Contente
É imprescindível alimentar a madressilva após a frutificação, se você deseja obter uma boa colheita para a próxima safra. No outono, o arbusto recupera a energia gasta no ovário das bagas. A qualidade da alimentação depende não apenas da frutificação futura, mas também de como a madressilva sobrevive.
Características da alimentação de madressilva no outono
A cultura da baga sobrevive bem aos invernos gelados, o que é uma grande vantagem para o jardineiro. Não há necessidade de trabalhos desnecessários associados ao abrigo dos arbustos. No entanto, para um inverno bem-sucedido, é no outono que é importante alimentar a planta. A madressilva ganhará força, a resistência ao frio aumentará.
É importante lembrar que a madressilva é um arbusto de baga. Neste grupo de plantas, o sistema radicular encontra-se nas camadas superiores do solo. Normalmente tem cerca de 40 cm de profundidade.Nos invernos com neve, a neve oferece proteção adicional contra o frio até as raízes. Na sua ausência, a geada "atinge" o solo descoberto. Se você não alimentar a baga no outono, o sistema radicular fraco congelará. Na primavera, a madressilva terá que ser reanimada. Você terá que esquecer a colheita da temporada atual.
Para alimentar a baga, fertilizantes de potássio e fósforo são usados. Ash, adubo verde serve. Os jardineiros costumam usar remédios populares. O melhor de tudo é que o arbusto percebe matéria orgânica. É ideal alimentar a madressilva com esse fertilizante em julho ou nos meses subsequentes, o que depende do momento em que a frutificação de uma variedade em particular está concluída.
É ideal combinar matéria orgânica com complexos minerais. Muitos jardineiros fazem misturas combinadas para madressilva. No entanto, os profissionais aconselham a alternância. É melhor alimentar produtos orgânicos no verão e no outono. Na primavera, complexos minerais são introduzidos sob a baga. Essa abordagem é explicada pela intensidade da decomposição das misturas de nutrientes e pelo fornecimento de componentes úteis aos tecidos do arbusto.
Veja o vídeo para mais informações sobre alimentação orgânica:
A matéria orgânica se decompõe por muito tempo. Primeiro, ele é processado por microorganismos benéficos que vivem na terra. Eles secretam substâncias que a madressilva absorve pelas raízes. O período do outono ao início da primavera é apenas reservado para o processo de decomposição. A madressilva acorda no início de março. O sistema radicular recebe nutrientes imediatamente.
É melhor alimentar com complexos minerais na primavera, pois esses fertilizantes se dissolvem rapidamente na água. São nutrientes prontos para serem absorvidos. Depois de entrar no solo, o sistema radicular da madressilva começa imediatamente a absorvê-los e direcioná-los através dos tecidos para o desenvolvimento dos brotos.
Uma característica da alimentação após a frutificação é a implementação de medidas complexas para ajudar a preparar a madressilva para o inverno. Quando todas as bagas são coletadas, o solo sob os arbustos e até nos corredores é solto a uma profundidade de 10 cm. Após a escavação, é hora de alimentar a baga com o fertilizante selecionado.
Para iniciar o processo de decomposição da matéria orgânica, é realizada rega abundante. A água é necessária no outono e a própria madressilva para armazenar energia. Depois de regar, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta. Também aqui é ideal escolher matéria orgânica. Turfa, composto podre, é considerada uma boa cobertura morta. O topo pode ser coberto com agulhas de abeto. A cobertura espinhosa protegerá a madressilva de pragas.
A conveniência de cuidar da madressilva é explicada pelo fato de que ela dá ao jardineiro o mínimo de problemas no outono. Basta alimentar o arbusto, cortá-lo e amarrá-lo com uma corda para que os brotos não se quebrem com a neve. Abrigo não é necessário.
Como escolher uma alimentação de outono para madressilva no inverno
Para alimentar a fruta, jardineiros experientes fazem suas próprias receitas de fertilizantes. Eles monitoram o estado da planta, levam em consideração a peculiaridade varietal, conhecem a composição do solo onde a madressilva cresce. É mais fácil para os iniciantes alimentar a cultura com complexos prontos oferecidos pelos pontos de venda.
Na hora de escolher o top dress, em primeiro lugar, aposta-se na matéria orgânica. Basta espalhá-lo sob os arbustos de cobertura morta. O melhor é o húmus obtido de esterco de cavalo. Mas nem todo jardineiro tem acesso a ele. Os orgânicos podem ser adquiridos na loja. Por exemplo, farinha de osso é um fertilizante de flúor. A cinza de madeira é usada para repor o cálcio. É fácil obtê-lo acendendo uma fogueira com galhos cortados de árvores.
Para alimentar a madressilva no verão, escolhendo o período imediatamente após o lançamento dos frutos ou na primavera com o início do despertar, pode-se usar complexos minerais. Eles são melhor absorvidos durante a estação de crescimento. Monofosfato de potássio preferido, Diammofoske ou outro fertilizante complexo. Ele contém fósforo e potássio na proporção necessária.
É melhor dissolver qualquer complexo mineral com água e regar a madressilva com um líquido pronto. Você pode alimentar a baga com grânulos secos. Eles são enterrados. A cada rega, os grânulos secos dissolvem-se gradualmente, fornecendo ao fruto substâncias úteis por muito tempo.
Como alimentar a madressilva após a colheita
A escolha de um complexo de alimentação é tarefa de todo jardineiro. Normalmente, eles usam o que está disponível gratuitamente. A matéria orgânica sempre pode ser preparada em seu local, organizando uma pilha de compostagem. Se não há desejo de fazer um trabalho desagradável, eles vão ao armazém comprar fertilizantes.
Alimentação de madressilva no outono com fertilizantes minerais
Ao usar fertilizantes minerais, é importante saber que no outono eles fornecem nutrientes para o sistema radicular. No entanto, eles não afetarão a composição do solo de forma alguma. Isso é menos minerais sobre orgânicos.
Para alimentar a baga no outono, uma boa preparação chamada "Baikal EM-1" é adequada. É vendido como um líquido concentrado em frascos de diferentes tamanhos. Além de fornecer nutrientes à madressilva, a droga limpa o solo do ambiente micropatogênico. Para cada arbusto, é preparada uma solução de 10 litros de água e 100 ml de "Baikal", despejada no círculo do tronco. Após um curto período de tempo, rega abundantemente com três baldes de água.
Se o preparo servia para alimentar a madressilva em agosto, no início de outubro o procedimento é repetido, desde que o outono seja quente sem geadas. A partir disso, a baga estoca mais umidade e nutrientes para o inverno.
Ao usar outros fertilizantes minerais, você deve ler atentamente sua composição. Não use preparações que contenham muito nitrogênio. Na madressilva, os botões que são lançados no próximo ano podem despertar. Com o início da geada, eles morrerão.
Cobertura de madressilva no outono com fertilizantes de fósforo
O fósforo é adicionado quando o tempo ainda está quente lá fora. No entanto, jardineiros experientes não recomendam o uso do mineral em sua forma pura. É ideal preparar uma composição de N-P-K a partir de componentes individuais ou comprar um complexo pronto com um conteúdo de fósforo.
Você pode preparar independentemente o complexo para a alimentação de madressilva em setembro de acordo com a seguinte receita:
- nitrato de amônio - máximo 20 g;
- ureia - não mais do que 10 g;
- superfosfato adicionar 50 g.
É melhor dissolver todos os ingredientes com água e depois alimentar a planta.
Cobertura de madressilva após colher frutos com fertilizantes à base de potássio
Da mesma forma, não é desejável adicionar potássio em sua forma pura. Normalmente, eles compram um complexo pronto contendo esse fertilizante ou fazem a composição necessária por conta própria.
Para alimentar a baga em setembro, geralmente 15 g de superfosfato e sulfato de potássio são dissolvidos em um balde de 10 litros de água. 1 litro de líquido é derramado sob cada arbusto.
Cobertura de madressilva após frutificação com fertilizantes orgânicos
Os orgânicos são freqüentemente alimentados não no outono, mas em julho-agosto, após a colheita das frutas. A opção mais fácil é cobrir o círculo do tronco com composto seco ou húmus.
Uma boa estimulação da madressilva é dada por irrigação com uma solução a partir da infusão de verbasco ou excrementos de pássaros. Primeiro, 1/3 parte da matéria orgânica é embebida em 1/2 parte de água por 2 dias. Infusão pronta 1 litro é despejado em um balde com 5 litros de água, mexido e regado sob a raiz. O procedimento é realizado em um dia fresco.
Cobertura de madressilva após a colheita com remédios populares
Os sideratas são freqüentemente usados como remédio popular. Eles substituem com sucesso a matéria orgânica. Após a decomposição, a camada superficial do solo é enriquecida com húmus. Ervilhas, mostarda, trevo e outras culturas semelhantes são semeadas como sideradas.
A semeadura é realizada imediatamente após a colheita. O adubo verde cultivado é ceifado, enterrado no solo a uma profundidade rasa, de modo a não danificar as raízes. No entanto, a melhor opção é não enterrar, mas cobrir as pontas estendidas com terra no círculo do tronco.
Dos remédios populares, eles também usam uma decocção à base de cascas de batata. Ash é adicionado a ele, insistido por cerca de 2 dias. A solução acabada é despejada em um buraco cavado ao redor da base do arbusto.
Conclusão
É aconselhável alimentar a madressilva imediatamente após a frutificação para que o fruto tenha tempo de absorver os nutrientes. Se o processo for atrasado para regiões frias, as usinas entrarão na fase de calmaria. O procedimento tardio não será benéfico.