Contente
O fuso Honeysuckle Blue com frutas comestíveis é popular entre os jardineiros russos. As plantas são especialmente apreciadas na Sibéria, já que foi neste clima que a variedade foi criada. Isso significa que as condições locais para a madressilva são exatamente o que você precisa.
História de criação
A variedade de madressilva de baga azul é uma planta de amadurecimento precoce. Os autores são cientistas do Instituto de Pesquisa de Horticultura Lisavenko na Sibéria. As mudas de madressilva Kamchatka foram tomadas como base, sendo utilizada a polinização livre.
Os testes de uma nova variedade de madressilva começaram em 1980 e, após nove anos, a planta foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa. A nova variedade tinha arbusto compacto, o rendimento não foi inferior ao da forma parental.
Descrição e características da variedade
Os primeiros a descrever a madressilva Blue Spindle foram seus autores. Conforme planejado, resultou uma planta com 80 a 100 cm de altura e copa esparsa e arredondada.
arbusto
Os ramos esqueléticos da madressilva do Fuso Azul são direcionados para cima em um ângulo oblíquo. A planta é representada por brotos finos e eretos, sem pubescência. A cor principal dos caules é verde, mas sob a influência do sol, a parte torna-se antracite.
A variedade de madressilva siberiana tem folhas grandes e alongadas ovais de uma rica cor verde. Ambas as partes da lâmina da folha (isso pode ser visto na foto) acima e abaixo são afiadas e dobradas no meio ao longo da nervura.
Nos troncos antigos da madressilva, incluindo a variedade Blue Spindle, a casca começa a descascar. Isso não é uma doença, mas uma característica da variedade.
Fruta
A característica varietal do Fuso Azul é o tamanho dos bagos, que não se alteram desde a região de cultivo. As bagas pesam 0,9-1,3 gramas, comprimento de cerca de 3 cm e diâmetro de 1,1 cm.
A variedade madressilva ganhou esse nome devido ao formato da baga, que lembra um fuso comprido. A base da fruta azul-azulada com revestimento ceroso é plana, a casca é densa. Na superfície da baga (veja a foto), os tubérculos transversais são visíveis.
Bagas com polpa delicada e agridoce. Em anos secos com ligeiro amargor. Segundo consumidores e provadores, o sabor da fruta depende diretamente da região de cultivo.
As opiniões dos especialistas sobre o sabor dos frutos frescos da variedade Blue Spindle variam de 3,5 a 4,3 pontos. Já para frutas processadas, a pontuação é bem maior - 4,7-5 pontos.
Polinizadores
A madressilva de fuso azul é uma planta autofértil. O pólen da própria planta não poliniza, o fruto não endurece. É por isso que precisa de polinização. Se arbustos de outras variedades de madressilva não crescerem nas proximidades, a fertilização será mínima. As melhores variedades de polinização são:
- Cinderela;
- Pássaro azul;
- Azure;
- Kamchadalka;
- Tomichka.
Na foto abaixo, a variedade de madressilva Tomichka.
Características da frutificação
A frutificação na madressilva começa em arbustos de 4 a 5 anos. As bagas da variedade Blue Spindle estão prontas para a colheita na segunda quinzena de junho. Dependendo da região, de 12 a 23. O amadurecimento ocorre de forma desigual, estendendo-se até meados de junho.
Vantagens e desvantagens
Os criadores da variedade cuidaram das vantagens da planta, graças à qual a madressilva é popular:
- Amadurecimento precoce.
- Excelente rendimento independentemente da região de cultivo. Cerca de dois quilos de frutos cinzentos são colhidos do mato anualmente.
- A variedade Blue Spindle atrai com seus grandes e saborosos frutos silvestres.
- Os arbustos são compactos, despretensiosos de cuidar, não precisam de abrigo para o inverno.
- Resistente à seca e à geada. Suportam temperaturas de até - 45 graus, os frutos são amarrados mesmo em 8 graus de geada.
- Praticamente não adoecem e não são afetados por pragas.
Se falarmos sobre as deficiências, então elas são mínimas:
- o aparecimento de amargor nas bagas em anos secos;
- derramamento, o que leva a uma perda de 10-15% da safra.
Crescendo
Não existem segredos especiais para o cultivo de madressilvas; existem apenas algumas nuances que os jardineiros novatos devem conhecer.
Para que serve a madressilva no jardim, descubra no vídeo:
Como escolher mudas
Para o plantio, são necessárias mudas de madressilva fuso azul aos dois anos de idade. Você precisa comprá-los em viveiros. E agora sobre como escolher a muda certa:
- Ao comprar uma planta, preste atenção ao desenvolvimento das raízes.
- Não se deve cortar estacas curtas de até 25 cm, pois ainda estão subdesenvolvidas.
- Também devem ser evitados arbustos de madressilva doentes com galhos quebrados.
- Se a altura da muda for maior que um metro e meio, então elas não criam bem raízes. E a frutificação não começa imediatamente, pois a muda está sob forte estresse com o transplante.
Datas de desembarque
Ao plantar arbustos de madressilva de fuso azul, você precisa levar em consideração as peculiaridades do cultivo de uma muda:
- Se o sistema radicular estiver aberto, o plantio é planejado para o outono, 30 dias antes do frio. As mudas são resistentes à geada, não têm medo de geadas até 45 graus. Na primavera, esses arbustos não devem ser plantados, pois a floração das folhas começa cedo. A planta deve gastar toda a sua força na construção de massa verde e brotos, e o sistema radicular não será capaz de se desenvolver. Como resultado, os arbustos começam a doer e morrer.
- Mudas de madressilva Blue Spindle com sistema radicular fechado podem ser plantadas em qualquer época do ano.
Seleção de local e solo
Em um só lugar, a madressilva Blue Spindle dá frutos por até 20 anos, então você precisa decidir imediatamente sobre o local. As plantas gostam de um local bem iluminado, ensolarado e sem correntes de ar. O local deve ser protegido do vento forte que derruba botões e frutos. Na foto, a madressilva é plantada contra a parede da casa.
O sistema radicular é capaz de destruir águas subterrâneas altamente adequadas. Ao escolher um local, é preciso levar em consideração que eles não devem estar a mais de um metro da superfície.
Embora a variedade de madressilva seja despretensiosa, o solo na cova de plantio deve ser bem preenchido com nutrientes. Jardineiros experientes recomendam colocar galhos secos, lascas, que não apenas alimentam a planta durante a decomposição, mas também aquecem o sistema radicular.
Plantando um arbusto
O desenvolvimento da planta e da frutificação depende do correto plantio da muda:
- O tamanho do furo deve ser de 40x50 cm, o furo pode ser maior, tudo depende do sistema radicular.
- A drenagem é colocada no fundo, em seguida, solo fértil, misturando-o com um balde de compostagem, 300 gr. cinzas, 30 gr. sulfato de potássio e 100 gr. superfosfato.
- O colo da raiz da muda de madressilva está enterrado 5-7 cm mais alto do que cresceu no viveiro. As raízes são endireitadas e cobertas com solo até a metade. Despeje imediatamente um balde de água para que o sistema radicular se endireite.
- Depois que o buraco é preenchido até o topo, o solo é compactado e outro balde de água é derramado. Para fazer a umidade evaporar mais lentamente, a superfície sob o arbusto Blue Spindle, como mostrado na foto, é coberta com uma camada de 5-7 cm.
Cuidado
Segundo jardineiros que estão envolvidos com a cultura há mais de um ano, cuidar da madressilva não deixa muitas dificuldades. O principal é executar as medidas agrotécnicas básicas.
Rega
Conforme observado na descrição, a planta é tolerante à seca. Os bagos da variedade Blue Spindle são comestíveis, mas com a falta de humidade surge o amargor.
A rega é especialmente importante durante a floração e o amadurecimento dos frutos. Você precisa regar os arbustos semanalmente, embaixo de cada arbusto você precisa de 4-5 baldes de água.
Top curativo
A madressilva de fuso azul é uma planta perene e precisa de alimentação oportuna:
- O fertilizante é aplicado pela primeira vez no início da primavera, assim que o solo começa a degelar. Metade de um balde de composto ou húmus misturado com cobertura morta é derramado sob cada arbusto. Exatamente a mesma cobertura pode ser aplicada no outono, depois que as folhas voarem.
- Na segunda vez, os arbustos são alimentados com cinza de madeira (1/2 xícara) embaixo de cada planta durante o período de brotação e em agosto, quando os botões são colocados.
- No outono, quando o crescimento da planta para, um sulco é feito ao redor do arbusto de pelo menos 20 cm de profundidade e alimentado com 1 colher de sopa de superfosfato. Em seguida, alise a ranhura e regue.
Poda
Se você não formar um arbusto, depois de 3-4 anos a copa ficará muito espessa, o que afetará negativamente a frutificação. Após 2-3 anos, os botões apicais morrem, mas o crescimento intenso dos ramos laterais começa.
Segredos de poda:
- A poda sanitária da madressilva de fuso azul é necessária durante os primeiros seis anos. É realizado no outono e no início da primavera. Com a poda sanitária, todos os brotos que crescem no meio do arbusto são retirados para não sombrear a copa. É realizado a cada 2-3 anos, os ramos do esqueleto são encurtados em um terço.
- Além disso, além da poda sanitária, o desbaste é necessário. É realizada no final do outono.
- Os brotos velhos precisam ser cortados na base em um toco de 7 a 8 cm. No próximo ano, brotos de reposição aparecerão neles.
- Para rejuvenescer o arbusto, é necessário cortar todos os brotos de um toco (como na foto) para que novos brotos possam crescer, pois a frutificação fica sobre eles.
Proteção contra doenças e pragas
A variedade Blue Spindle, a julgar pela descrição e avaliações de jardineiros, é resistente a muitas doenças e pragas. Embora existam doenças fúngicas das quais as plantas precisam ser protegidas. A madressilva é afetada:
- mancha avermelhada de azeitona;
- escurecimento dos ramos;
- oídio;
- tuberculariose;
É impossível lutar contra doenças virais, mas para se proteger contra doenças fúngicas, você pode usar uma solução de 3-4 por cento de Bordeaux líquido ou o medicamento Skor.
A madressilva fusiforme azul sofre muito, segundo os jardineiros, com as lagartas da mosca da madressilva, que infectam os frutos. Nenhum dano menor é causado por insetos que danificam as folhas.
Para combater insetos nocivos, use:
- Decis;
- Inta-Vir;
- Aktellik;
- Confidor.
Reprodução
A propagação de sementes caseiras não é adequada para madressilva. O fato é que as mudas são muito delicadas e fracas, quase todas morrem. Se sobreviverem, então, provavelmente, serão animais selvagens que farão a primeira colheita em 5 anos. Mas as bagas não serão comestíveis.
As plantas podem ser cultivadas a partir de novos brotos anuais.
Eles são arrancados com um calcanhar do arbusto-mãe em junho e enraizados na estufa. Embora esta também seja uma opção duvidosa, especialmente para iniciantes. O fato é que durante um mês inteiro as plantas precisam de muita umidade, o que nem sempre é possível.
Aprenda a propagar madressilva com mudas verdes do vídeo:
Conclusão
As bagas da madressilva são muito valiosas porque contêm uma grande quantidade de vitaminas. As frutas da madressilva são especialmente úteis para pessoas mais velhas e de meia-idade.As substâncias P-ativas têm um efeito benéfico no sistema cardiovascular, ajudam a limpar os vasos sanguíneos e aumentam a sua elasticidade.