Contente
Todas as donas de casa desejam agradar a família e surpreender os convidados servindo um original aperitivo à mesa festiva. Uma boa solução para quem quer diversificar o cardápio e experimentar receitas inusitadas - ameixas em conserva. As preparações caseiras ajudam não só a preservar o sabor e os benefícios das frutas, mas também complementam perfeitamente quaisquer pratos de carne, peixe, aves.
Como preparar adequadamente as ameixas de chucrute
As ameixas em conserva são muito simples de preparar. Usando receitas clássicas, toda dona de casa vai lidar com esse processo. E as recomendações para cozinhar irão ajudá-lo a criar uma iguaria com sabor harmonioso e notas aromáticas:
- Para a decapagem, é preferível dar preferência às variedades tardias de ameixa (grupo varietal das ameixas húngaras: comum, azhansk, italiana, bem como inverno e outras).
- É preciso escolher frutas duras, pois amolecem na fermentação.
- Para cozinhar não se pode usar frutas estragadas, até umas duas frutas estragadas podem estragar o produto e tornar o trabalho em vão. Para tanto, é necessário separar os frutos, separando amadurecidos, danificados e com vestígios de atividade de insetos-praga.
- É melhor usar barris de carvalho como pratos, que são usados em receitas tradicionais. Eles conferem ao produto final um aroma único e tornam o prato saboroso e saudável. Uma alternativa às banheiras de carvalho pode ser um balde esmaltado, uma panela de metal ou recipientes de vidro comuns de três litros.
A tecnologia para fazer frutas em conserva é considerada bastante simples. Os frutos devem ser colocados de forma compacta em pratos preparados e preenchidos com salmoura.
Uma receita simples de ameixa em conserva
Esta é uma velha receita testada pelo tempo. Como resultado, o aroma agradável e o sabor único harmonioso dos frutos fermentados farão as delícias dos mais exigentes e exigentes admiradores de iguarias. É importante ter paciência e seguir a receita com exatidão.
Ingredientes e proporções:
- 10 kg de ameixas;
- 5 litros de água;
- 150 g de açúcar;
- 75 g de sal.
Receita:
- Seque as frutas bem lavadas com uma toalha. Em seguida, coloque a fruta preparada em recipientes limpos.
- Para preparar a salmoura, dilua o açúcar e o sal em água e ferva. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar.
- Despeje a solução fria sobre os frutos e cubra-os com folhas de groselha.
- Cubra a superfície com uma gaze limpa ou um guardanapo de algodão, coloque em uma sala com uma temperatura de 18-20̊С por 7 dias para a fermentação.
- Após o tempo, verifique a fruta e adicione água se necessário. Cubra e retire para um local fresco.
A guloseima de ameixa ficará pronta em um mês. Você não precisa armazenar esse produto por mais de 6 meses. A salmoura também é adequada para consumo, pois tem uma delicada cor rosa, um extraordinário sabor agridoce e os gases nela contidos a tornam uma boa bebida que mata a sede na perfeição.
Ameixas em conserva para o inverno em salmoura com mel
Essa preparação para o inverno irá deliciá-lo com os dias frios de inverno. O mel é capaz de conferir às frutas sabor e aroma delicados e interessantes. Além disso, essa sobremesa aumenta a vitalidade e protege contra doenças, o que é tão importante no inverno. E a salmoura se distingue não apenas por seu sabor delicioso, mas também por um efeito benéfico no trabalho do coração.
Ingredientes e proporções:
- 2 kg de ameixas;
- 150 g de mel;
- 25 g de sal;
- 2 litros de água.
Receita:
- Seque as frutas lavadas e coloque-as em um frasco limpo de 3 litros.
- Dissolva o mel e dilua o sal em água aquecida.
- Despeje as frutas com salmoura resfriada, cubra com gaze limpa.
- Deixe fermentar por 10 dias em local fresco.
- Após 10 dias, coloque a guloseima na adega ou na geladeira por 30 dias.
Após um mês, quando o processo de fermentação é interrompido, o produto pode ser servido à mesa. Guarde esta iguaria em câmara fria por cerca de 5 meses.
Receita detalhada para cozinhar:
Receita de ameixas em conserva com mostarda
Uma combinação brilhante e inesperada de ameixas em salmoura com mostarda. Essas frutas são capazes de transformar os pratos mais comuns em uma iguaria requintada.
Ingredientes e proporções:
- 10 kg de ameixas;
- 5 litros de água;
- 250 g de açúcar;
- 75 g de sal;
- Folhas de louro 50 g;
- 25 g de mostarda.
Receita:
- Ferva a água em uma panela e misture com açúcar, sal, louro e mostarda. Mexa bem, retire do fogo e leve para esfriar.
- Despeje a salmoura resultante em um recipiente com frutas e coloque em um lugar fresco.
- As ameixas fermentadas estão prontas para consumo após 30 dias.
Não armazene esse produto na geladeira por mais de 5 meses.
Uma receita rápida de ameixas em conserva com especiarias
A maneira mais fácil de fazer ameixas em conserva para o inverno. Segundo a receita, é necessário ingerir frutas duras e verdes, então a iguaria ficará saborosa e aromática e poderá servir de entrada original para a mesa festiva.
Ingredientes e proporções:
- 2-3 kg de ameixas;
- 2,5 litros de água;
- 0,5 l de vinagre 9%;
- 700 g de açúcar;
- 2 colheres de sopa. eu. sal;
- especiarias (cravo, pimenta da Jamaica, canela).
Receita:
- Fure as frutas lavadas com uma agulha e coloque-as compactamente em potes.
- Despeje os temperos em cada um (para 1 litro - 2 botões de cravo, 1/4 colher de chá de canela, 2 pimentas).
- Despeje o açúcar e o sal em uma panela com água. Leve o conteúdo para ferver. Desligue o fogo, acrescente o vinagre e misture bem. Deixe a salmoura resultante esfriar.
- Despeje as ameixas com salmoura e feche os frascos com tampas de plástico ou metal e coloque na adega por 3-4 semanas.
Conclusão
As ameixas em conserva estão se tornando cada vez mais populares. O processo de cozimento é simples e não leva muito tempo. E se forem atendidas certas condições, as frutas vão atingir todos os gourmets com suas propriedades gustativas, absoluta naturalidade e certamente se tornarão uma iguaria favorita de toda a família.