Contente
No final de julho, mesmo as variedades mais recentes de madressilva comestível acabam em frutificação. Apesar de este arbusto ser despretensioso, certos trabalhos com ele devem ser continuados após a colheita dos frutos. Cuidar da madressilva em agosto e setembro não é difícil e não leva muito tempo, mas não se deve descuidar, pois depende diretamente de como o arbusto sobreviverá ao inverno e se dará uma safra no próximo ano.
Como cuidar da madressilva após a colheita
A madressilva comestível é cada vez mais encontrada em jardins e hortas caseiras. Essa cultura deve sua popularidade, em primeiro lugar, à sua despretensão e cuidado pouco exigente. A madressilva possui excelente resistência ao gelo, podendo ser cultivada sem abrigo, mesmo em regiões frias. Ao mesmo tempo, os frutos desta planta não são apenas saborosos, mas também nutritivos, pois contêm substâncias muito mais úteis do que muitas outras.
A frutificação sempre enfraquece os arbustos de baga fortemente, e a madressilva não é exceção. Em agosto, logo após a colheita dos frutos, ela precisa de cuidados, descanso e recuperação, para que nenhuma medida radical (poda, transplante) seja realizada com ela pela primeira vez. Para ajudar a madressilva a se recuperar mais rapidamente e fortalecê-la no período pré-inverno, no final de agosto ou início de setembro, os arbustos são alimentados com potássio e fertilizantes de fósforo. São introduzidos pelo método da raiz na forma de solução aquosa, para que sejam absorvidos mais rapidamente pela planta. A taxa padrão para cada arbusto de madressilva comestível é de 25-30 g de superfosfato e 15-20 g de sulfato de potássio, esta quantidade é diluída em 10 litros de água.
Além disso, após a colheita, nos meses de agosto e setembro, são realizadas as seguintes atividades de cuidado:
- Rega. Produzido em toda a temporada com falta de chuvas. Se em agosto-setembro o tempo estiver seco, uma vez por semana os arbustos são regados a uma taxa de 10 litros cada.
- Cuidando da zona de raiz. Em agosto-setembro, o afrouxamento e cobertura morta são realizados, as ervas daninhas são removidas, bem como a ceifa se o solo ao redor do arbusto for gramado.Importante! O sistema radicular da madressilva está localizado bem próximo à superfície, portanto, deve-se tomar cuidado ao escavar na zona da raiz.
- Poda de outono. Nas regiões norte, é feito no final de setembro, nas regiões de clima quente pode ser feito mais tarde. Os arbustos são limpos de galhos secos, quebrados e danificados. Nos arbustos de frutificação adultos, é efectuado o desbaste, são retirados os rebentos de espessamento e fricção, bem como os ramos laterais se se encontrarem no solo. Em espécimes antigos, uma parte da madeira perene é cortada, o que dá um crescimento anual fraco. Um arbusto com mais de 20 anos pode ser radicalmente rejuvenescido cortando-se completamente todos os brotos velhos, exceto alguns anuais.
- Pulverização pré-inverno com uréia. Eles fazem esse evento de cuidado com o início da geada.
- Cuide de mudas jovens e abrigue para o inverno.
O outono é a melhor época para plantar e transplantar madressilva.Na maioria das regiões, esse trabalho de cuidado é realizado durante esse período. A madressilva comestível, via de regra, termina o período vegetativo muito cedo, já no final de setembro praticamente não deixa folhas. Enquanto isso, a Terra neste momento ainda está bastante quente e o início do frio ainda está longe. Uma planta transplantada nesta época ou uma muda plantada tem a garantia de tempo para se enraizar e se adaptar a um novo lugar. Na primavera, esses arbustos certamente começarão a crescer. Se o plantio ou o transplante for adiado para a primavera, corre-se o grande risco de não se conseguir realizar o trabalho a tempo, uma vez que a madressilva entra muito cedo no período vegetativo.
Alguns aspectos dos cuidados com a madressilva em agosto-setembro são destacados no vídeo no link:
Como processar madressilva após a colheita
A madressilva comestível raramente é afetada por doenças e pragas, mesmo na ausência de cuidados, portanto, com raras exceções, não é processada durante a estação de crescimento. A proibição total do uso de quaisquer produtos químicos existe no verão, durante o período em que os frutos estão amadurecendo. Porém, alguns cuidados, como o beneficiamento da coroa com produtos especiais, ainda precisam ser realizados tanto no início quanto no final da safra.
No início da primavera, o arbusto é pulverizado com Bordeaux 1% líquido para prevenir doenças fúngicas. Porém, após o término da frutificação, a madressilva costuma ser processada apenas uma vez, e isso é feito após a primeira geada. Para borrifar os arbustos durante este período, utiliza-se uma solução de ureia (carbamida), para cujo preparo será necessário diluir 35 g da substância em 10 litros de água. O tratamento da madressilva com uréia no final do outono fortalecerá sua imunidade e também matará as pragas que hibernam nas dobras e rachaduras da casca. O trabalho é realizado durante o dia, em tempo seco, a uma temperatura de cerca de 0 ° C.
O processamento de arbustos de madressilva após a colheita em agosto pode ser necessário em caso de emergência - no caso de uma doença ou invasão de pragas, o que é extremamente raro. Quando uma flor pulverulenta, manchas escuras e outros sinais de infecção fúngica do arbusto aparecem nas folhas, é necessário cortar os brotos doentes e borrifar os próprios arbustos com uma solução a 1% de líquido bordalês. Se em agosto-setembro apareceram lagartas, colônias de pulgões ou outros insetos nas folhas e nos brotos, as plantações são tratadas com inseticidas de vários efeitos (Aktellik, Fufanon, Iskra, Inta-Vir, etc.).
Como preparar madressilva para o inverno
Todos os cuidados efectuados após a apanha dos frutos silvestres em Agosto e no Outono, de uma forma ou de outra, visam o reforço da imunidade das madressilvas e a preparação para o inverno. A cobertura com fertilizantes superfosfato e potássio aumenta a resistência no inverno, a poda reduz o número de brotos que consomem nutrientes. Além disso, durante o verão, a madressilva dá botões de flores no próximo ano, eles se tornarão a base da colheita da próxima temporada.
Preciso cobrir madressilva para o inverno
Os arbustos de madressilva adulta têm boa resistência ao inverno. A maioria das variedades deste arbusto pode suportar facilmente uma queda de temperatura até -40 ° C, portanto, não precisam ser cobertas. O abrigo é necessário apenas para mudas jovens obtidas de estacas ou estacas do ano em curso e no inverno pela primeira vez. Eles têm um sistema equino mal desenvolvido e são bastante vulneráveis.
Os arbustos de madressilva jovens são cobertos para o inverno com ramos de abeto, palha, folhas caídas. Em plantas adultas, é possível isolar a zona radicular com uma camada de húmus, mas essa medida não é necessária.
Conclusão
Cuidar da madressilva em agosto e setembro tem muitas funções. Todas as atividades realizadas nesta época visam fortalecer o arbusto após a frutificação, bem como fortalecê-lo antes da próxima invernada. Muitos jardineiros consideram desnecessário cuidar da madressilva neste período, mas é em agosto e setembro que os arbustos formam os botões das flores, a partir dos quais é feita a colheita do ano seguinte. Portanto, você não deve negligenciar esses trabalhos, porque os cuidados outonais com a madressilva são a base da colheita futura. Além disso, não vai demorar muito nos meses de agosto e setembro.