Contente
Na segunda metade do século 20, muitas variedades de madressilva comestível foram criadas por criadores da URSS. Muitos deles ainda são procurados e merecidamente populares entre os jardineiros. O que se segue é uma descrição da variedade, fotos e comentários da madressilva da Cinderela - uma variedade despretensiosa e frutífera deste arbusto, que é frequentemente encontrada em lotes domésticos.
Descrição da madressilva Cinderela
A madressilva comestível sempre atraiu a atenção dos criadores. Ao contrário dos arbustos de bagas comuns, os frutos desta planta são muito mais saudáveis e quase nenhuma manutenção é necessária. No entanto, na natureza, a madressilva comestível tem uma área de distribuição muito limitada. Para maximizá-lo e aumentar os indicadores quantitativos e qualitativos, criadores de diversos países têm feito muitos esforços. Graças ao seu trabalho, surgiram muitas variedades desta planta incrível, adequada para o cultivo mesmo nas regiões mais desfavoráveis.
A variedade de madressilva comestível (loniceraedulis) Cinderela foi criada em 1974 por criadores da N. M. A. Lisavenko. O progenitor é a madressilva Kamchatka nº 8 (mais tarde variedade Start), cujas mudas selecionadas obtiveram as propriedades necessárias como resultado da polinização livre. O teste de variedade foi realizado de 1982 a 1990 e, em 1991, a madressilva Cinderela foi incluída no Registro do Estado como recomendado para o plantio nos distritos da Sibéria Ocidental e da Sibéria Oriental. Posteriormente, esse território foi ampliado para cobrir todo o país.
Os principais parâmetros e características da planta são mostrados na tabela abaixo:
Parâmetro | Valor |
Tipo de planta | Arbusto de folha caduca. |
coroa | Compacto, espalhamento médio, engrossado, 0,6-0,7 m de altura. |
Escapes | De espessura média, reta ou ligeiramente curvada, verde, sem pubescência. |
Folhas | Grande, oval-alongado, com ligeira concavidade, verde claro. |
Sistema radicular | Em forma de árvore, ramificada, a maior parte das raízes encontra-se a uma profundidade de 0,5 m. |
Flores | Branco, grande, época de floração maio |
Fruta | Oval-alongado, alongado, às vezes fusiforme, escuro, azul-violeta, com uma flor azulada cerosa. Peso 0,7-1,4 g. |
Período de amadurecimento | 2ª quinzena de junho |
Produção | Até 5,5 kg de 1 arbusto adulto |
Maturidade precoce | Os primeiros frutos aparecem 3 e às vezes 2 anos após o plantio. |
Gosto | Doce com ligeiro azedume e aroma pronunciado a morango. |
Finalidade das frutas | Universal. |
Um breve vídeo de visão geral sobre como a madressilva da Cinderela dá frutos pode ser visto no link:
Plantando e cuidando da madressilva Cinderela
A madressilva de Cinderela, como a maioria das outras variedades comestíveis deste arbusto, é autofértil. Portanto, ao se decidir pelo plantio dessa cultura, deve-se ter em mente que não só a planta em si deve ser plantada, mas também o polinizador, que deve estar localizado nas proximidades. O ideal para a frutificação é um grupo de pelo menos 4 arbustos crescendo adjacentes uns aos outros.
Na hora de escolher o material de plantio, deve-se dar preferência às mudas de 2 a 3 anos, vendidas em embalagens especiais. Um sistema radicular fechado é mais estável e tolera muito melhor o plantio. A muda de madressilva de Cinderela deve ter uma boa aparência, não deve apresentar danos mecânicos e vestígios de doenças. Se as raízes da planta estiverem abertas, certifique-se de inspecioná-las para ver se há apodrecimento.
A melhor época para plantar mudas de madressilva de Cinderela ao ar livre é no início da primavera ou no outono. Em áreas com clima temperado e quente, o plantio é melhor feito no outono, no final da estação de cultivo. Ao mesmo tempo, pelo menos um mês deve faltar antes do início do tempo frio. Durante este tempo, a muda terá tempo para criar raízes e se adaptar em um novo lugar, e após o inverno começará a crescer com segurança. Em áreas onde o inverno chega mais cedo, o plantio da madressilva de Cinderela deve ser feito no início da primavera, assim que o solo degelar.
Escolher o local certo para o plantio da madressilva de Cinderela é muito importante. Para que o arbusto cresça bem e dê frutos, o local de plantio deve ser bem iluminado. É desejável que o local seja protegido do vento norte, portanto, a madressilva é plantada com mais frequência no lado sul da cerca ou do prédio. O solo deve ser solto e respirável, fértil, argiloso ou franco-arenoso, com um nível de acidez próximo do neutro.
Antes do plantio da madressilva de Cinderela, é necessário cavar buracos, cujas dimensões devem corresponder ao volume do sistema radicular das mudas, este tem pelo menos 0,6 m de diâmetro e 0,5 m de profundidade. O solo removido é misturado em proporções iguais com húmus, para aumentar a fertilidade, um pouco de potássio e fertilizantes de fósforo, cinzas de madeira são adicionadas e, se o solo for ácido, adiciona-se adicionalmente farinha de cal ou dolomita. A muda de madressilva de Cinderela é colocada na cova de plantio estritamente verticalmente. O colo da raiz não é enterrado durante o plantio. O espaço livre da cava é preenchido com solo enriquecido, compactando-o periodicamente. Depois de preencher todo o volume, a zona da raiz é abundantemente regada e, em seguida, a superfície é coberta com húmus.
Os cuidados adicionais com o arbusto não são difíceis. Regar A madressilva da Cinderela precisa de rega regular, mas o excesso de umidade para esta cultura é prejudicial. Com chuvas insuficientes, a madressilva é regada uma vez por semana, cerca de 10 litros para cada arbusto. Durante o amadurecimento dos frutos, a rega pode ser feita com maior frequência e abundância para evitar a queda prematura dos frutos verdes. Recomenda-se alimentar o arbusto a partir do 3º ano após o plantio. Eles são produzidos em várias etapas:
- Início da primavera. Cobertura foliar com ureia (20 g por 10 l de água) ou nitrato de amônio de raiz (25-30 g por arbusto)
- Primavera, após a floração. Esterco maduro ou composto é aplicado na zona das raízes em uma quantidade de 10-15 kg para cada arbusto de madressilva.
- Outono, setembro-outubro. Cobertura da raiz com superfosfato (25-30 g) e sulfato de potássio (15-20 g) para cada arbusto. É melhor aplicar na forma diluída, dissolvendo a quantidade necessária de fertilizante em 10 litros de água.
Os arbustos de madressilva da Cinderela são usados não só para o cultivo de bagas, mas também como plantas de paisagem, por exemplo, para criar sebes baixas. Neste caso, a poda formativa do arbusto é realizada para dar-lhe um aspecto mais decorativo. Além disso, é necessário desbastar a copa, retirar o espessamento excessivo, retirar os ramos laterais se estiverem no solo. Todos os anos, na primavera e no outono, é necessário limpar os arbustos de brotos secos, quebrados e doentes.
Polinizadores de madressilva Cinderela
A necessidade de polinizadores é uma das principais desvantagens da madressilva de Cinderela. Se a planta é plantada com o propósito de colheita, então outras espécies devem estar próximas. Os melhores polinizadores para madressilva de Cinderela são mostrados na tabela:
Variedades de polinizadores | % polinização |
Azure | 76 |
Gerda | 55 |
Fogosa | 36 |
Kamchadalka, Tomichka, Amphora | 25 |
Criação de madressilva comestível Cinderela
A reprodução da madressilva comestível é possível tanto por semente como por via vegetativa. Mudas saudáveis podem ser obtidas a partir de sementes, mas não há garantia de que manterão as características varietais. Portanto, madressilva de Cinderela é propagada por jardineiros vegetativamente - por camadas ou cortes.
O método de criação mais eficaz são mudas verdes. Ao usá-los, cerca de metade do material de plantio está enraizado. A melhor época para a enxertia é o período de maturação do fruto. O procedimento é o seguinte:
- Um galho de um ano de crescimento com comprimento de 20-40 cm deve ser arrancado do ramo-mãe com um pedaço de câmbio (talão).
- Coloque a estaca em um estimulador de enraizamento (heteroauxin) por 12-16 horas.
- Plante a estaca em um ângulo de 45 ° em direção ao sol em uma cama especial. Uma mistura de turfa e perlita é usada como nutriente do solo. O local para o jardim deve fornecer sombra para as mudas ao meio-dia e iluminação pela manhã.
- Umedeça as mudas regularmente. Após 2-3 semanas, o rebento começará a formar o seu próprio sistema radicular.
Outra maneira fácil de propagar a madressilva de Cinderela é criar camadas de ar. Para isso, um rebento lateral fortemente inclinado é fixado ao solo e instilado. No processo de umedecimento regular, raízes e brotos independentes começarão a se formar nos internódios do broto. As camadas hibernam junto com o arbusto-mãe e, na primavera, ele pode ser cortado do galho-mãe e transplantado para outro lugar.
Doenças e pragas
O criador da casta assinala que não existem casos de aparecimento de doenças ou pragas na madressilva da Cinderela, facto também evidenciado pelas críticas dos jardineiros. O arbusto apresenta elevada resistência a vírus e fungos, porém, para prevenção no início da primavera, é aconselhável tratar o arbusto com uma solução de líquido bordalês.
Também é necessário remover regularmente ramos secos e quebrados da copa, que podem se tornar uma fonte de infecção, e remover as folhas caídas.
Conclusão
A descrição da variedade, fotos e comentários sobre a madressilva da Cinderela confirmam que este arbusto pode muito bem substituir os tradicionais frutos silvestres, especialmente em regiões de clima rigoroso. A planta realmente tem muitas qualidades positivas e mesmo nuances como a necessidade de polinizadores, um ligeiro alongamento na frutificação e a tendência existente para desprender os frutos não diminuem todas as suas vantagens. Além disso, a técnica de cultivo da madressilva Cinderela é extremamente simples, a cultura é despretensiosa e resistente a muitos fatores adversos, o que é muito importante para os jardineiros que não conseguem dedicar tempo suficiente ao plantio.