Como fazer geléia de morango congelada

A geléia de morango congelada, também chamada de morango de jardim, é uma ótima opção para quem ainda não teve uma safra de frutos silvestres, bem como para quem já congelou o excedente da colheita. Mas muitas donas de casa têm medo de fazer geléia com frutas congeladas. Parece-lhes que o sabor dessa iguaria será muito pior do que a geléia de frutas frescas. Além disso, as bagas descongeladas podem tornar-se ácidas e fermentadas. Na verdade, fazer geléia com essas bagas não é nada difícil. O principal é escolher cuidadosamente os morangos e seguir a receita com atenção.

Geléia de morango congelada: receita

Como escolher frutas congeladas

Para que o varenytsya seja bem-sucedido, você precisa escolher cuidadosamente os morangos congelados. Se forem bagas caseiras, não haverá problemas. Mas as frutas compradas podem ser uma surpresa desagradável. Para evitar isso, você precisa escolhê-los corretamente:

  • A embalagem deve ser transparente. Essa é a única maneira de verificar se o pacote contém frutas silvestres, e não um pedaço de gelo. Se a embalagem estiver fechada, os morangos nela devem ser sentidos como frutos individuais, e não como protuberâncias de gelo;
  • Ao agitar a embalagem, as bagas devem bater umas nas outras. Se isso não acontecer, então eles grudaram juntos como resultado do descongelamento e recongelamento;
  • A cor morango deve ser vermelha ou ligeiramente bordô;

Geléia de morango congelada: receita

Bagas congeladas não devem ser submetidas a tratamento térmico forte em água quente ou em forno de micro-ondas. Eles devem ter tempo para descongelar. Dependendo do grau de geada, isso pode levar de várias horas a um dia. Você pode descongelá-los em uma prateleira na geladeira ou em temperatura ambiente normal.

Receita clássica

Geléia de morango congelada: receita

Esta receita é muito parecida com a forma usual de cozinhar uma guloseima de morango, mas também tem suas próprias sutilezas. Para ele, você deve se preparar:

  • 2 quilogramas de morangos congelados;
  • um quilograma de açúcar granulado;
  • saqueta de ácido cítrico.
Importante! É a presença do ácido cítrico nos ingredientes a principal característica desta receita.

Afinal, com a sua ajuda, os frutos descongelados dos morangos de jardim poderão manter a sua forma.

Só é necessário iniciar a cozedura depois de os bagos congelados estarem completamente descongelados. Para fazer isso, é melhor deixá-los em temperatura ambiente durante a noite. Bagas descongeladas devem ser lavadas, colocadas em uma panela de esmalte e cobertas com açúcar granulado. Nesta forma, o morango deve repousar de 3 a 12 horas. O tempo de envelhecimento depende da rapidez com que as bagas começam a liberar seu suco.

Quando o suco cobrir pelo menos metade das frutas, você pode começar a cozinhar. Para isso, leve a panela ao fogo pequeno, adicionando imediatamente ácido cítrico. Após o início da fervura, é necessário cozinhar a futura iguaria de morango até a primeira espuma, mexendo sempre. Conselho! Assim que a espuma aparecer, a panela é retirada do fogo e a espuma é retirada com uma escumadeira. Após retirar a espuma, a massa de morango deve esfriar e depois ferva até a primeira espuma novamente.

O produto acabado é fechado em potes pré-esterilizados e guardado em local escuro até esfriar completamente.

Morango congelado cinco minutos

Geléia de morango congelada: receita

Fazer geléia de morango de acordo com esta receita não será difícil, e um curto tempo de cozimento permitirá que você preserve a integridade e a forma dos frutos. Para prepará-lo, você precisará de:

  • um quilograma de morangos;
  • um quilo de açúcar;
  • metade de um limão.

Bagas descongeladas e lavadas são cobertas com açúcar por um período de 4 horas.

Importante! Dependendo do sabor das bagas, a quantidade de açúcar granulado pode ser ajustada. Se as bagas estiverem azedas, precisarão de mais açúcar.

Quando as bagas derem suco, uma panela ou tigela com elas deve ser levada para ferver em fogo baixo. Assim que fervam, o fogo deve ser aumentado e cozido por 5 minutos. Neste caso, não se deve esquecer de mexer constante e cuidadosamente os bagos e retirar a espuma dos mesmos.

Geléia de morango congelada: receita

Quando a guloseima de morango estiver pronta, acrescente o suco de meio limão. Depois que a geléia esfriar, deve ser colocada em potes e guardada na geladeira.

Geléia de morango congelada em panela elétrica

Geléia de morango congelada: receita

Você pode até cozinhar geléia de morangos congelados em um fogão lento. O modo Mingau de Leite é mais adequado para cozinhá-lo, mas se não estiver lá, você pode experimentá-lo nos modos Multipovar, Sopa ou Estufado.

Importante! Uma vez que uma iguaria de morango durante o processo de cozimento pode aumentar muito de volume, você terá que cozinhá-la em uma panela elétrica em pequenas porções.

Para esta receita, você precisará de:

  • 300 gramas de morangos congelados;
  • 300 gramas de açúcar granulado;
  • 40 mililitros de água.

Antes de ferver a geléia, é necessário descongelar e enxaguar as frutas vermelhas. Em seguida, devem ser colocados na tigela multicooker e cobertos com açúcar. Quando começarem a dar suco, acrescente água e misture delicadamente.

Geléia de morango congelada: receita

O tempo de cozimento para delícias de morango dependerá do modo selecionado na multicooker:

  • no modo "Mingau de leite", a geléia é cozida até o sinal sonoro.
  • no modo “Multipovar” ajuste a temperatura para 100 graus e cozinhe por 30 minutos;
  • no modo "Sopa", o tempo de cozimento será de 2 a 3 horas;
  • com o modo "Extinção" - 1 hora.

Antes de fechar os frascos pré-esterilizados, remova a espuma da geléia acabada.

A geléia feita de frutas vermelhas congeladas de acordo com qualquer uma das receitas acima pode ser armazenada por até 3 meses e não é inferior a uma iguaria de morango fresco.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção