Contente
A madressilva comestível é um arbusto despretensioso com frutos silvestres saudáveis. Começa a frutificar cedo, o que é importante em regiões de clima adverso. Para a Rússia, esta é uma cultura relativamente nova, portanto, a descrição da variedade de madressilva Tomichka e as regras para cuidar da planta serão úteis para aqueles que vão cultivá-la em seu local.
Descrição da variedade de madressilva Tomichka
O arbusto foi cultivado na segunda metade do século XX. Em 1909, IV Michurin recomendou variedades de plantas comestíveis para cultivo. No entanto, a madressilva de Tomichka recebeu um certificado oficial apenas em 1984, após o qual se espalhou rapidamente por todo o país. Um arbusto foi criado a partir de sementes da variedade Turchaninov como resultado de uma seleção complexa. Gidzyuk e Archer trabalharam no híbrido com um grupo de associados da região de Tomsk.
A variedade de madressilva comestível de Tomichka revelou-se facilmente reconhecível. Um arbusto de crescimento médio, seus ramos são fortemente pressionados uns contra os outros, apenas a parte superior da copa dobra em forma de arco para o solo. As folhas são pequenas, de um verde profundo com ponta pontiaguda. A superfície da lâmina foliar é coberta por uma penugem macia, quase imperceptível ao toque. As flores da madressilva de Tomichka são pequenas, perdidas no fundo da folhagem. Suas pétalas são verdes. O arbusto floresce profusamente.
A variedade Tomichka é famosa por sua baga, diferente das outras variedades. A parte superior da fruta é achatada e começa a se expandir na parte inferior. Externamente, parece um jarro ou uma gota. Os frutos de Tomichka são grandes, seu peso médio chega a 1 G. A casca é fina, granulosa, adquire uma rica tonalidade púrpura durante o período de maturação. Em sua superfície, é possível ver uma flor de cera, característica de todas as variedades de madressilva.
Vantagens e desvantagens da madressilva de Tomichka
A variedade de madressilva comestível Tomichka da seleção siberiana é adequada para cultivo em todas as regiões do país. Foi apreciado por moradores de cidades do norte e da zona média. Num clima instável, o arbusto distingue-se pela boa robustez invernal, frutificação abundante e precoce, maturação precoce e um regresso amigável da colheita.
A frutificação da variedade começa cedo, já no início de junho pode ser feita a primeira colheita. Os bagos amadurecem gradualmente em várias fases. O rendimento médio por arbusto é de 2 a 2,5 kg. Sob certas condições e cuidados adequados, chega a 3,5 kg. A primeira frutificação após o plantio começa após quatro anos.
A principal vantagem da madressilva de Tomichka é sua alta robustez no inverno. Os brotos do arbusto podem suportar temperaturas tão baixas quanto -50 ° C, e as raízes toleram -40 ° C sem dor. Botões de flores, ovário e botões não caem nem mesmo a -8 ° C. No entanto, a variedade tem outras vantagens:
- resistência a doenças e pragas;
- cuidado pouco exigente;
- frutificação estável por 30 anos;
- finalidade universal de bagas.
Poucas desvantagens foram reveladas durante o período de cultivo. Isso inclui baixa tolerância à seca e a necessidade de polinizadores. Além disso, uma baga madura praticamente não gruda nos galhos, deve ser colhida rapidamente antes de se desfazer.
Plantando e cuidando da madressilva de Tomichka
Para que por muitos anos o arbusto agrade com boa frutificação, é preciso escolher o local certo para ele. Além disso, prepare o local e cuide dele adequadamente.
Datas de desembarque
A madressilva termina cedo o período de cultivo, por isso pode ser plantada no final do verão. Os prazos variam em cada região, o ideal é começar a trabalhar do final de agosto até a segunda quinzena de novembro. Você pode plantar madressilva de Tomichka na primavera, mas precisa fazer isso antes do início da estação de cultivo. Jardineiros experientes notaram que o arbusto, neste caso, cria raízes piores do que o do outono.
Escolha mudas bienais, com altura não superior a 40 cm. Uma planta sã tem dois ou três brotos fortes e um sistema radicular bem desenvolvido.
Seleção e preparação do local de pouso
Você precisa plantar arbustos em um local bem iluminado, mas protegido de forma confiável de ventos frios e correntes de ar. O plantio em área sombreada é permitido, mas a frutificação será pior. Melhor tomar o lado sul ou sudoeste sob a madressilva. Vale lembrar que a madressilva pertence a plantas que amam a umidade, mas não tolera estagnação da umidade nas raízes, portanto, na área selecionada, o nível do lençol freático não deve ser superior a 1 m.
As mudas se desenvolvem bem em qualquer solo, podem ser plantadas até em solo argiloso. No entanto, para frutificação abundante e precoce, um substrato leve e solto com uma reação neutra é adequado. A terra deve permitir que o ar e a água fluam bem para as raízes da planta.
Antes do plantio, o solo é cavado no local, uma mistura de nutrientes é preparada para a muda. O solo do jardim é misturado com húmus ou composto, adicione 100 g de sal de potássio e superfosfato duplo, um punhado de cinzas de madeira. Essa mistura é usada para preencher as raízes durante o plantio.
Regras de plantio para madressilva Tomichka
Plantar a madressilva de Tomichka é fácil, o principal é não esquecer o colo da raiz. Não é enterrado mais do que 4-5 cm, caso contrário, com rega abundante ou precipitação, o apodrecimento começará.
É feita uma cova de plantio com 50 x 50 cm de tamanho. Se houver várias mudas, então fica uma distância de até 1,5 m entre elas. O arbusto é colocado verticalmente, as raízes estão bem espalhadas, polvilhadas com terra, a superfície é compactado e coberto com uma espessa camada de húmus.
Regar e alimentar
Nos primeiros anos, a madressilva Tomichka Kamchatka precisa apenas de rega adequada e afrouxamento do solo. A cobertura começa no terceiro ano de cultivo. No início da primavera, matéria orgânica e fertilizantes de nitrogênio são aplicados e, no outono, eles mudam para potássio. É melhor usar 100 g de cinza de madeira para cada arbusto.
Regue o arbusto em abundância para que o solo permaneça úmido, mas não muito úmido. Na primavera e no verão, é necessário mais fluido, especialmente se houver seca. Quando há chuva suficiente, nenhuma rega adicional é necessária.
Poda
Imediatamente após o plantio, a madressilva de Tomichka não é cortada, como todos os arbustos. Isso enfraquece a planta e retarda seu crescimento. Na primeira vez, eles começam a cortar no final da estação de cultivo. No processo de limpeza sanitária, são cortados galhos secos, danificados ou quebrados.
Após o sexto ano de cultivo, a madressilva precisa de uma poda rejuvenescedora. Todos os brotos velhos são cortados ao nível do solo, deixando o cânhamo de 30-40 cm. Após o procedimento, até 10 brotos fortes e produtivos devem permanecer no arbusto. Isso manterá a frutificação do arbusto em um nível elevado por muitos anos.
Wintering
As plantas adultas toleram bem a geada e o frio, porque a madressilva é altamente resistente ao inverno. Além disso, não há necessidade de cobrir as raízes e os brotos. Porém, mudas jovens, principalmente no primeiro ano, precisam de isolamento. Para fazer isso, a zona da raiz é coberta com uma espessa camada de húmus, os brotos são adicionalmente cimentados com solo seco.
Reprodução
A madressilva de Tomichka se reproduz de maneiras diferentes, mas métodos simples são mais adequados para jardineiros amadores:
- estacas;
- dividindo o mato;
- curvas.
Cortá-los é a maneira mais difícil. Os rebentos verdes e semilignificados estão enraizados. Para a formação de raízes bem-sucedidas, a planta é colocada em uma estufa e as seções são tratadas preliminarmente com hormônios de crescimento. Com os devidos cuidados, as mudas jovens podem ser obtidas até o final da safra. No entanto, a taxa de sobrevivência é muito baixa, não se deve contar com um grande número de estacas enraizadas.
A divisão do arbusto e o método de retirada são os métodos mais simples de reprodução. É melhor fazer isso no final da estação de cultivo, os brotos do ano em curso devem ser quebrados e fixados no chão, e então cobertos com terra bem.
É melhor recorrer à divisão no início da primavera, enquanto o arbusto ainda não acordou e começou a crescer. Não há necessidade de desenterrá-lo completamente, basta selecionar vários ramos bem desenvolvidos, escavá-los e retirá-los junto com a raiz. Imediatamente plante a madressilva em um novo local.
Polinizadores de Honeysuckle Tomichka
De acordo com a descrição, a madressilva de Tomichka é um arbusto autofértil, portanto, não pode ser plantada sozinha no local para a obtenção de safras. Para que a frutificação comece, as seguintes variedades de polinizadores devem estar localizadas nas proximidades:
- Kamchadalka;
- Cinderela;
- Fuso azul;
- Em memória de Gidzyuk.
No entanto, esses híbridos devem ser plantados a uma distância não superior a 50 m de Tomichka. Graças à polinização cruzada, os rendimentos serão excelentes.
Doenças e pragas
Apesar de a madressilva de Tomichka se distinguir pela boa resistência a doenças e pragas, o arbusto ainda surpreende:
- pulgão;
- escudo;
- ácaro;
- rolo de folhas;
- sawfly.
Inseticidas complexos são usados para combater insetos nocivos. Os tratamentos são realizados várias vezes até que o resultado seja alcançado.
Das doenças da madressilva, as mais perigosas são os fungos. Para fins de prevenção, o arbusto é pulverizado com preparações contendo cobre. Os tratamentos são realizados antes do início do ciclo vegetativo, até o florescimento das folhas.
Conclusão
A descrição da variedade de madressilva Tomichka e as avaliações dos jardineiros mostram que o arbusto tem muitas vantagens. Suas desvantagens são insignificantes, são fáceis de eliminar com os devidos cuidados. Os frutos da madressilva são saborosos e saudáveis, fáceis de transportar. A cultura é adequada para cultivo industrial.