Contente
Mesmo na temporada de maior sucesso na estufa, nem todos os tomates têm tempo de amadurecer. Se você não beliscar os topos com antecedência, os tomates florescem e deixam os frutos até que esfriem bem. Não vale a pena mantê-los nos arbustos neste momento - eles podem apodrecer. É melhor reunir e fazer preparações saborosas do inverno. Não há menos receitas para esse tipo de comida enlatada do que para tomates vermelhos, e o sabor não é pior.
Lidar com isso é muito simples. Ele se decompõe não apenas durante qualquer tratamento térmico, mas também quando os tomates verdes são mantidos em água salgada. Mas é exatamente assim que ocorre o processo de fermentação.
Tomates verdes salgados com especiarias são uma preparação saborosa e saudável para o inverno.
Características de tomates verdes em conserva
O número de tomates depende do volume do balde. Eles podem ser qualquer um, mas você não pode salgá-los todos juntos, pois eles fermentam em tempos diferentes. Portanto, antes da salga, os tomates são classificados de acordo com seu grau de maturidade. Tomates totalmente maduros são salgados mais rapidamente.
As verduras são normalmente colocadas em cerca de 50 gramas por quilo de tomate. Pode ser qualquer, mas tradicionalmente usam folhas de groselha, raiz-forte, folhas e pedaços de raízes, aipo, endro, sementes e verduras, folhas de cerejeira, alguns adicionam folhas de carvalho ou nogueira.
Você pode adicionar outras ervas picantes à fermentação: manjerona, manjericão, estragão, hortelã, erva-cidreira, erva-dos-gatos, amêndoa. Cada erva não altera apenas o sabor do produto final, mas também o enriquece com vitaminas e minerais.
Você não vai conseguir tomates em conserva saborosos sem alho e especiarias: pimenta, louro, cravo. Os tomates picantes mais vigorosos resultarão se você adicionar vagens de pimenta durante a fermentação, cada um determina sua quantidade independentemente.
O açúcar é necessário para acelerar o processo de fermentação. Se você não gosta do sabor adocicado dos tomates em conserva, pode passar sem ele, mas a decapagem não será tão rápida.
A água da torneira deve ser fervida e resfriada. Se possível, é melhor levar água de poço ou de nascente - pode ser usada sem ferver.
Receitas tomates em conserva vários. Na maioria das vezes, são fermentados inteiros. Bom tomates em barril, mas você pode salgá-los em qualquer recipiente, seu valor depende apenas da disponibilidade de tomates verdes e das necessidades da família. Vamos tentar cozinhar tomates verdes em conserva em um balde.
Tomates quentes em conserva
Os tomates vermelhos segundo esta receita ficam prontos em 3 dias, os verdes demoram um pouco mais. Para um balde de dez litros, você precisa:
- cerca de 6 kg de tomates;
- 2 cachos de talos de aipo e endro com guarda-chuvas;
- algumas cabeças de alho;
- para cada litro de salmoura, 2 colheres de sopa. colheres de sopa de açúcar e sal.
Furamos cada tomate com um palito e cortamos uma pequena parte da polpa junto com o pedúnculo.
Preparamos uma salmoura com 6 litros de água, adicionando açúcar e sal na proporção indicada na receita. Ferva e acrescente o aipo ali, cortando previamente a parte superior com as folhas. Mantenha os talos de aipo em água fervente por apenas meio minuto. Divida o alho descascado em dentes. Colocamos tomates em um balde, cobrindo com ervas e dentes de alho.
A salmoura está fervendo neste momento em fogo baixo. Despeje em tomates prontos.
Esta peça de trabalho só pode ser feita em um balde de esmalte; a água fervente não pode ser despejada em um recipiente de plástico.
Instale um pequeno opressão e espere que os tomates fermentem. Tiramos no frio se a salmoura tiver um gosto agradavelmente azedo.
Tomates em conserva rápida em conserva fria
Eles estarão prontos em 2-3 semanas. É melhor escolher creme denso para a peça de trabalho, mas de tamanho pequeno - esse creme fermenta mais rápido.
Uma punção deve ser na área de fixação do talo. Você pode fazer uma incisão cruciforme rasa neste local.
Nós precisamos:
- tomates verdes;
- água fervida refrigerada;
- açúcar;
- sal;
- folhas de groselha, raiz-forte, cereja;
- raízes de raiz-forte;
- alho.
A quantidade de ingredientes é determinada pelo peso dos tomates. A salmoura é preparada de acordo com as proporções acima: para 10 litros, 2 xícaras de sal e um copo de açúcar. Cerca de 1/3 dos temperos com folhas são colocados no fundo do balde, depois 2-3 camadas de tomates, alguns temperos com folhas, novamente tomates. Fazemos isso até que o balde esteja cheio. Não se esqueça dos dentes de alho e dos pedaços de raiz de raiz forte. Encha com salmoura preparada e instale uma pequena carga. Nós o mantemos no quarto. Após a fermentação completa, leve ao frio.
Há uma receita de tomates verdes em conserva para o inverno sem salmoura.
Tomates verdes em conserva a seco
Será necessário para cada 2 kg de tomates:
- 3 dentes de alho;
- 2 guarda-chuvas de endro;
- 2 folhas de cereja e raiz-forte;
- 2-3 folhas de repolho;
- 2-3 colheres de chá de açúcar e 2 colheres de sopa. colheres de sopa de sal.
Cada tomate deve ser picado com um garfo ou palito no local de fixação do pedúnculo. Escalde as folhas de repolho em água fervente por cerca de 5 minutos - elas ficarão mais macias. Colocamos tomates em um balde intercalado com especiarias, folhas de raiz-forte e cerejas, adicionamos açúcar e sal a cada 2 kg de fruta. Coloque as folhas de repolho por cima. Instalamos opressão. Se depois de um dia os tomates não derem suco, será necessário adicionar salmoura. Para prepará-lo, dissolva 60 g de sal em um litro de água. Armazene o produto fermentado para o inverno no frio.
Os tomates em conserva de acordo com a receita a seguir são muito semelhantes aos tomates em barril, mas são cozidos em baldes.
Tomates verdes em barris
Nós vamos precisar:
- tomates verdes ou ligeiramente marrons - quantos cabem no balde;
- verdes e guarda-chuvas de endro;
- folhas de cereja, groselha, rábano;
- alho e pimenta;
- Pimenta;
- para cada 5 litros de salmoura, você precisa de ½ xícara de sal, mostarda em pó e açúcar.
No fundo do balde, colocamos um terço de todas as folhas e temperos, depois algumas camadas de tomates, novamente folhas, alho e temperos, e assim por diante até o topo. Um terço de todos os temperos deve ir para a camada. O resto é colocado em cima.
Despeje a quantidade necessária de salmoura em um balde, dissolva todos os componentes para isso bem em água. Instalamos opressão. Nós o guardamos em um quarto por vários dias e o levamos para um lugar frio durante o inverno.
Tomates fermentados recheados
Se os tomates verdes forem cortados um pouco e recheados, e depois fermentados, você obterá deliciosos tomates recheados em conserva. Os tomates são recheados com ervas com adição de alho. Você pode adicionar cenouras e pimentões.Se você quiser que o sabor do produto seja brilhante, adicione vagens de pimenta.
Todos os ingredientes para rechear os tomates precisam ser picados, a maneira mais fácil de fazer isso é com um liquidificador.
Para um balde no qual fermentaremos tomates, você precisará de:
- 4 kg de tomates verdes;
- 1,2 kg de pimentão;
- 600 g de cenouras;
- 300 g de alho;
- 2 cachos de endro e salsa;
- um par de pimentas quentes - opcional;
- para salmoura: 3 litros de água e 7 colheres de sopa. colheres de sopa de sal.
Moa tudo no liquidificador, exceto tomates e ervas. Pique o endro com salsa. Fazendo uma mistura de recheio. Cortamos os tomates ao meio ou em cruz, se forem grandes. Coloque uma mistura de vegetais no corte.
Colocamos em um balde e enchemos com salmoura fria. Colocamo-lo sob opressão de forma que fique completamente coberto com salmoura. Nós o mantemos aquecido por uma semana, depois o colocamos no frio para o inverno. Eles ficam bem armazenados até a primavera, especialmente se você colocar pimenta ou raízes de raiz-forte por cima.
Tomates verdes em conserva não são apenas uma ótima maneira de usar todas as frutas verdes, mas também uma deliciosa preparação vitamínica para o inverno. São bons como aperitivo, são um óptimo complemento picante para qualquer prato.