Contente
As pragas e doenças da madressilva e a luta contra elas é um tema quente para os jardineiros envolvidos no cultivo deste belo e despretensioso arbusto. É possível salvar a madressilva dos danos causados por doenças e insetos desde que haja cuidado e controle sobre o desenvolvimento da planta.
Doenças da madressilva: descrição com fotos e métodos de tratamento
A madressilva é considerada uma planta despretensiosa, raramente sofrendo de doenças fúngicas. No entanto, as doenças ainda afetam o arbusto, a causa na maioria das vezes são cuidados inadequados ou condições climáticas difíceis. Para manter a madressilva saudável, você precisa conhecer os sintomas das doenças mais comuns e ser capaz de lidar com eles.
Como lidar com o oídio na madressilva
A doença fúngica o oídio é fácil de reconhecer pelo aparecimento de uma flor branca "fofa" na parte inferior das folhas. Com o curso avançado da doença, a placa aparece em ambos os lados das placas foliares. Aos poucos, manchas escuras se formam em locais de placa, as folhas da madressilva ficam marrons e começam a secar, os galhos se deformam e dobram. A doença pode levar a uma queda prematura total da folhagem, como resultado da qual o arbusto deixará de dar frutos e se tornará menos resistente à geada.
O tratamento da doença é feito com medicamentos Tiovit, Chistotsvet e outros fungicidas. Recomenda-se pulverizar a planta duas ou três vezes na primavera, antes e depois da floração.
Como tratar cercosporose em madressilva
Cercosporose é uma doença fúngica, em que pontos redondos com uma borda marrom-avermelhada ao redor das bordas aparecem na folhagem da madressilva. Cercosporose leva à secagem gradual das folhas, com esporos de fungos pretos aparecendo no meio das manchas escuras.
Para curar a doença da folha da madressilva, você precisa tratá-la Fundazol ou sulfato de cobre... A pulverização é realizada no início da primavera e, em seguida, repetida mais duas vezes, pouco antes e depois da floração. Todos os brotos afetados pela doença devem ser removidos para que os esporos do fungo não se espalhem para áreas saudáveis.
Tratamento de ferrugem em madressilva
No meio do verão, o arbusto costuma ser afetado pela ferrugem, uma doença que causa manchas avermelhadas na folhagem. A ferrugem se espalha de maneira especialmente rápida em condições de alta umidade. A madressilva muda de cor, os processos de fotossíntese na planta são interrompidos e ocorre a queda prematura das folhas.
Caso apareça ferrugem no arbusto, é necessário remover imediatamente as partes afetadas e processar a planta líquido de bordeaux. Recomenda-se também inspecionar a área de crescimento do arbusto e retirar dele cereais ou bérberis, se crescerem nas proximidades, são os principais portadores de ferrugem.
Tratamento para manchas de folhas de madressilva
O mosquito viral é uma doença da madressilva, que é provocada por pragas de nematóides. Os sintomas de manchas são manchas e pontos na folhagem de um arbusto, geralmente apresentam uma forma arqueada irregular. As manchas causam graves prejuízos à saúde do arbusto, a madressilva começa a secar e a perder as folhas, a sua durabilidade e o seu volume de frutificação diminuem.
Manchas podem ser curadas por tratamento com fungicidas, por exemplo, Fundazol, sulfato de cobre, líquido Bordeaux. Todos os brotos afetados devem ser completamente cortados. Não será mais possível restaurar sua saúde, mas o fungo pode se espalhar para as folhas saudáveis.
Câncer comum
Uma doença muito perigosa para a madressilva é um câncer comum que afeta a casca do tronco e os brotos da planta. O câncer se manifesta como feridas profundas no corpo do arbusto, úlceras têm influxos ao longo das bordas, que às vezes crescem juntas e formam rachaduras. À medida que a madressilva cresce, as rachaduras em sua casca aumentam e, gradualmente, formam-se úlceras mais profundas, de onde a madeira do tronco e dos brotos seca.
Os sintomas do câncer comum geralmente aparecem no verão, a doença se espalha rapidamente para as regiões vizinhas. Para evitar a morte do arbusto, você deve cortar imediatamente todos os ramos afetados pelo câncer. Partes saudáveis da planta são tratadas com líquido bordalês, cortes no tronco de uma árvore manchado com tinta a óleo ou pulverizado com sulfato de cobre.
Ramularíase
A ramularíase é outra doença que representa um perigo acrescido para a madressilva. Você pode reconhecer a doença por manchas marrom-acinzentadas de forma irregular com uma borda escura, que aparecem na primavera nas folhas jovens de um arbusto. À medida que a planta se desenvolve, as manchas aumentam de tamanho; em tempo nublado e chuvoso, podem ser cobertas por uma flor branca.
Com a derrota da ramulariose, a folhagem do arbusto não consegue se desenvolver normalmente e morre. Como a planta tem que dedicar recursos para a formação de novas folhas, isso enfraquece a madressilva e prejudica sua saúde.
Se a madressilva estiver doente, o tratamento da ramularíase é realizado com fungicidas populares - Fundazol ou sulfato de cobre... A primeira pulverização deve ser realizada na primavera, quando a temperatura é regulada para cerca de 15 ° C, é neste período que os esporos do fungo começam a desenvolver-se ativamente. Para obter o melhor efeito, recomenda-se realizar o tratamento mais 2 ou 3 vezes por temporada.
Razuha Mosaic
O mosaico de Razuha é uma doença viral da madressilva decorativa que ocorre em um arbusto sob a influência da atividade vital de vermes nematóides. Os principais sintomas da doença são a diminuição dos entrenós na madressilva e o aparecimento de numerosos brotos laterais. Embora à primeira vista o arbusto esteja se desenvolvendo ativamente, seus brotos tornam-se mais fracos e finos, as folhas diminuem de tamanho e começam a secar com o tempo.
Tuberculariose
A secagem dos brotos da madressilva, ou tuberculariose, é caracterizada pelo aparecimento de numerosos tubérculos vermelhos com esporos de fungos nos brotos do arbusto.Já no início do verão, a madressilva, afetada pela tuberculariose, murcha e perde as folhas, o que prejudica a frutificação e a durabilidade da planta como um todo. O desenvolvimento da doença ocorre ciclicamente, no final do verão, tubérculos vermelhos com esporos voltam a se formar nos brotos e a infecção do arbusto se repete.
As medidas para combater a doença são muito simples - todos os ramos doentes são necessários cortar e queimar... Locais de cortes e partes sãs da planta são tratados com líquido bordalês e oxicloreto de cobre para prevenir um novo ciclo da doença.
Geladura de madressilva
A madressilva é moderadamente resistente à geada e freqüentemente sofre de geadas recorrentes na primavera. Estalos de frio agudos durante a estação de crescimento ativa levam ao fato de que a casca do arbusto racha e estoura, feridas permanecem no tronco e brotos, nos quais um fungo saprotrófico se estabelece. Como resultado, uma flor escura se forma na superfície das feridas, processos negativos começam e os brotos da planta secam e morrem.
É muito difícil prevenir completamente as doenças do tronco da madressilva. Se surgirem buracos de gelo após as geadas da primavera, é recomendável remover os ramos afetados completamente. Se o arbusto sofreu gravemente e é impossível realizar uma poda sanitária completa, então os buracos de gelo devem ser processados líquido de bordeaux após a floração.
Pragas e controle da madressilva
Para a madressilva, não apenas as doenças fúngicas são perigosas, mas também os insetos nocivos. As pragas que se instalaram nas folhas e ramos de um arbusto podem perturbar gravemente os seus processos vitais e levar ao enfraquecimento da planta.
Como tratar madressilva de pulgões
O pulgão madressilva é uma praga perigosa que pode matar um arbusto em pouco tempo. Normalmente, 2 tipos de pulgões podem ser observados na madressilva:
- apical - o inseto atinge o topo dos brotos, as folhas enrolam-se e o crescimento da planta para;
- verde - esse pulgão se espalha uniformemente por todo o arbusto e se alimenta dos sucos das folhas.
Os sintomas das pragas da madressilva na primavera são o amarelecimento e o enrolamento das folhas. Em um exame mais atento, pequenos insetos verdes ou acinzentados podem ser vistos nas placas das folhas. Pulgões geralmente aparecem no início do verão, a segunda onda de infecção ocorre no início de julho.
O controle de pragas é realizado com preparações inseticidas - Aktars, Rogora e outros. É melhor tratar profilaticamente o arbusto no início da primavera, antes que os botões apareçam, a fim de eliminar as larvas da praga. O tratamento de verão para pulgões traz resultados baixos, é bastante difícil eliminar insetos com infestação maciça.
Como processar madressilva de insetos cochonilhas
Bainhas de várias espécies são uma praga comum na maioria dos arbustos de bagas. Também afetam a madressilva, geralmente a infecção ocorre na primavera com a chegada do calor, quando as larvas da praga acordam.
O inseto escama adulto é um pequeno inseto com uma carapaça dura, daí o nome. As pragas instalam-se principalmente na superfície inferior da folhagem e nos locais onde as estacas se prendem aos ramos. Como a bainha extrai os sucos vitais das folhas e brotos, a madressilva sob sua influência enfraquece rapidamente e começa a perder sua massa verde.
Você precisa lutar contra o escudo com inseticidas. Actellik ou Rogor... O processamento é realizado no meio do verão, é necessário pulverizar o arbusto duas vezes com uma pausa de 14 dias. Além disso, a pulverização preventiva da primavera no arbusto não prejudicará, pois permitirá que você enfrente a praga mesmo na fase larval.
Ácaro madressilva
Se a madressilva crescer na sombra e em alta umidade, o arbusto geralmente infecta o ácaro da madressilva. Você pode reconhecer essa praga pelos pontos irregulares na superfície inferior das folhas e pelo escurecimento da folhagem próximo a agosto. A infecção com o ácaro da madressilva leva ao fato de que no início as bordas das placas das folhas são deformadas, uma flor escura aparece na superfície das folhas e então a copa do arbusto simplesmente cai.
Você pode eliminar o ácaro da madressilva usando soluções especiais - Actellika, Mavrika, Tedione e outros. A primeira pulverização deve ser feita em junho, depois a madressilva deve ser tratada mais duas vezes antes do final da safra.
Madressilva mosca
O desenvolvimento do arbusto de madressilva no jardim é prejudicado pela asa do dedo - uma pequena borboleta cinza, cujas lagartas se alimentam dos frutos da planta e até de seus ossos. A madressilva prejudica principalmente a cultura, os frutos, devido ao seu efeito, escurecem, encolhem, não amadurecem até o fim e se desintegram no chão.
As asas de madressilva podem ser removidas com a ajuda da solução de Inta-Vir, que é segura para o amadurecimento dos ovários, e com a ajuda de tinturas caseiras na parte de cima de batatas e tomates. Preparações inseticidas agressivas para salvar frutos de madressilva não são recomendadas. A colheita após essa pulverização ficará inutilizável e, em qualquer caso, você terá que dizer adeus a ela.
Rolo de folha de rosa
A larva é uma pequena borboleta marrom que põe ovos na casca e nas folhas da madressilva. As lagartas nascidas dos ovos se alimentam de sucos de folhagens, brotos e brotos, no processo de sua atividade vital envolvendo as áreas danificadas do arbusto em uma teia leve. Se não for tratada, a curuquerê pode danificar seriamente a madressilva e destruir as partes verdes do arbusto.
Os inseticidas funcionam bem contra a praga da curuquerê. Actélico e Elesar... Recomenda-se processar as plantações várias vezes por temporada. A primeira pulverização deve ser realizada no final de abril ou início de maio, a fim de eliminar imediatamente a maior parte das larvas despertadas.
Como tratar a madressilva de pragas e doenças na primavera
Diferentes pragas e doenças fúngicas da madressilva se manifestam em momentos diferentes. Algumas doenças começam a se desenvolver com o calor, enquanto outras não apresentam sintomas até meados do verão.
Para proteger a madressilva de pragas e doenças, costuma-se fazer um tratamento preventivo anual. É realizada na primavera, época em que se estabeleceram temperaturas estáveis acima de 5 ° C, mas os botões ainda não começaram a florir. Normalmente, várias pulverizações são realizadas durante a primavera e o verão, o que permite eliminar as larvas da maioria das pragas e esporos de fungos:
- Pulverizar madressilva é permitido com quaisquer inseticidas e fungicidas de jardim. Os meios mais comprovados como Actellic, Fundazol, Bordeaux líquido e sulfato de cobre, Aktara e outros.
- Se a madressilva estiver ligeiramente infestada de pragas, você também pode usar remédios caseiros, por exemplo, uma solução de sabão comum.
- Deve-se ter em mente que, com uma derrota negligenciada, os remédios populares podem não trazer resultados.
Após a primeira pulverização preventiva no início da primavera, é recomendado repetir o procedimento mais 2 ou 3 vezes para obter o máximo de resultados. Deve-se ter em mente que é impossível pulverizar madressilva diretamente durante a floração, pois as preparações químicas podem interromper o processo de polinização.
Alguns jardineiros também processam madressilva na primavera com água fervente. É realizado imediatamente após o derretimento da neve e antes da abertura do botão, as raízes do arbusto são cobertas com material denso, e a parte do solo do arbusto é derramada com água quente. Este tratamento elimina a maioria das larvas e esporos de fungos da casca.
Para proteger a madressilva de doenças e pragas, é importante monitorar cuidadosamente as condições sanitárias do jardim. A cada primavera, o arbusto de madressilva é inspecionado quanto a danos e galhos secos, quebrados e retorcidos são imediatamente removidos. Com um arbusto mais espesso e a presença de brotos doentes, a probabilidade de desenvolver doenças fúngicas aumenta muito.
Conclusão
As pragas e doenças da madressilva e o seu combate é um tema que deve ser familiar a todo jardineiro. Os exames regulares do arbusto, bem como o tratamento preventivo da primavera, podem proteger a madressilva de danos e prevenir o desenvolvimento de doenças.