Contente
Plantar e cuidar da madressilva na região de Moscou geralmente não causa nenhuma dificuldade particular, mesmo para jardineiros novatos. Esta é uma cultura bastante resistente à geada, que geralmente é cultivada nas regiões do norte do país, então o clima da zona média é bastante adequado para ela. Além disso, o arbusto é despretensioso no cuidado e possui boa imunidade, portanto, apenas a seleção de uma variedade e de um local adequado para o plantio apresenta alguma dificuldade.
Características do cultivo de madressilva na região de Moscou
Muitas variedades de madressilva são recomendadas para o plantio na região de Moscou, no entanto, as seguintes espécies são mais bem adaptadas às condições climáticas locais:
- Longfrutado - uma variedade adaptada às geadas primaveris;
- Moraine - distingue-se pelo amadurecimento precoce, a variedade é resistente a doenças e pragas;
- Cinderela - uma variedade de alto rendimento madura precoce.
Ao plantar madressilva no local, deve-se ter em mente que quase todas as suas variedades são autoférteis. Isso significa que várias variedades polinizadoras semelhantes devem ser colocadas ao lado dos arbustos. Caso contrário, a colheita das plantas não funcionará, mesmo com os melhores cuidados. O espaçamento ideal entre dois arbustos adjacentes é de 2-3 m.
A maioria das variedades cria raízes com sucesso na região de Moscou e frutifica por 20-30 anos. Nesse sentido, o local de plantio deve ser criteriosamente selecionado - não é recomendável o transplante da planta.
Quando plantar madressilva nos subúrbios
Você pode plantar madressilva comestível na região de Moscou na primavera e no outono. É melhor selecionar mudas de dois anos com raízes desenvolvidas para o plantio nesta região. O local é preparado antes disso - eles cavam cuidadosamente, removem ervas daninhas e aplicam fertilizantes.
Como plantar madressilva na primavera nos subúrbios
O clima na região de Moscou é bastante ameno, no entanto, é melhor jogar pelo seguro e plantar madressilva na primavera. Isso dará à planta mais tempo para se estabelecer em um novo lugar e acumular nutrientes suficientes para o inverno.
Como plantar madressilva no outono nos subúrbios
Se as mudas tiverem sistema radicular aberto, pode-se plantar em terreno aberto no outono, porém não demore nisso. Se você plantar madressilva tarde demais, a planta não terá tempo de criar raízes em um novo lugar na região de Moscou antes do início da geada. A melhor época para o plantio é a última década de setembro. O prazo final é o início de outubro.
Plantar e cuidar da madressilva na região de Moscou
Cuidar da madressilva na primavera na região de Moscou se reduz principalmente à poda sanitária; no outono, os arbustos jovens são cobertos para o inverno. No verão, também é fácil cuidar das plantações - basta adicionar 1-2 molhos por temporada e regar as plantas em tempo hábil. A cultura raramente sofre de doenças e pragas, portanto, tratamentos químicos não são necessários. Plantar madressilva é bastante comum para um arbusto fértil.
Seleção e preparação do local de pouso
A escolha do local para o plantio e seu preparo é de grande importância para a boa frutificação da madressilva. O arbusto se desenvolve melhor em uma área aberta e espaçosa - esta cultura é um fígado longo e cresce fortemente com o tempo, então as plantas não devem ser plantadas muito perto. Também é permitido o cultivo de madressilva à sombra parcial, sob árvores frutíferas.
Outro requisito é que os arbustos não sejam colocados em terras baixas para evitar a estagnação da água no solo. Apesar de o arbusto ser bastante resistente às condições ambientais adversas, a umidade excessiva não lhe trará benefícios. Um local com alto nível de ocorrência de água subterrânea também não é adequado.
Regras de pouso
O plantio de madressilva na região de Moscou é realizado levando-se em consideração as seguintes regras de tecnologia agrícola:
- A planta não tem um sistema radicular poderoso, então bastará cavar um buraco para as mudas com diâmetro de cerca de 50 cm e profundidade de cerca de 40 cm.
- Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo. Você pode usar pequenos seixos, argila expandida, pedra triturada, tijolo quebrado ou fragmentos de argila para isso.
- Os fertilizantes são derramados sobre a drenagem - 3-4 kg de húmus.
- Em seguida, as mudas de madressilva são preparadas para o plantio - todos os galhos danificados são cortados, assim como as raízes.
- Depois disso, as plantas são baixadas para a cova, suavemente endireitadas e polvilhadas com terra. Quando o espaço cavado está cheio, o solo é levemente socado.
- Complete o procedimento de plantio com rega abundante e cobertura morta. Para isso, você pode usar turfa, húmus ou serragem.
Regar e alimentar
A madressilva não gosta de alagamento, mas a rega não pode ser negligenciada. As mudas jovens são especialmente sensíveis à secura excessiva do solo - durante os primeiros 7 a 10 dias após o plantio, elas são regadas diariamente. O consumo de água durante este período é de 8 a 10 litros para cada arbusto.
Os arbustos adultos são regados uma vez a cada duas semanas, consumindo cerca de 25-35 litros de água, porém, na primavera isso é feito com um pouco mais de frequência para que as plantas ganhem melhor massa verde. Além disso, o consumo de água aumenta durante o período de frutificação.
Para que o oxigênio penetre melhor nas raízes, os cuidados com o plantio incluem o afrouxamento periódico do solo, sendo o procedimento realizado no mesmo dia da rega. Não é necessário afrouxar muito, pois as raízes da madressilva são bastante frágeis - podem ser facilmente danificadas.
Além disso, não será supérfluo cobrir o círculo do tronco imediatamente após a rega. Assim será possível aumentar o intervalo entre eles, e assim facilitar o cuidado com as plantas - o mulch retém bem a umidade do solo e evita que o solo seque. A espessura ideal da camada de cobertura morta é de 3-5 cm. No outono, pode ser aumentada para 7 cm.
Quanto aos fertilizantes, pela primeira vez o mato é alimentado apenas no terceiro ano após o plantio em campo aberto. Quaisquer complexos contendo nitrogênio são introduzidos no solo - nitrato de amônio, sulfato de amônio, carbamida, etc. 10-15 g por 1 m3 é suficiente.2, não mais. Posteriormente, a madressilva na região de Moscou é fertilizada a cada dois anos com matéria orgânica - húmus, fezes de pássaros ou composto podre. 1 m2 é responsável por cerca de 2,5 kg de fertilizante.
Você pode alimentar a madressilva novamente 2-3 semanas após a colheita.No final do verão e do outono, as cinzas de madeira são introduzidas no solo na forma de pó ou infusão, bem como fertilizantes complexos para arbustos de bagas. Ao mesmo tempo, é importante estudar sua composição - deve haver um pouco de nitrogênio ali, já que seu excesso no solo prejudica o preparo da madressilva para o inverno.
Poda
Quase todas as variedades de madressilva têm uma copa bastante densa, portanto, podar os brotos é um item obrigatório para cuidar de arbustos que não devem ser negligenciados. O procedimento é realizado 1-2 vezes por ano, pelo menos. Ao mesmo tempo, na primavera na região de Moscou, a poda higiênica é geralmente realizada e, no outono, a madressilva normalmente já se forma em setembro-outubro.
Pela primeira vez, a poda formativa é realizada 5-6 anos após o plantio em campo aberto. A maioria das espécies da região de Moscou cresce bem devagar, então não corte muito os brotos. O momento ideal para este procedimento é logo após a madressilva ter perdido sua folhagem. Todo o processo se resume à remoção de ramos secos, fracos e danificados, e a copa também é desbastada à custa de rebentos velhos. As pontas de corte são lubrificadas com grama de jardim.
O melhor de tudo, madressilva frutifica nos subúrbios, se você formar um arbusto em cinco troncos, o mais poderoso.
Wintering
Apesar de a madressilva pertencer a culturas resistentes ao inverno, os arbustos jovens devem ser cobertos durante o inverno. Para isso, basta cobrir o arbusto com um saco de tecido sintético, retirando previamente as variedades encaracoladas dos suportes.
Plantas adultas na região de Moscou não precisam de abrigo adicional.
Quando a madressilva amadurece na região de Moscou
Às vezes, jardineiros inexperientes podem ficar constrangidos pelo fato de a madressilva não dar frutos por muito tempo, mesmo apesar de plantar de acordo com todas as regras e com bom atendimento. Isso é completamente normal para esta cultura - o arbusto dá sua primeira safra apenas 2-3 anos após o plantio em terreno aberto. Até essa época, a planta desenvolve um sistema radicular.
O momento da colheita depende da variedade, mas, em geral, a madressilva começa a dar frutos 1-2 semanas antes do morango. Isso geralmente ocorre na primeira quinzena de junho para variedades de maturação precoce e no início de julho para variedades de meia temporada.
A colher madressilvas nos subúrbios
A colheita da madressilva na região de Moscou é feita levando-se em consideração as seguintes características:
- Quase todas as variedades de madressilva desintegram-se rapidamente logo após o amadurecimento. A fim de retardar esse processo, as plantações devem ser regadas com mais freqüência e mais abundância perto da colheita. Se isso não for feito, você pode perder parte da colheita, mesmo que o cuidado fosse bom antes - eles começarão a se desintegrar, inclusive os frutos verdes.
- Colha à medida que a fruta amadurece. Não espere até que todas as bagas estejam maduras. Se você não remover os que estão maduros primeiro, o arbusto simplesmente os jogará fora.
- Se não for possível colher frutos da madressilva todos os dias durante o período de frutificação, os cuidados com a planta podem ser simplificados com um pequeno truque. Um cobertor ou filme é espalhado diretamente sob o arbusto - isso salvará a maior parte da colheita, já que os frutos não vão atingir o solo e apodrecer nele.
Reprodução
A madressilva pode ser propagada na região de Moscou tanto pelo método de sementes quanto por métodos vegetativos. Deve ser dada preferência ao último, uma vez que a reprodução das sementes acarreta inevitavelmente a perda de características varietais.
Um dos métodos de criação mais adequados para a madressilva são as mudas de verão. Este processo na região de Moscou ocorre de acordo com o seguinte esquema:
- Primeiro, cortes verdes são cortados do arbusto, mas de modo que pelo menos dois botões estejam presentes em cada um, de preferência três. Além disso, os cortes devem conter 1-2 entrenós.
- 2 cm sob o rim inferior e a extremidade é cortada diagonalmente. Assim, o material de plantio entrará mais facilmente no solo.
- Em seguida, os brotos são colocados na água. Depois de algumas horas, eles são tratados com qualquer estimulante de enraizamento e plantados em um recipiente.
- No início do outono, as estacas devem formar um sistema radicular suficientemente desenvolvido.
Doenças e pragas
A madressilva comestível é extremamente rara na região de Moscou. A ameaça mais significativa para o arbusto é o oídio, no entanto, o aparecimento do fungo pode ser facilmente evitado - basta tratar as plantações com fungicidas especializados. Para prevenir, os arbustos são pulverizados duas vezes: no início da estação de crescimento e três semanas após o fim da frutificação. Os seguintes medicamentos provaram ser os melhores na luta contra o oídio:
- Bayleton;
- Alirin-B;
- «Fitosporin-M ";
- Strobe.
As pragas também raramente incomodam a madressilva na região de Moscou. Por outro lado, não será supérfluo incluir 1-2 tratamentos preventivos contra pulgões nos cuidados com as plantas. É melhor usar inseticidas de uso geral para isso:
- Inta-Vir;
- Actellik;
- Aktara.
Conclusão
Plantar e cuidar da madressilva na região de Moscou, na verdade, não é muito diferente de como essa cultura é cultivada nas regiões do norte. O principal é escolher a variedade certa para as condições climáticas locais e plantar a planta levando em consideração os termos recomendados para a região de Moscou.
Além disso, você pode aprender mais sobre as características de plantar e cuidar da madressilva na região de Moscou no vídeo abaixo: