Contente
- 1 Por que a geléia de princesa é útil?
- 2 Como fazer geléia da princesa
- 3 A receita clássica de geléia da princesa
- 4 A receita mais rápida para geléia de princesa
- 5 Geléia da princesa sem cozinhar
- 6 Como cozinhar geléia de princesa e maçãs
- 7 Colhendo geleia da princesa imediatamente em potes
- 8 Regras de armazenamento
- 9 Conclusão
Knyazhenika é uma baga do norte que cresce principalmente na Sibéria ou em regiões localizadas acima da zona central da Rússia. Distribuído na Finlândia, na Península Escandinava, na América do Norte, Ásia. Muitas pessoas preparam o doce da princesa do inverno, que não só é saboroso, mas também saudável. Aqueles que cultivam bagas em seus quintais ou as colhem na floresta estão bem cientes disso.
Por que a geléia de princesa é útil?
As bagas da princesa (prados, framboesas árticas) são apreciadas pelo seu excelente sabor e aroma, sendo consumidas tanto na forma crua como processada. Esta planta é muito popular na medicina popular das regiões do norte do nosso país, em Kamchatka. Os frutos da princesa são considerados um agente antiescorbútico eficaz. Devem ser manuseados com muito cuidado durante a coleta devido à sua estrutura delicada, e o processamento deve ser feito imediatamente.
A geléia de princesa tem a maioria das propriedades de uma baga fresca. Com o uso diário, a vitalidade aumenta, a capacidade protetora do corpo contra doenças é sentida, uma onda de força é sentida e o desenvolvimento de anemia não é ameaçado. Existem várias outras propriedades, a baga tem o seguinte efeito:
- melhora o trabalho do aparelho digestivo;
- fortalece o sistema imunológico;
- elimina a hipovitaminose;
- trata a anemia;
- mata a sede;
- ajuda com a temperatura;
- facilita o curso de doenças respiratórias;
- serve como um tônico;
- melhora a microflora intestinal;
- exibe propriedades antimicrobianas;
- estimula o cérebro;
- torna os vasos sanguíneos elásticos;
- previne a aterosclerose;
- afeta a coagulação do sangue;
- tem propriedades diuréticas;
- limpa o corpo de toxinas;
- inibe o crescimento de neoplasias e previne seu aparecimento;
- restaura a circulação periférica;
- estimula a função muscular;
- melhora a visão;
- acelera a regeneração do tecido.
Praticamente não há contra-indicações para o consumo de frutas silvestres. As crianças adoram especialmente a geléia de princesa. A única exceção podem ser casos de intolerância individual às substâncias contidas no fruto, bem como tendência a alergias alimentares. A geléia de frutas silvestres também é usada em muitas receitas culinárias:
- adicionado como recheio a produtos assados, panquecas;
- serve como ingrediente em coquetéis de leite e vitaminas;
- incluído nos pratos doces (gelados, bolos de queijo, panquecas, cereais).
Existem várias receitas para fazer geléia de princesa. Mas este não é o limite das capacidades da baga do norte. Você pode criar sua própria receita de geleia adicionando novos ingredientes. Vale a pena considerar como é preparada a geléia saborosa e saudável da princesa.
Como fazer geléia da princesa
Geléias perfumadas, que lembram os dias ensolarados de verão, enriquecem e diversificam a dieta nas noites frias de inverno. Vai dar energia, afastar a fadiga e a tristeza - porque contém muitos nutrientes úteis, sem os quais o nosso corpo enfraquece, o humor e a vitalidade diminuem.
A princesa cresce nas orlas, clareiras, pois não foi à toa que anteriormente se chamava "prado". Começa a frutificar na segunda quinzena do verão, abrangendo final de julho - início de agosto. É hora de ir para a floresta para estocar uma fruta perfumada para o inverno.A princesa é muito delicada e não adequada para reuniões industriais. Portanto, é improvável que você consiga comprá-lo em supermercados. Só podemos esperar por nossa força.
Depois que uma cesta inteira de frutas vermelhas foi entregue da floresta, elas devem ser processadas imediatamente: lavadas, secas e cobertas com açúcar ou preenchidas com calda. Aqui quem quiser e qual a receita mais ao seu gosto. E então você precisa agir de acordo com a tecnologia especificada. Se precisar de mais vitaminas, basta torcer a princesa com açúcar e mandar para a geladeira para guardar. E se você quiser saborear melhor e se preparar para o inverno, então você precisa ferver e enrolar em potes. Você receberá uma iguaria para o inverno, útil para adultos e crianças.
A receita clássica de geléia da princesa
O doce de princesa pode ser preparado de diferentes maneiras, por exemplo, bagas inteiras em calda de açúcar ou na forma de compota, geleia, marmelada. Considere a clássica geléia de frutas silvestres.
Ingredientes:
- princesa - 1 kg;
- açúcar granulado - 1 kg;
- água - 0,5 ml.
Misture a água e o açúcar, leve até que este esteja completamente dissolvido. Ferver durante alguns minutos. Despeje as bagas preparadas e quase imediatamente desligue o fogo sob a panela, deixe por 12 horas de molho. Enrole em potes, esterilize e feche hermeticamente.
A receita mais rápida para geléia de princesa
A geleia de princesa pode ser feita muito rapidamente. Para fazer isso, triture a baga, torça-a no liquidificador ou moedor de carne junto com o açúcar. Deixe descansar para deixar o suco sair. Se não houver líquido suficiente, adicione um pouco de água.
Ingredientes:
- bagas - 1 kg;
- açúcar granulado - 0,5 kg.
Deixe ferver e cozinhe em fogo médio por 5 minutos. Ao mesmo tempo, não pare de mexer com uma colher de pau para que a massa dos frutos silvestres não queime e grude no fundo do prato. Caso contrário, a geleia da princesa pode estragar.
Geléia da princesa sem cozinhar
Torça as bagas no liquidificador ou moedor de carne, acrescente açúcar a gosto. Se a geléia for armazenada na geladeira, a concentração de açúcar deve ser um pouco maior. Graças a isso, o purê de frutas vermelhas vai durar mais.
No caso em que a geléia de princesa for congelada para o inverno, o açúcar pode ser adicionado ao mínimo ou outro adoçante pode ser usado. O resultado é uma geléia de baixa caloria que pode ser consumida por quem está perdendo peso ou tem diabetes.
A massa final da baga deve ser embalada em pequenos copos. No inverno, é muito conveniente descongelar em pequenas porções. E a compota de princesa será sempre fresca, perfumada, com um sabor natural a frutos silvestres.
Como cozinhar geléia de princesa e maçãs
Componentes adicionais podem ser adicionados à geléia de princesa, dando um sabor mais rico e consistência espessa, por exemplo, maçãs. Contêm muita pectina, por isso darão uma consistência gelatinosa, além de um agradável acidez ao prato.
Ingredientes:
- bagas - 0,6 kg;
- maçãs - 1 kg;
- açúcar - 1 kg;
- água - 0,5 l.
Ferva o açúcar e o xarope de água. Enxágüe e seque as frutas vermelhas. Descasque e retire o caroço das maçãs. Despeje a calda fervente sobre eles e cozinhe em fogo baixo. Pouco antes da prontidão total para adicionar o príncipe. Em seguida, proceda de acordo com o esquema usual: coloque em potes limpos e secos, esterilize e enrole com tampas fervidas.
Colhendo geleia da princesa imediatamente em potes
Outra receita incomum de geléia. Despeje as bagas, previamente lavadas e secas, em potes esterilizados secos.
Ingredientes:
- princesa - 2 kg;
- açúcar granulado - 2 kg;
- água - 2 litros.
Despeje o conteúdo dos frascos com xarope fervente e esterilize em cerca de 85 graus. Para uma lata de meio litro, leva 10 minutos, para uma lata de litro - um quarto de hora.
Regras de armazenamento
Guarde a geléia em um local fresco e escuro. Se a tecnologia de cozinhar fosse usada sem cozinhar, o local mais confiável seria a prateleira de baixo da geladeira ou mesmo o freezer.
Os potes de geléia não devem ficar em locais onde a luz solar direta incide. Caso contrário, a geleia de princesa perderá alguns de seus ingredientes ativos e sua bela cor rica.
Conclusão
A geleia da princesa ajudará a diversificar a dieta, enriquecendo-a com muitos oligoelementos e vitaminas necessárias ao corpo. Além disso, o produto pode fortalecer o sistema imunológico, proteger contra hipovitaminose e doenças sazonais, além de prevenir muitas doenças.