Geléia de marmelo deliciosa

As propriedades curativas do marmelo azedo aromático são conhecidas há muito tempo. Acredita-se que suas primeiras plantações culturais surgiram na Ásia há mais de 4 mil anos. Além de vitaminas e minerais, o marmelo contém muco, glicosídeos, taninos, ácidos orgânicos, óleos essenciais. Vale ressaltar que 100 g de polpa contém 30 mg de ferro, o que não é nem mais nem menos que a diária de um adulto. A indústria farmacêutica utiliza frutos, folhas e até sementes dessa planta.

Nem todo mundo comerá esta fruta maravilhosa crua - sua polpa é dura, ácida, azeda, amarga. Mas durante o tratamento térmico, o sabor do marmelo muda magicamente - torna-se macio, doce, aromático. As frutas são assadas, cozidas, fritas, servidas como acompanhamento de carnes. E a deliciosa geléia de marmelo é apenas uma das ótimas guloseimas que você pode fazer. Pastilhas, compotas, marmeladas, compotas, vários refrigerantes - esta não é uma lista completa de doces feitos com frutas ácidas aromáticas, populares em muitos países.

Geléia de marmelo

Existem muitas receitas que são fáceis de fazer sozinho. Faremos a mais deliciosa geléia de marmelo. Mas para que se torne realmente uma iguaria, é preciso lembrar alguns pontos importantes:

  • O marmelo pode ser guardado na geladeira por até 2 meses, então você pode comprá-lo mesmo quando não tiver tempo de fazer a geléia na hora. Apenas frutas devem ser escolhidas uniformemente coloridas, com casca intacta. O marmelo com manchas esverdeadas e pele estragada deteriora-se rapidamente.
  • Cozinhe pelo tempo indicado nas receitas. Com o cozimento prolongado, o marmelo não amolece, mas endurece, e você corre o risco de obter frutas cristalizadas em vez de geleia.
  • Em quase todas as receitas, o peso da fruta supera a quantidade de açúcar. Não se confunda com isso - você precisa descascar o marmelo, remover o miolo, você obtém muitos resíduos.
  • Os frutos maduros são suaves e não totalmente maduros - cobertos por pêlos.

Com limão

Parece, por que adicionar limão à geléia de marmelo? Ela já está azeda! Mas, quando cozidas, as frutas tornam-se não apenas macias, mas também doces. Portanto, quase todas as receitas de geléias deliciosas contêm ácido cítrico ou outro ácido.

Ingredientes

Para preparar esta iguaria, você precisará de:

  • marmelo - 2,5 kg;
  • açúcar - 2 kg;
  • água - 1 copo;
  • limão - 1 pç.

Você pode adicionar um pouco de canela à geléia, mas nem todo mundo adora. Acontece que mesmo os membros da mesma família não conseguem concordar sobre o uso dessa especiaria. Parte da geléia acabada pode ser misturada com canela antes de embalada em potes e, para não confundir, inscreva as tampas.

Preparação

Enxágue o limão, rale as raspas em um ralador fino, esprema o suco.

Lave bem o marmelo. Use uma escova ou esponja abrasiva para remover os fiapos se você comprou uma fruta ainda não completamente madura. Descasque a casca, remova o caroço.

Corte o marmelo em rodelas com cerca de 0,5 cm de espessura, polvilhe com sumo de limão, cubra com açúcar granulado, mexa.

Coloque em uma panela de aço inoxidável ou alumínio de fundo grosso. Despeje a mistura com água, tampe, leve ao fogo baixo.

Conselho! Se você não tiver panelas de fundo grosso, pode fazer a geleia colocando a panela na divisória.

Enquanto o marmelo está fervendo calmamente, esterilize os potes, ferva as tampas.

Mexa a geléia de vez em quando para evitar que queime.No total, o marmelo deve ser fervido por cerca de uma hora e meia. Verifique o grau de cozimento da seguinte maneira: coloque um pouco de xarope em uma colher e pingue em um pires limpo e seco. Se o líquido não se espalhar - a geléia está quase pronta, não - continue cozinhando.

Perto do final, acrescente as raspas de limão raladas, mexa bem e continue cozinhando por mais 5 minutos.

Embale a geleia espessa e aromática em potes esterilizados. Um pouco pode ser feito com canela. Para isso, acrescente o tempero à massa quente e mexa bem antes de colocar no recipiente.

Feche os potes, embrulhe-os com um cobertor velho e, quando esfriarem, guarde-os para armazenamento.

O doce de marmelo resultante será muito espesso.

Com nozes

Quaisquer nozes podem ser adicionadas à geléia de marmelo. Cada um escolherá para si a receita mais saborosa e usará avelãs, amêndoas, amendoins ou até castanhas de caju. Faremos geléia de marmelo com nozes. Quem prefere amêndoa pode descobrir a receita assistindo ao vídeo:

Ingredientes

Para fazer geléia, pegue:

  • marmelo - 1 kg;
  • açúcar - 1 kg;
  • limão - 1 pc .;
  • água - 0,5 l;
  • nozes - 1 colher de sopa

Preparação

Ferva uma calda com metade da água e açúcar.

Lave bem o marmelo com uma escova ou esponja dura. Descasque-o e retire o caroço, mas não o descarte.

Corte a fruta em rodelas, cubra com o resto da água e cozinhe por 10 minutos.

Retire a água do marmelo em uma tigela separada, despeje a calda sobre as fatias, acrescente o açúcar restante e deixe fermentar por 3 horas.

Em seguida, coloque os pratos com a geléia em fogo baixo, após ferver, cozinhe por 15 minutos. Retire a panela ou tigela do fogo e deixe esfriar. Ferva novamente, legal.

Lave o limão e descasque-o. Despeje a casca, a casca e o caroço da fruta em uma panela com o líquido onde o marmelo foi cozido pela primeira vez. Ferva por 15 minutos e coe.

Corte a polpa de limão em pequenos pedaços, retire as nozes da casca e das partições. Eles podem ser retalhados ou deixados como estão, como desejar.

Quando a geléia ferver pela terceira vez, acrescente o caldo coado da casca, casca e miolo do marmelo. Adicione as nozes e a polpa de limão, mexa bem. Deixe ferver por 5 minutos, apague o fogo e coloque em potes esterilizados.

Rolha-os, isole-os e, após o resfriamento, guarde-os para armazenamento.

Geléia

A geléia com calda bem grossa e frutas fervidas é chamada de geléia. Para o seu preparo, pode-se levar até um marmelo muito maduro, esverdeado ou estragado, o principal é cortar e descartar as partes estragadas da fruta.

Ingredientes

Para fazer geléia, pegue:

  • marmelo - 1 kg;
  • açúcar - 0,8 kg;
  • ácido cítrico - 0,25 colher de chá;
  • agua.

Não indicamos a quantidade exata de líquido. Leve-o de forma que os pedaços da fruta fiquem completamente cobertos com ele.

Preparação

Lave o marmelo, descasque, tire o caroço e corte em pedaços pequenos.

Coloque as frutas em uma tigela grande, adicione água e cozinhe por 5 minutos em fogo alto. Em seguida, reduza o fogo ao mínimo, deixe o marmelo no fogo por mais 45 minutos, mexendo sempre.

Escorra a água e devolva 1,5 xícaras de líquido à tigela para fazer a geléia.

Conselho! O restante caldo de marmelo pode ser usado para compota ou chá.

Moa os pedaços de fruta no liquidificador. Adicione o açúcar, o ácido cítrico, leve ao fogo baixo, cozinhe com agitação constante por meia hora.

A prontidão do atolamento não é verificada da mesma forma que para o atolamento. A substância não deve escorrer da colher, mas cair aos pedaços.

Despeje a geléia em potes esterilizados, feche as tampas, embrulhe. Após o resfriamento, guarde em local fresco.

Comente! No final do cozimento, acrescente a canela ou vanilina.

Confiture

Confiture pode ser chamado de irmão francês da geléia. Mas geralmente o fazem com o uso de espessantes - gelatina ou ágar-ágar. Na geléia cozida, os pedaços permanecem intactos, enquanto a geléia significa que estão completamente fervidos.O próprio marmelo contém muitas pectinas e não é necessário adicionar agentes gelificantes.

Ingredientes

Para fazer geléia, pegue:

  • marmelo - 1,5 kg;
  • açúcar - 1 kg;
  • água - 300 ml;
  • ácido cítrico - 1 colher de chá.

Preparação

Lave bem o marmelo com uma esponja dura ou pincel - a casca ainda será útil. Descasque a fruta, retire o caroço. Corte a fruta em pequenos pedaços e mergulhe-a em água com ácido cítrico para que o marmelo não escureça.

Despeje o resíduo com água, ferva por 5 minutos. Coe, acrescente o açúcar e ferva a calda.

Coloque os pedaços de fruta ali, leve ao fogo baixo e cozinhe até o marmelo ficar transparente.

Importante! A geléia deve ser mexida constantemente, mas não com colher de metal ou de madeira, para não esmagar os pedaços. Pegue suas luvas de forno e gire a tigela ou a panela de vez em quando.

Quando a calda começar a gelificar e os pedaços de fruta estiverem uniformemente distribuídos, adicione ácido cítrico, ferva por mais 3 minutos.

Embale os doces em potes, enrole-os e isole-os. Após o resfriamento, guarde em local fresco.

Com abóbora

A geleia de marmelo adquire um sabor suave e ligeiramente picante graças à abóbora. Acabará sendo diferente de tudo e útil. Mesmo aqueles que odeiam abóbora em qualquer forma ficarão felizes em comer tal geleia.

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • marmelo - 1 kg;
  • abóbora - 0,5 kg;
  • açúcar - 1,5 kg;
  • suco de limão - 30 ml.

Esta receita é preparada sem água.

Preparação

Lave o marmelo com uma escova ou pano, descasque a casca, retire o centro, corte em rodelas. Tente manter as peças iguais.

Corte a casca dura da abóbora, retire as sementes, corte em rodelas semelhantes ao marmelo.

Misture os ingredientes, polvilhe com suco de limão e cubra com açúcar, cubra com um pano fino e limpo ou gaze, deixe fermentar por 12 horas para extrair o suco.

Coloque os pratos em fogo alto, leve para ferver, mexendo sempre. Reduza a temperatura ao mínimo e cozinhe por meia hora. Lembre-se de mexer a geléia delicadamente para não queimar.

Comente! Você pode adicionar canela ou vanilina no final do cozimento, mas não recomendamos fazer isso, o sabor ficará excelente de qualquer maneira.

Despeje geléia quente em recipientes, sele, isole. Guarde em local fresco após o resfriamento.

Conclusão

Como você pode ver, existem muitas maneiras de fazer uma deliciosa geléia de marmelo. Fornecemos apenas algumas receitas e esperamos que sua família goste delas. Desfrute de sua refeição!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção