Contente
No final dos anos 80, uma variedade comestível da cultura escolhida foi criada com base em variedades selvagens de madressilva Kamchatka na estação experimental de Pavlovsk do assentamento VIR. Após o teste de variedade em 2001, foi inscrito no Registro Estadual. Descrição da variedade de madressilva Chosen One diz que a planta é adequada para cultivo em todas as regiões da Rússia. Com tecnologia agrícola adequada, a colheita dá uma boa colheita de frutos grandes com elevado valor nutritivo.
Descrição da madressilva escolhida
A madressilva é caracterizada pela frutificação precoce. A floração e o amadurecimento dos bagos acontecem na primavera, as variedades padrão rendem já em maio. A madressilva escolhida distingue-se pela frutificação tardia. A floração tardia possibilita o cultivo em Leningrado, região de Moscou, nas regiões do sul, mas a zona mais confortável para ela é a Sibéria e os Urais.
The Chosen One floresce no final de maio ou meados de junho (dependendo das condições de crescimento), frutos de agosto a setembro. A floração não é ameaçada por geadas recorrentes, por isso o rendimento do arbusto é bom (mais de 3 kg). A variedade Chosen é classificada como de maturação precoce, sendo a primeira colheita colhida de uma planta de quatro anos.
Características da madressilva comestível escolhida:
- A cultura cresce na forma de um arbusto baixo solto, a altura máxima é de 1,2 m.
- Os caules são eretos, com topos caídos, formando uma copa extensa e não espessa.
- Nos primeiros estágios de desenvolvimento, o Escolhido dá um ligeiro aumento, a estação de crescimento de uma planta jovem visa construir o sistema radicular. A partir do 3º ano de crescimento, a madressilva começa a formar intensamente a parte aérea, durante a temporada a formação de rebentos pode chegar a 50 pedaços.
- Os rebentos jovens são distinguidos por uma casca verde lisa com uma ligeira tonalidade castanha. Os ramos perenes têm uma superfície rugosa de cor cinza escuro, na qual são visíveis áreas de casca esfoliante.
- Os caules são densamente folhosos, placas de folhas lanceoladas, com pontas agudas, oblongas e verdes brilhantes. A escolhida é uma planta caducifólia, no outono a cor da copa passa a verde-acastanhada. Folhas com grandes estípulas, bordas lisas, com contornos claros.
- As flores do Escolhido são rosadas, com pétalas longas, dispostas aos pares (menos frequentemente isoladas), nas axilas das folhas dos rebentos do ano passado. Em ramos velhos, a floração é rara ou não.
- Os bagos desta variedade são grandes: peso - 1,2 g, comprimento - 2 cm A casca é fina, densa, lisa, azul escura com uma flor prateada. A superfície é ligeiramente acidentada.
- A polpa é bege, suculenta, o sabor da madressilva é equilibrado, o amargor só está presente com tecnologia agrícola inadequada. A escolhida, de acordo com a avaliação da degustação, obteve 4,9 pontos em 5, a variedade é designada por sobremesa.
- As bagas do Escolhido seguram-se firmemente no talo, a separação é seca, não se desfazem do arbusto. Armazenado por muito tempo, transportável.
Madressilva Escolhida como herdeira de alta resistência à geada de uma cultura de cultivo selvagem, tolera com calma uma queda na temperatura de -35 0C. A cultura não tem medo das geadas da primavera. A planta tem forte imunidade. Pragas e doenças raramente são afetadas. Isso geralmente acontece se a madressilva está crescendo no lugar errado.
O escolhido mantém a decoratividade até o início do inverno, então a madressilva é frequentemente usada em jardinagem e paisagismo para criar certas composições.
Plantando e cuidando da madressilva Escolhida
Cada planta tem necessidades biológicas específicas. A madressilva escolhida é pouco exigente para as condições de cultivo, mas seguir as recomendações para o seu cultivo ajudará a obter uma boa colheita.
Datas de desembarque
O ciclo biológico da madressilva fica mais lento após a colheita, por isso é melhor plantar a variedade Chosen no local no outono. Não existem termos definidos, tudo depende das características climáticas da região.
Demorará pelo menos 30-45 dias para que a madressilva jovem crie raízes, só então suportará com calma as baixas temperaturas. Para climas temperados, a época de plantio recomendada é o início de setembro. No sul, o Escolhido pode ser plantado na primavera antes da floração ou no outono (por volta de outubro).
Seleção e preparação do local de pouso
A chave para uma vegetação madura e boa frutificação será um local alocado corretamente para a madressilva. A cultura é nativa das latitudes do norte, portanto, em climas quentes sob luz solar direta, as bagas da madressilva são assadas e os caules secos. Um local para plantar a variedade Chosen é melhor escolher com sombra parcial ou sombra temporária.
Sob a copa das árvores de grande porte (com escassez de radiação ultravioleta), a fotossíntese da madressilva cai significativamente, o arbusto cresce lentamente, os caules esticam, a floração enfraquece, os frutos tornam-se pequenos, azedos e surge o amargor. Também não é adequado para cultivar Escolhido um lado norte atrás da parede do edifício. A madressilva não tolera rajadas de vento frio, por isso a planta deve ser protegida das correntes de ar.
O solo é escolhido com uma reação neutra ou ligeiramente ácida, o ambiente alcalino inibe a estação de crescimento. O solo deve ser ajustado para neutro. A Escolhida não crescerá em solo arenoso ou argiloso; solos argilosos férteis com boa aeração e drenagem são adequados para ela.
A madressilva escolhida é caracterizada por uma resistência moderada à seca. Quando a raiz seca, ela pode morrer, a falta de umidade representa uma ameaça especial para uma planta jovem. Solo alagado também é prejudicial para a muda. Um pântano ou área com lençóis freáticos pouco espaçados freqüentemente causa infecções fúngicas e podridão radicular.
Depois de escolher um local, a terra é desenterrada, as ervas daninhas são removidas junto com a raiz. Caso seja necessário ajustar a composição do solo, as atividades são realizadas com antecedência, 2 meses antes do plantio. Se o solo atende aos requisitos da madressilva, o local pode ser preparado imediatamente antes do plantio.
Regras de pouso
É preferível adquirir uma muda em viveiro, pois para a criação prefere-se um material com dois anos de idade. Durante este tempo, a madressilva formará um sistema radicular suficiente e pelo menos 4 brotos. Uma muda com a raiz aberta é colocada em uma solução de manganês para desinfecção, depois em "Kornevin" para estimular o crescimento. A raiz fechada não requer tais eventos.
Cavando um buraco. Deve ser cerca de 10 cm mais largo que o volume da raiz. A profundidade do buraco é de aproximadamente 40-50 cm. Um substrato nutritivo é preparado a partir de composto, turfa e solo, se o solo for pesado, areia é adicionada A drenagem é colocada no fundo do recesso e metade da mistura é derramada.
Algoritmo de aterrissagem:
- A madressilva é colocada no centro da cova.
- Polvilhe as raízes com um substrato compacto.
- A mistura restante é adicionada, vazios não devem ser permitidos perto do sistema radicular.
- A terra é socada com as mãos.
- Água em abundância.
Para preservar a umidade, a muda é coberta com cobertura morta e os brotos são cortados em 1/3. Se vários arbustos de madressilva forem plantados, certifique-se de manter 1,5 m entre eles.
Regar e alimentar
Os primeiros 2 anos de crescimento não alimentam a madressilva. O principal evento de fertilização começa na época da floração, na primavera o Escolhido é alimentado com uréia e meios orgânicos. No outono, para o estabelecimento dos botões vegetativos, fertilizar com um agente mineral complexo e adubar. Para madressilva, solos levemente ácidos são desejáveis, portanto, a alimentação orgânica é recomendada.
Nas estações subsequentes, o regime de irrigação é orientado para a precipitação. Não permita que o solo seque e encharque.
Poda de madressilva escolhida
O principal número de botões é formado em brotos anuais, há flores em crianças de dois anos, mas muito menos, portanto, os ramos mais velhos são deixados apenas como esqueléticos. Para um arbusto forte, uma base de 5 a 7 ramos é o suficiente. A poda é realizada dependendo da época de cultivo:
- Primeira poda imediatamente após o plantio.
- Nos próximos 3 anos, a madressilva vai crescer uma raiz, então as pontas de todos os caules são cortadas, isso é necessário para estimular a formação de rebentos.
- No quarto ano, a formação do mato é necessária. Realiza-se após a colheita dos frutos silvestres. Deixe os ramos centrais fortes como esqueléticos, remova os brotos fracos e afine o centro do arbusto.
- Nos anos subsequentes, a madressilva é higienizada.
Wintering
Para madressilva adulta, a Escolhida, não é necessário um abrigo em forma de coroa para o inverno. Em climas quentes, após a poda, o arbusto hiberna sem medidas adicionais, a planta é regada abundantemente e deixada até a primavera. Em climas temperados, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta. Mudas de madressilva jovens precisam de medidas preparatórias:
- a muda é cimentada e coberta com cobertura morta;
- reúna os caules em um feixe, fixe com uma corda;
- embrulhado com serapilheira por cima.
Se o inverno for de neve, essas medidas serão suficientes.
Reprodução
A madressilva escolhida é uma variedade de seleção que é propagada apenas vegetativamente. O método de sementes não é adequado, pois não há garantia de que uma safra com frutas comestíveis crescerá. Você pode obter material de plantio de forma independente por meio de estacas do topo dos brotos do ano passado. Uma maneira igualmente eficaz é por camadas. Para tanto, utilizam-se os galhos fortes inferiores, que são dobrados ao solo, fixados e enterrados. Após o enraizamento, as mudas são separadas da planta-mãe e transplantadas.
Polinizadores de madressilva escolhidos
A madressilva escolhida é uma cultura bissexual, parcialmente autopolinizada, mas para frutificação abundante requer polinizadores. Este papel é desempenhado por abelhas e zangões. A madressilva atrai insetos com cheiro de flores, mas não pertence às plantas melíferas.
A escolhida é uma variedade tardia, os polinizadores voam relutantemente até ela, neste momento as plantas melíferas mais populares florescem. Para atrair as abelhas, o arbusto é tratado com calda de açúcar. A produtividade aumentará se variedades de madressilva tardia com o mesmo período de floração forem plantadas nas proximidades. As variedades Provintsialka e Sirius podem se tornar polinizadores.
Doenças e pragas
A escolhida da madressilva, com plantio adequado e tecnologia agrícola adequada, praticamente não adoece. É possível derrotar por uma infecção fúngica (oídio), apenas com o aumento da umidade do solo. A doença é eliminada com o agente antifúngico Topaz.
Dentre as pragas, os pulgões são uma ameaça especial para os arbustos jovens. O inseto parasita é destruído com inseticidas. Em uma madressilva adulta, um verme da folha ou bainha pode aparecer, "Fitoverm" é usado contra eles.Para prevenir a propagação de pragas, o tratamento com líquido bordalês no outono e na primavera, bem como a remoção de áreas da copa danificadas pela infecção, ajudarão.
Conclusão
Descrição da variedade Honeysuckle Chosen One irá ajudá-lo a se familiarizar com as peculiaridades da cultura. Um local de plantio bem escolhido, assim como a aderência à tecnologia agrícola, permitir-lhe-ão cultivar um arbusto forte com copa decorativa e elevado índice de frutificação.
Críticas sobre a variedade de madressilvas escolhidas