Contente
A geléia de morango está longe de ser um deleite moderno. Nossos ancestrais o prepararam pela primeira vez há muitos séculos. Desde então, surgiram muitas outras receitas para fazer geléia de morango. Mas de todos os métodos de obtenção desta iguaria, destaca-se o método original, no qual os bagos não são submetidos a tratamento térmico. A geléia de morango sem frutos silvestres tem muitos benefícios. Sobre eles e como fazer geleia dessa forma serão discutidos abaixo.
Benefícios da geléia não fervente
O significado de qualquer geleia não é apenas o seu sabor, mas também os benefícios dos frutos silvestres, que podem ser fechados em potes para o inverno.
Menos vitaminas são perdidas se você cozinhar por um período de cinco minutos.
Mas a geléia de morango sem frutas vermelhas ferventes é uma iguaria viva que retém quase todas as substâncias e vitaminas úteis, a saber:
- ácidos orgânicos;
- vitaminas A, B, C, E;
- potássio;
- magnésio;
- pectina;
- ferro e outros nutrientes.
Além disso, a compota de morango sem frutos silvestres mantém o sabor e o aroma dos morangos frescos. Outra vantagem é que a preparação dessa iguaria levará muito menos tempo do que o cozimento convencional.
Mas cozinhar frutas dessa forma tem uma desvantagem - você só pode armazenar geleias prontas na geladeira.
Coleta e preparação de morangos para compotas "vivas"
Uma vez que o sabor dos morangos nessa geléia é especialmente sentido, então apenas os mais maduros deles devem ser escolhidos. Ao mesmo tempo, você não deve escolher um morango que já esteja maduro demais ou amassado - é melhor comê-lo.
Bagas macias após a lavagem darão muito suco e ficarão ainda mais suaves. A geléia feita com eles ficará muito líquida.
É melhor colher morangos maduros para uma iguaria em tempo seco. Mas devemos lembrar que não vale a pena coletar antecipadamente. Após a coleta, deve-se começar imediatamente a fazer a geleia, caso contrário, ela pode se deteriorar.
Os morangos coletados devem ser separados, retirando os talos e bem enxaguados. Em seguida, deve ser colocado sobre uma toalha de papel para secar. Para a secagem, é o suficiente para 10 - 20 minutos, após os quais você pode começar a preparar uma iguaria "viva".
Receita clássica
Esta é uma receita clássica de geléia de morango crua que nossos ancestrais usavam. A iguaria preparada de acordo com esta receita revelou-se muito perfumada.
Para esta receita, você precisa preparar:
- 2 quilos de morangos;
- 1 quilo de açúcar granulado;
- 125 mililitros de água.
Todas as folhas e caules devem ser removidos dos frutos maduros coletados. Só então devem ser enxaguados em água corrente e secos. Bagas secas devem ser colocadas em uma tigela limpa.
Agora você precisa cozinhar a calda. Isso não é nada difícil. Para fazer isso, a água com o açúcar granulado dissolvido deve ser colocada em fogo médio e cozinhe por 5-8 minutos. O xarope acabado deve ser espesso o suficiente em consistência, mas não branco.
Com a calda pronta, ainda quente, despeje os morangos preparados e tampe com uma tampa. Agora você pode dar tempo para o xarope esfriar. Durante esse tempo, o morango dará suco, tornando a calda mais líquida.
Quando a calda esfriar, deve ser escorrida por uma peneira e fervida novamente por 5-8 minutos. Em seguida, despeje os morangos novamente com a calda fervida e deixe esfriar. O mesmo procedimento deve ser repetido mais uma vez.
Após a terceira fervura, a guloseima acabada pode ser despejada em frascos estéreis. Mas primeiro, você precisa colocar os frutos silvestres no fundo do frasco, e só depois despeje-os com calda e feche. Os potes devem ser cobertos com um cobertor até que esfriem completamente.
Receita rápida com foto
Esta é a receita de geléia de morango mais fácil e rápida que existe. Como você pode ver na foto, ele só precisa de 2 ingredientes:
- 1 quilograma de morangos;
- 1,2 kg de açúcar granulado.
Como sempre, arrancamos as pontas dos frutos colhidos, lavamos bem com água corrente e secamos.
Os morangos secos devem ser cortados com muito cuidado em 4 pedaços e colocados em uma tigela funda. Todo o açúcar granulado é derramado por cima.
Cubra a tigela com uma tampa ou toalha e deixe em temperatura normal durante a noite. Durante esse tempo, o morango, sob a influência do açúcar, vai abrir mão de todo o suco. Portanto, de manhã deve ser bem misturado.
Só então a geléia pronta pode ser despejada em potes esterilizados. Antes de fechar o pote com a tampa, despeje o açúcar sobre a geléia. Nesse caso, o açúcar entra como conservante, o que interrompe a fermentação da geléia. Só então o frasco pode ser fechado com uma tampa.
Para quem gosta de azedo, pode-se adicionar limão. Mas antes deve ser enxaguado, descascado com sementes, picado no liquidificador ou passado por um moedor de carne. É necessário adicioná-lo quase antes de fechá-lo nos potes, quando os morangos com açúcar já darão suco.
A geléia de morango, preparada de acordo com essas receitas, será simplesmente insubstituível no frio do inverno, quando se deseja principalmente calor e verão.