Contente
A geléia de morango, fechada para o inverno, não é apenas uma deliciosa guloseima que lembra os dias de verão, mas também uma ótima fonte de vitaminas e minerais saudáveis. Com o passar dos anos, nossas avós e mães fizeram geleia de morango como uma refeição normal de cinco minutos. Mas existem muitas outras receitas para esta iguaria. Este artigo falará sobre eles e as complexidades de sua preparação.
As sutilezas de fazer geleia de morango
A principal condição para fazer geléia de morango saborosa e saudável são os frutos silvestres de alta qualidade. Eles podem ser frescos ou congelados.
Para bagas frescas, existem os seguintes critérios:
- Ela deve ser madura e forte. São estes frutos silvestres que conseguirão manter a sua forma durante o processo de confecção da compota. Baga amassada e muito madura não vai estragar o sabor da guloseima, mas vai amolecer durante o cozimento e dar muito suco, tornando a consistência da geléia muito líquida;
- Tamanho pequeno de bagas. Claro, você não deve medir cada baga antes de defini-la em uma geléia. Você só precisa tentar escolher frutas de tamanho semelhante. Só então eles poderão cozinhar uniformemente.
Ao escolher morangos congelados, você deve se guiar pelos seguintes critérios:
- A cor das bagas deve ser vermelha ou bordô. Bagas com tonalidade azulada ou roxa não valem a pena comer;
- Todas as bagas devem ser separadas umas das outras. Se estiverem embalados em um saco opaco, basta sacudi-los ou apalpá-los com as mãos;
- Não pegue bagas que estão cobertas com esmalte de água. Ao descongelar, eles amolecem e não conseguem manter a sua forma.
Seguindo esses critérios simples de seleção de frutas vermelhas, você não precisa se preocupar se a geléia de morango não vai funcionar.
Morango cinco minutos
Não há nada mais fácil do que fazer geléia de morango para o inverno usando esta receita. Esta receita ganhou popularidade devido à sua simplicidade e rapidez na obtenção de uma iguaria pronta.
Para fazer geléia de morango você precisa:
- um quilograma de morangos;
- 1,5 kg de açúcar granulado;
- copo de água;
- uma pitada de ácido cítrico.
Antes de começar a cozinhar a geléia, os morangos preparados devem ser enxaguados com uma leve pressão de água e deixados secar. Se o morango for consumido fresco, todas as caudas e folhas devem ser removidas dele. O fruto congelado é vendido já descascado, portanto não necessita deste procedimento.
A próxima etapa é preparar a calda. Para isso, todo o açúcar granulado preparado é despejado em uma bacia ou frigideira funda de esmalte. Deve ser vertido com um copo de água e bem misturado. Ligando o fogão em fogo alto, o futuro xarope deve ser levado para ferver.
Quando o xarope de morango ferver por 5 minutos, coloque todos os frutos preparados. Nesse caso, eles devem ser misturados com muito cuidado. Cozinhe os morangos sem reduzir o fogo por 5 minutos. É por isso que a receita foi chamada de "cinco minutos".
Quando 5 minutos estão chegando ao fim, ácido cítrico deve ser adicionado à geléia de morango quase pronta. Isso é feito para que a geléia não azeda depois de fechar os frascos. Depois disso, o fogão é desligado e a geléia de morango vai crescer e esfriar. Para que as bagas fiquem melhor saturadas com xarope e o excesso de umidade tenha saído da geléia, ela deve esfriar lentamente.Portanto, a bacia ou panela deve ser coberta com uma tampa e envolta em várias camadas de uma toalha ou cobertor.
A geléia de morango para o inverno pode ser fechada em potes somente quando estiver completamente fria. Nesse caso, os bancos devem ser previamente esterilizados. Você pode aprender como esterilizar latas de forma simples e rápida com o vídeo:
Receita clássica
A geléia preparada de acordo com esta receita difere visivelmente no sabor dos cinco minutos habituais. Apesar dos ingredientes semelhantes, a geleia de morango clássica é mais rica no sabor e mais aromática. A fim de fazer uma guloseima de morango de acordo com esta receita, você precisará:
- um quilograma de morangos;
- 1,2 kg de açúcar granulado;
- 1,2 litros de água.
Antes de começar a cozinhar, você precisa preparar tudo, a saber:
- Prepare os frutos silvestres - antes de mais nada, eles precisam ser bem lavados. Depois que a água for drenada, eles devem secar por mais 10-15 minutos. Só então todas as caudas e folhas podem ser removidas das bagas;
- Prepare a calda - para isso, a água com açúcar adicionado deve ser levada para ferver em fogo alto, mexendo sempre. A calda deve ser fervida até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
Agora você pode prosseguir diretamente para o cozimento real da geléia de morango. Sua duração não deve ultrapassar 40 minutos. Todas as frutas preparadas devem ser transferidas para uma tigela funda e preenchidas com xarope de açúcar quente. Inicialmente, as bagas devem ser cozidas em fogo médio por cerca de 10 minutos. Quando começar a aparecer espuma abundante na superfície, reduza o fogo e continue cozinhando. A espuma resultante deve ser removida com uma escumadeira ou espátula durante todo o cozimento.
Durante o cozimento, é muito importante não perder o momento em que a iguaria de morango está pronta. Quando a geléia de morango começar a ferver mais devagar e a espuma parar de se formar, dois pequenos testes devem ser feitos para ver se está pronta:
- Com uma colher de sopa, pegue uma pequena quantidade de xarope quente e despeje lentamente de volta. Se a calda esticar lentamente, em vez de escorrer rapidamente, a geleia está pronta.
- Novamente, você precisa colher um pouco de xarope quente, mas não despeje de volta, mas deixe esfriar um pouco. O xarope frio deve ser colocado em um pires ou prato. Se a gota não se espalhar, o congestionamento está pronto.
Após os dois testes terem demonstrado a prontidão da geléia de morango, o fogão deve ser desligado. A geléia quente deve ser colocada em frascos esterilizados e fechados com tampas. Ao mesmo tempo, derramar até o pescoço não vale a pena, é preciso deixar pelo menos um pouco de espaço livre.
geleia de morango
Compota de morango, ao contrário das receitas anteriores de compota, não contém morangos inteiros e tem uma consistência mais uniforme. Para prepará-lo, você precisará de:
- um quilograma de morangos;
- 1,2 kg de açúcar granulado;
- uma pitada de ácido cítrico.
Apesar de não haver frutos inteiros na geleia de morango, eles ainda devem ser separados. É claro que uma baga estragada não afetará muito o sabor da geléia acabada, mas pode reduzir a vida útil de um frasco fechado.
Os morangos selecionados devem ser lavados e descascados da cauda. A seguir, devem ser triturados de qualquer forma disponível, por exemplo, com triturador ou liquidificador. Quando os bagos se transformam em puré de batata, devem ser cobertos com açúcar granulado e homogeneizados suavemente.
Antes de começar a fazer geléia de morango, você precisa esterilizar os potes e as tampas deles. No fundo de cada frasco, é necessário colocar um pouco de ácido cítrico. Quando todos os preparativos estiverem feitos, você pode começar a cozinhar a geléia. Para fazer isso, coloque o purê de morango com açúcar em uma panela esmaltada. Deve ser levado para ferver em fogo alto, mexendo sempre. Quando o purê de batatas ferver, o fogo deve ser reduzido e o cozimento deve ser continuado por mais 5-6 minutos.
A geléia quente pronta pode ser despejada em potes, que devem ser embrulhados imediatamente até que esfriem completamente.
geleia de morango
O confiture de morango é ligeiramente diferente da geléia regular e da geléia em sua consistência gelatinosa. Suplementos na forma de gelatina ou zhelfix ajudam a alcançá-lo.
Para preparar este branco de inverno, você precisará de:
- 3 quilos de morangos;
- 3 quilos de açúcar granulado;
- 6 colheres de sopa de gelatina ou gelatina.
Os morangos maduros e bem lavados devem ser descascados da cauda e cortados em vários pedaços.
Os morangos picados devem ser colocados em uma tigela de esmalte e cobertos com açúcar para darem suco. Nesta forma, os morangos devem ser deixados por um período de 3 a 6 horas, dependendo da qualidade do sumo dos frutos silvestres.
Depois que o suco é liberado, a massa de morango pode ser fervida. Para fazer isso, ele deve ser levado para ferver em fogo médio. Após a fervura, o fogo deve ser reduzido e cozido por mais 30 minutos. Enquanto a massa de morango está fervendo, prepare a gelatina. Deve ser despejado com um quarto de copo de água fervida fria e deixado inchar por 30 minutos.
Quando os morangos são fervidos, devem ser retirados do fogo e adicionada a gelatina. Depois disso, tudo deve ser misturado bem e escurecer um pouco em fogo baixo.
Para uma consistência ideal, basta assar por 2 a 5 minutos em fogo baixo.
O confisco pronto pode ser despejado em frascos limpos e esterilizados. Após o fechamento, o jarro deve ser enrolado em um cobertor ou cobertor até que esfrie completamente.
Ao fechar a geléia de morango para o inverno seguindo alguma das receitas acima, vale lembrar que deve ser armazenada e consumida em até 6 meses. Mas, dado o sabor e o aroma de tal iguaria, você não precisa ter medo de que ela se deteriore.