Contente
A madressilva é uma cultura com características muito decentes. Atrai a atenção dos jardineiros pela sua despretensão, decoratividade e frutas originais.
História de criação
Inicialmente, as espécies e variedades da cultura originaram-se da madressilva Kamchatka. Como resultado da mutação espontânea desta variedade, foi obtida a variedade comestível "Blue Bird". A mutação foi causada pelo trabalho do jardineiro M.A. Lisavenko. sobre a polinização da madressilva Kamchatka no Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria. Isso aconteceu durante a existência da URSS, e em 1989 a variedade de madressilva "Blue Bird" já estava incluída no Registro Estadual.
Nas recomendações dos cientistas para o cultivo da espécie, a região Noroeste foi indicada. Mas o período de amadurecimento precoce, o sabor e as qualidades nutricionais das frutas, as boas habilidades adaptativas permitiram que o "Pássaro Azul" se espalhasse rapidamente pela Rússia. Embora as Ilhas Curilas, Sakhalin, Kamchatka e Magadan sejam consideradas áreas naturais de distribuição, você pode encontrar o "Pássaro Azul" em qualquer região.
Descrição e características da variedade
Madressilva "Blue Bird" amadurece cedo, pertence às variedades de uso universal. A variedade dá frutos muito saborosos e saudáveis, considerados uma das principais vantagens da cultura. Mas é importante que os jardineiros conheçam a descrição completa da planta para poder navegar em questões de tecnologia agrícola.
O arbusto é caduco, ereto, vigoroso e extenso. A altura de uma planta adulta é de 1,2 m - 1,4 m. Observando-se cuidadosamente os requisitos agrotécnicos da variedade, o parâmetro aumenta para 2 m, o que deve ser levado em consideração ao se plantar uma planta em pequenas áreas. Os ramos são rebentos finos, jovens, com pubescência cor de alface, e os do ano anterior estão cobertos de casca e adquirem uma tonalidade tijolo-avermelhada. A planta reage negativamente ao calor e ao descongelamento do inverno, mas as geadas ou ondas de frio na altura da floração não provocam uma diminuição da actividade vital do arbusto "Blue Bird".
A coroa do arbusto está se espalhando, engrossada e densa, parecendo uma bola ou elipse em forma. O diâmetro da coroa de uma madressilva adulta é de 1,7 m - 1,8 m.
As folhas têm a forma de uma elipse oblonga. A cor das placas é verde claro, a superfície é lisa e brilhante.
A variedade floresce muito cedo, as flores surgem imediatamente após o fim da geada. Assemelham-se à forma de sinos amarelados e crescem em pequenos cachos.
Os frutos silvestres são doces e com aroma agradável. Contém grande quantidade de nutrientes e vitaminas. A variedade madressilva tem o formato oval-alongado do fruto, a cor é preto-azulada, o comprimento dos bagos é de cerca de 2 cm, o peso médio é de 0,8 g, o uso de bagos é universal. Eles são bons frescos e como brancos.
O rendimento dessa variedade de madressilva é de 1,6-1,7 kg por arbusto, o que é considerado uma média para uma cultura.
A variedade Blue Bird tem alta resistência ao inverno. O arbusto pode suportar geadas até -30 ° C sem abrigo.
A planta se destaca pelo aumento da capacidade de adaptação às mudanças nas condições de cultivo, boa resistência a doenças e pragas.
Polinizadores
A variedade pertence à espécie autofértil. Portanto, ao crescer arbustos de madressilva "Blue Bird", é necessário plantar variedades polinizadoras. Sem essa condição, não será possível obter uma colheita decente. É melhor pegar as variedades recomendadas para polinização da linha de criação Kamchatka.De acordo com os jardineiros, os seguintes tipos de madressilva são adequados:
- "Moraine";
- "Eixo Azul";
- "Titmouse";
- "Começar";
- Kamchadalka;
- Malvina;
- "Em memória de Kuminov";
- "Cinderela".
Devem ser colocadas no local pelo menos 3 variedades diferentes de madressilva, então o rendimento do arbusto corresponderá à descrição e os frutos ficarão mais doces.
Para atrair o máximo possível de polinizadores naturais para a planta, os jardineiros borrifam os botões com uma solução doce. É preparado com 10 litros de água e 50 g de mel.
Características da frutificação
A variedade Blue Bird amadurece no final da primavera ou início do verão. O meio de junho é a última data. A planta começa a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio, período de até 25 anos. A variedade de madressilva "Blue Bird" é apreciada pelo fato de permitir que você se delicie com frutas vermelhas frescas quando outras safras estão se preparando para a frutificação. A safra no mato está pronta para ser colhida antes que o morango silvestre amadureça. Você não deve esperar até que as frutas estejam maduras demais. Nesse caso, eles cairão rapidamente do mato, embora, de acordo com as avaliações, até os exemplares caídos estejam bem preservados. Para não perder parte da colheita, o jardineiro é aconselhado a estender um pano sob o arbusto para que os frutos não caiam no chão.
Vantagens e desvantagens
Você pode ler muito sobre as vantagens e desvantagens da variedade de madressilva Blue Bird nas avaliações dos jardineiros. A cultura nas parcelas não é nova, passou no teste do tempo, muitos têm cultivado a variedade há vários anos. Portanto, não é difícil compilar uma lista de características.
Dignidade | desvantagens |
Resistência à geada do mato, permitindo o cultivo da variedade em regiões de climas frios | O sabor da fruta é uma opinião puramente subjetiva do jardineiro. Algumas pessoas não gostam dele |
O cuidado despretensioso permite plantar arbusto mesmo naquelas regiões que, de acordo com as condições, são consideradas incômodas para madressilva | Indicador do rendimento da variedade. Considerado curto para madressilva |
Frutificação precoce. A saturação com vitaminas e componentes úteis torna a madressilva indispensável durante a escassez de frutas frescas | Maior sensibilidade de uma planta adulta a um aumento acentuado na temperatura no verão (calor) e na primavera (degelo). |
Resistência a doenças e pragas, se violações grosseiras da tecnologia agrícola não forem permitidas. |
|
Versatilidade de aplicação e fruta e sabor. |
|
Segredos crescentes
A variedade de madressilva "Blue Bird" distingue-se pela persistência da frutificação durante muito tempo. Portanto, a planta deve ser plantada em local bom, o arbusto deve ser bem plantado e os devidos cuidados devem ser prestados. O que está incluído nesses conceitos, consideraremos a seguir.
Como escolher mudas
Para garantir um bom desenvolvimento e frutificação do arbusto, é melhor plantar mudas de dois anos. Criam raízes facilmente, entram rapidamente na fase de frutificação. Recomenda-se a compra de mudas em viveiros especializados ou de fornecedores de confiança. Isso se deve ao risco de adquirir uma planta completamente diferente da desejada variedade Blue Bird. O ideal é escolher um viveiro localizado na sua região. As plantas aí vendidas já se encontram adaptadas às condições do ambiente e às características do solo.
Na hora de comprar preste atenção aos parâmetros da muda:
- altura - de 25 cm a 60 cm;
- idade - não superior a 3 anos;
-
sistema de raiz fechado (contêiner);
- numerosas raízes bem desenvolvidas.
Os stubs podem ser visualizados com a permissão do vendedor. Se uma casca escamosa já se formou na muda, isso não deve confundir o comprador. Isso não afetará o desenvolvimento do arbusto de madressilva.
Datas de desembarque
A época de plantio da madressilva Blue Bird depende diretamente da duração da estação de crescimento, cujo início e fim ocorrem muito cedo. Portanto, os jardineiros tentam não plantar mudas dessa variedade na primavera.Isso se deve ao fato de que em muitas regiões os rins começam a acordar muito mais cedo do que o solo e o ar aquece. Se houver essa necessidade, na primavera as mudas são simplesmente transferidas para a cova de plantio junto com um torrão de terra. Quanto menos dano o caroço receber, melhor será o enraizamento da madressilva.
A época de plantio ideal para o arbusto é de 1–1,5 meses após o final da frutificação. Antes do início da primeira geada, os arbustos têm tempo de se enraizar e ganhar força para o inverno. O plantio de arbustos nas regiões sul pode ser deslocado para setembro (meio-termo).
Segundo os jardineiros, a madressilva Blue Bird cria raízes bem no final do verão. Cerca de 80% das mudas se adaptam com sucesso a um novo local. Mas o procedimento de primavera não pode dar taxas tão altas.
Seleção de local e solo
Para o plantio de madressilva, escolha uma área bem iluminada pelo sol. A falta de luz afeta negativamente o desenvolvimento do arbusto e o sabor dos frutos. Eles encolhem e se tornam muito azedos. Além disso, a variedade Blue Bird não gosta de ventos fortes e alagamento. É bom combinar o plantio de arbustos com uma cerca natural na forma de outras plantas. É imperativo levar em consideração o nível das águas subterrâneas (não mais próximo do que 1,5 m). Se você não permitir a estagnação da água, a planta não ficará doente. Portanto, os arbustos não são plantados nas terras baixas.
A cultura não impõe requisitos especiais ao solo. No entanto, em argila ou argila arenosa solta e nutritiva, o arbusto cresce bem. Se o solo estiver em uma área com alto índice de acidez, a calagem deve ser feita com antecedência.
Plantando um arbusto
A altura de uma planta adulta deve ser levada em consideração no momento do plantio. Portanto, restam pelo menos 1,5 m entre os arbustos de madressilva, ao mesmo tempo que se leva em consideração as peculiaridades do plantio de lavouras auto-inférteis. As variedades de madressilva "Blue Bird" são colocadas em grupos em torno das variedades de polinização. Plantar em fileiras ou escalonado não dará resultado. Um arbusto polinizador é plantado em 4-5 mudas de madressilva.
O tamanho da cova de plantio do arbusto é um cubo com lados de 45 cm.
A cava é preparada 3 semanas antes da data de plantio programada. O solo escavado é misturado com composto ou húmus (2 baldes), cinza de madeira (1,5 l) e novamente despejado na cova. Pode-se substituir os componentes por qualquer fertilizante complexo na quantidade de 300 G. Dependendo da composição do solo, recomenda-se adicionar areia ou argila. No fundo é colocada uma camada de drenagem, seguida da mistura preparada, o caroço é coberto com uma película até o dia do plantio.
As raízes das mudas são embebidas em uma solução de qualquer estimulante de crescimento e deixadas por 20 horas.
Em seguida, as raízes são encurtadas, todas as partes danificadas dos caules são cortadas.
O solo da cova é regado.
Coloque a muda em um monte de terra e espalhe as raízes.
A fossa é preenchida em pequenas porções, compactando gradualmente o solo.
O colar da raiz é levantado acima do nível do solo em 4-5 cm.
Regue a planta e cubra o círculo periósteo.
Os rebentos no mato não são interrompidos.
Cuidado
Ao cultivar arbustos da variedade "Blue Bird", você não precisa perder muito tempo cuidando das plantas. Regar e alimentar são itens importantes. Mas você também precisará afrouxar e remover ervas daninhas regularmente dos círculos próximos ao caule do arbusto. A profundidade de afrouxamento não deve ser superior a 4 cm.
Rega
Se forem plantadas madressilvas adultas, a rega pós-plantio deve ser abundante. Um arbusto precisará de 10 litros de água. Durante a estação de crescimento, a madressilva "Blue Bird" é regada 4 a 5 vezes. Os requisitos de rega são padrão - à noite ou de manhã, volume suficiente (2-3 baldes). Eles pegam a água que se acomoda, regam os arbustos uma vez a cada 4 dias. No outono, a rega com carregamento de água é necessária, enquanto 3-4 baldes são consumidos por planta.
Top curativo
A primeira alimentação é aplicada 3 anos após o plantio da muda de madressilva Blue Bird.Assim que o tempo está quente na primavera, é necessário fechar os fertilizantes de nitrogênio na hora de soltar o solo. A matéria orgânica é adicionada ao cavar o solo uma vez a cada três anos. A madressilva responde bem à introdução de húmus. 14 dias após a floração, você precisa alimentar os arbustos com fertilizante mineral complexo (de acordo com as instruções). É necessário outro curativo superior antes de se preparar para o inverno. Nesse ponto, são usados compostos de fósforo-potássio. O tempo de alimentação é de 14 dias após a colheita.
Poda
Devido ao seu grande vigor, a madressilva Bluebird necessita de poda, que é feita regularmente. A primeira vez que uma planta é formada 4 anos após o plantio de uma muda. Princípios básicos de poda de madressilva:
- deixe pelo menos 18 ramificações para formar a estrutura;
- desbaste o arbusto regularmente para evitar sombreamento;
- observar a época de poda - início da primavera a uma temperatura de 0 ° C;
- deixe o comprimento do broto no mínimo 30-35 cm, não atingindo o ponto de crescimento.
Quando o arbusto de madressilva atinge os 15 anos de idade, procede-se à poda anti-envelhecimento. É importante excluir todos os branches antigos neste momento.
Proteção contra doenças e pragas
A madressilva "Blue Bird" não é suscetível a uma ampla gama de doenças. No entanto, é necessário tomar medidas contra a propagação de infecções fúngicas. A planta pode adoecer com essas doenças devido à sua proximidade com outras culturas. Os jardineiros preferem tratar os arbustos de madressilva com líquido bordalês imediatamente após a colheita dos frutos, para evitar problemas.
Entre as pragas, deve-se ter cuidado com o escudo em forma de vírgula da maçã ou falso escudo de acácia e vários tipos de pulgões. Ajudará no processamento de "Aktara", "Aktellik", "Bankol".
Wintering
Nenhum abrigo especial para arbustos de madressilva é necessário. Mas em anos com invernos rigorosos e sem neve, as raízes são protegidas da geada por uma camada de turfa ou húmus de 20 cm de espessura.Você pode adicionar uma cobertura com ramos de abeto.
Métodos de reprodução
A fim de preservar as características varietais, a madressilva "Blue Bird" é propagada vegetativamente. O mais comum:
- Estacas. Os jardineiros usam estacas verdes, lignificadas e combinadas. Cada tipo tem suas próprias nuances de procedimento. Eles não diferem da propagação clássica por estacas.
- Camadas. Esta opção é usada em junho, quando as camadas cavadas no solo são melhor enraizadas.
- Sementes. Adequado apenas para criadores. Para residentes de verão, esse método é muito trabalhoso.
Alguns jardineiros gostam da opção de dividir o arbusto de madressilva. Pode ser aplicado em plantas com pelo menos 6 anos e não mais que 15 anos.
Conclusão
Tendo plantado um arbusto de madressilva "Blue Bird" no local, você pode resolver vários problemas de uma vez - decore o local com uma planta ornamental e obtenha uma fonte precoce de vitaminas e nutrientes.
O cuidado exigente coloca a madressilva em um dos primeiros lugares ao escolher uma cultura para o plantio.