Madressilva Kamchatka: descrição, variedades, plantio e cuidados

A madressilva é tradicionalmente muito popular entre os jardineiros, pois combina as propriedades de uma planta ornamental e de um arbusto de baga. Atualmente, muitas variedades dessa cultura já foram cultivadas, e seu cultivo tornou-se possível não só em áreas de clima quente, mas também em regiões mais frias. Uma de suas variedades amplamente conhecidas é a madressilva Kamchatka, com base na qual muitas variedades frutíferas foram cultivadas.

Descrição da madressilva Kamchatka

A madressilva Kamchatka (Lonicera kamtschatica) cresce naturalmente no Extremo Oriente, Primorsky Krai, é encontrada em Altai, Sakhalin, Kamchatka e nas Ilhas Curilas.

Os frutos comestíveis da madressilva Kamchatka são saborosos e saudáveis

Aqui estão as principais características desta planta:

Parâmetro

Valor

Tipo de planta

Arbusto caducifólio perene

Forma geral

Arbusto de distribuição média fortemente ramificada até 2 m de altura e até 2 m de diâmetro

Sistema radicular

Semelhante a uma árvore, altamente ramificado, forte, o maior número de raízes está localizado a uma profundidade de 0,2 a 0,4 m

Escapes

Poderoso, pubescente, jovem marrom-avermelhado, brilhante, mais tarde marrom-escuro, a casca dos brotos velhos racha e descama em tiras

Folhas

Arredondado-alongado, oposto, pontiagudo, verde escuro com nervuras claras, até 7 cm de comprimento e até 4 cm de largura Peludo em tenra idade, a pubescência desaparece parcial ou completamente com o desenvolvimento da folha. A lâmina foliar é de densidade média, os pecíolos são de tamanho médio.

Flores

Grande, em forma de sino, caído, amarelo-claro, com estames longos

Fruta

Os bagos são em forma de barril, fortemente alongados, até 25-35 mm, azuis, quase pretos, na superfície há uma flor cerosa cinza. Amadurece em junho.

Variedades de madressilva Kamchatka

A madressilva Kamchatka foi tirada pelos criadores como base para a criação de um grande número de variedades comestíveis, a descrição e as fotos de algumas delas são fornecidas neste artigo. O material é apenas para fins informativos; informações mais precisas podem ser encontradas na literatura especializada.

Um breve vídeo sobre o cultivo da madressilva Kamchatka pode ser visto no link:

Madressilva Kamchatka Aurora

Honeysuckle Kamchatka Aurora (Aurora) - uma variedade de seleção canadense. Obtido com base no russo Solovey e no japonês МТ46.55. Cultivado em escala industrial desde 2012.

O arbusto da variedade Aurora cresce até 1,8 m, é denso, compacto, ligeiramente espalhado, constituído de brotações eretas. Os frutos atingem a maturação removível na última década de junho, seu peso médio é de 1,8-2,2 g.Além disso, até 5-6 kg podem ser obtidos em 1 arbusto. A fruta tem um gosto doce.

Importante! Os frutos desta variedade não são passíveis de queda e são adequados para a colheita mecânica.

Madressilva Kamchatka Borealis

Kamchatka Honeysuckle Borealis foi criado por especialistas da Universidade de Saskatchewan (Canadá) como resultado da polinização cruzada das variedades Kiev 8 e Tomichka. A planta forma um arbusto bastante compacto de 1,2-1,4 m de altura. A folhagem dos rebentos é média. Variedade autofértil, requer polinizadores.

Os frutos são azuis, com uma flor cinza cerosa, redondo-cilíndrica, com peso médio de cerca de 1,6 G. A polpa é vermelha, bastante suculenta, doce. A frutificação ocorre de meados ao final do verão, o rendimento pode chegar a 4,5 kg com 1 arbusto. As bagas assentam com firmeza, não se desintegram.

Importante! A madressilva Kamchatka Borealis tem ótimos indicadores de resistência a doenças fúngicas.

Madressilva de Kamchatka de frutos grandes

Honeysuckle Kamchatka Frutado grande criado por especialistas da escola de criação doméstica. A bucha é inversamente cônica, com até 1,8 m de altura e aproximadamente o mesmo diâmetro, densa, fortemente espessada.

Os frutos são alongados, azul-azulados, de sabor doce e azedo. Amadurece no meio do verão. A taxa de desintegração é média. Para frutificar, esta variedade de madressilva Kamchatka requer polinizadores.

Importante! A variedade apresenta bons indicadores de resistência a doenças, mas não tolera a seca.

Honeysuckle Kamchatka Boreal Bist

Boreal Bist é uma variedade relativamente jovem de madressilva Kamchatka, criada na Universidade de Saskatchewan apenas em 2016. Em pouco tempo tornou-se famoso e ganhou popularidade pelo fato de ser muito adequado para a colheita mecanizada. Os arbustos desta variedade são densos, até 1,5 de altura, os rebentos são fortes, grossos.

A variedade é tardia, frutifica no final de julho a setembro. As bagas são amplamente ovais, preto-púrpura, com polpa carnuda e suculenta. O sabor é doce com acidez. As bagas aderem bem aos ramos, quase não se esfarelam.

Honeysuckle Kamchatka Boreal Blizzard

Kamchatka Honeysuckle Boreal Blizzard é outro produto do trabalho de seleção de especialistas da Universidade de Saskatchewan (Canadá). A variedade foi criada em 2016 com base nos genomas de variedades de madressilva comestíveis russas e japonesas. Pertence a tarde, frutifica em agosto-setembro.

O arbusto forma uma copa extensa, cuja altura pode atingir até 1,5 m, com caules retos e poderosos. Os bagos são azuis, escuros, ovais, com polpa suculenta e doce. Seu peso médio é de 3-3,5 g, com 1 arbusto você pode obter 4-5 kg. Esta variedade é sensível à falta de umidade, mas tem excelente resistência ao gelo. As flores podem resistir a geadas de até - 8 ° С, e os próprios arbustos - até - 40 ° С.

Kamchatka Honeysuckle Blue Velvet

A variedade de madressilva de Kamchatka, Blue Velvet, foi criada por criadores poloneses. O arbusto tem uma copa oval de espalhamento médio até 1,7 m de altura, composta por numerosos brotos retos de espessura média. As folhas são cinza-esverdeadas, aveludadas ao toque.

A variedade pertence aos primeiros. Os frutos amadurecem no início de julho ou um pouco antes. Numerosos frutos azul-escuros têm formato alongado, seu peso geralmente varia de 1-1,5 g. O rendimento total é de até 6 kg de cada arbusto.

Importante! A floração tardia reduz significativamente a probabilidade de congelamento das flores desta variedade durante geadas recorrentes.

Madressilva Kamchatka Balalaika

A madressilva Kamchatka Balalaika é um arbusto baixo com uma copa densa de cerca de 1,5 m de altura e 1 a 1,5 m de diâmetro. É considerado de alto rendimento. Os bagos são numerosos, cilíndricos, de cor azul clara, amadurecem em julho ou um pouco mais tarde.

A variedade é bissexual, parcialmente autofértil. No entanto, os polinizadores são essenciais para uma frutificação abundante. As bagas podem ser processadas em qualquer comida enlatada em casa ou comidas frescas.

Importante! A variedade tolera bem a poluição de poeira e gás, portanto pode ser cultivada dentro da cidade.

Madressilva Kamchatka Sineglazka

A variedade de madressilva de Kamchatka, Sineglazka, foi criada por especialistas russos em 1992.A copa tem até 1,5 m de altura, é redonda, com poderosos brotos retos de cor marrom-avermelhada com uma flor cerosa. Eles são densamente cobertos por folhas verdes brilhantes, oval-alongadas e ligeiramente pontiagudas, que muitas vezes desbotam ao sol.

Os frutos azuis escuros com floração azulada aparecem nos ramos bem cedo, já no início de junho. Cada baga oval-alongada tem uma massa na faixa de 0,7-0,95 g. A finalidade é universal. De 1 arbusto geralmente é colhido de 1,5 a 2 kg.

Importante! A variedade de madressilva de Kamchatka, Sineglazka, é autofértil e os polinizadores são necessários para obter uma colheita.

Dueto de madressilva Kamchatka

Honeysuckle Kamchatka Duet foi criado em meados do século passado na Polônia. A planta é um arbusto baixo, arredondado, espalhando-se até 1,1 m de altura e um diâmetro de copa de 1,2-1,5 m. Os rebentos são fortemente pubescentes, numerosos, de espessura média, curvos. Em uma idade jovem, eles são bege-esverdeados e, posteriormente, marrom-avermelhados. As folhas são alongadas, arredondadas, de ponta afiada, verde brilhante, pubescentes.

Honeysuckle Kamchatka Duet refere-se ao amadurecimento precoce. Ela começa a dar frutos logo no início do verão, e às vezes um pouco antes. Os frutos são redondos, fusiformes, azul-escuros com uma flor azulada. O sabor é agradável, doce, com ligeiro amargor. O peso médio das bagas é de 1,5-2,2 ge o rendimento total de 1 arbusto pode chegar a 3,5-4 kg.

Importante! A variedade de Dueto de madressilva Kamchatka não é propensa a derramamento, resistente a doenças, resistente à geada.

Madressilva Kamchatka Amur

A variedade Amur é um produto da escola de criação alemã. O arbusto é constituído por poderosos rebentos erectos castanho-avermelhados até 2 m de altura e com folhagem média. A lâmina da folha é estreita, longa, arredondada, verde escuro.

A variedade pertence ao início, a frutificação começa no final da primavera. As bagas são fusiformes, arredondadas, púrpura escuro, cobertas por uma flor azulada fosca. Seu peso está geralmente na faixa de 1,5-1,8 ge o peso total das bagas removidas de 1 arbusto pode chegar a 3-3,2 kg. A variedade é autofértil e requer a presença de polinizadores para bons rendimentos.

Importante! O Cupido é uma variedade de crescimento rápido. Ela começa a dar frutos logo 3 anos após o plantio, enquanto muitas outras variedades de madressilva Kamchatka começam a dar frutos apenas por 5-7 anos.

Madressilva Kamchatka Ruben

Kamchatka Honeysuckle Ruben é um arbusto de extensão média com cerca de 1,5 m de altura. Os rebentos são eretos, fortes, castanho-amarelado com uma tonalidade avermelhada. As folhas são ovais alongadas, densas. A madressilva Kamchatka Ruben pertence às variedades de maturação precoce. Os primeiros frutos atingem a maturação técnica já no início de junho.

Os bagos são azuis escuros, pesando até 1,3 g. A colheita amadurece juntos, enquanto os bagos maduros dificilmente se esfarelam.

Importante! A variedade Ruben de madressilva Kamchatka emite um aroma forte e agradável durante a floração.

Madressilva Kamchatka Kalinka

A variedade Kalinka de madressilva Kamchatka pertence à maturação precoce. A planta é um arbusto denso e ligeiramente espalhado com até 2 m de altura e 1,2-1,5 m de diâmetro.Os rebentos são castanhos claros, bastante fortes, escurecem com a idade e adquirem uma tonalidade avermelhada. As folhas são ovais-alongadas ou ovais, com pecíolos curtos.

Os frutos são azul-escuros com floração cerosa azulada, cilíndricos, arredondados-alongados, pesando cerca de 1 g. A frutificação começa em junho. De 1 arbusto em boas condições, é possível coletar cerca de 1,5 kg. O sabor da fruta é doce com uma acidez pronunciada, agradável. O propósito da fruta é universal. Para obter uma safra, são necessários polinizadores, já que a variedade é autofértil.

Importante! A variedade Kalinka de madressilva Kamchatka tem uma resistência recorde ao gelo e é capaz de suportar temperaturas de até -45 ° C.

Madressilva Kamchatka Zoika

A madressilva Kamchatka Zoika é um arbusto vigoroso e arredondado com uma altura de cerca de 1,6 me uma circunferência da coroa de 1,2-1,3 m. Os rebentos são castanhos claros, com uma tonalidade avermelhada, sem pubescência.As folhas são verde-escuras, arredondadas e alongadas, quase ovais.

A frutificação é amigável, ocorre em meados de junho. Os bagos são oval-alongados, azul-escuros, têm uma cobertura cerosa clara, pesando cerca de 1 g. O sabor é doce e azedo, moderadamente ácido. Os indicadores de desintegração são médios. A variedade é resistente ao inverno e apresenta maior resistência a doenças fúngicas.

Honeysuckle Kamchatka Icebar

Icebar ou Eisbar (Eisbar) - uma variedade de seleção checa madressilva de Kamchatka. É um arbusto arredondado com copa extensa com cerca de 1,5 m de altura e 1,2 m de largura, rebentos castanho-avermelhados, de espessura média e folhagem. As folhas são ovais alongadas, ligeiramente pontiagudas, verdes.

A frutificação ocorre em junho. As bagas são de cor azul escuro, alongadas, com uma flor cinza cerosa na superfície. O peso médio dos frutos é de cerca de 1 G. A variedade é autofértil, a colheita só pode ser obtida se houver outro tipo de madressilva nas proximidades, que se tornará polinizador.

Sobremesa Kamchatka madressilva azul

A variedade é fruto do trabalho de seleção dos especialistas do N. I. V. Michurina (Rússia). Em 2005, foi inscrito no Registro Estadual. Um arbusto de tamanho médio com uma forma de coroa oval. Os rebentos são eretos, ligeiramente pubescentes, crescem até 1,5 m. As folhas são lanceoladas, verdes.

Os frutos são arredondados e alongados, de cor azul com flor azulada, pesando 0,7-0,8 g. A colheita total de 1 arbusto em boas condições pode chegar a 3 kg. Fruta de uso universal, doce com leve acidez. Os polinizadores são obrigados a colher.

Importante! A variedade tem uma longa vida útil - até 50 anos.

Madressilva Kamchatka Chernichka

Este tipo de madressilva Kamchatka foi criado nos Urais na década de 80 do século passado como resultado da polinização livre de mudas da variedade Smolinskaya. O arbusto atinge 1,5 m de altura, mas ao mesmo tempo é bastante compacto. A forma da coroa lembra um cone invertido. Os tiros são diretos e poderosos. As folhas são lanceoladas, verdes claras, pequenas.

O rendimento da casta é acima da média, a partir de 1 arbusto geralmente 2-2,5 kg de púrpura, de ralo floração azulada, obtêm-se bagos com cerca de 1 g. Uma característica distintiva desta casta é o sabor do fruto, que muito se assemelha mirtilo. A variedade é autofértil e um polinizador deve ser plantado próximo a ela para a frutificação.

Plantando madressilva Kamchatka

Ao plantar este arbusto, atenção especial deve ser dada à escolha do local. A madressilva Kamchatka tolera bem o transplante, especialmente em tenra idade, mas é muito melhor se a planta for plantada imediatamente em um local permanente. É melhor escolher um local ensolarado, na sombra a madressilva dá frutos muito piores. O solo deve ser argiloso com um nível neutro de acidez, em solos muito ácidos ou carbonatos, a planta será fraca e a colheita será pobre.

A madressilva Kamchatka geralmente é plantada com mudas. Você pode comprá-los em lojas especializadas ou online. No momento do plantio, deve-se ter em mente que a maioria das variedades desta planta são autoférteis e requerem polinizadores. Para obter uma colheita decente, você precisa de pelo menos 3 arbustos, de preferência de variedades diferentes. Mudas de madressilva Kamchatka são vendidas em recipientes cheios de solo nutritivo. Ao mesmo tempo, seu sistema raiz é fechado. O transplante dessas plantas é realizado junto com um torrão de terra.

Mudas de madressilva Kamchatka são geralmente vendidas em recipientes

Para o plantio de madressilva Kamchatka com ZKS, qualquer época do ano é adequada, exceto no inverno. Se o sistema radicular estiver aberto, o plantio pode ser realizado no início da primavera ou no final do verão ou outono, após o final da estação de crescimento. Nesse caso, a planta precisa de um período de tempo para se adaptar a um novo local, então todo o trabalho é feito o mais tardar 1 mês antes do início da geada.

A profundidade da cova de plantio é calculada com base no volume do sistema radicular da muda. Normalmente é o suficiente para ir mais fundo em 0,4-0,5 m.Para áreas pantanosas, vale a pena organizar a drenagem adicionando uma camada de argila expandida ou cascalho ao fundo do poço. Certifique-se de adicionar um balde de composto ou esterco podre a cada buraco - madressilva adora matéria orgânica. Não será supérfluo colocar nas covas de plantio um copo de cinza de madeira, bem como algumas colheres de sopa de superfosfato e qualquer fertilizante de potássio. Se tudo isso for realizado integralmente, nos primeiros anos os arbustos não precisarão de nenhuma alimentação adicional, o que lhes permitirá crescer e se desenvolver ativamente.

A própria tecnologia de plantar uma muda de madressilva não difere na complexidade de Kamchatka. A planta é removida do recipiente junto com um pedaço de terra e colocada verticalmente em uma cova de plantio pré-umedecida. Em seguida, a fossa é preenchida, enquanto o solo é compactado periodicamente para evitar a formação de vazios. O colo da raiz não é enterrado, deve permanecer ao nível do solo. Depois de encher todo o poço, rega intensamente e, em seguida, o círculo do tronco é coberto com húmus, o que evitará a evaporação da umidade.

Cuidados com madressilva Kamchatka

Cuidados adicionais com a madressilva Kamchatka não são difíceis. Aqui estão seus estágios principais:

  1. Rega... Deve ser regular, principalmente durante o período de enchimento e maturação dos frutos silvestres. Devem ser despejados pelo menos 10 litros de água debaixo de cada arbusto e, se o tempo estiver quente, as taxas de rega devem ser duplicadas. No entanto, você não deve preencher a planta. A madressilva não tolera água estagnada nas raízes, por isso é necessário navegar pelo clima e compensar os arbustos pela falta de umidade atmosférica com o tempo.

    A rega da madressilva deve ser regular, mas moderada

  2. Top curativo... Não é necessário aplicar fertilizantes por até 3 anos - o arbusto já é o suficiente daqueles nutrientes que foram introduzidos durante o plantio. Para que o solo não se esgote, a partir dos 3-4 anos, a madressilva deve ser alimentada no verão com fertilizantes orgânicos: composto, húmus, esterco podre. Se o arbusto apresentar um crescimento fraco, então na primavera ele deve ser alimentado com fertilizantes de nitrogênio.
  3. Poda... Todos os anos, na primavera e no outono, o arbusto é examinado e os rebentos secos e partidos são removidos. Além disso, de vez em quando você deve cortar galhos velhos nos quais as frutas deixam de se amarrar. A frutificação máxima na madressilva Kamchatka ocorre aos 7 anos de idade, então você precisa se esforçar para que a maioria dos brotos tenha aproximadamente essa idade. Um arbusto com 15 a 20 ramos esqueléticos de diferentes idades é considerado ótimo.

    No outono, os arbustos de madressilva precisam ser limpos de galhos secos e quebrados.

  4. Preparando-se para o inverno... A maioria das variedades de madressilva Kamchatka tem excelente resistência à geada e é capaz de suportar quedas de temperatura até -40 ° C. Nenhuma medida especial é necessária na preparação para o inverno. Jardineiros particularmente cuidadosos cobrem a zona das raízes do arbusto com uma camada de húmus, protegendo adicionalmente as raízes de um possível congelamento.

Reprodução

A madressilva Kamchatka pode ser propagada por sementes ou métodos vegetativos. No primeiro caso, as características parentais não são preservadas, portanto não é um fato que a mesma variedade frutífera e doce crescerá da muda. Para a jardinagem prática, métodos de propagação vegetativa, como estacas ou divisão de um arbusto, são mais aplicáveis.

Estacas verdes de raiz de madressilva Kamchatka perfeitamente

O corte é uma maneira fácil e econômica de propagar a variedade desejada de madressilva. Você pode enraizar as mudas várias vezes durante a temporada:

  1. Final de março ou início de abril. Estacas de 15-17 cm de comprimento são cortadas de ramos com pelo menos 7-8 mm de espessura. O corte inferior é tratado com um estimulador de enraizamento e plantado obliquamente no solo a uma profundidade de cerca de 10 cm de forma que 2 ou mais botões permaneçam no topo.
  2. Após a floração. Nesta época, os brotos anuais recém-cultivados podem ser usados ​​como estacas. Os ramos cortados são plantados a uma profundidade de 5-7 cm.
  3. Fim de Junho. Neste momento, as mudas verdes são usadas - o crescimento do ano atual.São cortadas com a gema apical e plantadas a uma profundidade de cerca de 10 cm É muito importante que o solo no local de plantio seja constantemente umedecido.

Outra forma de propagação vegetativa da madressilva é dividir o mato. Esta operação só pode ser realizada em madressilvas com mais de 8 anos. Um arbusto escavado no solo é cortado em vários pedaços de modo que em cada seção haja pelo menos 3 brotos e uma parte do rizoma com pelo menos 0,4 m de comprimento.

Dividir um arbusto é uma maneira rápida e eficaz de propagar sua variedade favorita de madressilva

As mudas assim obtidas devem ser plantadas imediatamente em novo local.

Doenças e pragas

A madressilva de Kamchatka fica doente muito raramente. Suas doenças estão associadas principalmente à escolha errada do local de plantio, bem como às más condições climáticas e distúrbios no cuidado. Abaixo estão as principais doenças que podem ser encontradas neste arbusto.

Oídio... Uma das doenças fúngicas mais comuns que afetam as plantas em climas úmidos e frios. A doença pode ser detectada por uma flor esbranquiçada nas folhas, que rapidamente ficam pretas e apodrecem.

As partes afetadas da planta devem ser cortadas e queimadas. Para a prevenção, os arbustos são pulverizados com fungicidas, por exemplo, Bordeaux líquido.

Ramularíase... Esta é uma doença fúngica que afeta as folhas e os brotos das plantas, incluindo a madressilva. Pode ser reconhecida por suas manchas arredondadas marrom-claras com borda escura na lâmina foliar. Além de danificar a copa, o fungo reduz significativamente a resistência do arbusto ao gelo.

Tal como acontece com outras doenças fúngicas, o tratamento consiste em podar e queimar rebentos infectados e folhas caídas. Para prevenção, as plantas são pulverizadas com fungicidas.

Além de doenças, a madressilva Kamchatka também pode sofrer de várias pragas. Dentre eles, destacam-se os seguintes insetos, apresentados a seguir.

Pulgão... Uma praga comum de jardim que parasita muitas plantas, incluindo madressilva. É um pequeno inseto sugador sem casca que se alimenta do suco de várias safras. Os pulgões são extremamente férteis, por isso sua população está crescendo muito rapidamente.

Pulgões são perigosos em seus números

Para combater os pulgões, você pode usar uma variedade de drogas, incluindo remédios populares, como infusão de tanásia, alho, celidônia ou tabaco.

Ácaro-aranha... É um inseto sugador microscópico freqüentemente encontrado na madressilva. É possível determinar sua presença pelas folhas retorcidas e pela teia de aranha que as enlaça.

Teias de aranha nas folhas são um sinal de carrapatos

Para combater o carrapato, são utilizados agentes especiais - acaricidas, como Fufanon, Actellik e outros.

Além dessas pragas, na madressilva, às vezes, é possível encontrar vários besouros, rolos de folhas, mariposas e outros insetos, cujas larvas se alimentam da massa verde da planta. Para combatê-los, são utilizados vários inseticidas: Iskra, Inta-Vir, Karbofos, etc. A gama de medicamentos utilizados é muito ampla.

Conclusão

A madressilva Kamchatka não é apenas um arbusto frutífero que produz bagas saborosas e muito saudáveis, mas também uma boa planta ornamental. Além disso, esta espécie é uma planta de mel maravilhosa. Todas essas qualidades combinadas dão o direito de dizer que plantar madressilva Kamchatka em um terreno pessoal é a decisão certa.

Avaliações de Kamchatka madressilva

Oleg Sergeevich Ereshchenko, 57 anos, Vladivostok
A madressilva Kamchatka não é apenas saborosa, mas também muito útil. Tenho cultivado por muitos anos. Despretensioso, não congela no inverno, dá frutos todos os anos. Grande arbusto de baga!
Anatoly Petrovich Efremov, 71 anos, Barnaul
A madressilva é verdadeiramente vida e juventude. Pelo que me lembro, esses arbustos sempre cresceram conosco, e colhíamos essas bagas azuis quando éramos meninos. Agora meu filho cultiva no jardim, às vezes ele traz para mim.
Viktor Andreevich Sakharov, 45 anos, Oryol
Vários anos atrás, plantei vários arbustos de madressilva Kamchatka e não fiquei desapontado. Frutificando regularmente, a colheita é boa. E quase nenhum cuidado é necessário. Eu apenas corto galhos velhos e às vezes vomito fertilizantes.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção