Para qualquer especialista em culinária, fazer molhos e, mais ainda, prepará-los para o inverno, é quase o mais importante de todos os processos culinários. Molho Tkemali é um típico representante da culinária georgiana e sua produção requer vários ingredientes que crescem apenas no território da Geórgia e ao sul. Mas isso não significa de forma alguma que não haja como fazer esse molho na maior parte da Rússia.
A maioria das receitas populares foi adaptada às condições locais por anfitriãs engenhosas. E o molho tkemali não é exceção. Os pratos e molhos com tomate são muito populares na Rússia. Eles são frequentemente adicionados até mesmo aos pratos que inicialmente não os continham. Para fazer o molho tkemali, foi inventada uma receita com extrato de tomate, que teve tanto sucesso que até superou a receita clássica do Cáucaso em sua distribuição. Depois de experimentar este molho uma vez no inverno, é improvável que mais tarde você seja capaz de recusar tal preparação.
Tomate ou pasta de tomate
A maneira mais fácil de fazer molho tkemali de acordo com esta receita é com extrato de tomate pronto, vendido nas lojas. Sua consistência espessa atende melhor as necessidades culinárias para fazer um molho. Mas às vezes é difícil encontrar uma boa pasta de tomate. Por outro lado, se você tem sua própria horta com um grande número de tomates cultivados, então, é claro, você precisa usá-los para fazer sua própria pasta de tomate.
Segundo essa receita, o tomate deve ser bem lavado em água corrente, cortado em pedaços, colocado uma certa quantidade em uma panela sem líquido e levado ao fogo.
Logo, os tomates se soltarão e se estabelecerão. Após misturá-los, acrescente a próxima porção de tomate e espere novamente que o suco saia. Então, faça até que toda a panela esteja cheia até o topo com pasta de tomate. Mexa constantemente com uma colher de pau ou espátula, leve a mistura para ferver e cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Em seguida, o suco pode ser escorrido filtrando-o suavemente em uma peneira e, da massa restante, continuar fazendo a massa.
Para fazer isso, continue a mantê-lo em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que o conteúdo da panela seja reduzido em 5-6 vezes. Misture a polpa de tomate preparada com sal. De acordo com a receita, para 1 kg de extrato de tomate acabado, é necessário adicionar 90 gramas de sal grosso.
Componentes necessários
Então, o que você precisa para fazer molho tkemali com pasta de tomate para o inverno? Todos os componentes estão prontamente disponíveis e é improvável que levantem quaisquer questões para você. Mas o sabor do molho ficará muito harmonioso, e o tempero pode ser usado tanto como complemento de carne quanto para fazer primeiros pratos, por exemplo, a famosa sopa kharcho.
A receita não tem restrições quanto ao uso de um determinado tipo de ameixa, mas é desejável que tenha sabor azedo. A ameixa cereja é o ideal. Nos últimos anos, muitos jardineiros amadores têm vindo a cultivar as suas formas culturais nos seus terrenos, pelo que de final de Julho a Setembro-Outubro, pode facilmente encontrar estas frutas no mercado ou entre amigos.
- Ameixa cereja ou ameixa azeda - 4 kg;
- Pasta de tomate - 700 gramas;
- Alho - 300 gramas;
- Pimenta vermelha picante - 3 vagens;
- Sementes de coentro - meia xícara;
- Açúcar granulado - 1,5 xícaras;
- Sal - 60 gramas.
Você também precisa de água, você precisa tomar muito para cobrir apenas os frutos da ameixa cereja originais com a cabeça.
Etapas de fabricação
O primeiro passo para fazer um molho é o mais difícil. É necessário enxaguar bem a ameixa cereja ou ameixa em água corrente, despeje em uma panela de esmalte e leve ao fogo médio. Após ferver, cozinhe por um curto período de tempo - literalmente 4-5 minutos e descarte imediatamente as frutas em uma peneira. Depois de drenar o excesso de líquido e resfriar um pouco, retire a ameixa cereja das sementes esfregando-a em uma peneira ou peneira.
Como resultado, você deve ter uma massa de fruta razoavelmente líquida.
Na etapa seguinte, descasque o alho e divida-o em cravos, liberando as pimentas das câmaras de sementes e das caudas. Moa ambos os componentes com um moedor de carne ou liquidificador. Adicione a pasta de tomate a eles, de forma alguma diluindo. No final, coloque as sementes de coentro, o açúcar e o sal na mistura de vegetais e misture tudo bem.
Na última etapa, misture a mistura de vegetais e frutas, mexa e leve ao fogo médio. Após ferver, cozinhe por cerca de 20 minutos. O molho deve ficar como um creme azedo fino.
Para preservá-lo para o inverno, o molho tkemali resultante é colocado em um estado quente em potes esterilizados. É aparafusado com quaisquer tampas estéreis de metal, convencionais e roscadas.
Não há nada de complicado em fazer o molho tkemali de acordo com esta receita, mas você pode surpreender seus convidados e sua casa com um molho requintado para pratos festivos.