primavera, mas no outono, para causar menos danos à planta.
Qualquer poda de madressilva na primavera para jardineiros novatos é difícil e levanta muitas questões. Aqui é importante entender o fato de que após o rejuvenescimento no primeiro ano, não se deve esperar a colheita. Os botões de flores estão localizados principalmente no topo dos brotos que foram removidos. Outra nuance é que os botões de crescimento dormentes estão localizados na base dos ramos do esqueleto. Por isso, deixe o cânhamo ao podar.
Como podar madressilva corretamente na primavera
O cumprimento do esquema é o principal requisito na realização da poda na primavera. No entanto, também existem regras de precedência para cada ação. Eles ajudam a formar a coroa de forma ideal na primavera, causando menos trauma à planta.
A poda correta de arbustos de madressilva na primavera ocorre na seguinte ordem:
- Primeiro, os brotos secos e doentes são removidos. Os próximos são ramos que são fracos e com danos óbvios.
- O arbusto se solta dos galhos que estão no chão. Não haverá sentido por parte deles. Eles não podem nem mesmo ser removidos imediatamente, mas usados para reprodução. Os ramos são enterrados com terra na primavera e regados abundantemente. Após o enraizamento, são cortados da mata-mãe, transplantados para outro local com a muda madura.
- Após a liberação da parte inferior da copa, todos os brotos nodosos que crescem dentro do arbusto, as copas são cortadas.
Ao final do processo, o crescimento é retirado na base do tronco. O solo no círculo próximo ao tronco é solto, livre de ervas daninhas, coberto com cobertura morta.
Dicas de jardineiro experiente para podar madressilva na primavera
Qualquer procedimento para cuidar de uma planta contém muitas nuances e segredos. Jardineiros experientes estão prontos para compartilhar alguns deles.
Após a poda na primavera, os jardineiros recomendam alimentar o arbusto, pois o procedimento realizado trouxe grande estresse à planta. É melhor usar orgânico. Um balde de compostagem é adicionado sob cada arbusto. Dos minerais, os complexos fósforo-potássio são adequados, mas a dosagem deve ser observada.
Bagas azedas podem ser, mesmo se a poda for feita corretamente na primavera. Talvez a planta receba pouco sol na primeira metade do dia. É aconselhável plantar o arbusto para que fique ao sol antes do almoço e à sombra depois do almoço.
O amargor nas bagas, da mesma forma, nem sempre surge de uma violação da tecnologia de poda. Freqüentemente o clima é o culpado ou o jardineiro não regou as plantações o suficiente durante os meses quentes. Às vezes, o amargor é um traço varietal.
Conclusão
A poda da madressilva na primavera é melhor para jardineiros experientes. Se você errar no momento, a planta pode ser seriamente danificada. Então a colheita terá que esperar ainda mais. Para jardineiros iniciantes, é ideal fazer o procedimento no outono e fazer um exame sanitário na primavera.