Contente
A geleia crua é uma sobremesa em que as frutas não são cozidas, o que significa que retêm grande parte de suas propriedades benéficas. Popular entre as donas de casa são as geleias de groselha sem cozimento, que armazenam para o inverno como fonte de vitaminas e remédio para resfriados.
Características de fazer geléia de groselha vermelha
Para evitar que a geléia de groselha vermelha se estrague durante o armazenamento, você deve cozinhá-la corretamente.
A primeira etapa da preparação, que também é a mais trabalhosa, é a classificação e preparação das matérias-primas:
- Separe as bagas, retire os talos, retire os detritos, folhas, frutos podres. Se galhos ou caules entrarem na geleia, ele azedará rapidamente, mesmo se armazenado corretamente.
- Lave bem as bagas com água da torneira. Frutas muito sujas são recomendadas para serem colocadas em água com sal por 1-2 minutos.
- Seque as bagas lavadas, transferindo-as para um pano de prato limpo e seco.
Compota de groselha fresca cozida sem cozinhar é melhor armazenada em um recipiente pequeno com um volume não superior a 0,5 litros. Antes de usar, enxágue os potes com refrigerante, esterilize no forno ou no vapor, ferva as tampas por cerca de 5 minutos.
Receitas de geléia de groselha sem cozinhar
Geléia de groselha vermelha é purê de frutas com açúcar. No final, a sobremesa parece um purê delicado, que lembra geleia. Para cozinhar, você precisa de apenas dois ingredientes: frutas vermelhas e açúcar granulado, na proporção de 1: 1,2.
Além dos ingredientes necessários, você precisa ter:
- pratos esmaltados ou recipientes de aço inoxidável;
- balanças de cozinha;
- espátula de madeira;
- uma colher de sopa;
- liquidificador ou moedor de carne;
- peneira;
- pequenas latas e tampas para eles;
A compota é disposta em travessas de vidro, enrolada ou tapada com tampas. Recipientes de plástico também são adequados para armazenamento.
Receita de geléia de groselha para o inverno
Ingredientes:
- 6 xícaras de açúcar granulado;
- 5 copos de frutas vermelhas.
Procedimento de cozimento:
- Prepare a matéria-prima: arranque os frutos dos ramos, remova os detritos, frutos podres e danificados, enxágue, seque.
- Despeje as bagas em uma peneira e despeje sobre água fervente, em seguida, transfira para um recipiente onde serão batidas com um liquidificador de imersão.
- Você pode picar a fruta ou esmagá-la em um pilão.
- Esfregue a massa resultante em uma peneira para separar a polpa do bolo e dos grãos.
- Adicione o açúcar granulado, espere que se dissolva (demora cerca de 2 horas). Mexa a mistura várias vezes durante este tempo. A peça de trabalho deve estar em um local quente.
- Prepare recipientes para geléia. Podem ser potes de vidro ou recipientes de plástico.
- Transfira as bagas raladas para um recipiente, enrole ou feche com tampas de rosca. Depois de alguns dias, a geléia deve engrossar.
Outro método de cozimento:
- Coloque as frutas preparadas em uma tigela.
- Despeje metade do açúcar e mexa, depois acrescente a outra metade do açúcar e mexa.
- Traga para baixo com um liquidificador por dez minutos em intervalos a cada minuto para misturar.
- Despeje água fervente sobre uma tigela, passe uma peneira, despeje a massa resultante e coe, ajudando com uma espátula.
- Encha os frascos até o topo com geleia, feche as tampas rosqueadas ou enrole com uma máquina de costura.
Geléia de groselha crua, ralada com açúcar
A compota fria assim preparada não tem de ser colocada no frigorífico, uma despensa no apartamento é adequada para arrumação.
Ingredientes:
- 1 kg de fruta;
- 1,8-2 kg de açúcar granulado;
Procedimento de cozimento:
- Prepare as frutas: separe, lave, seque.
- Coloque-os em uma tigela de esmalte seco ou de aço inoxidável ou prato de cerâmica. Adicione 750 g de açúcar e amasse com um pilão de madeira. Moa até ficar homogêneo.
- Deite 750 g de açúcar e volte a esfregar bem.
- Cubra o recipiente com gaze e deixe por 30 minutos.
- Esterilize frascos pequenos.
- Misture a massa preparada e coloque em potes. Encha os recipientes não até o topo, deixe cerca de 2 cm.
- Despeje o açúcar granulado restante por cima. Isso impedirá que a geleia azeda sem ferver e irá durar mais tempo.
- Enrole as latas cheias e guarde-as no armário.
Termos e condições de armazenamento
Geléia de groselha preparada para o inverno sem cozimento deve ser colocada na geladeira ou outro local adequado. Quanto mais quente estiver, mais açúcar você precisa adicionar.
Recomenda-se colocar o engarrafamento de groselha vermelha cru preparado para o inverno em potes de vidro e selá-lo bem. Desta forma, pode ser armazenado por mais tempo do que sob tampas convencionais.
Se você colocar 1 a 2 colheres de sopa de açúcar nos potes por cima, a vida útil aumentará.
Os bagos ralados hermeticamente fechados em potes de vidro são armazenados no frigorífico durante 1 ano, se houver pelo menos 1,5 vezes mais açúcar do que os frutos. Se a quantidade de frutas silvestres e açúcar for a mesma, o prazo de validade não ultrapassará 6 meses.
Os recipientes de plástico não se destinam ao armazenamento a longo prazo de bagas amassadas com açúcar, mesmo no frigorífico.
Recomenda-se manter os frutos amassados com uma quantidade mínima de açúcar no congelador. Para preparar tal sobremesa para 1 kg de frutas silvestres, você precisará de 250 g de açúcar granulado. Depois de picar as frutas no liquidificador, acrescente açúcar, coloque em vasilhas pequenas, feche as tampas e coloque no freezer.
Conclusão
O doce de groselha sem ferver tem várias vantagens. Em primeiro lugar, é uma sobremesa deliciosa com uma acidez agradável. É rápida e facilmente preparada e armazenada por um longo tempo, obedecendo a todas as regras. De geléia de groselha viva sem cozinhar, você pode fazer suco de fruta ou recheio de torta, adicionar à compota, servir com panquecas e panquecas, espalhar no pão.